Boa tarde, Precisava de uma ajuda do grupo, para poder transcrever as certidões de nascimento do meus bisavós, já localizei as certidões mas devido a escrita da época, tem algumas palavras como ( os sobrenomes dos meus descendentes, lugares onde moravam, etc..) que não consigo entender a escrita, por isso se alguém do grupo puder reproduzir as certidões, desde já agradeço muito a atenção a todos do grupo. Segue abaixo as certidões:
Vejam que o sistema já existe, sendo necessário apenas criar uma forma de consulta as partes do processo.
Descrição breve: A implementação deste sistema informático facilitou a adoção das medidas de simplificação, desmaterialização e comunicações. O desenvolvimento deste projeto proporcionou significativas mudanças. De entre as quais, destacam-se pela sua importância as seguintes medidas:
A desmaterialização dos documentos; A consulta do processo em qualquer computador da Conservatória dos Registos Centrais ou dos Balcões de Nacionalidade, designadamente para a prestação de informações nos Serviços de Atendimento e na Linha Registos; A comunicação com as várias entidades externas que, nos termos do Regulamento da Nacionalidade, são consultadas no âmbito dos processos de nacionalidade; O pedido e o envio através do sistema do certificado do registo criminal do titular do processo de nacionalidade; A comunicação de dados dos processos de nacionalidade à DGPJ, destinados ao Instituto Nacional de Estatística e ao Eurostat; A comunicação automática ao SEF da finalização do processo.
@Marlo, José Bento nasceu na freguesia da Cumieira, no concelho de Santa Martha de Penaguião, filho de Joaquim Martins e Joanna Teixeira. Maria Rodrigues é filha de Francisco Rodrigues Feitais e Felicidade Rodrigues Feitais. Não consegui decifrar a localidade dela.
Se tiver outras dúvidas a respeito, por favor, abra um novo tópico para não desvirtuarmos o assunto desta discussão.
nem sempre é como você diz. Já ajudei algumas pessoas obtiveram proposta de emprego, mas para europeus. Não adiantavam vistos (algumas empresas exigem nacionalidade européia). E, também alguns outros, que estavam com visto de estudante vencendo e que precisavam da nacionalidade européia.
De qualquer forma, todos sabem que a nacionalidade é um assunto sério e que devemos ter paciência para obtê-la.
Aqui no fórum temos um tempo estimado para processos nas CRC. Tondela, por exemplo, HOJE está levando cerca de 5 meses para a conclusão. Telefonar para a LR antes disso é perda de tempo e dinheiro. Se os documentos foram enviados corretamente, pra que se torturar?
@Theresa acredito que comecem a ligar findo este prazo sem que tenham noticia do final do processo e no começo para pegarem o número de processo para ter certeza do recebimento dos documentos na Conservatória. De resto só atrapalha mesmo. @Marcus pena não ser possível ajudaria muito a Linha de Registros.
@Theresa Lima resumiu em duas linhas aquilo que eu tentei expressar em meu comentário anterior...
#1 Pesquisa + Pesquisa + Pesquisa...(Siga as normas e exigências de Portugal...Os processos correm lá...Não no Brasil...)...; #2 Rastreamento do envio pelo Site dos Correios...; #3 Consulta ao Site do Correios de Portugal,,,(ctt.pt)...Sobre o status do Vale Postal...(Demora...mas eles respondem)...; #4 Consulta à Linha de Registos sobre a Numeração do Processo...**(Após resposta positiva sobre o saque do Vale Postal)... #5 (Após a Numeração do Processo)...Acompanhar atentamente sua Caixa de entrada de e-mail...Acompanhar as preciosas informações desse Fórum...As notícias de Portugal que envolvem o assunto Nacionalidade Portuguesa...Sites oficiais de PT...(IRN por exemplo)... #6 Arrumar alguma coisa melhor para fazer enquanto espera novidades...Pois como disse o @Marcus Machado...Ficar ligando e mandando e-mails para LR...E principalmente para as Conservatórias NÃO vai fazer o processo ser finalizado mais rápido...Muito pelo contrário...Os Moderadores estão cansados de pedir que só entrem em contato com Portugal se não houver outra maneira de solucionar algum problema...
Se esqueci de alguma etapa...Acrescentem por favor...
***Entendo que alguns casos...(Requerentes em idade avançada...Pessoas que tem compromissos agendados previamente...etc)...Tem razão em suas questões...Mas - Até onde eu sei - Portugal dispõe de mecanismos para processar Requerimentos que sejam comprovadamente urgentes...
