Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

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Comentários

  • @Silvio Silvestri No próprio campo de busca do status do site nacionalidade.justica.gov.pt

    Vai por sua senha e vai constar desta forma:


  • @Will_osugui Objetivamente falando, não dá para prever quando um processo será finalizado.

    O que sabemos é que a CRC ainda está analisando os processos entrados na primeira quinzena de Abril/21 e a ACP está analisando os processos entrados em Setembro/21.

    O da minha sogra é de 14/04/21 e ainda não foi finalizado, está na bolinha 3 marrom. 🤷🏽‍♂️

    @Silvio Silvestri No site das bolinhas está escrito onde o processo se encontra.

    Se estiver escrito Conservatória dos Registos Centrais, está em Lisboa.

  • Pessoal, estou ajudando meu primo no processo de cidadania por neto, ele morou um tempo na China.

    Alguém tem ideia de como tirar os antecedentes criminais de lá?

  • Exatamente @caiofaria , o advogado informou que o processo da minha mãe estaria próximo de ser analisado porque demos entrada em novembro/21, o processo dela se encontra em Porto. Ele falou que Porto começou a analisar os processos de setembro/21. Uma boa notícia pra quem está em Porto, é que na sexta o meu processo andou para a bolinha 2. O que bate bastante com a informação do meu advogado, pois ele me informou isso no dia 23 de abril, e hoje é dia 13 de maio, ou seja, passaram quase 20 dias desde que ele me deu essa informação.

    Mensagem dele:

    "Posso adiantar que, neste momento, esta Conservatória se encontra a analisar os processos que deram entrada em Setembro 2021. O processo da sua mãe deu entrada no dia 2 de Novembro de 2021, pelo que teremos de continuar a aguardar."

  • Vi em outro grupo que alguém que postou informações completas do seu processo teve problemas! Acho uma loucura alguém postar um print de uma página de consulta de um processo pessoal, de fato em 7 meses todos os processos de 2021 estarão fazendo aniversário de 3 anos... Segue mensagem "Uma advogada aqui em Portugal, onde resido, informa que as conservatórias estão fadadas com reclamações excessivas, e não apreciam tais comportamentos. Aqui está a mensagem que recebi da advogada (alterações feitas para o português do Brasil): "Eles estão com o número reduzido de funcionários e o que observamos são pessoas compartilhando informações para ajudar umas às outras em vários meios de comunicação. Infelizmente, alguns membros destes grupos de "ajuda" estão utilizando informações de processos já finalizados sem autorização para iniciar um alvoroço de reclamações. Apenas os funcionários das conservatórias conhecem o verdadeiro status de cada processo e suas particularidades, sendo eles os responsáveis por determinar o andamento dos mesmos. É muito vergonhoso perseguir requerentes que já tiveram seus processos finalizados e ainda assim se dão ao trabalho de compartilhar tais informações. Não estamos lidando com crianças; sabemos que os processos, devido à alta demanda, estão levando um pouco mais de três anos. Os processos iniciados no ano de 2021 estão chegando a um ponto em que já podem ser legalmente finalizados ( 29 meses) se apresentarem em primeira instância todas as peculiaridades exigidas, sendo assim, indo além da ordem cronológica e sim da ordem de FINALIZAÇÃO. Tais comportamentos não estão sendo bem vistos nas conservatórias, e sugiro aos membros de tais grupos de "ajuda" que NÃO POSTEM mais o andamento dos seus processos e as informações contidas neles, como o número e datas, por exemplo, evitando assim que pessoas mal-intencionadas utilizem dessas informações para fazer motim, causando mais lentidão e problemas a pessoas com processos finalizados por vazamento de informações."

  • andrelasandrelas Beta
    editado May 14

    Postar suas informações completas é um risco a si mesmo. "Perseguir" os requerentes que tiveram seus processos finalizados também não é uma atitude razoável, especialmente porque não depende deles esta finalização, eles tiveram mais "sorte", para utilizar a única palavra possível.

    Isto posto, não acho que seja errado que um grupo de pessoas compare entre si suas informações para pleitear mais transparência e eficiência de órgãos governamentais. O trecho que fala que "apenas os funcionários das conservatórias conhecem o verdadeiro status de cada processo e suas particularidades" desconsidera que até algum tempo atrás, quando o site das bolinhas era atualizado tempestivamente, os requerentes TAMBÉM tinham acesso ao "verdadeiro status" de seus processos, e se não têm mais é porque não há mais qualquer canal de informações para isso. Basicamente, "inserimos" um processo de um lado e corremos lá pro outro lado, a milhas (e anos) de distância, para ficar esperando quando ele vai sair, sem sabermos se ele está ainda na entrada, nos primeiros dez por cento, na metade, ou "na boquinha" pra sair.

