Bom dia Pessoal, tudo bem ? Se alguém puder ajudar, aproveitando o assunto da TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO para cidadania de Netos. No meu caso, não foi o próprio português quem foi ao cartório registrar o meu pai (no Brasil) e portando, demandará realizar a Transcrição. A dificuldade está que não encontramos a certidão de nascimento da esposa do Português (Brasileira, casou por declaração de idade e informou ser nascida em uma cidade brasileira na própria certidão de casamento, mas não temos o registro de nascimento dela lá, nem cartório, nem batismo em Igrejas). Frente a tudo isto, o processo de cidadania seria inviabilizado ? Somente haveria a saída de tentar a transcrição judicialmente? Se alternativamente, transcrevêssemos a Certidão de Óbito do Português no consultado já seria suficiente? Obrigado.
Já li vários tópicos e muitas páginas deste aqui de atribuição para netos, mas não encontrei nenhum caso que seja igual ao que preciso de ajuda.
Então agradeço antecipadamente a quem puder me auxiliar.
Estou ajudando meu marido a fazer a cidadania portuguesa, a avó materna dele é filha de português e o deferimento do pedido de cidadania dela saiu em 2020. O nome de solteira da avó é Janice Carlos (sobrenome português é Carlos) e o nome de casada é Janice de Bassi. Informações (não sei se são importantes): ela ainda é viva, se divorciou do avô do meu marido que é falecido.
No ano passado saiu o deferimento do pedido de cidadania da minha sogra. Eu imagino que ela tenha transcrito a certidão de casamento da mãe portuguesa. O nome dela de solteira é Joana de Bassi e de casada é Joana de Bassi de Oliveira.
Porém tenho certeza que minha sogra apenas tem o assento da certidão de nascimento (pois quando meu marido nasceu ela era casada, mas depois se divorciou do pai do meu marido, e ela comentou que não iria transcrever o casamento pois teria que posteriormente transcrever o divórcio - que é altamente burocrático e caro, e além disso o pai do meu marido faleceu).
Como ela mesma disse "se eu sou Joana de Bassi, terei que enfrentar uma burocracia enorme para colocar o "de Oliveira" para depois depois ter que remover o "de Oliveira" então deixa só a certidão de nascimento mesmo..."
A questão é que meu marido não fala mais com ela após desentendimentos
Queria saber então se ele consegue a cidadania portuguesa através da avó materna, sem precisar transcrever matrimônio e divórcio da mãe.
Na certidão do meu marido consta como declarante o pai (falecido), o nome da mãe está com o sobrenome do pai "Joana de Bassi de Oliveira". Na certidão consta como avó materna "Janice de Bassi".
Um grande abraço a todos desta fantástica comunidade de mútuo auxílio!
Meu processo de neta (tenho 81 anos) chegou na bolinha 7 vermelha hoje!! Estou muito feliz! Agora é só aguardar o registo para seguir adiante com a transcrição do meu casamento.
vamos aos dados:
dia 27/05/21 recebi o número do processo, entreguei os documentos para advogada no início de maio
dia 15/11/21 bolinha 3 vermelha
dia 01/12/21 bolinha 4 vermelha
dia 12/05/22 bolinha 7 vermelha direto
documentos entregues:
assento de nascimento do avô português de AD;
assento de nascimento da avó portuguesa de AD;
certidão de casamento religioso, ocorrido em 1904, com a firma do padre reconhecida e apostila de Haia. Não encontramos casamento civil;
NÃO fiz a transcrição do casamento por orientação da advogada
Gostaria de perguntar sobre o acompanhamento do processo.
Dei entrada no processo de cidadania para neto em 8 de março de 2021, os documentos chegaram na CRC nessa data via DHL, a partir daí esperei para que as senhas de acompanhamento chegassem sozinhas, mas passaram cerca de um mês e nada. Por isso, enviei um email pedindo a senha e o login, consegui alguns dias depois. E desde então a bolinha verde permanece na posição um. Tenho 59 anos, sei que não tenho prioridade no processo, mas me pergunto se é normal esta passagem de tempo sem mudanças. Ao que pude entender a demora para o processo ocorrer, se não tiver problemas, é de 24 a 29 meses, mas já se passaram um ano e dois meses sem atualizações. Daí pergunto, há algum lugar para se informar se necessário ou se comunicar com a CRC? É normal esse demanda de tempo para qualquer tipo de atualização, principalmente para o registro, sabendo que a primeira fase é mesmo uma das que mais demoram????