@Marcus a grande maioria aqui como eu, fez seu processo sozinho e não possuí advogado para acompanhar ou ter a certeza dos procedimentos. E como @Márcia colocou tão bem, cada um tem seus motivos e urgências não dá pra julgar.
Podemos ajudar como fomos ajudados e tentar acalmar e dar força aos que estão mais ansiosos ou angustiados devido aos seus problemas particulares.
Estamos saindo de um período de muita incerteza e mudança, tudo muda a todo momento, isso é desgastante para os dois lados, normal o stress.
Voltemos ao que interessa alguém possui notícias sobre a tal novidade esperada pra agosto? Já estamos em meados do mês seria ótimo ter novidade boa rolando.
@Marcus Machado quem se formar na Alemanha pode ficar 18 meses depois do estudo. Para além das situações em que empresas preferem europeus e não esperam o visto de emprego sair, estrangeiros sem visto permanente não podem aceitar nenhum emprego terceirizado, por exemplo. Concordo que ligar demais não ajuda e pode atrapalhar. Melhor mesmo esperar que não tem jeito
@Marcus Machado O assunto não era esse,mas já que foi discutido aqui,acrescento minha vivência sobre o assunto. Não abro o link,pois eu sou formada na Alemanha,frequentei o local de solicitação de visto e sei quantos meses são.
Oi gente! Meu assento chegou sexta feira, dia 11. Não me enviaram carta nenhuma perguntando se queria permanecer na lei antiga ou alterar para a nova. Meu processo foi de naturalização, enviado dia 03/04 para Tondela. Dia 27/04 recebi um email com o numero do processo e pedindo para transcrever o casamento dos meu avós. Recebi a conclusão da transcrição dia 14/07. Pela carta que recebi do meu processo, ele foi finalizado dia 29/06.
Não sei se rio ou se me emociono. Feliz demais com essa notícia. Obrigada pela generosidade. A gratidão é uma virtude rara. A alegria do seu pai só foi possível porque ele tem um filho determinado, incansável. Confesso que eu no seu lugar teria desistido pois as dificuldades que enfrentou foram muitas. Não nos deixe, Paulo Moreira Ímpar! Que a Epidaura continue a incentivá-lo às reflexões.
Bom dia Dei entrada do requirimento de naturalização da minha mãe, neta de portugueses no dia 30/06 na CRC de Ovar representado por um advogado, sabendo que as conservatórias estão assoberbado de novos processos, resultando demora nas análises e na numeração dos processos. Gostaria de saber se procede, alguns relatos que todos que entraram com o processo antes do vigor da Nova Lei, receberá uma carta para aceite ou não a resposta de: Caso o requerente tiver Interesse de Analisar o processo pela Nova Lei ou continuar pela Lei Anterior, e se havendo interesse em ser analisado pela Nova Lei , portanto a nacionalidade por atribuição ao invés de naturalização e caso optar pela Nova lei, teria que estar anexando novos os documentos exigidos que comprovem os vínculos com a comunidade portuguesa, pelos requerentes que nasceram e moram no exterior, esta carta teria a validade para este aceite de 10 dias, assim postado pela CRC. Gostaria de saber se caso seja solicitado a análise pela Nova Lei, teria que pagar novas taxas 170 euros (vale postal) para a CRC, sendo que o processo foi pago 250 euros, mas não foi ainda analisado e estando em comum opção de análise através do futuro comunicado?
@Mario As pessoas que porventura tenham mandado sua solicitação antes da mudança da lei, receberão está carta do IRN (minha prima recebeu). Caso a pessoa prefira que seu processo seja analisado pela lei antiga, não é necessário responder a carta. Passado o prazo que é dado (10 dias e mais 30 dias nos tramites dos correios), caso eles não recebam a resposta, será considerado que o requerente quer que seja feito tudo pela lei antiga. Caso o requerente queira que o processo seja analisado pela lei nova, terá que juntar os comprovantes de ligação efetiva com Portugal em enviá-los no prazo. Boa sorte!
@Marcelo2017 Boa noite Agradeço a sua postura civilizada, coerente e com discernimento sobre a conduta de certas pessoas que ao invés de simplificar qualquer dúvida que seja questionada no Fórum acaba nessa ausência de clareza.
@Marlo me desculpe se preci grossa não foi esta a intenção, são muitos detalhes e como este fórum está com poucas páginas sugeri que vc as olhasse, pois postei aqui a foto da carta que procura só não me recordo em que página, acho que entre a 15 e 17 e respondi o que eu sabia de pronto. Seja bem vindo.
