@gsilvestre pelo que consegui apurar, está valendo mais a pena realizar a transcrição do casamento no Consulado, já que o tempo para finalizar o processo é de 30 a 60 dias.
Ponta Delgado me enviou a seguinte resposta:
"-Devido ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória não temos prazo para conclusão do processo, poderá demorar meses."
Por Consulado, compensa fazer por Santos (se mora em MS ou SP) ou RJ (se mora RJ ou ES). Também há relatos de que a Embaixada em Brasília faz a transcrição na hora, mediante agendamento, se você morar na área atendida pela Secção Consular da Embaixada.
Pessoal, o registo de meu pai saiu hoje!Papai é português!!! Agradeço imensamente aos moderadores e aos demais foristas...foram de extrema ajuda no processo... obrigadão!!!!
@Juliana Valente , o ideal, neste caso, seria a mãe fazer a nacionalidade. Mais rápido e garantido. Se ela fizer sozinha, sem consultoria especializada, creio que vale um pequeno sacrifício financeiro.
Se ela não era casada, quando fosse fazer a transcrição dos filhos, bastaria fazer uma declaração para cada um, afirmando, sob as penas da lei, não ser casada com o pai das crianças.
Dependendo da situação dos avós, terá que transcrever o casamento deles.
Entendo Letícia, mas não é uma opção para ela este custo, infelizmente.
Existe algum impedimento para esse procedimento?
essa observação seria no caso de iniciar pela nacionalidade da mãe, correto?:
Se ela não era casada, quando fosse fazer a transcrição dos filhos, bastaria fazer uma declaração para cada um, afirmando, sob as penas da lei, não ser casada com o pai das crianças.
Mas considerando que fazer a da mãe por ora não é uma possibilidade, como eu poderia tratar no caso?
Considerando que os filhos consigam a nacionalidade portuguesa por ora, e no futuro a mãe podendo dispender dos valores para pagar para obter a própria nacionalidade, não há impedimento para que ela inicie o processo certo?
@Juliana Valente , no processo de neto, pode haver oposição do Ministério Público português, no de filhos, não. O processo de netos dura de 24 a 30 meses, e só é feito em Lisboa; o de filho, 6 meses pelo Arquivo Central do Porto.
Não vejo impedimento de a mãe fazer a nacionalidade posteriormente, mas, acho que, como os filhos são menores, haveria tempo para que ela se programasse financeiramente .
Mas cada pessoa é livre para fazer o que considera mais conveniente para si! Aqui, me limito a emitir minha opinião.
Não estou dizendo que você está errado. Só que não dá pra afirmar.
Não há nenhum processo na planilha aprovado em Janeiro. No entanto eu acredito que o seu registo deve sair antes do final de Junho. Mas se você olhasse 1 ou 2 meses atrás, processos estavam recebendo o assento em 60-90-150 dias. Só depois que eu restringi somente para processos registados nos últimos 90 dias é que passou para 100-150.
Dado o volume atual, pode passar para 180 dias de um momento para o outro, num mês. É nesse sentido que eu disse que não dá pra afirmar. Existe um backlog muito grande, e as coisas não estão seguindo um fluxo normal e ordenado. Alguém vai lá, toma uma pilha, e processa. O que estava na pilha+1, ficou pra ser feito no próximo lote.
Tipicamente em 15-20 dias eles lhe mandarão a chave de acesso online. Mas o processo demora 2,5 anos, e mudanças significativas dificilmente acontecerão antes de 1 ano.
@Leticialele@gandalf , meus documentos foram enviados hoje via DHL para Lisboa. Obrigada por toda ajuda durante este processo. Agora é só aguardar pacientemente e esperar que tudo dê certo! Assim que receber a confirmação do recebimento pela conservatória, colocarei minhas informações na planilha.
@raphafcruz@gandalf Obrigado, Srs.!!! Meu pai ficou muito feliz quando o informei...me mandou um link com o hino português, rememorou a trajetória dos avós... muito bom mesmo... quanto a pedido de urgência, não houve...simplesmente andou rápido... acho, realmente, que por causa da idade, inclusive ele fez 82 anos há poucos dias, logo depois foi aprovado e agora saiu o assento...sensacional...
@Saraiva, o próximo passo é esperar. Parece que as coisas estão andando bem mais rápidas para quem deu entrada no processo após a alteração na lei. Pra vc ter uma ideia, meu pai recebeu a chave de acesso um ano depois de darmos entrada no processo. Lá se vão 27 meses. Paciência!