Desde já MUITOOO obrigada pelo apoio que essa comunidade me deu na junção dos documentos do meu processo e até agora....
Então por eu já ter o número do processo eu já posso considerar que ele está no mínimo na segunda fase (bolinha dois)? E mesmo que por ventura esteja na três, só apareceriam preenchidas as bolinhas na fase 4? Nossa, não sabia.... Há algum contato por email para saber de caiu em alguma exigência?
Meu processo foi enviado em dezembro/20, sendo numerado em janeiro/21 e ,assim como muitos vizinhos de planilha (com datas próximas), ainda continua na bolinha 1.
Não acredito que seja apenas falta de atualização do sistema. Sou cético, estamos na bolinha 1 e nossos processos sequer foram digitalizados.
Infelizmente os prazos estão se tornando mais elásticos a cada dia, para todas as fases, inclusive na confecção do assento, como todos bem sabem.
Neste momento não há o que fazer, devemos aguardar com resiliência, pois a greve deflagrada pelos notários se avizinha.
@fladoreto , a do neto precisa ser por cópia reprográfica, e, caso se demonstre ilegível, é bom encaminhar cópia em inteiro teor DIGITADA. A do filho do português, precisa sem em inteiro teor DIGITADA.
Pelo descrito a transcrição do casamento será obrigatória.
Eu consideraria que não tendo a certidão de nascimento da brasileira, é o fim da linha. Há quem tente fazer com supressão, mas não tenho grande expectativa de que tenha sucesso. Sem a certidão, é bem difícil conseguir. Pode tentar fazer a transcrição no consulado com supressão da certidão do cônjuge.
Escreva a palavra supressão na caixa de busca (1 palavra só), e veja o que consegue. Ja vi muitos tentando, e só me lembro de um relato de sucesso, não trivial, mas não me lembro dos detalhes. Não faz parte do meu "arsenal de cartas na manga para situações impossíveis".
Parabéns! Você pode fazer as pazes com a tabela então. já está deixando ela pra trás. hehe
Na coluna-R tem uma "contagem regressiva" de quantos dias para receber o assento. Hoje está em 8, amanhã 7, 6, 5. Na semana que vem já deve ter saído.
Tem que ter alguma vantagem em ser idosa, não é mesmo? Então pode olhar todo mundo esperando 6 meses, e o seu saindo em uma semana, e dizer confiante: "Eu fiz por merecer...", e fez mesmo! E vai ser lembrada por isso pelas gerações seguintes.
Na verdade as duas são de inteiro teor só que uma tem que ser reprográfica, e outra de inteiro teor pode ser digitada ou reprográfica.
A do neto (o requerente) tem que ser reprográfica, devido a fraudes que andaram ocorrendo. Eles querem ver todo o teor da certidão pelo original manuscrito como consta no livro. Com todas as anotações feitas na margem da folha manuscritas.
A do filho do português tem que ser de inteiro teor, mas não é tão crítica.
Pode ser digitada (para simplificar a leitura) ou pode ser reprográfica (custa mais caro, pode ter mais erros, etc). Então de praxe se manda uma reprográfica (do neto), e outra digitada (do filho), porque muitos dados se repetem, e o que não lê bem numa, pode ser esclarecido pela outra.
O que muda na sua vida saber desses detalhes? Nada! Mas se falou aqui pra fazer assim faça, porque quem disse sabe o que diz... Hehe
"Não acredito que seja apenas falta de atualização do sistema. Sou cético"
La vai mais um esclarecimento... Não é uma questão de ser cético porque não acredita. É uma questão de entender que quem fez o sistema é português e pensa diferente de você. E o português que usa as bolinhas na conservatória, pensa diferente de quem fez o sistema.
Se você conhece algum português, ou já ouviu anedota de português (quem não ouviu?), sabe que é uma questão cultural. Ele acha normal porque está imerso naquela cultura. Pode chamar "fila" de "bicha" e não vai soar estranho.
Assim é com as bolinhas. Só fica verde quando termina a fase e passa para a próxima. Não basta terminar.
Se você recebeu o NºProcesso, é porque "Foi Registado". O número é a prova disso. Contudo a bolinha-2 continua branca porque ainda não passou para a próxima do ponto de vista de quem lida com elas. Está ali sentadinho na fila esperando a vez.
sim, pode. Eu tinha exatamente o mesmo problema, e solicitei como neta. Minha cidadania já foi aprovada, e estou aguardando o assento de nascimento. No entanto, o seu marido precisa retificar o nome da mãe na certidão de nascimento dele. Para isso, ele precisa ir ao cartório em que foi registrado e apresentar a certidão de casamento dos pais com o divórcio averbado.
