@Augusto Seixas nacionalidade pelo casamento pode ser solicitada a partir de 3 anos de casado caso tenham filhos em comum já com nacionalidade atribuída ou 5 anos de casado sem filhos. Processo de nacionalidade pelo casamento somente pode ser solicitada por Lisboa. É um processo bem mais demorado, deve estar demorando mais de 1 ano para conclusão.
@Augusto Seixas transcrição do casamento é pegar o casamento do Brasil e registrar em Portugal. É o mesmo casamento e é feito o registro com a mesma data. Conta-se o tempo desde 1989 neste caso.
Só para deixar a informação bem atual aqui, O processo de atribuição dela foi por Tondela e iniciou em 1/11/17 lá e em 1/3/18 o processo foi concluído com a emissão do assento de nascimento dela! Exatos 4 meses . O mais legal foi uns dias após o recebimento lá acusado pelo site dos correios, recebemos e-mail de Tondela acusando o recebimento e início do processo, informando que caso houvesse alguma pendência informariam no decorrer. E após a conclusão, também recebemos e-mail acusando a conclusão com as informações do assento e que em breve chegaria via correios ! Parabéns pela forma como estão trabalhando muito bem !!! Abs
Bom dia! Sou brasileira e estou com toda a documentação exigida para dar entrada no processo de Naturalização (avô para neto) e gostaria de saber se posso dar entrada no Arquivo Central do Porto, pessoalmente, já que estou com viagem marcada para Portugal no final de abril. Se for possível, faço o pagamento no local? Agradeço as informações. Aliás foi através desse Forum que tive coragem de prosseguir com esse processo. Muito útil esse trabalho!
@MariaElisabeth processos de atribuição de netos de portugueses são feitos somente na CRC de Lisboa.Seus pais são falecidos?Se forem vivos é melhor fazer primeiro o do seu pai ou mãe (quem for o filho do português)
Vlad, minha mãe era filha do português mas já faleceu. Do Porto posso postar o processo de atribuição no correio de lá para CRC então? Porque vou a Portugal e não a Lisboa.
@Vlad Pen li nas Instruções de Preenchimento do Impresso Modelo 1D que esse formulário junto com os documentos pode ser entregue nas extensões da Conservatória dos Registros Centrais a funcionar em: Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Av da França 316 lj 57 Ed Capitolio na cidade do Porto Logo poderei dar entrada no meu pedido de naturalização no Porto, correto?
Meus pais já faleceram e eram brasileiros, meus avós paternos já faleceram, ela portuguêsa e ele brasileiro, casaram-se no Brasil! Ou seja, SOU NETO DE AVÓ paterna portuguesa.
Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao envio dos documentos. Eu já moro aqui em Portugal e a cidadania da minha mãe acabou de sair e vou dar entrada na minha. Vou enviar meus documentos pelos correios, a minha dúvida é em relação à fotocópia do meu documento de identificação ser autenticada e o impresso ser assinado no consulado. Queria saber se essas exigências só são necessárias quando os documentos são enviados diretamente do Brasil para ACP.
Bom dia! Enviei os documentos do meu pai para fazer atribuição e chegaram na ACP na última segunda feira dia 26/03/18, o que acontece agora? Eles enviam e-mail? Eu ligo pra lá para obter informações? Desde já agradeço.
uma vez que está em Portugal, sugiro que vá ao ACP. Pessoalmente, não precisará reconhecer assinatura no 1C (será outro formulário, que usará para a nacionalidade).
@Marcia já havia pensado nisso, porém, eu moro na região de algarve e o verão vai começar, então fica tudo muito corrido por aqui pq eu trabalho, entendeu? Por isso estou tentando saber sobre isso, pois enviando pelos correios é muito mais viável para mim. Mas de qualquer forma, é uma possibilidade sim. Estou tentando contato telefônico direto com a ACP e já mandei emails, mas tá difícil rs De qualquer forma, agradeço à ajuda
entendi. Eles não respondem. aliás, este é um dos motivos para serem rápidos (não atenderem telefone e nem emails). Tem consulado brasileiro por perto de você? Vá até lá. Eles podem certificar seu RG E veja se uma conservatória pode reconhecer sua assinatura presencial no seu 1C.
Boa Noite, Estou organizando a documentação pra atribuição de minha mãe e estou com uma dúvida. Ela é filha de português, e casada. Após a atribuição dela será feita pra mim e pro meu irmão. Além de cópia simples da Certidão de Nascimento do meu avô português (falecido), certidão de Nascimento reprográfica apostilada da requerente (minha mãe), formulário 1C reconhecido por autenticidade e Vale postal 175 euros. Eu preciso de mais alguma coisa? As dúvidas mais pertinentes seriam, mandar a cópia da certidão de casamento? Como seria essa cópia já q há o interesse na transcrição do casamento para a atribuição minha e de meu irmão? Teria alguma oneração no valor a ser pago? Sei q o processo demora mto e gostaria de poder otimizar o tempo. Agradeço imensamente quem possa me auxiliar.
