Pessoal do grupo, tenho acompanhado pelo facebook uma discusão sobre as convolacoes, inclusive a vexaminosa aprovacao de um reu da lava jato, que pulou na frente sendo o primeiro "neto convolado". e nessa discussao foi falado que os processos de netos, antes ou depois da nova lei, estariam parados!! fiquei muito preocupada pe tenho urgencia nesse processo, assim como muitos aqui!! mas vcs sabem de alguma coisa? estão saindo processos de netos? o meu foi dado entrada em Março de 2017, sei que ainda tenho muito o que esperar. Mas conto com as informacoes de vcs. Obrigada
Olá pessoal...sou Maurício Pinho meu processo é 36xx/17 com entrada na CRC Lisboa em 07/10/16. Status atual: NÃO SEI VERIFICAR ISSO (se alguém puder informar como posso verificar o andamento do meu processo - por telefone, ninguém informa) Carta para opção de convolação : Já recebida em 28/07/17 e respondida com relativo atraso em 18/09/17, com confirmação de integração ao processo em 19/09/17
Última informação recebida: Em 12/07/18 - Lisboa estava analisando processos de julho/16.
@CEGV, meu processo ainda esta sob a lei antiga!! E esses grupos estão relacionados a nova lei!! dei entrada em Março/2017 numero 17XXX/17. na linha de registros eles desde de Novembro dizem que estão nos processo de Junho de 2016. vcs sabem de alguma outra noticia?
Meu caso é de aquisicao pela lei antiga (netos pulando uma geracao). E não encontro nenhum grupo ou link de pessoas que estão na mesma situação. fazendo um acompanhamento dos processos. Obrigada pela sua resposta mesmo assim.
Acabei de receber uma correspondência da CRC Lisboa postada dia 03/01/2018 e me foi entregue hoje 30/01/2018. Dizendo que falta um documento previsto no nº 4 do artigo 18 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa. Veio junto uma declaração para informar se ja residiu em algum outro País . Eu me recordo bem que esse documento foi enviado junto. Fiz através do Consulado RJ, Foi tudo conferido ou nao?. Brincadeira né, 1 ano e 6 meses já se foram. Já tinha recebido o ofício consultando sobre permanência ou não na lei antiga em agosto/2017, Na época pediram mandar urgente... Pra quê? Gastei num Sedex super caro dos Correios .. Agora dia 30 de janeiro essa correspondência com prazo de resposta em 20 dias úteis acrescido de mais 30 dias. Outro Sedex urgente para enviar amanhã mesmo, e talvez daqui a seis meses receba alguma notícia. Email consultando status de processo retornam com texto padrão de : Análise. Enfim escrevi aos amigos foristas pra desabafar mesmo, será que isso é normal?
Marisa, realmente é complicado. Lembro que naquele formulário que nós, netos que estão na mesma situação, preenchemos, tinha esta questão dos países de residência.... a boa noticia é que a análise já estava no fim (pegaram seus documentos e olharam....)
Esta situação exposta pela Marisa indica 30 dias perdidos, sem contar os próximos, uma pena. Será que vale a pena ligar toda sexta para saber com antecedência alguma exigência. Fico a acreditar que sim.
" ...foi decidido favoravelmente quanto ao pedido de concessão da nacionalidade portuguesa, nos termos requeridos, pela Exma. Conservadora-Auxiliar, com competência subdelegada, encontrando-se a aguardar a feitura do correspondente registo de nascimento, sendo que, após a feitura do mesmo, ser-lhe-á remetida certidão, por correio, para a morada constante do processo."
Novidade: liguei pra Linha Registro e a pessoa falou que está em análise ainda. Eu pedi pra consultar mais detalhes para saber se havia alguma pendência por exemplo e ela conseguiu ver que recebeu minha resposta sobre a questão da mudança da lei (eu resolvi não esperar a tal carta e mandei email pedindo pra continuar na lei antiga) e que já estão sendo feitas as "diligências oficiosas" (polícias e justiça) e só falta um órgão da justiça responder. Então significa que falta pouco!
Tb liguei e fui informado que as respostas dos órgãos externos chegaram em novembro e uma delas tem validade de 3 meses. Tudo indica que vai vencer e vou ter que esperar mais ...
#Forista: Vixzer (processo do pai que é neto de Portugueses, naturalizado português em 2017 (antes da nova lei) e solicitou que o processo de convolação seguisse pela lei 6.4 no CRC de Lisboa. #Entrada: 21/07/2017 #Processo: 237xx/2017 #Fases: 6 (em andamento) #Ultima.Atualização: 30/01/2018
Comentários
O processo da minha mãe ainda não foi finalizado porque houve uma exigência já sanada e encontra-se ainda para decisão da Ministra da Justiça.
Status atual: NÃO SEI VERIFICAR ISSO (se alguém puder informar como posso verificar o andamento do meu processo - por telefone, ninguém informa)
Carta para opção de convolação : Já recebida em 28/07/17 e respondida com relativo atraso em 18/09/17, com confirmação de integração ao processo em 19/09/17
Última informação recebida: Em 12/07/18 - Lisboa estava analisando processos de julho/16.
o meu não está na fase 7 nao.. está na 6 e caiu em exigência, estou mandando essa semana um novo documento a lisboa.
to cansado já
(351)211950500 opçao 1 e depois opçao 1 novamente ou
registos.centrais@irn.mj
Segue abaixo informação que recebi por e-mail:
" ...foi decidido favoravelmente quanto ao pedido de concessão da nacionalidade portuguesa, nos termos requeridos, pela Exma. Conservadora-Auxiliar, com competência subdelegada, encontrando-se a aguardar a feitura do correspondente registo de nascimento, sendo que, após a feitura do mesmo, ser-lhe-á remetida certidão, por correio, para a morada constante do processo."
Stheffan... Parabéns! Recebeu quando?
Obrigado! @Marisavr
#Forista: Vixzer (processo do pai que é neto de Portugueses, naturalizado português em 2017 (antes da nova lei) e solicitou que o processo de convolação seguisse pela lei 6.4 no CRC de Lisboa.
#Entrada: 21/07/2017
#Processo: 237xx/2017
#Fases: 6 (em andamento)
#Ultima.Atualização: 30/01/2018