Nacionalidade para Netos pela nova lei - como ficam os processos já numerados (pelo art 6.4)

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Comentários

  • @Marisavr, meu processo esta em OVAR.
  • @Vlad Pen, sim eu li na sua mensagem que foi Ovar. Estou aqui na duvida se deixo correr ou se atendo o email que me responderam solicitando um requerimento assinado, pois eu pronunciei o desejo de permanecer na na Lei 6.4.. help me
  • @Marisavr, tudo q pedirem para confirmaçao de permanecer na lei antiga 6.4 deve ser feito...carta, email,telegrama, ...melhor previnir.
  • @Vlad Pen, obrigada
  • editado August 2017
    @vald, @Marisavr, @Marcelo 2017 respondi via e-mail com a Folha de resposta contendo o código de barras, onde pediam que fosse dada resposta nesta, escaneada e anexada. Aceitaram e informaram ja estar anexado ao meu processo, porém a @Talissa fez o mesmo e a ela enviaram o texto abaixo, acredito que devido a falta da folha de resposta com o código de barras escaneado (não entendi direito se ela mandou junto ou não)

    Exmª Senhora:

    Acuso a receção da informação prestada por via eletrónica, solicitando-se, no entanto, que proceda ao envio por correio da sua intenção em prosseguir a tramitação processual do seu pedido de aquisição da nacionalidade portuguesa pela via da naturalização ao abrigo do disposto no revogado artº 6º, nº 4 da LN.

    Poderá remeter esse requerimento que deverá ser devidamente assinado para

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, nº 198
    1099-003 Lisboa

    Com indicação do numero de processo a que se destina.

    Assim sou da mesma opinião do @Vlad, melhor pecar pelo excesso, pois ao que parece cada funcionário da conservatória se posiciona de uma forma e a questão do deixa rolar não é bem assim, visto estarem solicitando o envio do formulário assinado, mesmo com a declaração do desejo de permanecer na 6.4.

    As coisas ainda estão se padronizando lá, tudo é novo pra eles também.
  • Quanto a questão de nos afastar do requerimento posterior da convolacão ja discutimos este aqui, era um questionamento meu tmb, os amigos ja informaram não ser possível eles negarem. Apenas para nao voltarmos ao assunto e seguirmos em frente.
  • @cidabribeiro e @Vlad Pen, obrigada! Obrigada!
  • editado August 2017
    http://www.italent.com.br/divs/pt/20170719_155154.jpg
    O cabeçalho da folha de resposta. Cada um recebe uma com seus dados e a carta.
  • Desculpe , a minha ignorância, estou começando a pesquisar a pouco tempo, gostaria de saber se Bisneto de Português tem direito a obtenção da nacionalidade Portuguesa? Muito obrigado , Cassio.
  • editado August 2017
    Pesquise neste fórum
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/tenho-como-conseguir
    Acho que somente se seu avô for vivo e fazer, ou seu pai fazendo como neto no caso de seu avô já ser falecido. Verifique pois não tenho certeza.
    Aqui neste fórum somente para quem já deu entrada pela 6.4 da LN.
  • Muito obrigado, cidabribeiro
  • Pelo que eu tô vendo aqui, parece que apenas algumas conservatórias estão de fato postando cartinhas. Digo isso porque, além de ter acontecido comigo mesmo, vejo que também outros têm recebido a pergunta (ir para a nova regra 1D ou ficar na 6.4) por email mesmo, e convidados a responder por e-mail. Foi o que aconteceu comigo (CRC Tondela)
  • PRNPRN Member
    Oi Ulisses Carneiro, boa noite!
    Você disse que Tondela lhe perguntou sobre a permanência ou não no 6.4 por e-mail, e que a resposta também poderia ser por e-mail? É isso mesmo?
    Forte abraço.
  • Boa noite! Ontem recebi o oficio via Correios, exatamente 30 dias após a postagem! Veio c a folha q devemos responder sobre permanecer ou nao na LN 6.4, vou responder e encaminhar amanhã minha decisao de manter sob esta Lei.
  • editado August 2017
    Hoje liguei para linha de registros para saber como estava o meu processo, a atendente muito atenciosa me explicou que meu processo já teve o retorno das diligências, foi recepcionado o retorno do oficio e está aguardando a fase final de análise. Alguém pode me ajudar a esclarecer essas diligências e do que se trata essa fase final de análise?
  • Pessoal em resposta de um e-mail sobre meu processo recebi em anexo a carta de convolação postada dia 21/07, cujo não recebi ainda. Mas sendo assim, posso considerar que meu processo não tem nenhuma exigência?
  • @Marisavr Eu recebi somente um oficio sem nenhuma folha para resposta. Somente uma folha (frente-e-verso) com o assunto: Naturalização de nacionalidade portuguesa respeitante a

    Conservatória de Lisboa. Assinada por Sónia Pereira...