Faz um tempo que não apareço aqui. Quando estava com toda a documentação para envio, tentei fazer a transcrição do casamento dos avôs e o consulado do RJ apresentou algumas divergências nas certidões. Algumas estão em processo de retificação, e outra eu não sei o que fazer, e queria a ajuda de vocês! Segue o caso:
Na certidão de batismo portuguesa o nome da mãe do português está Maria da Conceição Amaral.
Na certidão de casamento do português o nome da mãe está Maria do Amaral Fontinha
O nome Fontinha vem do seu marido, que se chama Antônio Rodrigues Fontinha. A questão é que encontrei a certidão de batismo da Maria do Amaral, e não consta nenhum casamento. Já busquei em sites e também não encontrei sua certidão de casamento no Brasil. Em diversas certidões de óbito, nascimento de filhos aqui no Brasil, ela mudava os sobrenomes, colocava o sobrenome da mãe, etc... Ou seja, acredito que ela não tenha casado.
O que me sugerem nesse caso? Eles estão alegando o erro no sobrenome que não posso corrigir porque não encontro sua certidão de casamento.
Comentários
Obrigada a todos pela ajuda!!!
@gsilvestre pelo que consegui apurar, está valendo mais a pena realizar a transcrição do casamento no Consulado, já que o tempo para finalizar o processo é de 30 a 60 dias.
Ponta Delgado me enviou a seguinte resposta:
"-Devido ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória não temos prazo para conclusão do processo, poderá demorar meses."
@lucasnc19 PD tem mantido os prazos, conforme relatos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
Por Consulado, compensa fazer por Santos (se mora em MS ou SP) ou RJ (se mora RJ ou ES). Também há relatos de que a Embaixada em Brasília faz a transcrição na hora, mediante agendamento, se você morar na área atendida pela Secção Consular da Embaixada.
Pessoal, o registo de meu pai saiu hoje!Papai é português!!! Agradeço imensamente aos moderadores e aos demais foristas...foram de extrema ajuda no processo... obrigadão!!!!
@Juliana Valente , o ideal, neste caso, seria a mãe fazer a nacionalidade. Mais rápido e garantido. Se ela fizer sozinha, sem consultoria especializada, creio que vale um pequeno sacrifício financeiro.
Dependendo da situação dos avós, terá que transcrever o casamento deles.
Parabéns @arthur bahiense!!! Comemorem bastante e agora é seguir com o seu processo!
@Leticialele
Entendo Letícia, mas não é uma opção para ela este custo, infelizmente.
Existe algum impedimento para esse procedimento?
essa observação seria no caso de iniciar pela nacionalidade da mãe, correto?:
Mas considerando que fazer a da mãe por ora não é uma possibilidade, como eu poderia tratar no caso?
O casamento dos avós já está transcrito, tudo atualizado recentemente.
Considerando que os filhos consigam a nacionalidade portuguesa por ora, e no futuro a mãe podendo dispender dos valores para pagar para obter a própria nacionalidade, não há impedimento para que ela inicie o processo certo?
@Leticia54
Quanto a afirmação:
o ideal, neste caso, seria a mãe fazer a nacionalidade. Mais rápido e garantido.
Há algum motivo para considerar que entrando através do pedido de neto com a mãe ainda viva não seja garantido o deferimento do pedido?
@Juliana Valente , no processo de neto, pode haver oposição do Ministério Público português, no de filhos, não. O processo de netos dura de 24 a 30 meses, e só é feito em Lisboa; o de filho, 6 meses pelo Arquivo Central do Porto.
Não vejo impedimento de a mãe fazer a nacionalidade posteriormente, mas, acho que, como os filhos são menores, haveria tempo para que ela se programasse financeiramente .
Mas cada pessoa é livre para fazer o que considera mais conveniente para si! Aqui, me limito a emitir minha opinião.
entendi @Leticialele
agradeço d+++++++ sua atenção, muito obrigada!!!!
Boa tarde pessoal,
Cometi um erro ao pagar o formulário com cartão. Paguei por 1C ao invés do 1D e o comprovante está no topo do 1C.
Será que se eu preencher um outro 1D e anexar somente a parte do 1C que consta o pagamento com um grampo e enviar terei problema?
Já aconteceu algo parecido com alguém aqui?
@FMassa
Não estou dizendo que você está errado. Só que não dá pra afirmar.
Não há nenhum processo na planilha aprovado em Janeiro. No entanto eu acredito que o seu registo deve sair antes do final de Junho. Mas se você olhasse 1 ou 2 meses atrás, processos estavam recebendo o assento em 60-90-150 dias. Só depois que eu restringi somente para processos registados nos últimos 90 dias é que passou para 100-150.
