Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

16263656768660

Comentários

  • Ótima notícia @marcelo! Parabéns!!! Nada de desaminar, apenas controlar a ansiedade!!

    @Mtrin esqueci de avisar, o processo foi por correio!
  • @fvull,
    Vou tentar fazer e depois te digo


    @Deneise,
    Já acrescentei.


  • @Marcelo Nogueira,

    Seu processo foi muito rápido. O requerente tem que idade? Pode explicar melhor os detalhes?
    Qual foi o laço efetivo que apresentou? Onde fez a declaração de nascimento?
    Obrigada
  • Mi BastosMi Bastos Member
    editado September 2019
    Oi pessoal, boa tarde. Estive fora um tempo e agora voltei meio perdida... O meu processo deu entrada em nov/17 e até o momento não recebi nenhum contato deles. Algumas vezes escrevi e eles me responderam que está em análise. Há um mês tento conseguir o código para ter acesso ao site de posicionamento do processo,mas eles não me respondem. Eu enviei para: registros.centrais@irn.mj.pt. É esse email mesmo? Alguma luz?
  • @Mi Bastos recebi o meu pelo e-mail: rcentrais.admin@irn.mj.pt. Espero que ajude!
  • Obrigada, @Deneise, vou tentar :-)
  • Pessoal, por favor, podem atualizar o processo da minha mãe:
    Fase 4 (vermelho) - O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.
    Pra quem não conseguiu o código ainda, eu recebi por esse e-mail em menos de 24h - rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt
    Vcs acham que ainda vai uns 6 meses?
    Obrigada e bom dia para todos! :-)


  • @Mi Bastos,
    Já atualizado.
  • Gente, estou indo à Lisboa amanhã, queria saber pela experiência de vocês aqui, eu consigo informações mais detalhadas do processo de meu avô se eu for na Conservatória Central ou é a mesma coisa de eu ligar?

    Obrigado!
  • @Mtrin, obrigada, só faltou alterar a data da última atualização. Saudações
  • @Mi Bastos,
    Já atualizei
  • @gabsvf pegue uma procuração junto ao seu avô em relação ao processo de atribuição e assim poderá pegar informações junto a CRC. Mas chegue bem cedo- antes das 6h para conseguir senha de atendimento no balcão.
  • Olá! meu processo andou - agora está na fase 3. Adorei a planilha - olhei lá e não sei porque está marcado em verde os laços (alguém pintou para esclarecer?)...é 3/5/0 mesmo.

    Alguém perguntou do e-mail...eu usei outro para receber o código - postei aqui faz um mês mais ou menos e já esqueci qual era.

    Depois de receber o código, chegou uma carta lá no Brasil dizendo que recebeu o processo, foi numerado, registrado e encontra-se na fase de diligências, junto com o código. Isso aconteceu 21 dias depois do e-mail.

    1) Eu não sei vocês mas TODAS as vezes que entrei em contato via e-mail, depois recebi a mesma informação via ofício do IRN. E já foram 2 transcrições de casamento e 1 cidadania de filho.

    2) Sobre idosos...eu pesquisei muito essa questão do idoso...parece (uma amiga falou e vi no google - credibilidade baixa, rsrs) que lá em Portugal saiu uma lei em 2017 que separa os idosos em 2 grupos: os idosos de 65 anos e os idosos de mais de 80 anos. Os de mais de 80 anos possuem prioridade - tem uma nota de um jornal falando de caixa no mercado, que tem gente de 65 na fila mas que a pessoa de 87 precisa muito mais e por isso separaram o critério...se for verdade, explica. No facebook uma pessoa de 90 anos teve o processo feito em super pouco tempo, coisa de 8 meses.

    Ah, eu também estou no caso de idosos de 70 anos! Olhando essa questão de prioridade, não se aplica para os casos. Gente, vamos falar a verdade, acho que 95% dos processos são pessoas de 65-79 anos. Quem tem mais, provavelmente está nos casos que andaram mais rápido e que estamos tentando entender!!! Quem tem menos, provavelmente acha que está demorando...sei lá.

    Super feliz com mais um processo concluído!! Vamos que vamos!! Celebrando todos os 40 casos na minha frente :) fora os 85 mil em 2018, rsrsrs
  • @Projeto bigode,
    Já atualizei
  • Vixe, @jhonpc meu avo mora no Brasil, eu moro na Irlanda... então sem a procuração nem adianta eu ir?

