Eu tenho a nacionalidade por ATRIBUIÇÃO, meu marido não. Como proceder no aeroporto?

2

Comentários

  • @danssa,
    sim, claro. O português pode voltar a morar em seu país, e levar o cônjuge, sem problema algum.
    Casamento já transcrito não pode ser julgado por nenhum agente de imigração.

    Se você se sentir mais confortável, pode dizer que é turista. Mas, apenas para se sentir mais confortável.
    É um direito seu, acompanhar seu marido. Não se preocupe.
  • @Marcia muito obrigado pela explicação!
  • @danssa sou casada aais de 10 anos e todos os anos vamos a Portugal . Nunca me pediram a passagem de volta. Detalhe , sempre me faço acompanhar da minha certidão de casamento, só por precaução
    Também nunca foi pedida. E já entrei por Portugal e pela Espanha .
  • danssadanssa Member
    editado January 2018
    Cristina, obrigado pela resposta! Vocês tem me tranquilizado bastante. Tudo isso é porque estaremos de mudança, logo será a primeira vez... E além de tudo, porque ainda não tenho os documentos, somente o casamento transcrito. No seu caso, você já deve cartão cidadão, passaporte europeu, correto? Ou você viaja como brasileira acompanhando cidadão europeu? E neste caso, você também entra pela fila dos europeus como os outros relatos aqui?

    Forte abraço!!
  • Eu sou Portuguesa por nascimento. Sou residente no Brasil. Não tenho passaporte brasileiro. Depende do tamanho da Fila ... rsrsr. Entro sempre na menor... já passei varias vezes na fila dos estrangeiros. Nunca me falaram nada.
  • @Cristina Reis , entendemos que o Português(a) entra livremente na União Européia.
    Então apenas para deixar claro, você está dizendo que nestes 10 anos, o teu marido, que não tem a nacionalidade portuguesa, e com passaporte brasileiro, entra na Europa com você pela fila de Europeus, e nunca pediram à ele para ver a passagem de volta para o Brasil ? Pois esta é exatamente a pergunta da @Luciana Canavesi que originou este tópico.
  • @sidney, não . Nunca me pediram passagem. Já me perguntaram onde ia ficar. Mas comprovar o retorno não.
  • Teu relato é bastante claro.
  • @Marcia,
    Para comprovar que somos casados e minha esposa entrar comigo pela fila de europeus, é obrigatória a transcrição do casamento em Portugal ou a certidão de casamento do Brasil serve?
  • @edu_vianna,
    transcrição do casamento em Portugal. Geralmente, um documento estrangeiro nem olham.
  • Ok @Marcia obrigado! Então supondo que no meu caso a gente iria sem a transcrição, aí ela entra como turista e eu vou com ela na fila de turista e mostro meu cartão Cidadão. Aí eu vou poder falar na imigração que estamos indo morar e que vou fazer todos os documentos dela e do meu filho lá ? (transcrição do casamento e nacionalidade dela e do meu filho). E outra pergunta, nesse caso o que vc indica, tirar a nacionalidade dela e do meu filho? Ou fazer o reagrupamento familiar? Obrigado novamente
  • o problema da passagem de volta não é nem entrar na europa, e sim embarcar aqui no brasil

    a cia do voo de ida, tem q preencher no sistema o voo de retorno, se não tiver não embarca

    agora o agente pedir na entrada as vezes não ocorre mesmo
  • Bom dia, e quando o cônjuge brasileiro está viajando sozinho para Portugal, porque o cônjuge português já está me Portugal? Diz na imigração que é só turista, ou mostra a certidão de casamento transcrita em Portugal e diz que está vindo encontrar o marido? Meu filho é português e vai para Portugal agora em janeiro, a esposa dele vai em maio sozinha... obrigada
  • @Tereza, creio q a esposa deve dizer q é turista.
  • @edu_vianna,
    você pode dizer na imigração que está indo morar, mas para quê?

