Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1637638640642643770

Comentários

• @danazulayfarias Brincadeira né ? Não consigo entender isso.

Seu ainda permanece " congelado " no site 04 marrom ?

Acredito que sua numeração seja menor que os meus. Está constando 119.977/21 e 119.996/21 (quais acredito ser os últimos deste maço 119 mil )

Isso só pode ser " conservador diferente ". Mas ainda assim é estranho eles nem terem analisado ainda!

• @jpvecchi sim, minha numeração é menor. Pode ser o conservador... nem sei mais o que dizer. Os seus registos indicam a data de aprovação ou só a data de criação? Queria ter uma ideia. Pq se os seus foram aprovados a muito tem e só agora receberam registos, sinal que realmente estou nesse "limbo dos processos". Mas se foram aprovados recentemente, me dá mais esperança que o meu virá logo...

Vc teve notícias do seu 3° processo?

• @jpvecchi de quando é seu processo? você chegou a verificar se está certo mesmo? Se foi despachado mesmo?

• reni_rjbreni_rjb Member

O processo do meu pai também foi entregue próximo da @danazulayfarias , um pouco depois... Até agora tive as mesmas respostas. Eu recentemente tentei contato com o email que o @jpvecchi colocou aqui (rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt). Mas estou confiante de que nosso processo logo terminará :)

• Boa tarde,

por onde posso obter informações sobre o status do meu processo?

obrigado

• Caros, gostaria de trazer um pouco de esclarecimento sobre o que está acontecendo com os processos de neto em Lisboa.

A CRC Lisboa está analisando Março de 2021 há tanto tempo e não avança para o próximo (que seria meu caso, processo abril/2021) porque a AIMA não responde desde que o SEF foi extinto em novembro de 2023. A AIMA é responsável na movimentação das etapas das bolinhas 3 e 4 que é quando os seus documentos são verificados pela agência e outros.

Desta forma, todos os processos que ficaram na bolinha 2 assim estão. Não adianta solicitar no civil online ou pedir via e-mail e telefone pro IRN pois seu processo não chegou a ser analisado, isso dificultará ainda mais o tempo pra eles retornando negativas.

Há algumas notícias sobre a AIMA não estar funcionando:

1. https://cnnportugal.iol.pt/videos/dezenas-des-esperam-nas-filas-de-atendimento-da-aima/65d896150cf2ee34566e1926
    2. https://www.publico.pt/2024/02/21/sociedade/noticia/requerentes-asilo-dormir-rua-queixamse-estado-deixou-frio-2080976
    3. https://sicnoticias.pt/pais/2024-02-19-Imigrantes-protestam-contra-AIMA-por-atrasos-nos-cartoes-de-residencia-f3ed8a7d

Porém há boas novas, ontem mesmo saiu outra notícia de que advogados e solicitadores assinaram um acordo onde eles podem auxiliar a AIMA na análise de alguns tipos de processos de imigrantes:

1. https://www.publico.pt/2024/03/05/sociedade/noticia/solicitadores-vao-verificar-processos-imigrantes-ajudar-ultrapassar-lista-espera-2082610
    2. https://www.rtp.pt/noticias/lusa/advogados-vao-ajudar-a-regularizar-imigrantes-em-portugal_n1555389

Acredito que o momento agora é de espera e paciência. Precisamos cobrar o funcionamento da AIMA e não o IRN.

• @ugoesteves

Peço desculpas por ter me expressado mal.

Não questionei minha nacionalidade brasileira, mas a ausência das informações de minha naturalidade, cidade e estado.

Recordo-me que no passado isso deu problemas a uma confrade.

Veja a 6ª mensagem de Cintia Souza

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10530/retificacao-de-assento-de-nascimento-portugues

Obrigado pelas felicitações e por colaborar comigo.

• @danazulayfarias @geluk Vou " destrinchar " para ficar mais claro minha situação:

Dois dos três processos que já saíram são de meus tios, que estão na planilha: ( N° 119.977/21 e N° 119.996/21 ) de Augusto e Aléssia!

O de minha mãe( que ainda NÃO saiu, tristemente ) N° 119.761/21.

Como não podemos confiar em nada até que o bendito site das " bolinhas " evolua ou aposente para algo melhor detalhado, transparente e em tempo real como prometeu Pedro Tavares, ainda estou no aguardo. Mas no site ainda consta " 03 marrom " da Patrícia(minha mãe)

Os assentos dos meus tios estão corretos. E NÃO, NÃO consta a data de despacho do conservador. Apenas a data de CRIAÇÃO do registo que inclusive se deu em 09/02/24 agora.

Eu ainda tenho fé que nossos processos já tenham sido analisados e " despachados ", faltando apenas o registo final.

A princípio, fiquei receosos de alguma exigência, mas como até de @reni_rjb está também sem notícias, o mais provável que o conservador seja outro mesmo, " mais lento ou criterioso " rsrs.

• @samantacoutinho eu já havia lido sobre este fato. Mas pelo que falei com o atendente da linha Registos hoje, vários processos passaram dessa fase antes da divisão do SEF e agora realmente encontram-se na fase 4 esperando apenas a análise do conservador. A verdade é que hoje em dia o processo está com pouquíssima transparência, por diversos fatores, incluindo a falta de efetivo humano para trabalhar. E realmente só resta esperar. Mas com tantos relatos no fórum de pessoas recebendo assentos sem evolução das bolinhas no site, não é pra se espantar que as pessoas estão buscando maneiras de consultar o real estado de seus pedidos.

