Nacionalidade para Netos pela nova lei - como ficam os processos já numerados (pelo art 6.4)

18911131422

Comentários

  • Alguém sabe que mês estão analisando atualmente em Lisboa? Já entraram em Julho e Agosto de 2016?
  • @Talissa dei entrada em 05/17 em Lisboa número 29xxx/17.
  • Bom dia, alguém sabe dizer se o tempo de espera na Linha de Registos costuma ser longo? Hoje não consegui obter informações sobre meu processo já numerado em abril de 2017.
  • Se vc está no Brasil procura ligar as 5:00 HS da manhã. Atendem rapidinho.
  • editado July 2017
    @Talissa o meu tbm é de agosto/16 e a numeração dele é 45xx/16, me chamou a atenção o seu ser tm de agosto e ser 49xx/16 estamos falando aqui de entrada de mais de 400 processos em um único mês! Pois o meu deu entrada em 16/08.
  • @CEGV entendi, obrigada pela ajuda.
  • A pergunta sobre manter o processo no art.4 n.6 ou migrar para o novo chegou para mim hoje por email, solicitando a resposta também por e-mail. Já foi respondido.

    Dados:
    CRC de Tondela
    Numerado em 03/2017
    Último status: Em análise
  • @rcmachado2006 , eu tenho feito varias tentativas e o tempo de espera de 15 minutos não anima!
  • PRNPRN Member
    Ulisses, CEGV, Paulomoreira e outros, boa noite!
    O requerimento de naturalização de minha mãe foi recebido em Tondela no dia 30/06/2017, ou seja, no último dia de vigência da antiga LN. Até o momento, o processo ainda não foi numerado, e recentemente recebi um e-mail da conservatória respondendo que o vale postal já havia sido utilizado e que o processo segue os tramites normais.
    Diante disso, indago se a falta de numeração até o momento indica de imediato alguma pendência ou se está mesmo dentro do prazo médio.
    Tenho dúvida também se, apesar de ter chegado à conservatória ainda na vigência da antiga LN, o processo será analisado em conformidade com o pedido de naturalização ou já com base na lei atual, tendo em vista não ter sido possível a numeração quando ainda em vigor o art.4 n.6.
    Uma última dúvida diz respeito a questão da necessidade de certidão/transcrição de casamento e óbito dos avós de minha mãe, ambos portugueses e nascidos antes de 1900, tendo o casamento sido realizado em Portugal.
    Obrigado!
  • PRNPRN Member
    CEGV, obrigado!
    Sinceramente não consegui encontrar nos tópicos anteriores a questão relativa à necessidade de certidão/transcrição de casamento e óbito no caso particular de minha mãe, em que ambos os avós são portugueses, nascidos antes de 1900 e casados em Portugal. Mas vou procurar novamente, com mais atenção.
    Forte abraço e boa sorte a todos nós.
  • Marisavr eu também tenho feito tentativas mas desistido devido ao tempo de espera. Quando vc aguarda os quinze, consegue obter as informações?
  • @PRN

    Se os portugueses casaram em Portugal não há casamento a transcrever. Quanto à informação do óbito apenas os Consulados exigem.
  • PRNPRN Member
    Mariza Guerra, obrigado!
    Fico mais tranquilo agora.
    A dúvida se deu em razão de que, normalmente, o casamento de portugueses realizado em Portugal, àquela época, era averbado à margem do registo de batismo efetuado pelo arquivo distrital, o que não foi feito no caso dos avós de minha mãe.
    Forte abraço!
  • @PRN