    Para quem (como eu) tem processos com advogados, isso é menos angustiante, já que tenho a quem perguntar e eles me retornam. E quem não tem? Precisa ficar horas num telefone para saber algo (mesmo assim impreciso), ter receio de que caia em uma exigência e ele não seja avisado, etc. Complexo.

    Sou altamente solidário aos conservadores (há várias mensagens minhas ressaltando que não acho que a responsabilidade seja deles, mas sim do Estado que não dá a eles condição de trabalho nem quantidade suficiente de mão de obra), mas acho que o que alguns chamam de "motim" outros podem chamar de "protesto com motivação", DESDE QUE FEITO COM CIVILIDADE (gritar, xingar, etc, não é protesto, é violência, ainda que verbal). Hoje mesmo vi na SIC o protesto (mesmo, na rua) feito em frente à sede da AIMA pelas pessoas que esperam há anos por uma autorização de residência. Isso é parte do direito do cidadão (ou postulante a tal) e só está acontecendo porque estes problemas se arrastam há anos sem qualquer solução razoável.

  • MonizeMonize Member

    Olá pessoal, tudo bem?

    Passando aqui pra atualizar vocês, o processo do meu pai chegou na bolinha 7 verde, finalmente! Em março vim aqui e falei que estava na bolinha 6 marrom, que tinha sido aprovado e aguardava emissão de registo, agora parece que terminou mesmo. Porém não tenho o número do assento ainda...em abril enviei e-mail pra Porto perguntando se por acaso já tinha sido emitido, e se iam me enviar por e-mail ou correios, mas ninguém respondeu! Agora enviei outro e-mail com o print do processo finalizado e questionei novamente, enviei pra Lisboa tbm, vamos ver se me respondem!

    Acredito que a atualização do meu processo ocorreu por esses dias mesmo, porque tinha entrado na primeira semana de maio e ainda estava na bolinha 6 e hoje consta na 7, como aprovado e terminado. Alguém sabe me dizer como funciona essa etapa final? Quanto tempo levam pra enviar o assento?

  • @Monize ze você tiver 10 euros sobrando, peça a certidão no civil online.

  • Bom dia!

    Sempre que vou abrir o fórum, acho que terei boas noticias, mas pelo visto junho/22 ta longe ainda!

  • Boa noite, meu processo é de agosto de 2021, enviei e-mail solicitando informações e obtive essa resposta:

    "Exmos

    Informo que o processo de nacionalidade e a análise e decisão do processo obedece ao critério supra:

    Aguarda respostas das entidades externas despoletadas através da aplicação informática própria e só posteriormente será analisado pela conservadora detentora do mesmo"

    Sabem explicar do que se trata e qual o prazo para isso? Obrigado

  • Contabiliza 3 anos , quem sabe em 2025 diminua o tpo..

    Já dizia isso no ano passado , 40 , 60 , 80 novos funcionários não vão fazer nenhuma diferença.

    Se contratar 2000 funcionários ae sim resolver.

    .

  • @franciscop

    Simplificando; o IRN, que analisa os processos de nacionalidade, precisa ter um "nada consta" sobre você de alguns outros órgãos do governo em PT.´Isso vale para vários tipos de processos (inclusive netos).

    Alguns desses órgãos foram/estão sendo reestruturados e, no momento, não tem dado resposta nenhuma ás consultas já disparadas ("despoletadas") pelo IRN. Até essas consultas serem respondidas, os processos ficam parados.

    Não acho que alguém aqui no fórum saiba quando esse problema será resolvido.

  • PamellaPamella Member

    Bom dia pessoal,

    Após me recuperar de um pequeno taquicardia, hoje fui consultar meu processo e milagrosamente ele pulou da bolinha 2 para a bolinha 7. Acho que isso comprova que eles realmente não estão atualizando constantemente o site de consultas. Enviei 2 emails recentemente para pedir um status, mas nunca recebi retorno, nem mesmo para informar que o processo estava concluído. Nunca me contactaram pra nada, nenhuma exigência.


