@guimoss Enviei certidão de casamento. Fui conferir, mandei certidões em excesso. Além de nascimento, de casamento das 3 gerações, de óbito de 2 gerações. Todas apostiladas (todos os documentos enviados foram apostilados).
Vou enviar a documentação amanhã, seguindo a dica de enviar por DHL.
Só para confirmar: o endereço é o que consta na parte de explicação do formulário 1D
Conservatório dos Registros Centrais: Rua Rodrigo da Fonseca, 200 - 1099-003 - Lisboa.
Posso fazer um só envio, com a documentação separada em 3 envelopes (minha mãe e duas tias), mesmo elas tendo endereços de morada diferentes? Ou seria melhor fazer um envio para cada?
Há algum procedimento especial ou só chegar no escritório da DHL e entregar o envelope com o endereço? Nunca fiz envio internacional, então fiquei inseguro.
@Amamede , pode colocar os 3 envelopes, cada um com a documentação completa, no envelope de envio da DHL. Não importa que cada uma tenha uma morada.
Para fazer o envio internacional, você tem que apresentar um documento com foto e dar seu CPF. Não tem mistério algum. Pode pagar com cartão de crédito ou débito.
O endereço da CRCentrais está correto.
Para quem ler o post: o prédio da CRCentrais é enorme - abrange os números 198, 200 ou 202.
Gostaria de tirar uma dúvida sobre o melhor caminho para iniciar o processo de cidadania.
Minha bisavó portuguesa nascida em 1909 veio para o Brasil e se casou com o meu bisavô brasileiro. Para que eu consiga a minha cidadania portuguesa como bisneto, o melhor caminho seria "pular" a minha avó e fazer a atribuição da minha mãe como neta, e na sequência a minha atribuição como filho?
Como todos ainda estão vivos (tirando a minha bisavó portuguesa), quando comecei a pesquisar antes da nova lei, o único caminho possível era realizar a atribuição de todos na linha sucessória: minha avó, minha mãe e eu.
É possível seguir com o primeiro caminho que desenhei "pulando" a minha avó? Nesse caso, o primeiro passo seria a transcrição do casamento da minha bisavó portuguesa, na sequencia a atribuição da minha mãe como neta e depois a atribuição da minha cidadania como filho? Esqueci de alguma etapa? (minha mãe não é casada, portanto, não teria transcrição do casamento dela)
@RafaelC amigo, faz a sequencia de filhos. Processo de neto demora de 2 a 3 anos. Atribui sua vó logo, de repente em 1 ano e meio ou menos todos vcs estão como portugueses.
Sim, o nome é de solteira, porque ao final ela vai estar "nascendo" em Portugal. O registo retroage ao nascimento dela. Depois, quando fizer a transcrição do casamento, ela passará a ter o nome de casada.
Sou neto de português e meus avós nasceram e casaram em Portugal antes de virem ao Brasil. Neste caso, preciso apenas adicionar a certidão de casamento deles, ou devo acrescentar a certidão de batismo portuguesa do avÔ e da avó?
Meu pai filho do PORTUGUES já faleceu e não pediu a cidadania. portanto, só posso pedir como neto.
Boas notícias para motivar os colegas aqui do fórum.
Depois de inúmeras incertezas e MUITA ajuda da nossa amiga @Leticialele, @gandalf dentre outros, finalmente o processo de minha mãe suas irmãs (4 processos) foram recebidos em Lisboa e recebi a chave de acesso para acompanhamento.
Agradeço a todos pelo compartilhamento das informações que são essenciais para que todos consigam êxito na busca pela cidadania!
Já fiz a atualização da planilha de acompanhamento cujo link está abaixo:
@gandalf Boa noite. Eu gostaria de inserir os dados do processo da minha mãe na planilha mas não sei mexer com Excel e tenho receio de fazer besteira. Você poderia fazer a gentileza de colocar lá?
Os dados são os seguintes:
Nome: Maria HMM - Idade atual 78 anos (77 quando do protocolo do processo)
Pessoal, meus bisavós casaram em Portugal em 1927 e vieram casados para o Brasil. Meu avô filho do português nasceu aqui no Brasil e já é falecido, para o processo de neta da minha mãe devo mandar a certidão de casamento dos meus bisavós?
Caso positivo, como solicito através do civil on-line? tentei e pede um número de registro que não faço ideia de qual seja rs
Eu já possuo os Assentos de nascimento, pedi através do arquivo distrital e nada fala sobre o casamento. Minha vó casou aos 17 anos, alguma observação a respeito?