Boa tarde, mandei meu pedido de cidadania (neto) para Lisboa. Chegou em 06/04/2022 , mas até agora não recebi senha, login, nada. Há algum e-mail que eu possa pedir informações?
Enviei meus documentos para lisboa, eles vão me manda um e-mail confirmando o recebimento e com esses status do progresso da ciadania? A planilha ajuda em algo?
Comentários
@gandalf obrigado
No meu caso é o
1 - Se o outro cônjuge não era português e o português foi o declarante de sua mãe antes de 1 ano de idade.
Já está tudo certinho
Muito obrigado pela sua atenção
@Leandro_Barbosa
É so procurar... Inclua também uma cópia do assento de casamento nessa lista. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286942/#Comment_286942
Bom dia Pessoal, tudo bem ? Se alguém puder ajudar, aproveitando o assunto da TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO para cidadania de Netos. No meu caso, não foi o próprio português quem foi ao cartório registrar o meu pai (no Brasil) e portando, demandará realizar a Transcrição. A dificuldade está que não encontramos a certidão de nascimento da esposa do Português (Brasileira, casou por declaração de idade e informou ser nascida em uma cidade brasileira na própria certidão de casamento, mas não temos o registro de nascimento dela lá, nem cartório, nem batismo em Igrejas). Frente a tudo isto, o processo de cidadania seria inviabilizado ? Somente haveria a saída de tentar a transcrição judicialmente? Se alternativamente, transcrevêssemos a Certidão de Óbito do Português no consultado já seria suficiente? Obrigado.
Já li vários tópicos e muitas páginas deste aqui de atribuição para netos, mas não encontrei nenhum caso que seja igual ao que preciso de ajuda.
Então agradeço antecipadamente a quem puder me auxiliar.
Estou ajudando meu marido a fazer a cidadania portuguesa, a avó materna dele é filha de português e o deferimento do pedido de cidadania dela saiu em 2020. O nome de solteira da avó é Janice Carlos (sobrenome português é Carlos) e o nome de casada é Janice de Bassi. Informações (não sei se são importantes): ela ainda é viva, se divorciou do avô do meu marido que é falecido.
No ano passado saiu o deferimento do pedido de cidadania da minha sogra. Eu imagino que ela tenha transcrito a certidão de casamento da mãe portuguesa. O nome dela de solteira é Joana de Bassi e de casada é Joana de Bassi de Oliveira.
Porém tenho certeza que minha sogra apenas tem o assento da certidão de nascimento (pois quando meu marido nasceu ela era casada, mas depois se divorciou do pai do meu marido, e ela comentou que não iria transcrever o casamento pois teria que posteriormente transcrever o divórcio - que é altamente burocrático e caro, e além disso o pai do meu marido faleceu).
Como ela mesma disse "se eu sou Joana de Bassi, terei que enfrentar uma burocracia enorme para colocar o "de Oliveira" para depois depois ter que remover o "de Oliveira" então deixa só a certidão de nascimento mesmo..."
A questão é que meu marido não fala mais com ela após desentendimentos
Queria saber então se ele consegue a cidadania portuguesa através da avó materna, sem precisar transcrever matrimônio e divórcio da mãe.
Na certidão do meu marido consta como declarante o pai (falecido), o nome da mãe está com o sobrenome do pai "Joana de Bassi de Oliveira". Na certidão consta como avó materna "Janice de Bassi".
Um grande abraço a todos desta fantástica comunidade de mútuo auxílio!
@carinaoliveira , ele não precisa dela para transcrever o casamento!! Nem homologar o divórcio para a cidadania dele!!
Basta mandar os documentos para um Consulado no Brasil. Santos (se mora em SP ou MS) e Rio (se mora no RJ ou ES).
O processo de filhos leva 6 meses, o de neto, 3 anos!!