    Solicite a nacionalidade de sua esposa e de seu filho pessoalmente (o que é infinitamente melhor do que o cartão de residência, claro). Como a nacionalidade de sua esposa irá demorar, sugiro que peça o cartão de residência enquanto não sai a nacionalidade. Assim, ela pode ir trabalhando também.

    Quando se diz que vai morar no país, você acende um holofote para sua bagagem. Isso porque certos itens são considerados "recheios de casa" e são taxados como importação (exemplo: utensílios de cozinha). Se está entrando para morar, vão logo procurar um lance desses. Assim, sugiro que fale que vai a turismo. Além do mais, ninguém tem nada com sua vida, né? Sendo cidadão português, pode entrar e sair do país quando bem querer.
  • @Marcia muito obrigado novamente pelas suas informações. Pensei em falar que ia morar pelo simples fato de falar a verdade. E falando que vai a turismo eles não vão pedir reservas de hotéis? Outra coisa,
    Para fazer a cidadania deles, indo direto na conservatória não sai em
    Alguns dias apenas?
  • @edu_vianna,
    eu entendo. É sempre bom falar a verdade. Mas então, cuide para que não tenha itens na bagagem, conforme descrevi.

    "E falando que vai a turismo eles não vão pedir reservas de hotéis?"
    Pode dizer onde vai ficar de verdade, seja apto alugado, seja hotel, casa de alguém..

    "Outra coisa,
    Para fazer a cidadania deles, indo direto na conservatória não sai em Alguns dias apenas?"
    Infelizmente, não. A do seu filho menor, terá prioridade, se for feita em Tondela (vc foi o declarante dele, certo?)
    A da sua esposa terá que ser pedida em Lisboa, e a fila é grande, bem grande.
  • Entendi @Marcia! A ideia é levar só roupas mesmo. Eu fiz a minha em Tondela. Pensei em fazer a do meu filho e da minha esposa lá também. Meu filho é maior de idade já. Porque não consigo fazer da minha esposa lá? Pq tem que ser em Lisboa ?
  • @edu_vianna, processo de cônjuge somente Lisboa tem autonomia para fazer. O do seu filho talvez fosse melhor pedir a nacionalidade enquanto ainda está no Brasil (se der tempo antes da mudança), por ele ser maior acho que não tem como pedir cartão de residência por você.
    Se não der tempo melhor entrar como turista e tentar alguma conservatória que não aceite processos pelos correios, Braga acho que leva uns 2 meses pra fazer (desde a primeira visita para conferir os documentos e agendar até a conclusão do processo).
  • @edu_vianna, @Daniel Henriques,

    abaixo as condições (quem pode) requerer o Cartão de Residência:
    - Cônjuge
    - Descendente até aos 21 anos
    - Descendentes com mais de 21 anos dependentes do português(esa)
    - Ascendentes dependente do português(esa)

    Se o filho tiver mais de 21, tem que provar que não trabalha e é dependente financeiramente do pai.

