@guimoss ,@imarlonjr ,hj chegou o email com a senha e o número do processo de neto pode atualizar por favor a planilha para mim? Qual número eu ponho aqui do processo inteiro e a senha?
@Bentinho obrigada mas não sei fazer! E quanto aos números é só o do processo que precisa? Eles são doze números quantos são colocados? Desculpa eu sou idosa e tem coisas que não sei fazer no Cel se puder colocar para mim e dizer como passo o número te agradeço!
isso mesmo. Coloca as informações conforme pede o formulário. Escolha a data que chegou na Conservatória e a data que você recebeu a senha também. Assim a planilha ajuda outros usuários a saber a posição deles na fila de análise.
Como você acabou de receber a senha, você deve estar na bolinha 1. Daqui uns meses você estará evoluindo para a bolinha 2 e assim por diante.
Boa tarde, pessoal! Faz quase 8 meses que recebi a senha do processo do pai (78 anos) e nada de sair da bolinha 1. Achei que andaria mais rápido por conta da idade dele mas vejo que não.
Creio que devido a quantidade de processos tramitando na CRC Lisboa o tempo de análise seja maior mesmo.
Se você acompanhar a planilha vai perceber que processos de requerentes com idade superior a 76 anos tem recebido despacho (bolinha 6) apenas 12 ou 13 meses depois do envio da senha de consulta.
Se não houve justificativa pela urgência, provavelmente o processo do seu pai seguirá prazo semelhante.
Vou tentar resumir o meu processo, add algumas informações que acho importante para quem vai fazer do zero.
Resumo: Processo de Atribuição Nacionalidade - Neto [3 anos e 1 mês]
(os valores de tudo que tenho anotado vou deixar no final)
20/09/2019 - Documentos chegam no CRC de Lisboa
17/10/2019 - Código do Processo recebido (via e-mail)
Infelizmente não tenho mais as datas de cada fase, mas da bolinha 1 para a 4 foi rápido - dez 2020 estava verde na bolinha 4
17/01/2022 - Processo volta para bolinha 4 como laranja "processo incompleto"
Não haviam conseguido comprovar a maternidade do meu pai, pois meus avós casaram no Brasil e não havia nenhum registro desse matrimônio em Portugal. Tive que solicitar uma Transcrição de Casamento, bem como os documentos do meu avô (não-português/falecido) para enviar para Lisboa. Não sabia desse detalhe na época - honestamente não lembro disso no site, mas o pessoal aqui do fórum ajudou muito. Enviei um e-mail para a conservatória (bem formal), informando que os documentos estavam a caminho e que eu estava dentro do prazo de atendimento.
29/01/2022 - Solicitação da Transcrição de Casamento (pedi em Santos/SP)
04/02/2022 - Processo Recebido no Consulado
10/03/2022 - Transcrição recebida em Guarulhos/SP
11/03/2022 - Postagem DHL dos Documentos
25/03/2022 - Documentos chegam no CRC de Lisboa
31/03/2022 - Processo pulou para bolinha 7 (marrom) - ag. registro civil
20/10/2022 - Registro Civil feito - processo concluído
Tempo total do processo: 3 anos e 1 mês (de 20/09/19 até 20/10/22)
Valores de cartório, documentos e etc (do que ainda tenho anotado)
Data: 28/06/2019 | Cartório de Registro Civil 1 / Guarulhos-SP
Fotocópia: R$ 0,66
Autenticação: R$ 3,64
Apostila de Haia: R$ 115,25 (por folha)
Certidão de Nascimento em Inteiro Teor: R$ 66,32
Data: 09/07/2019 | 6º Tabelião de Notas SP / Bela Vista
Reconhecimento de Assinatura: R$ 6,25
Data: 17/09/2019 |DHL - Loja Guarulhos
DHL - Envio de Documentos BR-PT: R$ 228,00
Data: 19/01/2022 | Registro Civil 1 Sub. Guarulhos-SP
Apostila de Haia: R$ 138,89
Certidão em Inteiro Teor: R$ 79,91
2º via Certidão de Nascimento: R$78,72
Reconhecimento de Assinatura: R$ 7,75
Data: 29/01/2022 | Transcrição de Casamento (Consulado SP Santos)
Transcrição: 834,43
Detalhes do meu processo:
Minha vó paterna é portuguesa e ainda viva. Como ela e meus bisavós imigraram na época da ditadura do Salazar, não tinham mais seus documentos - apenas o cartão do imigrante. Tive que solicitar a certidão de nascimento da minha avó pelo Civil Online.