Meu processo de neta (tenho 81 anos) chegou na bolinha 7 vermelha hoje!! Estou muito feliz! Agora é só aguardar o registo para seguir adiante com a transcrição do meu casamento.
vamos aos dados:
dia 27/05/21 recebi o número do processo, entreguei os documentos para advogada no início de maio
dia 15/11/21 bolinha 3 vermelha
dia 01/12/21 bolinha 4 vermelha
dia 12/05/22 bolinha 7 vermelha direto
documentos entregues:
assento de nascimento do avô português de AD;
assento de nascimento da avó portuguesa de AD;
certidão de casamento religioso, ocorrido em 1904, com a firma do padre reconhecida e apostila de Haia. Não encontramos casamento civil;
NÃO fiz a transcrição do casamento por orientação da advogada
Alguém por gentileza pode atualizar a planilha para mim? Quando chegar a 7 verde aviso.
agradeço a todos do grupo a troca de informações.
alguém sabe informar o prazo para criação do registro de netos idosos? Não consigo me entender com a tabela
@Mariarb , provavelmente o assento sairá em até 10 dias.
Obrigada, Riscone
Olá Pessoal,
Gostaria de perguntar sobre o acompanhamento do processo.
Dei entrada no processo de cidadania para neto em 8 de março de 2021, os documentos chegaram na CRC nessa data via DHL, a partir daí esperei para que as senhas de acompanhamento chegassem sozinhas, mas passaram cerca de um mês e nada. Por isso, enviei um email pedindo a senha e o login, consegui alguns dias depois. E desde então a bolinha verde permanece na posição um. Tenho 59 anos, sei que não tenho prioridade no processo, mas me pergunto se é normal esta passagem de tempo sem mudanças. Ao que pude entender a demora para o processo ocorrer, se não tiver problemas, é de 24 a 29 meses, mas já se passaram um ano e dois meses sem atualizações. Daí pergunto, há algum lugar para se informar se necessário ou se comunicar com a CRC? É normal esse demanda de tempo para qualquer tipo de atualização, principalmente para o registro, sabendo que a primeira fase é mesmo uma das que mais demoram????
Desde já MUITOOO obrigada pelo apoio que essa comunidade me deu na junção dos documentos do meu processo e até agora....
@grazielasimoesm , na verdade seu processo já passou pela fase 2.
Ocorre que, em muitos casos, as bolinhas ficam coloridas de uma vez só quando o processo chega na fase 4.
Mas tenha em mente que dificilmente seu processo será finalizado em 29 meses, hoje em dia os processos estão demorando, pelo menos, 3 anos.
@Ricosne
Ahh sim, muito obrigada pela resposta.
Então por eu já ter o número do processo eu já posso considerar que ele está no mínimo na segunda fase (bolinha dois)? E mesmo que por ventura esteja na três, só apareceriam preenchidas as bolinhas na fase 4? Nossa, não sabia.... Há algum contato por email para saber de caiu em alguma exigência?
@grazielasimoesm infelizmente está assim.
Meu processo foi enviado em dezembro/20, sendo numerado em janeiro/21 e ,assim como muitos vizinhos de planilha (com datas próximas), ainda continua na bolinha 1.
Não acredito que seja apenas falta de atualização do sistema. Sou cético, estamos na bolinha 1 e nossos processos sequer foram digitalizados.
Infelizmente os prazos estão se tornando mais elásticos a cada dia, para todas as fases, inclusive na confecção do assento, como todos bem sabem.
Neste momento não há o que fazer, devemos aguardar com resiliência, pois a greve deflagrada pelos notários se avizinha.
Olá. Vi que a certidão de nascimento do NETO tem que ser em inteiro teor por cópia reprográfica e a do FILHO ado português inteiro teor digitalizada.
é isso mesmo? Porque essa diferença ?
obrigad
@fladoreto , a do neto precisa ser por cópia reprográfica, e, caso se demonstre ilegível, é bom encaminhar cópia em inteiro teor DIGITADA. A do filho do português, precisa sem em inteiro teor DIGITADA.
@mauriciovico
Pelo descrito a transcrição do casamento será obrigatória.
Eu consideraria que não tendo a certidão de nascimento da brasileira, é o fim da linha. Há quem tente fazer com supressão, mas não tenho grande expectativa de que tenha sucesso. Sem a certidão, é bem difícil conseguir. Pode tentar fazer a transcrição no consulado com supressão da certidão do cônjuge.
Escreva a palavra supressão na caixa de busca (1 palavra só), e veja o que consegue. Ja vi muitos tentando, e só me lembro de um relato de sucesso, não trivial, mas não me lembro dos detalhes. Não faz parte do meu "arsenal de cartas na manga para situações impossíveis".
@Mariarb
"Não consigo me entender com a tabela"
Parabéns! Você pode fazer as pazes com a tabela então. já está deixando ela pra trás. hehe
Na coluna-R tem uma "contagem regressiva" de quantos dias para receber o assento. Hoje está em 8, amanhã 7, 6, 5. Na semana que vem já deve ter saído.