Dado o volume atual, pode passar para 180 dias de um momento para o outro, num mês. É nesse sentido que eu disse que não dá pra afirmar. Existe um backlog muito grande, e as coisas não estão seguindo um fluxo normal e ordenado. Alguém vai lá, toma uma pilha, e processa. O que estava na pilha+1, ficou pra ser feito no próximo lote.
@anabiamattos
Sim, pode fazer um form-1D padrão e certifique por autenticidade. Faça uma pequena carta explicando o engano e não terá problemas. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-333
Boa Tarde Pessoal!
Sou de São Paulo e enviei toda a documentação para a Conservatória em Lisboa, pela DHL.
Pelo rastreamento dos documentos, foram entregues ontem (31/05/2021).
Aguém pode, por favor, me orientar quais são os próximos passos?
Quanto tempo tem demorado para a Conservatória me retornar?
Desde já, muito obrigado!
@gandalf Sim, te entendo. Bem, espero que saia o quanto antes..
Agora, será que vale ligar para lá a saber como esta o andamento?
@Saraiva
Tipicamente em 15-20 dias eles lhe mandarão a chave de acesso online. Mas o processo demora 2,5 anos, e mudanças significativas dificilmente acontecerão antes de 1 ano.
@FMassa
Não ligue na Conservatória. Atrasa o serviço e não atendem ao telefone.
Se quiser ligar pra perguntar algo, existe o serviço da Linha de Registos pra isso, mas demora 90 minutos na espera. Não se afobe. Sairá em breve.
A propósito, o pai do Arthur Bahiense acaba de destruir todo o seu método de previsão. Hehe
@gandalf Muito Obrigada!
@gandalf Muito Obrigado!
@arthur bahiense
Parabéns ao seu pai e a você pela conquista.
Houve pedido de urgência no processo de seu pai? Você mencionou algo sobre ele ser octogenário? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247005/#Comment_247005
127 dias para o assento, na CRCentrais, é mesmo impressionante. Tapete vermelho.
@anabiamattos Boa noite!
Isto aconteceu comigo também.
Preencher o Modelo 1D normalmente e Reconhecer em Cartório a sua assinatura por autenticidade.
Imprimir o Comprovante do Pagamento via Cartão de Crédito, que você recebeu por e-mail, e envia-lo junto com o seu Processo.
@Leticialele @gandalf , meus documentos foram enviados hoje via DHL para Lisboa. Obrigada por toda ajuda durante este processo. Agora é só aguardar pacientemente e esperar que tudo dê certo! Assim que receber a confirmação do recebimento pela conservatória, colocarei minhas informações na planilha.
@raphafcruz @gandalf Obrigado, Srs.!!! Meu pai ficou muito feliz quando o informei...me mandou um link com o hino português, rememorou a trajetória dos avós... muito bom mesmo... quanto a pedido de urgência, não houve...simplesmente andou rápido... acho, realmente, que por causa da idade, inclusive ele fez 82 anos há poucos dias, logo depois foi aprovado e agora saiu o assento...sensacional...
Parabéns, @arthur bahiense !! Bateu recorde!!
Agora, mande logo seu processo para o ACP!!
Boa sorte!!
@Leticialele Valeu, moça!!!!!! Já pedindo os documentos pra dar entrada!!!!
@arthur bahiense, tem que comemorar essa celeridade com um bom vinho português. O processo do meu pai entrou no 27º mês de espera.
@Saraiva, o próximo passo é esperar. Parece que as coisas estão andando bem mais rápidas para quem deu entrada no processo após a alteração na lei. Pra vc ter uma ideia, meu pai recebeu a chave de acesso um ano depois de darmos entrada no processo. Lá se vão 27 meses. Paciência!
Bom dia a todos!
Faz um tempo que não apareço aqui. Quando estava com toda a documentação para envio, tentei fazer a transcrição do casamento dos avôs e o consulado do RJ apresentou algumas divergências nas certidões. Algumas estão em processo de retificação, e outra eu não sei o que fazer, e queria a ajuda de vocês! Segue o caso:
Na certidão de batismo portuguesa o nome da mãe do português está Maria da Conceição Amaral.
Na certidão de casamento do português o nome da mãe está Maria do Amaral Fontinha
O nome Fontinha vem do seu marido, que se chama Antônio Rodrigues Fontinha. A questão é que encontrei a certidão de batismo da Maria do Amaral, e não consta nenhum casamento. Já busquei em sites e também não encontrei sua certidão de casamento no Brasil. Em diversas certidões de óbito, nascimento de filhos aqui no Brasil, ela mudava os sobrenomes, colocava o sobrenome da mãe, etc... Ou seja, acredito que ela não tenha casado.
O que me sugerem nesse caso? Eles estão alegando o erro no sobrenome que não posso corrigir porque não encontro sua certidão de casamento.