Mais uma vez agradeço :)
Caso tenha ficado confuso peço desculpas e redijo/edito novo texto.
@gandalf Obrigada pela gentileza de inserir os dados na planilha. Uma dúvida: o status atual não seria o 3, já que as bolinhas 1 e 2 estão verdes? A mensagem atual é "O seu pedido está pronto para ser verificado."
Exato. Se a bolinha-2 está verde, você já deixou aquela fase, e está na fila da próxima. Sendo de netos, seria fase-3.
Em processo de filhos, muitas vezes pula direto para a bolinha-6 verde. Depende um pouco da Conservatória em que está. Algumas não têm pessoal para ficar atualizando o site de consulta com os estados intermediários.
Na verdade interessa quando o processo é numerado (e recebe a senha), quando aprova ou tem exigência, e quando termina com o assento. O resto é só pra ver que está andando, e acalmar os corações. Na prática gera é mais ansiedade.
queria uma ajuda em alguns pontos para atribuição de netos:
ja tenho assento do avô.
preciso de certidão de nascimento da filha brasileira e do neto com cópia reprografica e apostilada; rg autenticado e apostilado dos dois; antecedentes criminais dos dois; formulário 1d preenchido depois de pago e assinado por autenticidade, certo?
PERGUNTO:
preciso da certidão de casamento da filha do português e do neto q tá solicitando?
a filha do português não conseguirá tirar cidadania, está muito velhinha e doente. Como faz nesse caso? Pode solicitar mesmo assim? Precisa algo nesse sentido?
Bom dia, estou tentando mandar uma mensagem para você no privado mas não consigo. Por favor, poderia mandar uma mensagem privada para mim? muito obrigada!
Quantos processos você vê ali em "3-Consultas"? Apenas 1, na linha 72
Quantos estão marcados como "1-Numerado" já com o número de processo? São 4, sem contar os que foram consertados
Entenda que na planilha é cada pessoa que mantém atualizado, porque somente elas possuem a informação.
A planilha é anterior à consulta online e as bolinhas coloridas. Historicamente eram:
Numeração -> 0-Pendente
Análise -> 1,2,3,4,5 verde ou marrom
Exigência -> 4 laranja
Despacho -> 6 verde
Concluído -> 7 verde
Ainda são os estados que realmente importam, mas a planilha é para as pessoas, e tem que refletir isso. A atual planilha de netos quando começou já existiam as bolinhas, e houve certa pressão de usuários para segui-la. Então, foi ajustada para seguir o estado da consulta online, tendo sido incluído "9-Exigência" e "0-Pendente" já que a fase-1 tem nome parecido mas um sentido bem diferente.
Geralmente as pessoas usam "3-Consultas" quando ela fica marrom por um longo período. "1-Numerado" nunca será visto na consulta online. Ela só ocorre quando entrega pessoalmente no balcão, é numerado na hora pelo funcionário, com a senha enviada depois por e-mail.
Pra mim faz mais sentido estar no status "3", já que as etapas 1 e 2 estão vencidas (verdes) - e é melhor pro meu psicológico rsrsrsrs. Eu só consultava o andamento uma vez por mês, mas depois dessa história da prioridade dos +75 (caso dela) e de ter avançado uma bolinha que seja me levou a olhar quase todo dia rsrsrsrs. Mas ainda não vi nada assim muito evidente da "prioridade" dos mais idosos (no caso dela). Acho que eles pegam por "camadas", já que há vários octogenários que já tiveram sucesso (feliz por eles).
Não esquenta com isso não, é só minha tentativa de compreender e, mais uma vez, muito obrigada pela ajuda.
Ah, ela nem ligava pro assunto (eu que inventei a história) mas agora diz que quer comemorar os 80 em Portugal, como cidadã portuguesa :) .
@gandalf Em tempo: eu coloquei lá na planilha que a última atualização foi em 25/10/2021, pois foi o dia em que a bolinha 2 foi do branco pro verde :). Foi a única movimentação desde a entrega, em 4/2/2021.
certidão de nascimento da filha brasileiraem inteiro teor apostilada,
certidão de nascimento do neto com cópia reprografica e apostilada;
rg autenticado e apostilado dos doisdo neto;
antecedentes criminais dos doisdo neto, impresso do site da PF, com a certificação da PF impressa no verso da folha;
formulário 1D preenchido depois de pago e assinadono cartório diante do tabelião e reconhecidopor autenticidade, certo?