    APÓS 1141 dias, 3 anos e 2 meses, finalmente concluí meu processo. Acabei dE solicitar meu registo de nascimento online para posteriormente pedir meu cartão de cidadão e passaporte. Acho que é esse o passo a passo neh? Já atualizei nossa planilha.


    Moro aqui em Portugal há 4 anos e 8 meses, tenho filhos gêmeos portugueses de 3 aninhos e pra mim, esse dia de hoje conseguiu superar o dia em que cheguei. Estou muito feliz e torço por todos que estão lutando por aqui. Vocês vão conseguir! O segredo é a paciência.

  • @CarlosASP Triste isso viu!

    Por que são milhares de milhares de processos que estão parados com esta " pendencia "( inclusive de minha mãe, uma vez que seus 2 irmãos já finalizaram).

    Isso porque vão fazer 3 anos agora em Julho.

    Tenho dó ainda mais de quem ficou em Lisboa, como o caso de @LeoSantos e tantos outros.

    Só filho atualmente anda pois é o ÚNICO que não exige antecedentes.

    Já vi que a " novela " vai longe.

    E o pior: Sem qualquer prazo ou previsão de quando normalizarão.

    Péssima hora para extinguirem o SEF e por a tal "AIMA" no lugar.

    Trocar uma coisa que funciona mal(mas ao menos funciona) para uma que NÃO funciona nada!

    "Ideia genial"

  • nao me recordo agora, os processos de Neto Tb dependem de delegacao ou o unico problema Sao as consultas externas?

  • Exatamente @jpvecchi.

    Ontem, obtivemos mais uma resposta. O processo da minha sogra AINDA encontra-se em dependência de consultas oficiosas. 🤬

    O que direi a seguir não é sobre ninguém específico, mas sobre este caso de "ordem cronológica" de análise dos processos. Já há pessoas recebendo a finalização do processo com início no fim de Abril e início de Maio e da minha sogra do meio de Abril, NADA AINDA.

    Infinito esse tempo de espera de consulta. Não sei mais o que pensar sobre o caso.

    Deve ser muita incompetência de alguns funcionários que não conseguem dar conta do trabalho enquanto outros estão, mesmo em face de tamanho desafio, avançando e entregando as respostas necessárias. Só pode ser isso! Não existe outra opção para que uns demorem TANTO em relação a outros. (Falo isso levando em conta processos sem exigência ou urgência).

  • @caiofaria Fico por entender é o desencontro das informações

    Ora dizem que estão " mais lento que de costume, mas respondendo as consultas, ora não dão resposta alguma."

    Fora a questão levantada pelo @eduardo_augusto SE DE FATO, ainda vão precisar de delgação/subdelegação.

    Enfim... é complicado!

  • Gente, por favor, nao me levem a mal. Vou repassar o q minha amiga q trabalhava nesse dpto (pediu transferencia) sempre me disse:

    - no q está agora, só de registrar decisoes, ela tem mais de 5 mil processos destinados a ela! Pouco perto do anterior.

    - qd ela saiu eram 45 funcionarios apenas o nosso de 1D.

    - cada email q respondem param de trabalhar em 1 processo para irem checar outro. E em geral desconcentram e voltam para um 3o .

    - processos apensados: pouquissimos funcionarios seguem trabalhando direto nele. O pensamento geral é q tem q pagar tudo como novo processo. E novos docs. Avisam e poe de lado.

    - Eles se esforçam no que podem. E so reclamamos.

  • @MarinaIsabel Não há motivo para criticar suas observações. Agradeço os pontos levantados.

    Penso que as 'condições de trabalho' não se resumem apenas ao salário, mas abrangem todos os aspectos do ambiente de trabalho. O sindicato reclama do aumento salarial, dizendo que não dá para comprar mais do que 4 pães, porém não aborda questões como a sobrecarga de processos para cada conservador, a demora na resposta cooperação dos órgãos envolvidos, o que causa ainda mais atrasos e que prejudicam significativamente o trabalho dos conservadores.

    As reclamações dos utentes são legítimas, especialmente considerando o longo tempo de espera estimado para a conclusão de cada caso. Entendo que uma greve, embora possa causar atrasos adicionais, poderia ser uma medida eficaz para pressionar por melhorias, como a contratação de novos colaboradores e a implementação de novos modelos de trabalho para agilizar os processos. (Essa segunda parte ainda em implementação e sem prazo para ser concluído)

    Não vejo problema nas reclamações dos utentes. Eles estão no seu direito de exigir um serviço eficiente. Se os colaboradores não estão satisfeitos, é necessário tomar medidas mais incisivas contra as causas dos problemas através do sindicato, por exemplo.

