Eu tenho a nacionalidade por ATRIBUIÇÃO, meu marido não. Como proceder no aeroporto?

editado May 2016 em Outros assuntos
Eu e meu filho temos a nacionalidades por ATRIBUIÇÃO, meu marido ( somos casados a 3 años, inclusive pai do meu filho) não tem... É brasileiro. Porém já fiz a transcrição do meu casamento.
Estamos pra viajar para Madrid para residir. Minha dúvida é :
Eu e meu filho compraremos passagem só de ida. No caso meu marido precisa de passagem de ida e volta??? Entra como turista??? É melhor talvez entrar por Portugal, no caso dele????
Ou ele passa na mesma fila que eu?

Me ajudem. Por favor!

«13

Comentários

  • Luciana,

    A fila dele é de estrangeiros e ele precisa de passagem de ida e volta. Sugiro que você e seu filho, acompanhem o seu marido na fila dele e na hora H, exibe o passaporte português ou o cartão do cidadão de vocês.

    Como a intenção é residir na Espanha,sugiro que verifique no Consulado da Espanha os procedimentos para solicitarem o visto de residência.
  • Theresa então Eu posso passar con meu filho na fila de estrangeiros??? Não tenho necessidade de ir para a fila dos passaportes europeus?
    Pelo fato de eu estar com passagem apenas de ida e meu filho Tb e meu marido com passagem de ida e volta, vc acha que poderia dar algum problema? Mesmo eu apresentando o cartão cidadão e o passaporte europeu?
    Meu medo é não deixarem meu marido entrar
  • Sendo casado e viajando em família, o marido pode acompanhá-la na fila de europeus.
  • felipefelipe Member
    Não conheço o caso particular da Espanha, por isso sugiro que você verifique junto ao site do governo Espanhol como é realizada a imigração de parentes de europeus...

    Para o UK que é bem mais restrito, apenas para dar um exemplo, o seu marido pediria um visto chamado Family Permit (por ser parente de europeu), aqui no Brasil ainda, e já entraria lá podendo morar e trabalhar...

    Sobre a fila da imigração, como a família possui pessoas com nacionalidade UE e non-UE, tanto faz a fila... pega a menor...
  • Denison VazDenison Vaz Member
    editado May 2016
    Se o seu marido for como turista ele não pode ir somente com passagem de ida.. pq ele precisa seguir as regras dessa categoria: Passagem ida e volta, seguro etc.

    Recomendo vc entrar em contato com o consulado espanhol e pedir um visto para o seu marido, que é gratuito.

    A Espanha é bem chatinha com os brasileiros, principalmente em Barajas.

    Segue site da UE sobre o assunto: http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/non-eu-family/index_pt.htm
  • @Denison
    nao seria melhor requerer o visto lá depois que chegarmos? O visto de residência pra ele?

  • Não conheço o processo da Espanha para reagrupamento familiar, por isso recomendo consultar o consulado.

    Só fica atenta com as exigências da categoria que ele entrar na área schenagen, exemplo, passagem ida e volta se entrar como turista.
  • @Denison

    Quanto a passagem de ida e volta eu já estou ciente disso.
    Só tenho medo da imigração encanar... Pq barajas, ele não precisam de motivo nenhum para barrar a pessoa.
    Todas as vezes que fui pra Madrid, fui por Lisboa.
    Mas meu receio é eu apresentar cartão cidade e passaporte europeu meu e do meu filho e ele entrando como turista.
    Eu queria ir no voo direto e não fazer escala em Lisboa. Com uma criança se torna cansativo.
  • Gostaria de um esclarecimento. Pretendo viajar a passeio para vários países da Europa. Ainda não sei por onde vou entrar. Eu tenho passaporte português. Meu marido e minh filha não. Como proceder na imigração? Vamos separados ou eles podem me acompanhar na fila de europeus? Vamos cumprir todas as exigências, passagem de volta, reservas...Só me preocupo deles passarem sozinhos, pois minh filha tem 5 anos.
  • @PatriciaRodrigues
    Eles podem lhe acompanhar na fila de europeus e apresentem seus documentos todos juntos ao mesmo oficial. Não se esqueça de que eles vão precisar de um seguro médico além da passagem de volta. Boa viagem e divirtam-se!
  • Prezados, reforço a pergunta acima visto que meu primo há anos atrás não conseguiu entrar por Portugal pela fila de europeus acompanhando sua família, que tem nacionalidade Portuguesa. Viajo para Portugal este fim de ano e pretendo entrar eu e meu filho com o passaporte Português. Alguém recentemente entrou por Portugal e tem certeza que eles realmente deixam o cônjuge não europeu entrar na mesma fila de imigração ou se há algum telefone que eu possa obter esta informação? Desculpe a insistência, mas eu confirmei com ele que o mandaram sair da fila de europeus e deixasse somente a mulher e filha...