certidão de casamentoem inteiro teor, certificada da filha do português e do neto q tá solicitando
a filha do português não conseguirá tirar cidadania, está muito velhinha e doente. Como faz nesse caso? Pode solicitar mesmo assim? Precisa algo nesse sentido?Não precisa se não quiser. No entanto, seria muito mais rápido se ela pedisse primeiro. A participação dela pessoalmente seria: a) tirar um RG recente; b) ir ao cartório assinar o form-1C certificado por autenticidade, e c) fazer Prova de Vida apostilada nessa mesma ida ao cartório. Mas se você deseja pular a geração dela, ela poderia estar viva ou ter falecido, não importa, mas levará 3 anos para ter sua nacionalidade por art-1D. Levaria 6+6 meses se fizer ambas pelo art-1C.
vai para Lisboa né?se for neta 1D vai para a CRCentrais de Lisboa. Se for filha 1C vai para o ACP.
cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento
transcrição de casamento do avô português se ocorreu no BR ou assento de casamento se ocorreu em PT. Isso será obrigatório se ambos os avós eram portugueses. Pode ser dispensado se um dos avós era brasileiro, e o português foi o declarante da filha brasileira antes de 1 ano.
Mesmo nos casos em que a transcrição acima é dispensada, deve enviar cópia da certidão de casamento inteiro teor certificada para fixar o nome do português. A certidão de batismo só traz o primeiro nome. O apelido (sobrenome) só vai aparecer na certidão de casamento. Pode ser dispensada dependendo de como constam os apelidos do avô e dos pais dele (os bisavós), mas não vale o risco. Só se não tiver como obter a certidão de casamento, ou se tiver divergências graves.
Fazer uma cópia de tudo o que vai no envelope, grampeie e guarde para sua referência. Se for de neto, mande por DHL para
Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa
As fases intermediárias, 2345 são informadas somente no campo Observações. O campo que você alterou é extraído automaticamente. Se você modificar manualmente, toda a coluna se apaga. Por isso você recebeu o pop-up de alerta.
Em operação normal você nunca recebe esses alertas. Somente quando vai inserir uma linha pela primeira vez, pode aceitar com OK. Em todas as outras situações deve abandonar a operação. Os campos que você precisa preencher não têm esse pop-up.
Comentários
@guimoss Enviei certidão de casamento. Fui conferir, mandei certidões em excesso. Além de nascimento, de casamento das 3 gerações, de óbito de 2 gerações. Todas apostiladas (todos os documentos enviados foram apostilados).
Vou enviar a documentação amanhã, seguindo a dica de enviar por DHL.
Só para confirmar: o endereço é o que consta na parte de explicação do formulário 1D
Conservatório dos Registros Centrais: Rua Rodrigo da Fonseca, 200 - 1099-003 - Lisboa.
Posso fazer um só envio, com a documentação separada em 3 envelopes (minha mãe e duas tias), mesmo elas tendo endereços de morada diferentes? Ou seria melhor fazer um envio para cada?
Há algum procedimento especial ou só chegar no escritório da DHL e entregar o envelope com o endereço? Nunca fiz envio internacional, então fiquei inseguro.
@Amamede , pode colocar os 3 envelopes, cada um com a documentação completa, no envelope de envio da DHL. Não importa que cada uma tenha uma morada.
Para fazer o envio internacional, você tem que apresentar um documento com foto e dar seu CPF. Não tem mistério algum. Pode pagar com cartão de crédito ou débito.
O endereço da CRCentrais está correto.
Para quem ler o post: o prédio da CRCentrais é enorme - abrange os números 198, 200 ou 202.
Pessoal, boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida sobre o melhor caminho para iniciar o processo de cidadania.
Minha bisavó portuguesa nascida em 1909 veio para o Brasil e se casou com o meu bisavô brasileiro. Para que eu consiga a minha cidadania portuguesa como bisneto, o melhor caminho seria "pular" a minha avó e fazer a atribuição da minha mãe como neta, e na sequência a minha atribuição como filho?
Como todos ainda estão vivos (tirando a minha bisavó portuguesa), quando comecei a pesquisar antes da nova lei, o único caminho possível era realizar a atribuição de todos na linha sucessória: minha avó, minha mãe e eu.
É possível seguir com o primeiro caminho que desenhei "pulando" a minha avó? Nesse caso, o primeiro passo seria a transcrição do casamento da minha bisavó portuguesa, na sequencia a atribuição da minha mãe como neta e depois a atribuição da minha cidadania como filho? Esqueci de alguma etapa? (minha mãe não é casada, portanto, não teria transcrição do casamento dela)
Agradeço desde já pelo suporte!
