Eu vou viajar na frente com meu filho de 21 anos (português) e meu marido (português) vai viajar alguns meses depois. Vcs sabem se posso entrar com meu filho pela fila europeus? Sou casada, com transcrição averbada, tudo certo.
Pessoal, boa tarde. Li todo o tópico, mas gostaria de confirmar só prá ter certeza, já que foram várias opiniões divergentes. Meu casamento já está inscrito e possuo o número de assento que chegou pelos correios.
Pretendo ir ano que vem para morar. Posso entrar tranquilamente com a minha esposa (que é a brasileira) sem precisar apresentar a passagem de volta dela?
Pelo PDF que postaram algumas páginas atrás, sobre a liberdade de circulação, achei esse trecho que parece ratificar que não é obrigatório ter a passagem de volta:
Que documentos são necessários? O direito de entrada dos membros da sua família não nacionais de um Estado-Membro resulta do elo de parentesco que têm consigo, enquanto cidadão da União. os funcionários consulares dos Estados-Membros só podem exigir-lhes a apresentação de um passaporte válido e de um documento que comprove o elo de parentesco que têm consigo como, por exemplo, uma certidão de casamento ou de nascimento, uma prova de que já se encontra a residir no Estado Membro de acolhimento (ou uma declaração em como aí se instalará com os membros da sua família quando o visto for emitido) e, se for caso disso, uma prova de que estão a seu cargo. não pode ser exigido aos membros da sua família a apresentação de documentos, tais como bilhetes de viagem, certificado de emprego, recibo de vencimento, extratos bancários, prova de alojamento e de meios de subsistência ou um certificado médico.
@mso2000 , pelo que você copiou aí, não precisa passagem de volta, MAS, algumas pessoas escreveram que o entendimento que o funcionário tem na hora é o que deverá valer. Tem relatos de pessoas que não compram a passagem de volta, e não foi pedido pelo funcionário. Eu irei em 2019, e acho que comprarei a volta. Um amigo disse que comprando na TAP, tem algumas modalidades que pode cancelar em até 24 horas depois da compra, sem custo, e após 24 horas da compra por um valor não tão alto. Vale a pena pesquisar. Então você compra a volta no dia da viagem, e cancela depois que passar pela imigração.
Minha esposa obteve a cidadania portuguesa, já possui o documento com o assento de nascimento e a nossa transcrição do casamento está prestes a sair. Já temos também local para morar comprovado por contrato do apartamento. Além dos recursos financeiros para a permanência no país. Estamos indo para morar.
A dúvida é: Minha esposa ainda não possui o passaporte português, nem o cartão cidadão. No aeroporto de Lisboa teremos que entrar na fila de estrangeiros? Existe a possibilidade de algum agente da imigração implicar?
Caso tenhamos que ir para a fila de estrangeiros, teremos algum problema em dizer que estamos indo para morar?
Alguém aqui já entrou no país nessa mesma situação?
@Aviner..sugiro sua esposa levar o registro português atestando que ela já é portuguesa e procure tirar o CC o mais breve possivel.Ela não pode ficar em Portugal como portuguesa sem um documento de identidade português.
Sim @Vlad. A emissão do CC é a primeira coisa que vamos fazer ao chegar. Vamos ao Campus Justiça para resolver isso. Minha dúvida é quanto ao procedimento no aeroporto e se existe a possibilidade de algum problema na imigração.
Comentários
Para entrar em Portugal,passaporte portugues ou o brasileiro + CC
Para transitar pela União Europeia,basta o CC
Pretendo ir ano que vem para morar. Posso entrar tranquilamente com a minha esposa (que é a brasileira) sem precisar apresentar a passagem de volta dela?
Pelo PDF que postaram algumas páginas atrás, sobre a liberdade de circulação, achei esse trecho que parece ratificar que não é obrigatório ter a passagem de volta:
Que documentos são necessários?
O direito de entrada dos membros da sua família não nacionais de um Estado-Membro resulta do elo de parentesco que têm consigo, enquanto cidadão da União. os funcionários consulares dos Estados-Membros só podem exigir-lhes a apresentação de um passaporte válido e de um documento que comprove o elo de parentesco que têm consigo como, por exemplo, uma certidão de casamento ou de nascimento, uma prova de que já se encontra a residir no Estado Membro de acolhimento (ou uma declaração em como aí se instalará com os membros da sua família quando o visto for emitido) e, se for caso disso, uma prova de que estão a seu cargo. não pode ser exigido aos membros da sua família a apresentação de documentos, tais como bilhetes de viagem, certificado de emprego, recibo de vencimento, extratos bancários, prova de alojamento e de meios de subsistência ou um certificado médico.
Tem relatos de pessoas que não compram a passagem de volta, e não foi pedido pelo funcionário. Eu irei em 2019, e acho que comprarei a volta.
Um amigo disse que comprando na TAP, tem algumas modalidades que pode cancelar em até 24 horas depois da compra, sem custo, e após 24 horas da compra por um valor não tão alto. Vale a pena pesquisar. Então você compra a volta no dia da viagem, e cancela depois que passar pela imigração.
Minha esposa obteve a cidadania portuguesa, já possui o documento com o assento de nascimento e a nossa transcrição do casamento está prestes a sair. Já temos também local para morar comprovado por contrato do apartamento. Além dos recursos financeiros para a permanência no país. Estamos indo para morar.
A dúvida é: Minha esposa ainda não possui o passaporte português, nem o cartão cidadão. No aeroporto de Lisboa teremos que entrar na fila de estrangeiros? Existe a possibilidade de algum agente da imigração implicar?
Caso tenhamos que ir para a fila de estrangeiros, teremos algum problema em dizer que estamos indo para morar?
Alguém aqui já entrou no país nessa mesma situação?
Obrigado!