    Não vejo muitos averbamentos nos assentos paroquiais de emigrantes.
  • PRNPRN Member
    Verdade. Mais um motivo para não ficar preocupado.
    Valeu!
  • Ai Jisus!!!!!!!!!!
  • Ai Jisus!!!!!!!
  • Ai Jisus!!!!!
  • Meus queridos e caríssimos amigos. É com grande emoção, felicidade, alegria, orgulho e gratidão que comunico a vocês que hoje chegou meu Assento de Nascimento português. Em primeiro lugar, quero reiterar o que nesse fórum já foi sobejamente e justamente escrito: consegui esse sonho graças a vocês. Não posso deixar de aqui citar Mariza e Márcia, duas pessoas de inestimável dedicação à causa de tornar português, quem português é de coração. Meus agradecimentos a todos que aqui postaram informações valiosas para esse desfecho de tamanha importância para mim. Tudo que aqui li, de valia foi. Durante um longo e delicioso ano fiz esta viagem rumo à "terrinha" de meus antepassados e de um passado que a mim também pertence. Toda minha ascendência é invariavelmente lusitana. Foi difícil, confesso, mas muito, muito bom. Dia a dia buscando informações, prospectando documentos (aqui mais uma vez um agradecimento a Mariza), lutando contra as incertezas e algumas frustrações. Mas estava escrito (para quem acredita, e como bom português sempre acredito) que isto iria acontecer.
    Muito, muito obrigado a todos e que Deus os ajudem.
  • Hoje não tenho condições de dar informações técnicas sobre este sucesso, pois estou a ouvir Amália, Ana Moura, tomando um bom "tranquilo" alentejano e comendo bolinhos de bacalhau (como me pegou de surpresa, a bacalhoada fica para sábado). Volta em breve para falar mais detalhes.
    Abraço
  • editado July 2017
    @rcmachado2006 ,parabens pela sua conquista ...que seria do fórum sem as guerreiras @Marcia, @MarizaGuerra, @TheresaLima e a @MariaAdelaide. sem falar no grande @KleberAguiar entre outros.
  • Informações sobre meu processo:
    - enviado em 18/04/17
    - recebido em 26/04/17
    - entrada na Conservatória de Tondela em 15/05/17 quando me foi enviado e-mail solicitando transcrição de casamento de meus avós e dos meus pais. Respondi que a transcrição dos meus avós já havia sido feita em Ponta Delgada e que não caberia transcrição de casamento de meus pais, pois são brasileiros. Desde então não havia feito contato com a conservatória, apenas aguardando resposta ou orientações.
    -deferido em 30/06/17
    - assento registado e averbado em 12/07/17.
  • editado July 2017
    Enviei meu processo para Tondela em 03/04/17. Foi numerado dia 27/04 e no mesmo dia me pediram a transcrição de casamento dos meus avós. Enviei em 31/05. Recebi por correio a transcrição finalizada em 21/07. Não tenho mais informações sobre o andamento do meu processo (aquisição).
  • Olá, pessoal.
    Minha mãe recebeu a carta. O processo dela é 39XX/17.
    Fiz o seguinte. Mandei um email ao CRC Lisboa ontem. com o scam/foto da carta respondendo por ela que não quer convolar e mantém o abrigo da LN anterior.
    Minha humilde opinião é que: Eles tem por obrigação avisar da nova possibilidade. Quem tem documentos para convolar, talvez isso traga alguma rapidez. No mais, quem se manter ao abrigo da Lei anterior pode apenas ter que esperar mais. No caso da minha mãe, ela já tem dois irmãos que se nacionalizaram, o que inclusive foi informado no pedido de aquisição.
    Acredito que o único problema recai em quem enviou e teve processo após a nova regulamentação. Esse sim vai ter cumprir aqueles requisitos e se não conseguir dificilmente conseguirá aquisição agora...
  • marcelo2017, sou neto de portugueses e fiz a aquisição.
  • @Marcelo2017, seguem meus dados. Por favor, poderia incluir na planilha?
    - envio: 21/07/2017
    - recebimento: 24/07/2017
  • @marcelo2017 a @MarizaGuerra, parece q tb pediu convolaçao
  • PRNPRN Member
    Marcus Machado, obrigado!
    Sua preciosa informação acerca dos seus bisavós portugueses é mais um motivo para crer que estou no caminho certo.
    Forte abraço.
  • Gente está questão da convolação não ficaria melhor no fórum de quem já foi naturalizado? Creio que aqui estão concentrados os processos de naturalização pela 6.4 em curso ainda não? Ficou meio confuso pra mim.
  • Gostaria de informar que hoje (01/08/17) consultando a LR fui informado que meu processo de 16/05/2017 foi encerrado, recebi o parabéns por ser mais um Português e que em breve estaria recebendo o assento de nascimento em minha residência e me passaram o nº do assento. Minha surpresa e felicidade são imensas, pois em menos de 90 dias o processo findou. Não poderia deixar de agradecer ao Fórum por toda ajuda e conhecimento transmitido por seus moderadores e membros. Deixei por último para falar dela, uma pessoa maravilhosa, calma, conselheira e a quem devo muito, não só como moderadora, mas principalmente pelos ensinamentos de vida, sempre centrada e direta. Meu eterno agradecimento, muito OBRIGADO THERESA LIMA !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.