Eu tenho a nacionalidade por ATRIBUIÇÃO, meu marido não. Como proceder no aeroporto?

13»

Comentários

• @sergio_loureiro

Para entrar em Portugal,passaporte portugues ou o brasileiro + CC
    Para transitar pela União Europeia,basta o CC
  • Obrigado Maria Nélida...
  • Eu vou viajar na frente com meu filho de 21 anos (português) e meu marido (português) vai viajar alguns meses depois. Vcs sabem se posso entrar com meu filho pela fila europeus? Sou casada, com transcrição averbada, tudo certo.
  • @maria sugiro levar a transcrição de casamento junto
  • Vou levar sim, obrigada, Vlad.
  • mso2000mso2000 Member
    editado November 2018
    Pessoal, boa tarde. Li todo o tópico, mas gostaria de confirmar só prá ter certeza, já que foram várias opiniões divergentes. Meu casamento já está inscrito e possuo o número de assento que chegou pelos correios.

Pretendo ir ano que vem para morar. Posso entrar tranquilamente com a minha esposa (que é a brasileira) sem precisar apresentar a passagem de volta dela?

Pelo PDF que postaram algumas páginas atrás, sobre a liberdade de circulação, achei esse trecho que parece ratificar que não é obrigatório ter a passagem de volta:

Que documentos são necessários?
    O direito de entrada dos membros da sua família não nacionais de um Estado-Membro resulta do elo de parentesco que têm consigo, enquanto cidadão da União. os funcionários consulares dos Estados-Membros só podem exigir-lhes a apresentação de um passaporte válido e de um documento que comprove o elo de parentesco que têm consigo como, por exemplo, uma certidão de casamento ou de nascimento, uma prova de que já se encontra a residir no Estado Membro de acolhimento (ou uma declaração em como aí se instalará com os membros da sua família quando o visto for emitido) e, se for caso disso, uma prova de que estão a seu cargo. não pode ser exigido aos membros da sua família a apresentação de documentos, tais como bilhetes de viagem, certificado de emprego, recibo de vencimento, extratos bancários, prova de alojamento e de meios de subsistência ou um certificado médico.
  • @mso2000 , pelo que você copiou aí, não precisa passagem de volta, MAS, algumas pessoas escreveram que o entendimento que o funcionário tem na hora é o que deverá valer.
    Tem relatos de pessoas que não compram a passagem de volta, e não foi pedido pelo funcionário. Eu irei em 2019, e acho que comprarei a volta.
    Um amigo disse que comprando na TAP, tem algumas modalidades que pode cancelar em até 24 horas depois da compra, sem custo, e após 24 horas da compra por um valor não tão alto. Vale a pena pesquisar. Então você compra a volta no dia da viagem, e cancela depois que passar pela imigração.
  • mso2000mso2000 Member
    editado November 2018
    @sidneioliveira boa dica, pelo que entendi a política é essa mesmo, mas encontrei muitas reclamações de clientes da TAP para conseguir o reembolso...
  • Minha dúvida é parecida com a do @mso2000.

Minha esposa obteve a cidadania portuguesa, já possui o documento com o assento de nascimento e a nossa transcrição do casamento está prestes a sair. Já temos também local para morar comprovado por contrato do apartamento. Além dos recursos financeiros para a permanência no país. Estamos indo para morar.

A dúvida é: Minha esposa ainda não possui o passaporte português, nem o cartão cidadão. No aeroporto de Lisboa teremos que entrar na fila de estrangeiros? Existe a possibilidade de algum agente da imigração implicar?

Caso tenhamos que ir para a fila de estrangeiros, teremos algum problema em dizer que estamos indo para morar?

Alguém aqui já entrou no país nessa mesma situação?

Obrigado!
  • @Aviner..sugiro sua esposa levar o registro português atestando que ela já é portuguesa e procure tirar o CC o mais breve possivel.Ela não pode ficar em Portugal como portuguesa sem um documento de identidade português.
  • Sim @Vlad. A emissão do CC é a primeira coisa que vamos fazer ao chegar. Vamos ao Campus Justiça para resolver isso. Minha dúvida é quanto ao procedimento no aeroporto e se existe a possibilidade de algum problema na imigração.
  • @Aviner.com o assento português em mãos não vai ter problema.
  • Obrigado mais uma vez!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.