Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1764765766767769

Comentários

• Alguem sabe de algum processo de neto terminado recente em Lisboa ? Abraços

O meu processo completou 1000 dias essa semana! Ansiedade nas alturas esse final de ano!

• editado December 13

@noya93 não é querendo te desanimar não, do meu avo esta com 1118 dias e ate hj n foi aprovado, so vejo movimentação em Porto.

Das irmãs dele ja foram aprovados.

• @noya93 @imarlonjr eu administro um processo de requerente idoso enviado em janeiro/2022.

Ontem recebi uma notificação pelo novo sistema para confirmar os nomes dos avós maternos (que não são parte do processo de nacionalidade já que foi usada a linha paterna). Deu a entender que a confirmação era pra emissão do assento de nascimento.

Então acho que o processo que eu administro deve ter emissão de assento nos próximos dias.

Nota: já vi um caso anterior onde pediram pra confirmar dados antes de emitir o assento.

• @Bentinho ,

tomara que seja para o assento. Antes desta comunicação como estava a consulta online? O processo está na CRC ou ACP?

• @federicogga Sim tenho a senha de acompanhamento, meu processo está em lisboa, nao foi transferido para o porto.

• BentinhoBentinho Beta
    editado December 13

@texaslady o processo está na CRC Lisboa. A consulta online estava no site novo na bolinha 3 (para decisão) e o texto da notificação é esse:

Assunto: Pedido de nacionalidade portuguesa respeitante a FULANO DE TAL - NOTIFICAÇÃO

A fim de fazer constar a avoenga, em termos corretos, no assento de nascimento do interessado FULANO DE TAL, solicito a confirmação / indicação da grafia dos nomes dos avós maternos dado que a mesma não é integralmente inteligível na certidão constante do processo:

Avós maternos: Cicrano de Tal e Beltrana de Tal 

Com os melhores cumprimentos,

O Oficial de Registos

• @imarlonjr @noya93 Pois eh, o meu ja esta no 1286 dias. O do meu irmao foi enviado 3 meses depois do meu e foi transferido pra Porto, e o processo dele ja foi concluido a 2 meses! O meu esta em Lisboa e nada caminha por la. Estao nos processos de Maio de 2021 a varios meses!!

• Olá a todos.

Estou sendo impedido de entrar na plataforma para verificar meu processo. Eu coloco lá o número do processo, resolvo o captcha, aperto o botão "pesquisar" e só o que acontece é a página ser atualizada e me pedir para fazer tudo novamente.

Alguém mais está com problemas de acesso ou isso é algo particular com o meu processo? O que isso quer dizer? Eu já estava na bolinha final, só esperando o assento português.

• @amoraes Testei alguns minutos atrás e tudo certo com os meus processos.

• Obrigado @biaamourao!

O que será que pode estar acontecendo com meu? Na última vez que verifiquei (há 1 mês mais ou menos), estava já na última bolinha, tudo já havia sido aprovado e só estava esperando o assento ser enviado.

Será que o meu processo foi completamente finalizado e eliminado da plataforma? Eu estava esperando que fossem me enviar o tal assento por e-mail em algum momento antes de encerrar tudo.

• Pessoal, somente uma leva foi encaminhada para ACP, certo?

Será que os processos de 2022/2023 também serão enviados para a ACP? Sabemos se o número de processos de nacionalidade de netos que foram iniciados em 2022 e 2023 tiveram um volume maior do que em 2021? Me parece que sim, mas são mais achismos.

• @J_Feiteira o seu já estava na bolinha dois ou foi para um direto para a conclusão?

• @Bentinho que boa noticia o meu processo também tem prioridade de idade, requerente com 84 anos.

Bolinha 1 (submetido) 15-03-2022

Bolinha 2 (em analise) 28/09/2024

Esta com lápis na bolinha 3

Tenho esperança que saia ano que antes de julho de 2025

• @noya93 segunda feira vou tentar ligar na Linha de Registos pra tentar saber de alguma informação. Daí compartilho aqui.

