Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1233234236238239648

Comentários

  • editado June 2021

    Obrigada a todos pela ajuda!!!

  • @gsilvestre pelo que consegui apurar, está valendo mais a pena realizar a transcrição do casamento no Consulado, já que o tempo para finalizar o processo é de 30 a 60 dias.

    Ponta Delgado me enviou a seguinte resposta:

    "-Devido ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória não temos prazo para conclusão do processo, poderá demorar meses."

  • @lucasnc19 PD tem mantido os prazos, conforme relatos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest

    Por Consulado, compensa fazer por Santos (se mora em MS ou SP) ou RJ (se mora RJ ou ES). Também há relatos de que a Embaixada em Brasília faz a transcrição na hora, mediante agendamento, se você morar na área atendida pela Secção Consular da Embaixada.

  • Pessoal, o registo de meu pai saiu hoje!Papai é português!!! Agradeço imensamente aos moderadores e aos demais foristas...foram de extrema ajuda no processo... obrigadão!!!!

  • editado June 2021

    @Juliana Valente , o ideal, neste caso, seria a mãe fazer a nacionalidade. Mais rápido e garantido. Se ela fizer sozinha, sem consultoria especializada, creio que vale um pequeno sacrifício financeiro.

    Se ela não era casada, quando fosse fazer a transcrição dos filhos, bastaria fazer uma declaração para cada um, afirmando, sob as penas da lei, não ser casada com o pai das crianças.

    Dependendo da situação dos avós, terá que transcrever o casamento deles.

  • Parabéns @arthur bahiense!!! Comemorem bastante e agora é seguir com o seu processo!

  • @Leticialele


    Entendo Letícia, mas não é uma opção para ela este custo, infelizmente.

    Existe algum impedimento para esse procedimento?


    essa observação seria no caso de iniciar pela nacionalidade da mãe, correto?:

    Se ela não era casada, quando fosse fazer a transcrição dos filhos, bastaria fazer uma declaração para cada um, afirmando, sob as penas da lei, não ser casada com o pai das crianças.


    Mas considerando que fazer a da mãe por ora não é uma possibilidade, como eu poderia tratar no caso?

  • O casamento dos avós já está transcrito, tudo atualizado recentemente.

  • editado June 2021

    Considerando que os filhos consigam a nacionalidade portuguesa por ora, e no futuro a mãe podendo dispender dos valores para pagar para obter a própria nacionalidade, não há impedimento para que ela inicie o processo certo?

  • @Leticia54

    Quanto a afirmação:

    o ideal, neste caso, seria a mãe fazer a nacionalidade. Mais rápido e garantido.

    Há algum motivo para considerar que entrando através do pedido de neto com a mãe ainda viva não seja garantido o deferimento do pedido?

  • @Juliana Valente , no processo de neto, pode haver oposição do Ministério Público português, no de filhos, não. O processo de netos dura de 24 a 30 meses, e só é feito em Lisboa; o de filho, 6 meses pelo Arquivo Central do Porto.

    Não vejo impedimento de a mãe fazer a nacionalidade posteriormente, mas, acho que, como os filhos são menores, haveria tempo para que ela se programasse financeiramente .

    Mas cada pessoa é livre para fazer o que considera mais conveniente para si! Aqui, me limito a emitir minha opinião.

  • entendi @Leticialele


    agradeço d+++++++ sua atenção, muito obrigada!!!!

  • Boa tarde pessoal,

    Cometi um erro ao pagar o formulário com cartão. Paguei por 1C ao invés do 1D e o comprovante está no topo do 1C.

    Será que se eu preencher um outro 1D e anexar somente a parte do 1C que consta o pagamento com um grampo e enviar terei problema?

    Já aconteceu algo parecido com alguém aqui?

  • @FMassa

    Não estou dizendo que você está errado. Só que não dá pra afirmar.

    Não há nenhum processo na planilha aprovado em Janeiro. No entanto eu acredito que o seu registo deve sair antes do final de Junho. Mas se você olhasse 1 ou 2 meses atrás, processos estavam recebendo o assento em 60-90-150 dias. Só depois que eu restringi somente para processos registados nos últimos 90 dias é que passou para 100-150.

    Dado o volume atual, pode passar para 180 dias de um momento para o outro, num mês. É nesse sentido que eu disse que não dá pra afirmar. Existe um backlog muito grande, e as coisas não estão seguindo um fluxo normal e ordenado. Alguém vai lá, toma uma pilha, e processa. O que estava na pilha+1, ficou pra ser feito no próximo lote.