    Quanto às reclamações dos utentes, sugiro que sejam direcionadas ao Ministério da Justiça, que tem autoridade sobre essas questões. A forma encontrei de fazê-lo foi enviando nossa reclamação através do site do Presidente português, para que a mensagem chegasse ao gabinete do Ministro da Justiça. Não sei se há uma maneira mais direta.

    Cada parte envolvida pode se utilizar dos recursos disponíveis para buscar uma solução para os problemas enfrentados.

  • @MarinaIsabel 45 funcionários apenas para processos específicos 1D, mas qual conservatória? Porto ou Lisboa?

    Quanto a questão de sindicatos @caiofaria , acho complicado, pois raríssimos são os casos que estas entidades funcionem em qualquer lugar do mundo!

    Brigam quando tem interesse pelos presidentes e diretores. Mas os associados mesmo... largam de lado!

  • Eu concordo com você @jpvecchi.

    Usei-os como uma maneira para tal fim porque não há motivo para irritam-se com os utentes que reclamam, enviam um caminhão de emails e etc... porque todos estes estão em seu direito.

    Se há um problema de sobrecarregamento de trabalho, não é por culpa das pessoas que possuem tal direito, mas do sistema que não os assistem para que possam assistir melhor aos utentes.

    Obviamente, essa situação deve irritar, ainda mais pela quantidade, mas não deveria ser os utentes o foco de desagrado por parte dos funcionários do IRN. É neste ponto que gostaria de chegar.

    Pelas notícias já compartilhadas aqui, por exemplo, o dinheiro já tinha sido aprovado e estava liberado para a contratação de pessoal.. mas as contratações em si, nada de notícias. Tanto para o IRN quanto para outras entidades igualmente sobrecarregadas.

  • MonizeMonize Member
    editado May 15

    @LeoSantos sim, é o que vou fazer mesmo.

    Só pra atualizar aqui: Porto respondeu dizendo que o processo está finalizado mesmo e que em breve enviam o documento no e-mail! Me enviaram o número do assento que consta em sistema deles e deram orientações sobre como emitir a certidão no civil online e como solicitar o cartão cidadão. A mulher foi bem atenciosa até.

    Já atualizei a planilha tbm, obrigada mais uma vez pessoal. Esse fórum foi fundamental, me ajudaram muito ❤️

  • E hoje que eu recebi um email da CRC respondendo um email que eu mandei a 2 meses atrás!

    Era um email simples, perguntando sobre a nova senha (que eu já peguei via linha de registo)

  • @Pamella , parabéns! Pergunta: Porto ou Lisboa?

  • editado May 16


  • LilaDiasLilaDias Member

    @Pamella parabéns!!

    Muito bom ver processos pulando da bolinha 2 para a 7, chega a me dar esperanças! Rsrs

    @franciscop a consulta externa é a resposta dos ofícios (antecedentes criminais etc.) pela AIMA. Esta demorando demais...o processo do meu pai (neto - abril/2021) está parado há 2 anos na bolinha verde aguardando essas respostas.Infelizmente, não há prazo para que retornem. Só rezando.

  • PamellaPamella Member
    editado May 16

    @andrelas obrigada ☺️ foi por Lisboa.

    @LilaDias obrigada 🎉😃 essa eh minha intenção: dar esperanças pra quem está esperando. ☺️🙏🏼

    Atenção a todos!! Muito importante: fiquei sabendo ontem que meu processo tinha sido concluído pq entrei no site de consulta e pulou da bolinha 2 para a 7, porém hoje fui ao irn e solicitei uma cópia do meu assento, imaginem minha surpresa ao ver que o assento foi feito em 09/02/2024. Ou seja, todos esses meses e meu processo estava concluído, porém o site de consultas desatualizado.

    Aconselho a todos que estão proximos à minha data de entrega do processo (31/03/2021), 1142 dias aguardando, que entrem no civil online e solicitem seu assento, ou se estiverem aqui, vão até o irn mais próximo e peça (pessoalmente uma cópia simples custa 2 euros, no civil online 10 euros). Os processos de vcs tbm podem já estar prontos!

    Abaixo a foto do meu assento com a data de 09/02/2024.


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