@RafaelC amigo, faz a sequencia de filhos. Processo de neto demora de 2 a 3 anos. Atribui sua vó logo, de repente em 1 ano e meio ou menos todos vcs estão como portugueses.
@gandalf
meu processo está na bolinha 3 branca, com o texto "O seu pedido está pronto para ser verificado.".
O nome da minha mãe mudou também. Passou para o nome de solteira.
@vsqjunior
Sim, o nome é de solteira, porque ao final ela vai estar "nascendo" em Portugal. O registo retroage ao nascimento dela. Depois, quando fizer a transcrição do casamento, ela passará a ter o nome de casada.
@apcspereira o avô de seu marido já é falecido?
tem o batismo do filho desse português? Algum documento escolar? Carteira de vacinação? O óbito do português cita o nome dos filhos?
eu verificaria tudo isso antes de dar entrada, pois como já disseram o processo não é garantido nesse caso.
Sou neto de português e meus avós nasceram e casaram em Portugal antes de virem ao Brasil. Neste caso, preciso apenas adicionar a certidão de casamento deles, ou devo acrescentar a certidão de batismo portuguesa do avÔ e da avó?
Meu pai filho do PORTUGUES já faleceu e não pediu a cidadania. portanto, só posso pedir como neto.
@REC1CA , mande a certidão de nascimento de um deles e a certidão de casamento.
Boas notícias para motivar os colegas aqui do fórum.
Depois de inúmeras incertezas e MUITA ajuda da nossa amiga @Leticialele, @gandalf dentre outros, finalmente o processo de minha mãe suas irmãs (4 processos) foram recebidos em Lisboa e recebi a chave de acesso para acompanhamento.
Agradeço a todos pelo compartilhamento das informações que são essenciais para que todos consigam êxito na busca pela cidadania!
Já fiz a atualização da planilha de acompanhamento cujo link está abaixo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0
OBS:
1) Foram 3 meses e 15 dias entre a data de recebimento da documentação (DHL) e o email com o acesso para a consulta.
2) Nenhum dos emails que mandei para conservatoria foi respondido.
@gandalf Boa noite. Eu gostaria de inserir os dados do processo da minha mãe na planilha mas não sei mexer com Excel e tenho receio de fazer besteira. Você poderia fazer a gentileza de colocar lá?
Os dados são os seguintes:
Nome: Maria HMM - Idade atual 78 anos (77 quando do protocolo do processo)
Recebido em Lisboa em 4/2/2021
Senha em 18/2/2021
Número 13xxx/2021
Está na fase 3 (bolinhas 1 e 2 verdes)
Pessoal, meus bisavós casaram em Portugal em 1927 e vieram casados para o Brasil. Meu avô filho do português nasceu aqui no Brasil e já é falecido, para o processo de neta da minha mãe devo mandar a certidão de casamento dos meus bisavós?
Caso positivo, como solicito através do civil on-line? tentei e pede um número de registro que não faço ideia de qual seja rs
Eu já possuo os Assentos de nascimento, pedi através do arquivo distrital e nada fala sobre o casamento. Minha vó casou aos 17 anos, alguma observação a respeito?
Mais uma vez agradeço :)
Caso tenha ficado confuso peço desculpas e redijo/edito novo texto.
@biancanahoum respondido no tópico que você criou
Registo criado apenas dois dias depois da aprovação e processo terminado!
Incrível @Carq !
Vou relatar sua experiência para o meu primo, +78, para ele avaliar se tenta também.
Felicidades, bom e rápido êxitos nos processos subsequentes.
@gandalf Obrigada pela gentileza de inserir os dados na planilha. Uma dúvida: o status atual não seria o 3, já que as bolinhas 1 e 2 estão verdes? A mensagem atual é "O seu pedido está pronto para ser verificado."
@andreamt
Exato. Se a bolinha-2 está verde, você já deixou aquela fase, e está na fila da próxima. Sendo de netos, seria fase-3.
Em processo de filhos, muitas vezes pula direto para a bolinha-6 verde. Depende um pouco da Conservatória em que está. Algumas não têm pessoal para ficar atualizando o site de consulta com os estados intermediários.
Na verdade interessa quando o processo é numerado (e recebe a senha), quando aprova ou tem exigência, e quando termina com o assento. O resto é só pra ver que está andando, e acalmar os corações. Na prática gera é mais ansiedade.
@gandalf
Obrigada. Eu perguntei pq na planilha vc colocou o status como “2 - Numerado”.