• Pessoal e @Destefano

eu tenho visto essas tabelas enviadas pela CRC de Lisboa sobre o andamento dos julgamentos de diversas tipologias de pedido mas em nenhuma delas eu vi o andamento do processos de netos ainda com prioridade, protocolados até 31/12/22. Meu pai está neste caso. Alguém sabe?

• @amoraes Liga lá na LR, às 5h da manhã daqui do Brasil:

Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1

• Bom dia pessoal,

Não consegui consultar hoje, alguém mais está com problemas?

• Sim @Camara_Fabricio

Senão todas as pessoas, a maioria está sem acesso ao site desde ontem.

• @dhalax Dá uma olhada nesse tópico: Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos

Se tiver alguma dúvida posta lá nesse tópico.

• @Camara_Fabricio estou com mesmo problema

• Para as pessoas saberem -

o meu pai fez o seu pedido em Julho de 2022. Como nasceu em Moçambique antes de 1974 não se emitem senhas online e só dá para acompanhar os processos a mandar emails para um endereço específico dos Registos Centrais em Lisboa.

Então - no mês passado recebi um email (levaram um mês para responder) a dizer que estavam a tratar dos pedidos do mês de novembro de 2021. Já tinha recebido outro email em setembro de 2023 a dizer que na altura estavam a processar os pedidos de abril 2021, então fiz as contas - quer dizer, dentro de 14 meses analisaram 20 meses de pedidos, ou seja, estão basicamente a processar 1,5 meses de pedidos dentro de um mês.

Como o meu pai entregou o pedido em julho de 2022, provavelmente vai ser a sua vez am abril 2025 (se continuarem com a mesma "velocidade")

Parece confuso, mas faz todo o sentido 😅

• Hoje liguei para a linha de registo, disseram-me que o problema que não estou a ter é devido a um problema no site, e que o meu processo está em análise, quando no site não apareceu dessa forma, pois a análise está em Maio de 2021, o meu processo é de setembro de 2022, é possível que esteja em análise? poderia confiar?

• Bom dia pessoal, quando vocês enviam documento para Portugal, costumam enviar por alguma transportadora ou correios/SEDEX? Já tiveram problema?

Da última vez enviei via SEDEX, mas o advogado solicitou envio por transportadora devido a extravios. Pelo que me lembro chegou certinho, mas queria saber a experiência de vocês e qual seria a melhor para confiar.

• @michelpercegaroli

não é uma recomendação, mas todas as vezes que precisei enviar algo, usei a DHL. Chegou rápido e tem ótima rastreabilidade.

• @michelpercegaroli

Sua advogada esta completamente certa, correio é ótimo pra perder ou atrasar os enviou de documentos. Correio é um barato que pode sair muito caro. Use DHL!!

Abraços

• editado December 17

@michelpercegaroli enviei por correio, paguei 30 reais e não tive problema algum e ainda consegui rastrear tranquilamente o pedido até o recebimento na conservatória. Acho DHL extremamente desnecessário, apesar de ser mais rápido, é caríssimo. Não acho que vale a pena.

• @michelpercegaroli ,

Minha irmã sempre enviou pelos correios, com rastreamento e leva mais ou menos 2 semanas. Nunca teve problemas. DHL é mais rápido. Mas extravios acontecem tanto no correio como com DHL, embora com DHL seja mais seguro. Pelo menos aqui no fórum a gente não vê relatos de extravio pelo correio, não quer dizer que não haja, mas se houver não é frequente.

• @Camara_Fabricio @caiofaria @germanomanso, estou com este problema desde a semana passada.

Quero tentar identificar algum padrão. Por acaso o processo de vocês estava para ser concluído? Porque no meu caso já estava na última bolinha. Estou me perguntando se pode ser alguma coisa por aí.

Tentei ligar lá mas ninguém me atende.

• @michelpercegaroli mandei o meu processo pelo Correio em 2017 e foi tudo tranquilo, em 2021 mandei dos meus irmãos pela DHL, também sem problemas....acho que preço e prazo é que vão te definir...a qualidade me parece muito próxima.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.