Tem que ter alguma vantagem em ser idosa, não é mesmo? Então pode olhar todo mundo esperando 6 meses, e o seu saindo em uma semana, e dizer confiante: "Eu fiz por merecer...", e fez mesmo! E vai ser lembrada por isso pelas gerações seguintes.
@fladoreto
"é isso mesmo? Porque essa diferença ?"
Sim, é isso mesmo.
Na verdade as duas são de inteiro teor só que uma tem que ser reprográfica, e outra de inteiro teor pode ser digitada ou reprográfica.
A do neto (o requerente) tem que ser reprográfica, devido a fraudes que andaram ocorrendo. Eles querem ver todo o teor da certidão pelo original manuscrito como consta no livro. Com todas as anotações feitas na margem da folha manuscritas.
A do filho do português tem que ser de inteiro teor, mas não é tão crítica.
Pode ser digitada (para simplificar a leitura) ou pode ser reprográfica (custa mais caro, pode ter mais erros, etc). Então de praxe se manda uma reprográfica (do neto), e outra digitada (do filho), porque muitos dados se repetem, e o que não lê bem numa, pode ser esclarecido pela outra.
O que muda na sua vida saber desses detalhes? Nada! Mas se falou aqui pra fazer assim faça, porque quem disse sabe o que diz... Hehe
@antoniocesarpires
"Não acredito que seja apenas falta de atualização do sistema. Sou cético"
La vai mais um esclarecimento... Não é uma questão de ser cético porque não acredita. É uma questão de entender que quem fez o sistema é português e pensa diferente de você. E o português que usa as bolinhas na conservatória, pensa diferente de quem fez o sistema.
Se você conhece algum português, ou já ouviu anedota de português (quem não ouviu?), sabe que é uma questão cultural. Ele acha normal porque está imerso naquela cultura. Pode chamar "fila" de "bicha" e não vai soar estranho.
Assim é com as bolinhas. Só fica verde quando termina a fase e passa para a próxima. Não basta terminar.
Se você recebeu o NºProcesso, é porque "Foi Registado". O número é a prova disso. Contudo a bolinha-2 continua branca porque ainda não passou para a próxima do ponto de vista de quem lida com elas. Está ali sentadinho na fila esperando a vez.
Não há muita explicação lógica que possa ser dada. É outro pensamento, com outra lógica, diferente da sua e da minha. Se quiser se aprofundar, este tópico discute as bolinhas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3
Obrigada, @gandalf Ansiosa pelo momento de deixar esse legado para filhos e netos!
@mauriciovico qual o ano de nascimento da brasileira que não tem certidão?
A conservatória de Porto me respondeu que poderia fazer com suprimento da certidão, tendo as negativas dos cartórios.
Também há opção de tentar o registro tardio da brasileira por via judicial.
@carinaoliveira
sim, pode. Eu tinha exatamente o mesmo problema, e solicitei como neta. Minha cidadania já foi aprovada, e estou aguardando o assento de nascimento. No entanto, o seu marido precisa retificar o nome da mãe na certidão de nascimento dele. Para isso, ele precisa ir ao cartório em que foi registrado e apresentar a certidão de casamento dos pais com o divórcio averbado.
Boa tarde, mandei meu pedido de cidadania (neto) para Lisboa. Chegou em 06/04/2022 , mas até agora não recebi senha, login, nada. Há algum e-mail que eu possa pedir informações?
@PatriciaTeixeira , Lisboa está levando uns 4 meses para mandar o número do processo e a senha de acompanhamento.
@PatriciaTeixeira , o prazo para receber a senha gira em torno de 4 meses,
Com a greve que se iniciará na próxima semana, com grande probabilidade este prazo irá aumentar ainda mais, assim como todos os demais, infelizmente.
Para que você possa alinhar suas expectativas, atualmente o processo até finalizar está levando 3 anos, pelo menos.
@Ricosne Essa greve vai durar quanto tempo? já não basta as férias daqui 1 mês eles ainda querem fazer greve
@JohnA um administrador de um grupo no Facebook falou que em 2017 quando fizeram uma greve parecida durou TRÊS MESES!!!
Bom dia,
Enviei meus documentos para lisboa, eles vão me manda um e-mail confirmando o recebimento e com esses status do progresso da ciadania? A planilha ajuda em algo?