    Alguém mais assim ?
  • @Marcus Machado, o meu é da CRC Lisboa!
  • @Talissa Minotto, comigo aconteceu a mesma coisa quando fiz a consulta através de email, eles responderam
    e anexaram as duas folhas do ofício pra meu conhecimento que deveria responder. Sabado passado recebi a carta via Correios , esta sim tinha a folha resposta.
  • Compartilhando..

    Como disse, só recebi uma folha onde vinha explicando a convolação e dizendo que eu deveria optar. Não dizia como optar nem por qual meio.
    Enviei email a CRC Lisboa informando meu desejo de continuar na 6.4 da LN.
    Hoje obtive resposta que o meu email é o suficiente como resposta ao oficio enviado.

    Agora é só esperar e ver se anda.

  • @marcelo2017

    Primo chegou meu assento de nascimento, numerado em 16/05/17 e finalizado em 30/06/17. Rapidão !!! Abraços à todos.
  • Boa Noite...

    Liguei hoje na Linha de Registos para consultar o status do processo da minha irmã...(Aquisição/Tondela/FEV-2017)...
    Fui muito bem atendido por Sra. Teresa que me passou a seguinte informação...:

    ¨...O processo ainda se encontra em análise...E a requerente será contactada em breve com o questionamento sobre se deseja que seu processo continue pela lei antiga, ou pela nova lei da Nacionalidade...¨

    Informei que meu irmão...(Cujo processo chegou á Tondela no mesmo dia que o processo da minha irmã)...Já tinha sido contactado por e-mail na semana passada solicitando que ele fizesse sua opção quanto a...Com qual das leis ele gostaria que seu processo fosse finalizado...

    A sra. Teresa então me disse que...¨...Alguns serão contactados por e-mail e outros por carta...¨...¨...Depende da Conservatória...¨ ...Disse ela...

    Penso que faz sentido pois vários requerentes já foram contactados até agora...Sendo que alguns o foram por e-mail...(inclusive já respondendo)... e outros receberam o ofício...

    Se será assim mesmo só o tempo dirá...


  • Jade OliveJade Olive Member
    editado August 2017
    @Marcelo Alves parabens!!!
    qual foi a conservatória? foi raapido hein!!!
    bjo

    EDIT: vi no outro tópico que foi v.n.gaia, quase mandei pra lá mas na correria mandei pra tondela mesmo.
    parabens novamente.
  • Liguei essa semana pra LR e o atendente foi tão rispido que me deu vontade de xingar.
    me informou que os processos estavam "como deveriam estar" e foi nesse tom até que eu desliguei.
    fiquei parva.
  • @aamarques, eu tive que mandar um EMS R$ 110,00 pq o oficial da mesma CRC que a sua não aceitou o email como resposta! Paciência!!! Muiita!!!
  • editado August 2017
    Mas ele não atende na linha de registros? Não é esse o canal correto para informações sobre o processo? Desculpe mas educação é o minimo que se espera, nós não temos culpa da sobrecarga de trabalho, se os processos não demorassem tanto e tivessem uma forma de consulta online não gerava tanta ansiedade e stress para os dois lados. Realmente a Theresa é um amor de pessoa.
  • editado August 2017
    Concordo com o @MarcosMachado ..há um desespero para saber o andamento dos processos..ninguem tem paciência..Portugal é do tamanho de Santa Catarina..tem 10 milhões de habitantes..e o "MUNDO" inteiro querendo se tornar português.As Conservatórias não tem culpa.Imagino o stress desse pessoal com centenas de pessoas ligando ou enviando e-mail todo dia e muitos nem querem ir para Portugal..querem apenas o Passaporte da UE.Meu processo tá em Ovar..nem sei quando vai ficar pronto... uma hora termina ..Quando a ansiedade for mto grande, só abrir uma garrafa de vinho português e relaxar.
  • editado August 2017
    Bom Dia...

    Concordo com @Paulo Moreira2...@Marcus Machado...@Vlad Pen...