@cidabribeiro Boa noite Não foi a sua resposta a descortesia e a que me referi, mas eu imagino que devem ter inúmeros questionamentos similares, agradeço a sua atenção em querer ajudar e pelo apreço.
@Marlo, um conselho particular meu: continue na lei antiga q vc só terá a ganhar.Depois de concluido seu processo,vc pede a conversão para a nacionalidade originária. Mais vale um pássaro na mão....
Boa tarde. Liguei hoje para LN e tive a feliz notícia que meu processo foi ontem encaminhado para registro.
Agora é só tomar rivotril até ele chegar.. hahahaha
@Vlad Pen Será possível depois de ter registro, averbar casamento e ter cartão cidadão, converter para nacionalidade originária sem comprovar nada com andam falando ? É isso mesmo ?
Bom dia pessoal. @cidabribeiro e @Marisavr meu processo é da 6.4LN e deu entrada em 27/05/16. Numerado como 301xx/16. Recebi a carta de convolacao de Lisboa (sra. Sónia Pereira) que acatou minha resposta por email (ou aceitou pois o prazo já teria passado)
Segundo Linha Registros, foi para Registro em 16/08/17. Com certeza que atrasou mais de 30 dias por conta do envio da carta de convolacao.
Comentários
Precisava de uma ajuda do grupo, para poder transcrever as certidões de nascimento do meus bisavós, já localizei as certidões mas devido a escrita da época, tem algumas palavras como ( os sobrenomes dos meus descendentes, lugares onde moravam, etc..) que não consigo entender a escrita, por isso se alguém do grupo puder reproduzir as certidões, desde já agradeço muito a atenção a todos do grupo.
Segue abaixo as certidões:
José Bento Feitais - http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080733 ( PT-ADVRL-PRQ-PSMP02-001-008_m0003..tiff)
Maria Rodrigues Feitais - http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1094800 (PT-ADVRL-PRQ-PVRL05-001-011_m0025.tif )
Muito Obrigado
Marlo
Descrição breve:
A implementação deste sistema informático facilitou a adoção das medidas de simplificação, desmaterialização e comunicações.
O desenvolvimento deste projeto proporcionou significativas mudanças. De entre as quais, destacam-se pela sua importância as seguintes medidas:
A desmaterialização dos documentos;
A consulta do processo em qualquer computador da Conservatória dos Registos Centrais ou dos Balcões de Nacionalidade, designadamente para a prestação de informações nos Serviços de Atendimento e na Linha Registos;
A comunicação com as várias entidades externas que, nos termos do Regulamento da Nacionalidade, são consultadas no âmbito dos processos de nacionalidade;
O pedido e o envio através do sistema do certificado do registo criminal do titular do processo de nacionalidade;
A comunicação de dados dos processos de nacionalidade à DGPJ, destinados ao Instituto Nacional de Estatística e ao Eurostat;
A comunicação automática ao SEF da finalização do processo.
http://www.rcc.gov.pt/Directorio/Temas/MA/Paginas/Sistema-Integrado-de-Tramitação-de-Processos.aspx
Se tiver outras dúvidas a respeito, por favor, abra um novo tópico para não desvirtuarmos o assunto desta discussão.
nem sempre é como você diz. Já ajudei algumas pessoas obtiveram proposta de emprego, mas para europeus. Não adiantavam vistos (algumas empresas exigem nacionalidade européia). E, também alguns outros, que estavam com visto de estudante vencendo e que precisavam da nacionalidade européia.
De qualquer forma, todos sabem que a nacionalidade é um assunto sério e que devemos ter paciência para obtê-la.
@Marcus pena não ser possível ajudaria muito a Linha de Registros.
#1 Pesquisa + Pesquisa + Pesquisa...(Siga as normas e exigências de Portugal...Os processos correm lá...Não no Brasil...)...;
#2 Rastreamento do envio pelo Site dos Correios...;
#3 Consulta ao Site do Correios de Portugal,,,(ctt.pt)...Sobre o status do Vale Postal...(Demora...mas eles respondem)...;
#4 Consulta à Linha de Registos sobre a Numeração do Processo...**(Após resposta positiva sobre o saque do Vale Postal)...
#5 (Após a Numeração do Processo)...Acompanhar atentamente sua Caixa de entrada de e-mail...Acompanhar as preciosas informações desse Fórum...As notícias de Portugal que envolvem o assunto Nacionalidade Portuguesa...Sites oficiais de PT...(IRN por exemplo)...