  • @anabiamattos

    Sim, pode fazer um form-1D padrão e certifique por autenticidade. Faça uma pequena carta explicando o engano e não terá problemas. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-333

  • Boa Tarde Pessoal!

    Sou de São Paulo e enviei toda a documentação para a Conservatória em Lisboa, pela DHL.

    Pelo rastreamento dos documentos, foram entregues ontem (31/05/2021).

    Aguém pode, por favor, me orientar quais são os próximos passos?

    Quanto tempo tem demorado para a Conservatória me retornar?

    Desde já, muito obrigado!

  • FMassaFMassa Member

    @gandalf Sim, te entendo. Bem, espero que saia o quanto antes..

    Agora, será que vale ligar para lá a saber como esta o andamento?

  • @Saraiva

    Tipicamente em 15-20 dias eles lhe mandarão a chave de acesso online. Mas o processo demora 2,5 anos, e mudanças significativas dificilmente acontecerão antes de 1 ano.

  • editado June 2021

    @FMassa

    Não ligue na Conservatória. Atrasa o serviço e não atendem ao telefone.

    Se quiser ligar pra perguntar algo, existe o serviço da Linha de Registos pra isso, mas demora 90 minutos na espera. Não se afobe. Sairá em breve.

    A propósito, o pai do Arthur Bahiense acaba de destruir todo o seu método de previsão. Hehe

  • @gandalf Muito Obrigada!

  • @gandalf Muito Obrigado!

  • editado June 2021

    @arthur bahiense

    Parabéns ao seu pai e a você pela conquista.

    Houve pedido de urgência no processo de seu pai? Você mencionou algo sobre ele ser octogenário? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247005/#Comment_247005

    127 dias para o assento, na CRCentrais, é mesmo impressionante. Tapete vermelho.

  • @anabiamattos Boa noite!

    Isto aconteceu comigo também.

    Preencher o Modelo 1D normalmente e Reconhecer em Cartório a sua assinatura por autenticidade.

    Imprimir o Comprovante do Pagamento via Cartão de Crédito, que você recebeu por e-mail, e envia-lo junto com o seu Processo.

  • @Leticialele @gandalf , meus documentos foram enviados hoje via DHL para Lisboa. Obrigada por toda ajuda durante este processo. Agora é só aguardar pacientemente e esperar que tudo dê certo! Assim que receber a confirmação do recebimento pela conservatória, colocarei minhas informações na planilha.

  • editado June 2021

    @raphafcruz @gandalf Obrigado, Srs.!!! Meu pai ficou muito feliz quando o informei...me mandou um link com o hino português, rememorou a trajetória dos avós... muito bom mesmo... quanto a pedido de urgência, não houve...simplesmente andou rápido... acho, realmente, que por causa da idade, inclusive ele fez 82 anos há poucos dias, logo depois foi aprovado e agora saiu o assento...sensacional...

  • Parabéns, @arthur bahiense !! Bateu recorde!!

    Agora, mande logo seu processo para o ACP!!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Valeu, moça!!!!!! Já pedindo os documentos pra dar entrada!!!!

  • julbrajulbra Member

    @arthur bahiense, tem que comemorar essa celeridade com um bom vinho português. O processo do meu pai entrou no 27º mês de espera.

  • julbrajulbra Member

    @Saraiva, o próximo passo é esperar. Parece que as coisas estão andando bem mais rápidas para quem deu entrada no processo após a alteração na lei. Pra vc ter uma ideia, meu pai recebeu a chave de acesso um ano depois de darmos entrada no processo. Lá se vão 27 meses. Paciência!

  • Bom dia a todos!

    Faz um tempo que não apareço aqui. Quando estava com toda a documentação para envio, tentei fazer a transcrição do casamento dos avôs e o consulado do RJ apresentou algumas divergências nas certidões. Algumas estão em processo de retificação, e outra eu não sei o que fazer, e queria a ajuda de vocês! Segue o caso:

    Na certidão de batismo portuguesa o nome da mãe do português está Maria da Conceição Amaral.

    Na certidão de casamento do português o nome da mãe está Maria do Amaral Fontinha

    O nome Fontinha vem do seu marido, que se chama Antônio Rodrigues Fontinha. A questão é que encontrei a certidão de batismo da Maria do Amaral, e não consta nenhum casamento. Já busquei em sites e também não encontrei sua certidão de casamento no Brasil. Em diversas certidões de óbito, nascimento de filhos aqui no Brasil, ela mudava os sobrenomes, colocava o sobrenome da mãe, etc... Ou seja, acredito que ela não tenha casado.

    O que me sugerem nesse caso? Eles estão alegando o erro no sobrenome que não posso corrigir porque não encontro sua certidão de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.