Tive que comprovar vínculo com Portugal (exigido na época). Eu fiz parte de um grupo folclórico português durante 5 anos, e pedi uma declaração para a presidência do grupo. Fiz a autenticação em cartório e mandei junto com o meu processo.
Fiz meu processo sozinha - sem advogado, sem despachante. Tive muita ajuda pelo fórum e por grupos no Facebook.
O processo de Neto demora e o meu demorou consideravelmente por 2 motivos - a análise dos documentos e pandemia.
Não desista do seu processo! Demora, mas acontece!
Comentários
@PatriciaM
Se vc for buscar uma certidão, o civilonline não é a melhor opção.
Entre em contato com a Conservatória (é a do Concelho) antes e pergunte se o registro está lá.
Os contatos do irn estao no tópico guias úteis.
Se estiver, vc pode pedir para o civilonline.
===
Sobre o código:
Eles vaiem por 6 meses.
Então, se pedir uma certidão ou precisar apostilar em PT, vc deve imprimir o assento dentro desse prazo.
Abraços
@guimoss
A nacionalidade portuguesa foi tirada no Consulado de Belo Horizonte, tem uns 3 anos.Só que a filha nao tem a copia.
Busco no consulado ou no civil on line?
@PatriciaM
Se vc souber o nome do registrado e dos pais, acho que é possível ir diteto no civilonline.
Mas, vc pode tentar ligar ou mandar um email para o Consulado em questão e perguntar do registro.
Olhe o tutorial para pefir certidões do civilonline no tópico "guias úteis".
O pgto é por cartão internacional Visa e custa 10 euros.
Boa sorte!
@guimoss ,@imarlonjr ,hj chegou o email com a senha e o número do processo de neto pode atualizar por favor a planilha para mim? Qual número eu ponho aqui do processo inteiro e a senha?
@Rita Cardoso
você mesma consegue cadastrar. É só visitar o endereço da planilha pelo link abaixo:
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos
Daí vai preenchendo os dados sugeridos. Não coloque o número do processo completo e ainda menos a senha que você recebeu. Esses dados são sigilosos.
@Bentinho obrigada mas não sei fazer! E quanto aos números é só o do processo que precisa? Eles são doze números quantos são colocados? Desculpa eu sou idosa e tem coisas que não sei fazer no Cel se puder colocar para mim e dizer como passo o número te agradeço!
@Bentinho ,eu vi assim que tem que ser posto o número Proc: 181xxx/22 só esse número para atualizar? Foi recebida hj dia 19/10
@Rita Cardoso boa noite, atualizei para você o processo.
@Rita Cardoso
isso mesmo. Coloca as informações conforme pede o formulário. Escolha a data que chegou na Conservatória e a data que você recebeu a senha também. Assim a planilha ajuda outros usuários a saber a posição deles na fila de análise.
Como você acabou de receber a senha, você deve estar na bolinha 1. Daqui uns meses você estará evoluindo para a bolinha 2 e assim por diante.
@Admin ,@Bentinho ,muito obrigada !
Bom dia a todos. Ontem dia 19/10 saiu da bolinha 1 e andou para a bolinha 2 o processo do meu pai. Foi protocolado dia 11/12/2020.
Tardou, mas foi @Diligente. Espero que até o fim do ano o seu processo possa ser aprovado.
@guimoss Bom, se teve alguma prioridade pode ter sido pela idade de 78 anos.
Despachei aqui do RJ dia 06/07 e chegou 18/07 (demorou muito na alfândega brasileira).
Oi pessoal, tudo bem?
Meu processo finalmente foi terminado e a última bolinha ficou verde.
Pelo que entendi, vou receber algum documento em casa?
Caso sim, teria como solicitar via e-mail? porque sei que demoram para chegar, ainda mais que estamos em época de fim de ano.
Obrigada! :)
@Rita Cardoso
É só vc informar todos os dados, como o forista fez abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/306698/#Comment_306698
Seria incluído na planilha e ajudaria aqueles que tb tem dificuldades em mexer nela.
Se puder divulgar, como no exemplo acima, o fórum agradeceria.
So cuidado com dados privados.
Abraços
@Diligente
Um rápido processo para você. Concordo com @raphafcruz que demorou bastante.
Se demorar muito na bola 2, eu sugiro uma ligação para a Linha de Registros.
O melhor horário é às 04:55 da manhã, horário de Brasília.
Boa sorte!
===
@vinisousa4166
Essa é uma boa informação.
Vamos torcer que as coisas andem rápidas para vc.