#6 Arrumar alguma coisa melhor para fazer enquanto espera novidades...Pois como disse o @Marcus Machado...Ficar ligando e mandando e-mails para LR...E principalmente para as Conservatórias NÃO vai fazer o processo ser finalizado mais rápido...Muito pelo contrário...Os Moderadores estão cansados de pedir que só entrem em contato com Portugal se não houver outra maneira de solucionar algum problema...
Se esqueci de alguma etapa...Acrescentem por favor...
***Entendo que alguns casos...(Requerentes em idade avançada...Pessoas que tem compromissos agendados previamente...etc)...Tem razão em suas questões...Mas - Até onde eu sei - Portugal dispõe de mecanismos para processar Requerimentos que sejam comprovadamente urgentes...
Podemos ajudar como fomos ajudados e tentar acalmar e dar força aos que estão mais ansiosos ou angustiados devido aos seus problemas particulares.
Estamos saindo de um período de muita incerteza e mudança, tudo muda a todo momento, isso é desgastante para os dois lados, normal o stress.
Voltemos ao que interessa alguém possui notícias sobre a tal novidade esperada pra agosto? Já estamos em meados do mês seria ótimo ter novidade boa rolando.
Concordo que ligar demais não ajuda e pode atrapalhar. Melhor mesmo esperar que não tem jeito
Meu processo foi de naturalização, enviado dia 03/04 para Tondela. Dia 27/04 recebi um email com o numero do processo e pedindo para transcrever o casamento dos meu avós.
Recebi a conclusão da transcrição dia 14/07.
Pela carta que recebi do meu processo, ele foi finalizado dia 29/06.
beijo
Não sei se rio ou se me emociono. Feliz demais com essa notícia. Obrigada pela generosidade. A gratidão é uma virtude rara. A alegria do seu pai só foi possível porque ele tem um filho determinado, incansável. Confesso que eu no seu lugar teria desistido pois as dificuldades que enfrentou foram muitas.
Não nos deixe, Paulo Moreira Ímpar!
Que a Epidaura continue a incentivá-lo às reflexões.
Beijos e sucesso.
Dei entrada do requirimento de naturalização da minha mãe, neta de portugueses no dia 30/06 na CRC de Ovar representado por um advogado, sabendo que as conservatórias estão assoberbado de novos processos, resultando demora nas análises e na numeração dos processos.
Gostaria de saber se procede, alguns relatos que todos que entraram com o processo antes do vigor da Nova Lei, receberá uma carta para aceite ou não a resposta de: Caso o requerente tiver Interesse de Analisar o processo pela Nova Lei ou continuar pela Lei Anterior, e se havendo interesse em ser analisado pela Nova Lei , portanto a nacionalidade por atribuição ao invés de naturalização e caso optar pela Nova lei, teria que estar anexando novos os documentos exigidos que comprovem os vínculos com a comunidade portuguesa, pelos requerentes que nasceram e moram no exterior, esta carta teria a validade para este aceite de 10 dias, assim postado pela CRC.
Gostaria de saber se caso seja solicitado a análise pela Nova Lei, teria que pagar novas taxas 170 euros (vale postal) para a CRC, sendo que o processo foi pago 250 euros, mas não foi ainda analisado e estando em comum opção de análise através do futuro comunicado?
Caso o requerente queira que o processo seja analisado pela lei nova, terá que juntar os comprovantes de ligação efetiva com Portugal em enviá-los no prazo. Boa sorte!
Boa noite
Agradeço a sua postura civilizada, coerente e com discernimento sobre a conduta de certas pessoas que ao invés de simplificar qualquer dúvida que seja questionada no Fórum acaba nessa ausência de clareza.
Boa noite
Obrigado pela atenção disposta.
Boa noite
Não foi a sua resposta a descortesia e a que me referi, mas eu imagino que devem ter inúmeros questionamentos similares, agradeço a sua atenção em querer ajudar e pelo apreço.
Liguei hoje para LN e tive a feliz notícia que meu processo foi ontem encaminhado para registro.
Agora é só tomar rivotril até ele chegar.. hahahaha
@Vlad Pen Será possível depois de ter registro, averbar casamento e ter cartão cidadão, converter para nacionalidade originária sem comprovar nada com andam falando ? É isso mesmo ?
@cidabribeiro e @Marisavr meu processo é da 6.4LN e deu entrada em 27/05/16. Numerado como 301xx/16.
Recebi a carta de convolacao de Lisboa (sra. Sónia Pereira) que acatou minha resposta por email (ou aceitou pois o prazo já teria passado)
Segundo Linha Registros, foi para Registro em 16/08/17.
Com certeza que atrasou mais de 30 dias por conta do envio da carta de convolacao.
@Vlad obrigado pela resposta