  • tudo esplicadinho sobre familiar nao europeu
  • @CristiaViana
    Cristia, ao meu marido (que não tem cidadania europeia) ninguém pediu para sair da fila dos europeus quando estivemos em Portugal em agosto.
    O rapaz do video acima também diz que pode passar junto.
    Será que seu primo achou um oficial de imigração mal humorado na viagem dele? Ou será que já faz algum tempo e isso mudou?
    De qualquer forma, você tem razão em querer ter certeza. Vou xeretar na internet e ver se acho alguma informação oficial. Volto depois.
  • @CristaViana
    Acabo de me lembrar que vi no aeroporto de Lisboa que passaportes ELETRONICOS brasileiros passam agora no novo sistema de controle de passaportes, junto com os passaportes da comunidade europeia, norte-americanos e canadenses.
    Ou seja, nem há mais interação com oficial de imigração. Você passa por uma máquina. Só tem que ir pra fila quem tiver passaporte brasileiro sem chip.
  • Obrigada Ana Soares e Cynthia, realmente faz tempo que isso aconteceu com meu primo, uns 7 anos atrás e ele não voltou para lá depois disso. Sobre o novo controle de imigração, acho que o passaporte do meu marido já tem chip, apesar de não ser o modelo mais novo de 10 anos. Muito Obrigada. Vai demorar um pouco, mas deixo depois o meu relato do que ocorrerá com a entrada dele. bjs.

  • Pessoal,

    alguém sabe se tem que "provar" que a pessoa é cônjuge? Eu estou tirando a cidadania e vou me casar no ano que vem, só que eu não vou mudar meu sobrenome... Ou seja, só pelo passaporte, não vai dar pra provar que somos casados.

    obrigada.
  • Pessoal, realmente é preciso o conjunge do português ter passagem de volta mesmo com casamento transcrito em Portugal? Pois quando o intuito é mudar, comprar a volta é jogar dinheiro fora!
  • @Raphael Motta,

    sim, é preciso. Pois somente em Portugal que pode-se pedir o reagrupamento familiar, e obter a legalização para morar por lá. Sendo assim, quando da época da viagem, o cônjuge estará indo como turista. Ou seja, além da passagem ida e volta, tem que ter também seguro viagem.
  • Oi @Marcia, meu caso é bem parecido... já tenho o CC e estou indo de mudança para Portugal , com esposa e filha brasileiras e com passagens só de ida (mas vamos fazer o seguro saúde) Sendo que já fiz a transcrição do meu casamento em Lisboa. Pesquisando, achei esta informação no site do SEF:

    "O que é um documento de viagem?
    ....
    Os familiares de cidadãos da União que não possuam a nacionalidade de um Estado Membro são admitidos no território nacional mediante a apresentação de um passaporte válido, só estando sujeitos à obrigação de visto de entrada nos termos das normas em vigor na União Europeia, beneficiando, porém, de todas as facilidades para a obtenção dos vistos necessários, os quais são concedidos a título gratuito e com tramitação especial que garanta a celeridade na emissão."
    Link http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=1&id_Linha=4371

    Como brasileiro não precisa de visto para entrar em Portugal, acredito que não haja problemas.
    Não consegui achar nada relacionado à obrigatoriedade de se ter passagem de ida e volta. De qualquer forma, enviei uma mensagem pra eles pra saber se relamente existe alguma restrição.

    Um grande abraço a todos!
  • @Anderson Cabral,

    brasileiros não precisam de visto de entrada, porém, vão como turistas, e como turistas, podem permanecer no país por até 90 dias. Se quiserem ficar por mais de 90 dias, devem obter vistos especiais (estudante, aposentados, etc).