@jpvecchi eu havia entendido algo como vc explicou acima. Seguimos no aguardo dos processos de nossos pais, então. Tomara que concluam logo. Eu manterei meus relatos caso a situação evolua.

Boa sorte para todos.

• Alguem sabe se o meu processo que dei entrada no em marco de 2022 tem direito a prioridade de idade??? meu avo possui 85 anos

me informaram que esse direito terminou no final de 2021.

• @noya93 acredito que a prioridade acabou em dez/22,então seu avô teria prioridade sim.

• (E-mail resposta da ACP)

Arquivo Central Porto

Exmos

Em resposta ao solicitado:

Pelo que, a análise e decisão do processo obedece ao critério supra; estando neste momento a ser analisados/decididos os processos 1 D de Setembro de 2021; mas  sem respostas das entidades AIMA e da UCFE .

Mais informo, estão a ser classificados os processos entrados no mês de outubro de 2021, e despoletadas as consultas ás entidades externas ,o seu processo deu entrada na aplicação em novembro de 2021.

Mais informo, que a evolução do estado do processo pode ser seguida na respetiva plataforma https://nacionalidade.justica.gov.pt.

Com os melhores cumprimentos

Carla Ribeiro

Oficial de Registos/ Registry Official

Arquivo Central do Porto

Rua do Cunha, nº 404

4000-250 Porto

arqcentral.porto@irn.mj.pt

Tel. 225573840/47 – Fax 22 5573849

• editado March 6

Boa tarde!

Acompanho o fórum há mais de um ano e agradeço a todos por me manter atualizado. Meu processo de neto foi iniciado em Dezembro de 2021 (132xxx/2021). Por nunca ter havido qualquer atualização e por conselho de um colega do grupo enviei um e-mail a ACP sexta-feira passada e já me responderam. Achei bem rápido.

Decidi compartilhar:

• BrunocarvalhoBrunocarvalho Member
    editado March 6

@RenatoMJ Olha que curioso, meu processo é 32xxx/22 e no email consta como recebido em novembro/2021

O seu foi recebido em dezembro, mas com senha 132xxx/21

De qualquer forma, parece que nossos processos vao andar muito em breve 😇

• @Brunocarvalho realmente curioso, mas de qualquer forma próximos. Acredito que no próximo mês nossos processos avancem algumas "bolinhas", finalmente.

• @RenatoMJ Estou, realmente, na expectativa que o da minha sogra ande entre este mês e o próximo. Nº 46xxx/21

Foi apresentado em 13/04/21. 🙏🏽

• Vamos torcer que sim. Semanas atrás achava que estavam travados em março de 21, mas agora sabemos que estão em setembro, então devemos ter mais boas notícias em breve .

• @RenatoMJ O Porto está em Setembro/21. Lisboa está no fim de Março/21.

• Estão analisando mesmo sem respostas da AIMA e UCFE. Aparentemente, resolveram não esperar mais e começaram a adiantar as análises mesmo sem as respostas das entidades externas. A emissão do assento, no entanto, creio que apenas com o parecer positivo dessas entidades.

• Prezados, com relação à consulta ao Civil Online que minha prima fez (neta - processo de abril/21 - CRC Lisboa), ela obteve a seguinte resposta;

"Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online nº xxxxxx/2024, não consta assento de nascimento. Tem um processo de nacionalidade nº Processo Nº:  xxxxx/21 324 - Art. 1º D, que se encontra em . Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão.

As certidões nunca devem ser pedidas sem os processos concluídos."

• @acard08 é, tentamos... agora só nos resta aguardar mesmo

• Olá a todos. Meu processo de Julho/21 no Porto está na bolinha 4 marrom há meses e vai aqui a resposta via e-mail do Arquivo do Porto:

"As comunicações com a AIMA e com a UCFE a partir da data da extinção do SEF em 29 de novembro de 2023 ainda não estão operacionais e, portanto, o IRN,IP não recebeu estas informações. Estamos em conjunto com estas entidades a ultimar as comunicações de forma a receber as informações destas duas entidades porque não á apenas a AIMA que tem que informar também tem que ser a UCFE .

Assim que tivermos recebido as duas comunicações nas nossas aplicações iremos analisar e decidir o processo ."

Eu também liguei na linha registos e me disseram apenas que o processo está em análise.

A impressão que dá pelo e-mail e pelos outros comentários do fórum é que talvez o conservador já tenha adiantado a análise mas ainda há uma pendência desses sistemas para concluir o processo.

• Boa noite!

O pai de uma prima, que é filho de português, não quer pedir a cidadania. Ela pode entrar com processo de neta?

Desde já, agradeço a ajuda.

• @Brunocarvalho e @Regiani Scharlack obrigada pelas respostas.

Consegui ligar lá, meu processo está parado na bolinha 2, ainda não analisado. O site não está mostrando a realidade das etapas, como já sabíamos.

• @monicamachado

A resposta à sua pergunta é sim. Ela pode fazer como neta e o guia que o AlanNogueira explica como.

Entretanto, no lugar de sua prima eu insistiria em tentar convencer o pai a fazer o processo de filho. Isso não trará nenhuma obrigação a ele (tipo votar em Pt, pagar/declarar impostos etc) e facilitaria muito o processo da filha.

• Alguém com dificuldade de acessar o site das bolinhas?

Não é o mesmo erro que dava antes as vezes (informava que a senha não tinha encontrado o processo). Agora fica carregando por muito tempo e depois informa que expirou.

Tentei desde cedo e por diversas vezes e nada. Derayque estão atualizando finalmente o site para o sistema novo?

• @Amorim

tente novamente mais tarde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.