    Desde a primeira vez que visitei Portugal em 2007...Percebi que os Portugueses são...Digamos...Mais formais no trato do que nós Brasileiros...Mesmo ao telefone nota-se essa diferença muito claramente...

    Apesar de também concordar que @cidabribeiro tem razão quando diz que quem aceita esse tipo de trabalho deve ter ¨no mínimo educação¨ no trato com as pessoas que ligam na LR...
    Penso que bom senso por parte dos que estão ansiosos na busca por informações também se faz necessário...No sentido de não ficarem ligando 15 vezes por semana...E Principalmente...Quando ligarem...Que o façam ¨Primeiramente¨...com Educação...E...(Não menos importante)...Também entendendo que se trata de alguém que não está lá para NOS ATENDER...Mas sim para atender dezenas de chamadas por hora...

    Enfim...Acho que sempre vão existir tipos como essa pessoa da qual todos falam..(Maria...Se não estou enganado)...E também esse que atendeu @Jade Olive essa semana...Mas...Fazer o quê...?

    Quando acontecer comigo...Vou dizer...¨Obrigado por sua atenção...Tenha um bom dia...Com licença...Vou desligar o telefone...E tentar mais tarde...

    **No meu Processo...(Aquisição/2016)...Durante os 4 meses de tramitação...Liguei na LR só para saber o Nº do Processo...NADA MAIS...

    **Temos hoje 2 processos em Tondela... (Aquisição Fevereiro/2017 de Meu Irmão e Minha Irmã)...Meu irmão recebeu e-mail com Nº do processo dele 3 dias depois do recebimento por Tondela...E semana passada outro e-mail solicitando sua opção...(Lei Antiga ou Nova lei)...
    Minha Irmã nunca foi contactada por Tondela...Por essa razão tivemos que entrar em contato com a LR em duas ocasiões...(Obtenção do Nº do processo em 02/2017...E no último dia 8 para verificar se o processo estava com o andamento normal)...
    Esse Ano fizemos duas ligações... (2)...na Linha de Registos em exatos 170 dias...

    Se todo esse empenho em ligar na LR tivesse sido gasto previamente em pesquisas aqui no Fórum para que se enviasse exatamente o que era solicitado pelas instituições Portuguesas... ao invés de querer usar ¨Jeitinho Brasileiro¨ para tudo...Provavelmente estaríamos tendo discussões mais enriquecedoras por aqui...


    Desculpem o desabafo...

    Bom Final de Semana...
  • @Nilton Hessel,

    entendemos que existem casos e casos. Há aqueles que precisam da nacionalidade imediatamente, por já estarem com proposta de emprego em mãos, ou quaisquer outras situações emergenciais. Mas, no geral, você está coberto de razão. As pessoas são imediatistas. Aqui mesmo no fórum, vemos isso, alguns apresentando dúvidas, que têm suas soluções dentro da mesma discussão (muitas vezes, na mesma página). É impressionante! Também ocorrem as mesmíssimas postagens em diversos tópicos, porque não foram respondidos de imediato.

    Obviamente, quem trabalha com atendimento telefônico deveria se munir (para isso, muito treinamento) com uma boa dose de paciência, e educação, o que não vemos muito na Linha Registos. Mas, imagino o que é atender a milhares de insatisfeitos diariamente. Não justifica o tratamento deles para conosco, mas explica.

    E, pior ainda, fico imaginando os funcionários das conservatórias, que recebem telefonemas, emails, pessoas no balcão, e ainda muitos e muitos processos que chegam. Isso tudo, contando com o backlog. Por esta pressão toda, os acho muito atenciosos e educados.
  • editado August 2017
    @Marcus fiz perguntas não afirmações, fiquei em duvida se este seria o canal correto ou se estávamos consultando errado. Mas realmente educação é básica e isso vale para os dois lados. Ambos os lados estão desgastados.

    Em mais de um ano de processos liguei duas vezes e o que aconteceu comigo na primeira vez que liguei, foi um atendente falando muito rápido com sotaque carregado o que me fez repetir perguntas e sair da ligação com mais dúvidas de que quando liguei. Na segunda vez cai nas mãos abençoadas de Thereza que me explicou tudo com calma de forma clara.


    Quanto a sugestão do sistema informatizado para consulta online que sugeri ainda acho que seria o melhor para aliviar o volume de atendimentos, tensões e ansiedades.

    Estamos na era da informação/TI isso liberaria os funcionários para outras atividades eles realmente estão muito sobrecarregados com tantas mudanças e volume de processos.

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