Abraços
===
@amanda_tf
Primeiramente, meus parabéns pela conquista.
Vc não precisa esperar mais nada.
Pode fazer o pedido pelo assento por email (talvez eles mandem) ou pedir pelo civilonline.
Olhe o guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Estará em menos de 24 horas com você.
O pgto é por cartão internacional Visa.
Vc poderia dar um resumo do seu caso, do envio até a bola 7, com tudo de relevante, como exigências e documentos e da data entre as etapas?
Seria algo de valor para o pessoal que ainda não chegou na bola 7.
Obrigado e mais uma vez, meus parabéns.
Boa tarde, pessoal! Faz quase 8 meses que recebi a senha do processo do pai (78 anos) e nada de sair da bolinha 1. Achei que andaria mais rápido por conta da idade dele mas vejo que não.
@fcarneiro
Creio que devido a quantidade de processos tramitando na CRC Lisboa o tempo de análise seja maior mesmo.
Se você acompanhar a planilha vai perceber que processos de requerentes com idade superior a 76 anos tem recebido despacho (bolinha 6) apenas 12 ou 13 meses depois do envio da senha de consulta.
Se não houve justificativa pela urgência, provavelmente o processo do seu pai seguirá prazo semelhante.
O processo do seu pai está na planilha?
Olá @Bentinho! Será que em 4 meses finalizarão o processo? Aguardemos. Sim, está na planilha.
@fcarneiro
Olha, pelas últimas atualizações, deve ser assim mesmo.
Creio que os processos listados pelos @gbpinheirosilva, @CarlosASP e @Jsilva20 tenham seguido mais ou menos esse padrão.
@JohnA seu processo já foi aprovado ou teve exigência esse mês de outubro?
@ericvinicius seu processo já foi aprovado ou teve exigência esse mês de outubro? (Mary (mãe))
O meu processo foi iniciado em 2021, com o número xxxx/2021, está há mais de um ano na bolinha verde número 1.
O processo é para atribuição de netos de porrtugueses.
@LeoSantos
Meu processo também é de junho/2021, mas está na bolinha número 1 desde então
@Leonardo Fernandes normal, está demorando assim mesmo, o meu também está na primeira bolinha verde.
@Leonardo Fernandes ,
Normal. O meu também está completando 1 ano desde que foi numerado e continua na bolinha 1 verde.
guimoss, obrigada pela ajuda!
Vou tentar resumir o meu processo, add algumas informações que acho importante para quem vai fazer do zero.
Resumo: Processo de Atribuição Nacionalidade - Neto [3 anos e 1 mês]
(os valores de tudo que tenho anotado vou deixar no final)
Infelizmente não tenho mais as datas de cada fase, mas da bolinha 1 para a 4 foi rápido - dez 2020 estava verde na bolinha 4
Não haviam conseguido comprovar a maternidade do meu pai, pois meus avós casaram no Brasil e não havia nenhum registro desse matrimônio em Portugal. Tive que solicitar uma Transcrição de Casamento, bem como os documentos do meu avô (não-português/falecido) para enviar para Lisboa. Não sabia desse detalhe na época - honestamente não lembro disso no site, mas o pessoal aqui do fórum ajudou muito. Enviei um e-mail para a conservatória (bem formal), informando que os documentos estavam a caminho e que eu estava dentro do prazo de atendimento.
Valores de cartório, documentos e etc (do que ainda tenho anotado)
Data: 28/06/2019 | Cartório de Registro Civil 1 / Guarulhos-SP
Data: 09/07/2019 | 6º Tabelião de Notas SP / Bela Vista
Data: 17/09/2019 |DHL - Loja Guarulhos
Data: 19/01/2022 | Registro Civil 1 Sub. Guarulhos-SP
Data: 29/01/2022 | Transcrição de Casamento (Consulado SP Santos)
Detalhes do meu processo:
Não desista do seu processo! Demora, mas acontece!
Agradeço muito todos que me ajudaram :)
@amanda_tf ,
parabéns pela conquista. Vários caminhos levam a Roma, mas o importante é a chegada. Boa sorte para toda família!
@amanda_tf seu relato esta muito bem detalhado, parabéns.
@amanda_tf
Obrigado pelo relato.
Foi sensacional!
===
Posso tirar mais umas dúvidas?
São elas:
1) bem como os documentos do meu avô (não-português/falecido) para enviar para Lisboa.
Vc poderia detalhar esses documentos?
2) Quando a bola 7 ficou verde, vc recebeu o assento por email ou pediu pelo civilonline?
Obrigado e mais uma vez, parabéns!