Olá, pessoal! Boa noite.
queria uma ajuda em alguns pontos para atribuição de netos:
PERGUNTO:
obrigada
@Leticialele
Bom dia, estou tentando mandar uma mensagem para você no privado mas não consigo. Por favor, poderia mandar uma mensagem privada para mim? muito obrigada!
@Rosebenicá , já mandei
@andreamt
Eu apenas preenchi, seguindo a tendência.
Entenda que na planilha é cada pessoa que mantém atualizado, porque somente elas possuem a informação.
A planilha é anterior à consulta online e as bolinhas coloridas. Historicamente eram:
Ainda são os estados que realmente importam, mas a planilha é para as pessoas, e tem que refletir isso. A atual planilha de netos quando começou já existiam as bolinhas, e houve certa pressão de usuários para segui-la. Então, foi ajustada para seguir o estado da consulta online, tendo sido incluído "9-Exigência" e "0-Pendente" já que a fase-1 tem nome parecido mas um sentido bem diferente.
Geralmente as pessoas usam "3-Consultas" quando ela fica marrom por um longo período. "1-Numerado" nunca será visto na consulta online. Ela só ocorre quando entrega pessoalmente no balcão, é numerado na hora pelo funcionário, com a senha enviada depois por e-mail.
Faz sentido agora? :-)
@gandalf Obrigada.
Pra mim faz mais sentido estar no status "3", já que as etapas 1 e 2 estão vencidas (verdes) - e é melhor pro meu psicológico rsrsrsrs. Eu só consultava o andamento uma vez por mês, mas depois dessa história da prioridade dos +75 (caso dela) e de ter avançado uma bolinha que seja me levou a olhar quase todo dia rsrsrsrs. Mas ainda não vi nada assim muito evidente da "prioridade" dos mais idosos (no caso dela). Acho que eles pegam por "camadas", já que há vários octogenários que já tiveram sucesso (feliz por eles).
Não esquenta com isso não, é só minha tentativa de compreender e, mais uma vez, muito obrigada pela ajuda.
Ah, ela nem ligava pro assunto (eu que inventei a história) mas agora diz que quer comemorar os 80 em Portugal, como cidadã portuguesa :) .
Bom fim de semana.
@gandalf Em tempo: eu coloquei lá na planilha que a última atualização foi em 25/10/2021, pois foi o dia em que a bolinha 2 foi do branco pro verde :). Foi a única movimentação desde a entrega, em 4/2/2021.
@tmoriani
dos doisdo neto;dos doisdo neto, impresso do site da PF, com a certificação da PF impressa no verso da folha;o pagamento se faz com cartão de qualquer pessoa, pelo celular (cartão virtual ou Nubank). Cada modalidade tem um link diferente. neto: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento
transcrição de casamento do avô português se ocorreu no BR ou assento de casamento se ocorreu em PT. Isso será obrigatório se ambos os avós eram portugueses. Pode ser dispensado se um dos avós era brasileiro, e o português foi o declarante da filha brasileira antes de 1 ano.
Mesmo nos casos em que a transcrição acima é dispensada, deve enviar cópia da certidão de casamento inteiro teor certificada para fixar o nome do português. A certidão de batismo só traz o primeiro nome. O apelido (sobrenome) só vai aparecer na certidão de casamento. Pode ser dispensada dependendo de como constam os apelidos do avô e dos pais dele (os bisavós), mas não vale o risco. Só se não tiver como obter a certidão de casamento, ou se tiver divergências graves.
Fazer uma cópia de tudo o que vai no envelope, grampeie e guarde para sua referência. Se for de neto, mande por DHL para
Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa
@andreamt
As fases intermediárias, 2345 são informadas somente no campo Observações. O campo que você alterou é extraído automaticamente. Se você modificar manualmente, toda a coluna se apaga. Por isso você recebeu o pop-up de alerta.
Em operação normal você nunca recebe esses alertas. Somente quando vai inserir uma linha pela primeira vez, pode aceitar com OK. Em todas as outras situações deve abandonar a operação. Os campos que você precisa preencher não têm esse pop-up.
@gandalf
obrigada!
(eu sou mesmo muito anta em planilhas kkk)
@gandalf
meu processo acabou de mudar. Agora está na fase três marrom. estão de fato mexendo nestes processos de idosos.
@vsqjunior
Maravilha. Se tiver o Despacho de aprovação ainda em Novembro, deve receber o assento de presente de natal. :-)
@andreamt
Só não fique inibia de tentar mexer na planilha. É assim que se aprende.