    Valeu!
  • Você pode tentar, mas creio que dificilmente conseguirás informações na Conservatória sem uma procuração!!
  • Mtrin parabéns pela tabela. Ficou ótima!
    É engraçado pensar que somos netos e a maioria provavelmente já é avô.... rs
    Vamos em frente.
  • Laura VillelaLaura Villela Member
    editado September 2019
    Gentcheee!!!
    Hoje recebi o email com o seguinte despacho em anexo (vou digitar porque se alguém procurar algo similar no Google será direcionado para o Forum):

    "Por se encontrarem preenchidos todos os requisitos legais, neles se incluindo o reconhecimento pelo Governo de laços de efetivo ligação à comunidade nacional (despacho do MJ de 12.08.2019), autorizo a feitura do registro atributivo da nacionalidade por declaração.
    Em consequência, notifique o interessado para proceder à declaração do nascimento por si ou por procurador com poderes especiais para o ato, ou pelos seus representantes legais, sendo incapaz, no prazo de seis meses (artigo 10o-A, no 8 do RNP).
    Notifique ainda o interessado de que se a declaração de nascimento não for efetuada no referido prazo de 6 meses, o procedimento é declarado deserto o que determinará o seu consequente arquivamento, sem a feitura do registro da nacionalidade (artigo 10o-A, no 9 do RNP).
    Por fim, notifique o interessado de que a declaração de nascimento pode ser prestada no Consulado de Portugal, no estrangeiro, ou na Conservatória de Registro Civil, em território nacional, da sua área de residência."

    Liguei no Consulado... me passaram um email para contactar... enviei um email...o cara respondeu logo em seguida solicitando digitalização da minha certidão de nascimento, RG, RG dos meus pais e comprovante de residência... agora estou no aguardo.

    Assim que tiver notícias volto aqui e os atualizo :-) <3
  • @Laura Villela,

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ótimo!!!!!!!!!!!
    Assim que tiver novidades avise.

  • @Laura vilela meus parabéns pela essa Vitória
  • @Pessoal,
    No caso da @Laura Villela, foram 7 dias entre o conhecimento do despacho e a carta recebida.
    Não posso afirmar nos outros lugares, mas no Consulado do Rio de Janeiro eles tem um formulário próprio para a declaração de nascimento. Vou colocar o link abaixo. O meu eu já até preenchi e imprimi.
    consuladoportugalrj.org.br › declaracao-de-nascimento-maior-18-anos
    É só clocar no Google que aparece.
  • @Mtrin , Meu processo de aquisição foi averbado em 11/2017(demorou cerca de 15 meses). Sou NETO de português e meu pai é falecido e não solicitou a cidadania. O meu processo de atribuição foi processado em 25/11/2018 e averbado em 13/08/2019(Cerca de 10 meses). Eu mesmo fiz todo o processo, enviando diretamente para Lisboa.
  • @Marcelo Nogueira,
    O seu processo é o que chamamos de conversão/convolação.
    Aqui somos todos da nova Lei, processos de Neto direto por atribuição.
    Os nossos estão demorando bem mais.
    Mas estão Caminhando igual a velhinho de bengala.
    Fico bem satisfeita de ver os processos sendo finalizados e trazendo muita satisfação individual a todos.
    Parabéns pela sua conclusão.
    Abraços!





  • @mtrin torço para que o processo de netos e demais processos comecem a ganhar velocidade maior. Porém, no caso da conversão, que é puramente uma averbação do registro português já feito, o processo deveria ser praticamente imediato- ( parece que a conservatória começou a entender isso... )
  • Boa noite! Qual procedimento quando a pessoa é neta de português e os pais são falecidos?
  • @mtrin Obrigado e não desanimem!
  • Boas tarde pessoal hoje através da linda dos registros obtive a informação que o meu processo teve o parecer favorável MJ
    processo aprovado
    Vamos manter o foco e a esperança
    Um bem haja aos novos e futuros portugueses
  • Uhú @soldierE, meus parabéns !!!!!!
  • Soldiere,

    Excelente! Parabéns!

    No site também foi atualizado?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.