Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1208209211213214661

Comentários

  • Pessoal do fórum. Queria avisar a quem fez vale postal recente!!

    Fiz um dia 1/04/2020, e enviei meu processo, e ele chegou lá dia 05/04/2020. Ontem recebi um email da contabilidade da CRC, informando q o vale não está disponível, fiquei intrigada pq tem quase 20 dias né! fui no correio e bem eles constataram que está como enviando (não chegou) e achou estranho abriu um protocolo para averiguar. Hoje recebi um e-mail da contabilidade falando que vão ampliar o prazo de pagamento, pq está sendo um problema geral do vale, falou que os correios estão com problemas nas remessas. Quem não puder pagar no cartão, esperem um tempo para fazer o vale. Trago notícias em breve.

  • @CintiaHS , se casaram em Portugal, não tem que transcrever o casamento! Só precisaria transcrever se o casamento tivesse ocorrido no Brasil.

    Mas tem que mandar a certidão de casamento portuguesa.

  • @CintiaHS

    É seu direito tentar se quiser. É o seu processo. Só não diga que não sabia.

    Os conservadores não têm confiança no sistema americano, porque tem um notário por metro quadrado. Qualquer cidadão pode ser um notário, e isso gera fraudes. A certificação do Sec. of State confirma só que quem certificou é um notário, mas não atesta a idoneidade dele.

    Também não confiam nas certidões de Goiás, e a maioria cai em exigência em virtude histórico de fraudes, de acordo com o critério deles.

    1. O número 90% foi um eufemismo, não uma medida exata.
    2. Autenticações feitas por um oficial português não precisam ser apostiladas.
    3. Você não consegue fazer no notário a autenticação do passaporte com múltiplas páginas. Somente no consulado, onde eles fazem múltiplas páginas, prendem todas com um rebite, põem um selo em cima, carimba em relevo, e assinam sobre o selo. O cônsul sabe como fazer.


  • Olá pessoal,

    Essa é minha primeira mensagem!!

    Em outubro de 2018 dei entrada no processo de cidadania de minha mãe, neta de portugueses. Como muitos de vocês, esperei incansavelmente pela mudança da bolinha que se encontrava no nível 4 por meses, muitos meses. Fiquei uns 10 dias sem consultar o site e hoje, ao acessar, para minha felicidade, o processo estava concluído!

    Tenham paciência que tudo vai dar certo!! Boa sorte!!

  • @Eliane Mendes Parabéns!

    A última bolinha (7) já está verde?

  • @Ricosne

    Sim, todas as bolinhas, 1 à 7 verdes!!

  • @Eliane Mendes, exelente!

    Parabéns mais uma ve!!!

  • @Eliane Mendes ...

    Felicitações pela conclusão do processo de sua Mãe...!!!

  • @Eliane Mendes

    Meus parabens!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @CintiaHS

    O casamento em portugal se encontra no arquivo distrital?

    Se for o caso, vc pode averba-lo sem custos, mandando as imagens do casamento e batismos da torre do tombo para o arquivo distrital e pedir a inclusao do casamento no batismo de ambos os nubentes.

    Boa sorte!

  • Olá @guimoss e @Leticialele , obrigada pelas informações.

    Estava pensando em pedir a certidão de casamento de meus avós Portugueses na Conservatória do Registro Civil, onde também adquiri a certidão de nascimento de meu avô. Pode ser?

    Neste caso, preciso também da certidão de nascimento de ambos avós ou somente do meu avô jé é o suficiente?

    Obrigada.

  • Obrigada pela dica, @gandalf .

    Vou entrar em contato imediatamente com o Consulado de Portugal para pediar a cópia autenticada. 

  • @Leticialele , mais uma vez muito obrigado! No meu caso eu já havia feito a transcrição do casamento dos meus Avós... Então somente iria precisar destes documentos abaixo, so retificando que ao inves da certidão do meu pai seria da minha correto? Desde já lhe agradeço imensamente pelo seu tempo.

    Certidão de nascimento, inteiro teor, de seu pai, apostilada; Seria da minha mãe que é filha de Portuguesa? certo?

    Certidão de nascimento do Requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada

    Cópia autenticada e apostilada do RG (ou passaporte que contenha filiação), do Requerentei, emitido há menos de 10 anos;

    Certidão de antecedentes criminais, obtida no site da PF, impressa na frente e com a validação no verso . Os dois links estão na mesma página http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais/antecedentes-criminais-1

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE no Cartório;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito (use o virtual do app do seu Banco ou algum tipo Nubank) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Pagando com cartão de crédito, depois de confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1D com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir conforme citado acima. Imprima o email que encaminha o formulário e mande junto.