    Sendo o filho maior, eu faria pessoalmente em Braga mesmo.
  • Pessoal novamente obrigado! As informações de vocês ajudam muito!!! Mas continuo não entendendo uma coisa...porque fazer a atribuição de cônjuge para minha esposa que só Lisboa aceita sendo que eu posso fazer a transcrição do casamento em Ponte Delgada que li em outro fórum
    Que é rápido e depois fazer a nacionalidade dela. Estou certo? Essa atribuição de cônjuge em Lisboa seria apenas pra ela trabalhar enquanto não sai a nacionalidade dela? É isso?
  • @edu, Transcrição de casamento é um processo e atribuição de nacionalidade pelo casamento é outro processo. Uma coisa não tem a ver com a outra.A atribuição de nacionalidade pelo casamento torna a pessoa portuguesa com todos os direitos de um cidadão nascido em Portugal (morar, trabalhar,etc).
  • @edu_vianna se você não transcreveu seu casamento em Portugal lá você é solteiro. Enquanto não fizer a transcrição sua esposa não poderá solicitar nada por ser casada com nacional português pois, para Portugal, oficialmente ela não é.
    Primeiro terá que fazer a transcrição do casamento (fazer seu casamento brasileiro valer em Portugal), após isso sua esposa pode solicitar cartão de residência junto ao SEF, por ser casada com nacional português. Neste caso ela é brasileira e tem autorização para residir / trabalhar / estudar... em Portugal mas ELA É BRASILEIRA.
    O processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento somente é feito em Lisboa e demora para ser concluído, fazendo esse processo ao final sua esposa será PORTUGUESA tendo todos os direitos de qualquer outro cidadão português.
    São coisas completamente diferentes os processos, espero que tenha conseguido lhe explicar.
  • @Daniel perfeito! Agora sim ficou claro!!! Eu sabia que transcrição de casamento e nacionalidade eram processos diferentes, só não havia entendido que a nacionalidade por casamento era só em Lisboa. Então no meu caso, faço primeiro a transcrição do casamento em qq conservatória e depois peço o cartão de residência para eles já poderem trabalhar certo? E depois em paralelo posso pedir a nacionalidade do meu filho
    Braga e a nacionalidade da minha esposa em Libia. Confere? Em tempo, respondendo a outro post, não vou conseguir fazer daqui do Brasil, não vai dar tempo, vou ter que fazer tudo lá.
  • @edu_vianna eu lhe sugeri Braga para fazer o processo de seu filho pois eles não aceitam envio de documentos pelos correios então é mais rápido. Dependendo do SEF o agendamento é demorado, pode ser que por Braga o processo de seu filho termine antes da data agendada no SEF para pedir a residência. Não esqueça de levar toda a documentação do Brasil recente e apostilada.
    Não sei te dizer se todas conservatórias fazem a transcrição de casamento mas com certeza deve encontrar várias que façam e não aceitem pelos correios então deve ser rápido, se informe antes de dar entrada no processo.
    Isso mesmo, o primeiro passo é a transcrição do casamento depois pode dar entrada nos processos em paralelo, atribuição de seu filho e aquisição de sua esposa.
  • Ola, há alguns meses atras minha nacionalidade foi concluida, estou de viagem para PT em voou direto com a minha namorada, que não é cidadã portuguesa e sim brasileira.

    A minha duvida é;
    Ela precisa alugar um hostel, mesmo entrando comigo e com o endereço do meu Pai em mãos?
    (sim, ela comprou passagem ida e volta, fez o PB4 e tudo mais.)

    Ps: Meu Pai não emitiu a carta convite por que esta aguardando a resposta do seguro social (segunda a sra do notario disse que ele não pode emitir carta convide neste estado)
  • @luis , já respondido
  • editado January 2018
    @Luis Rocha ...
    Você está esquentando a cabeça com a questão mais fácil de resolver...
    Tem sites de reserva on-line em que vocês podem fazer uma reserva para sua namorada em Hostel ou Hotel e em 90% dos casos...Podem cancelar...(SEM CUSTO)... Em até 48 horas antes do check-in ...
    Eu tenho reserva para Fevereiro no Porto. ..(Não pretendo cancelar...já conheço o Hostel e devo ficar os 10 primeiros dias hospedado com eles...)
    Mas como eu uso sempre conheço as regras ...
    Em 2016 resolvi mudar meu roteiro em Portugal e cancelei duas hospedagens sem nenhuma dificuldade ou custo...
  • E aí pessoal, alguém foi recentemente como cônjuge de português ou portuguesa?

    Eu vou no final do ano e já transcrevi meu casamento em PT. Minha esposa brasileira pode ir sem a passagem de volta e somente com PB4? E entra na fila dos europeus junto comigo.
  • Eu sou brasileiro.. em mar/18 consegui a nacionalidade portuguesa por atribuição.. já tenho o cartão cidadão e passaporte portugueses...
    Dúvida:
    - para entrar em Portugal, eu preciso estar com meu passaporte português ou basta eu apresentar o cartão cidadão português ??
    - e para entrar nos outros países da comunidade européia: entro só com o cartão cidadão português ou precisa o passaporte ??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.