    O(a) brasileiro(a) que vai morar lá, acompanhando seu cônjuge português, só pode pedir o reagrupamento familiar estando em Portugal. E, neste caso, não possuindo visto especial ANTES de entrar em Portugal, entra como turista, e tem a obrigatoriedade da passagem de ida e volta e seguro viagem.
  • MariiimcMariiimc Member
    editado May 2017
    oi,
    Alguem recebeu resposta do SEF referente a entrada conjuge de cidadao da uniao europeia, se realmente precisa da passagem de volta? Na lei nao fica claro quanto a isso e no video pelo que entendi nao precisaria. Obrigado!
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado May 2017
    Reiterando o que a @Marcia postou, segue trecho sobre "Reagrupamento familiar" extraído do site do Consulado de Portugal no RJ (http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/visto/informacoes-gerais):

    "Familiares brasileiros (...) assim que cheguem a Portugal, devem requerer o “Reagrupamento Familiar” junto do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), com vista à regularização da sua permanência no país. Esses familiares devem estar devidamente documentados, inclusive com o Seguro Saúde.
    (...)
    Para mais informações sobre Reagrupamento Familiar, consulte:

    SEF: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=1&id_Linha=4777
    Alto Comissariado para as migrações: http://www.acm.gov.pt/-/como-solicitar-oreagrupamento-familiar-
    Portal de informação ao imigrante: http://www.imigrante.pt
    Portal das Comunidades: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/
    Portal da imigração na UE: http://ec.europa.eu/immigration"
  • MariiimcMariiimc Member
    editado May 2017
    Gente, boa tarde!

    Reagrupamento familiar e Cartao de residencia sao coisas diferentes. Eu achei perfeitamente a lei http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32004L0038&rid=1 e uma apostila explicativa, http://europedirect.aigmadeira.com/cms/wp-content/uploads/2013/04/Liberdade-de-circulação-e-de-residencia-na-Europa.pdf Que se refere a liberdade de circulacao de cidadoes da Uniao europeia e seus familiares. Esses dois sites sao sites confiaveis do governo. Brasileiro casado com Cidadao da uniao europeia que tem livre circulacao apenas apresenta o passaporte e certidao e casamento na chegada no aeroporto. Depois para poder permanecer mais de 3 meses faz o Cartao de residencia.
    SITE DO SEF http://www.sef.pt/portal/V10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=1&id_Linha=4641

    E mais um video que explica
  • Gente, na prática, o cônjuge entra com o cidadão europeu na fila? Existe algum texto explícito? Eu só encontrei estes mesmos textos aí acima. Alguém já ligou pro SEF? Eu mandei email pro aeroporto mas eles falaram que isso aí é com o SEF. E na prática, alguém já passou por isso pessoalmente? Como foi?
  • @danssa,
    na prática, o cônjuge entra com o nacional português na fila de europeus. Muitos e muitos entraram assim (todos que eu conheço). Não precisa entrar em contato com o SEF.
  • Obrigado @Marcia. Mas nesse caso, para o cônjuge, levando a transcrição do casamento, seria melhor dizer que vai à turismo ou pode dizer abertamente que está indo morar, (estando os dois na fila do europeu e entrando juntos). E a passagem de volta pro cônjuge? Porque se os dois estiverem na fila dos europeus, não faz sentido um comprar a passagem de volta e outro não... Aí não é turismo.

    A minha maior dúvida é realmente se tem que dizer que é turista ou pode dizer que tá indo morar... O agente imigratório tem, dentre suas atribuições, a prerrogativa de julgar a transcrição de casamento no ato da entrada? No mínimo ele mandaria pra salinha correto?
  • @danssa,
    o cônjuge não tendo a nacionalidade portuguesa, e não tendo o cartão de residência para morar em Portugal legalmente, entrará como turista (ainda que saia da fila de imigração, estando com o nacional português). Por este motivo, é exigida passagem de volta do cônjuge.

    "Porque se os dois estiverem na fila dos europeus, não faz sentido um comprar a passagem de volta e outro não... Aí não é turismo. "
    Existem casos de pessoas que vão a turismo (um português e o cônjuge brasileiro), saem da fila de imigração e os dois retornam. Turismo!

    "A minha maior dúvida é realmente se tem que dizer que é turista ou pode dizer que tá indo morar... O agente imigratório tem, dentre suas atribuições, a prerrogativa de julgar a transcrição de casamento no ato da entrada? No mínimo ele mandaria pra salinha correto?"
    Não podem barrar um português a entrar em sua nação, e se casado for, também não barrarão o cônjuge, que tem direito a pedir a residência legal.

    Ninguém irá julgar a transcrição de casamento. Não cabe ao agente de imigração esta questão de jeito nenhum.
  • danssadanssa Member
    editado January 2018
    @Marcia, é nesse ponto que eu queria chegar. O cônjuge pode dizer abertamente que está indo morar (caso perguntem), já que é um direito, ou se é recomendável dizer que vai somente "turistar"?

    Por que se é um direito, não faz sentido inventar histórias... Vi que você respondeu que não podem barrar o cidadão europeu e seu cônjuge, mas se a imigração, na hora do desembarque, não pode julgar a validade do casamento, o cônjuge está desprotegido quando à seus direitos, concorda?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.