    Junte tudo em um envelope, envie, por DHL (mais rápida e mais segura) , para a Conservatória de Registos Centrais - Lisboa.

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Depois, basta aguardar.

    Dúvidas, volte aqui e pergunte.

  • @Renato Stefano , exato!

    Se é a sua mãe a filha dos portugueses, é a certidão inteiro teor, apostilada, dela que você vai mandar.

    A sua certidão, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • editado April 2021

    @Leticialele vai ser a última pergunta, rsrs... Quanto a certidão da minha avó, eu preciso enviar a certidão de nascimento de minha avô ou somente informar os dados do assento prestados pela conservatoria uma vez que já se encontrava informatizado, ou somente o documento recebido referente a transcrição de de casamento recebido simples?

  • @Renato Stefano , pode apenas preencher o número do assento (se já está informatizado) no Formulário 1D

    Relaxe e não se preocupe, nunca há a última pergunta!!!

  • Bom dia, pessoal...

    Venho compartilhar minha experiência e alegria com vcs. Dei entrada no processo do meu pai (atribuição/neto) em janeiro de 2019. No final de 2020, caiu em exigência (problema de preenchimento e assinatura do formulário).

    Apos vários meses na Fase 4, totalizando 27 meses desde a numeração, hoje apareceu que o pedido foi aprovado (bolinha sete marrom).

    Todas as informações postadas aqui são de grande valia e sou muito grata a este fórum.

    Agradeço se alguém que já teve o processo concluído puder me informar sobre o tempo de criação do registro e próximas providências.

    boa sorte a todos! Tenham paciência e perseverem!!

  • @nath2111 Parabéns! Então, pela data da entrada do processo do seu pai, eles já estão analisando os de janeiro/2020. Já sairam do ano de 2018. Será, @gandalf ?

  • @nath2111 digo já estão analisando os processos de janeiro/2019. Será, @gandalf ?

  • Parabens @nath2111 . Dá esperança a todos que o andamento está melhorando.

  • Boa tarde pessoal!

    O processo do meu sogro é de set/18 e caiu em uma única exigência em 11/03/21 (certidão do português que enviamos era cópia e pediram a original) . Hoje o processo foi aprovado e está com todas as bolinhas verdes até o número 6, aguardando o registo.

    A minha pergunta é... para começar a fazer a cidadania do meu marido tenho que aguardar o registo, fazer a transcrição do casamento e aí sim dar entrada, não é? Ou já posso adiantar alguma coisa?

    Agradeço imensamente a todos do fórum e desejo aos que aguardam a felicidade do processo aprovado.

  • Oi gente, boa tarde!

    Deixo o relato do caso do meu vô (processo de neto de português) que foi concluído em um prazo muito curto e sem pedido de urgência.

    Protocolo: 30/11/2020

    Conclusão (Fase 7 - incluindo registro criado): 21/04/21

  • Obrigada @waniats e @Fátima Sales

    @Mreis : partilho da mesma dúvida

  • @Mreis , sim, precisa aguardar o registo ser criado.

    Como os prazos ainda estão confusos, não peça nenhuma certidão agora.

    Verifique se foi seu sogro o declarante do nascimento de seu marido até que ele tenha completado 1 ano de idade, Caso positivo, não precisa transcrever o casamento dele. mande o processo de seu marido para o Arquivo Central do Porto.

  • @Lucas Ferreira

    qual idade do seu avô?

  • Oi @ericpt 85 anos

  • @Leticialele o declarante foi o pai sim.

    Receberemos o registo de que forma, e-mail, correio...?Moramos em Santos , Porto é a melhor opção, então?

  • @Lucas Ferreira

    ah sim, provavelmente foi pela idade, já postaram que algumas pessoas relataram isso em alguns grupos de facebook.

    parabéns pela conclusão do processo!

  • @Leticialele vc sempre nos auxiliando com boas e úteis informações ... enviarei meu processo (filha) para o Porto.

    Tb tenho a mesma dúvida da @Mreis , pois já ouvi falar que bastava a cópia do despacho favorável para fazer o agendamento no Consulado (a fim de solicitar o passaporte e cartão de cidadão). Mas receberemos o registo via correio??

  • Boa tarde,

    Ontem liguei diversas vezes para a CRC Lisboa e ninguém atendeu. Enviei um e.mail solicitando informações . se o processo que dei entrada presencialmente em 16.04.2019 , se encontra-se em exigência, uma vez que consta a 1 ano no site a posição 4, mas não responderam até o momento. A CRC está trabalhando em home office, ou presencialmente? Obrigada pela atenção

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.