@VLAD EL Muito obrigada pelos esclarecimentos. Eu tinha de fato esquecido de listar o RG e essa dica da certidão de casamento é muito valiosa para não perder tempo, que é oq menos dispusemos nesse momento. Pra confirmação do favorecido do vale postal e endereço do APC e/ou Ponta Delgada pra envio dos documentos, existem algum link aqui no fórum? Procurei alguma coisa do gênero mas sem sucesso. Mais uma vez agradeço a ajuda
boa noite a todos estou reunindo os documentos para enviar para a acp porto para nacionalidade por atribuição, no meu caso meu pai é português e declarante na minha certidão de nascimento. quais os documentos necessários?
outra dúvida, posso usar a certidão de nascimento dele original que é do ano de 1962 ou devo requerer uma segunda via atualizada?
Meu nome é Fábio e sou neto de portugueses. Estou reunindo a documentação necessária para realizar o processo de atribuição de nacionalidade para o meu pai (filho de portugueses) e posteriormente para mim. Porém, em meio a tantas informações, estou me sentindo um pouco perdido e gostaria de saber se podem me ajudar. Para tanto, seguem alguns dados de meu avós:
Maria Olivia Gouveia Correia (Nome de solteira) Maria Olivia Correia Gomes (Nome de casada) Filiação: Domingos Correia e Augusta de Jesus das Neves Nascimento: 16/03/1939 - Ilha da Madeira / Funchal / Santa Maria Maior Falecimento: 17/09/2015 - São Paulo / Brasil
Constantino Lourenço Gomes Filiação: Luis Lourenço Gomes e Serafina de Souza Nascimento:05/05/1935 - Santa Luzia / Naturalizou-se brasileiro em 16/06/1971 Falecimento: ano de 2010 - São Paulo / Brasil
Entrei em contato com a Conservatória de Funchal e confirmaram que o nascimento e a averbação de casamento de minha avó estão registrados lá. Diante disto, gostaria de saber:
1 - É necessário transcrever o óbito de minha avó? 2 - Posso realizar o processo de atribuição pela ACP Porto ou devo solicitar junto a Conservatória de Funchal, já que as informações de minha avó encontram-se lá? 3 - Quais documento de minha avó devo providenciar para iniciar o processo?
Pretendo fazer o processo de cidadania do meu filho menor, através da ACP, pelos correios. Alguém saberia me dizer qual a documentação exigida por eles nesse caso? (atribuição de menor) Tenho cidadania portuguesa, através do meu pai, e serei o declarante. Não sou casado com a mãe dele.
Comentários
Devo então considerar + 3 anos após a Transcrição do Casamento .
Ou a data do casamento deles no Brasil em 1989 já estaria contando ?
Eles irão passar férias agora em Maio e Junho em PT/Lisboa... eu vou dizer para eles fazerem isso diretamente lá em Lisboa... então!
Até lá eu já terei transcrito o casório deles! Para dar entrada na minha cidadania como vc indicou .
Aí minha mãe aproveita e tira lá o CC e o Passaporte dela por lá em Lisboa ...
Pois assim já irá constar ela como casada no assento dela....
Acho ser o melhor pra eles , certo ?
Após fazer a Transcrição vou receber uma “Copia da Transcrição realizada do Casamento “ dos pais Brasileiro com a Portuguesa?
E também uma nova cópia do Assento português da Minha Mãe, já com nome dela de Casada?
Exatos 4 meses .
O mais legal foi uns dias após o recebimento lá acusado pelo site dos correios, recebemos e-mail de Tondela acusando o recebimento e início do processo, informando que caso houvesse alguma pendência informariam no decorrer. E após a conclusão, também recebemos e-mail acusando a conclusão com as informações do assento e que em breve chegaria via correios !
Parabéns pela forma como estão trabalhando muito bem !!!
Abs
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)
Av da França 316 lj 57 Ed Capitolio na cidade do Porto
Logo poderei dar entrada no meu pedido de naturalização no Porto, correto?
Obrigada pela confirmação.
Ou seja, SOU NETO DE AVÓ paterna portuguesa.
Como conseguir a minha cidadania?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao envio dos documentos.
Eu já moro aqui em Portugal e a cidadania da minha mãe acabou de sair e vou dar entrada na minha.
Vou enviar meus documentos pelos correios, a minha dúvida é em relação à fotocópia do meu documento de identificação ser autenticada e o impresso ser assinado no consulado.
Queria saber se essas exigências só são necessárias quando os documentos são enviados diretamente do Brasil para ACP.
Agradeço quem puder ajudar.
Enviei os documentos do meu pai para fazer atribuição e chegaram na ACP na última segunda feira dia 26/03/18, o que acontece agora? Eles enviam e-mail? Eu ligo pra lá para obter informações?
Desde já agradeço.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento#latest
uma vez que está em Portugal, sugiro que vá ao ACP.
Pessoalmente, não precisará reconhecer assinatura no 1C (será outro formulário, que usará para a nacionalidade).
Por isso estou tentando saber sobre isso, pois enviando pelos correios é muito mais viável para mim.
Mas de qualquer forma, é uma possibilidade sim.
Estou tentando contato telefônico direto com a ACP e já mandei emails, mas tá difícil rs
De qualquer forma, agradeço à ajuda
entendi.
Eles não respondem. aliás, este é um dos motivos para serem rápidos (não atenderem telefone e nem emails).
Tem consulado brasileiro por perto de você?
Vá até lá. Eles podem certificar seu RG
E veja se uma conservatória pode reconhecer sua assinatura presencial no seu 1C.
Estou organizando a documentação pra atribuição de minha mãe e estou com uma dúvida.
Ela é filha de português, e casada.
Após a atribuição dela será feita pra mim e pro meu irmão.
Além de cópia simples da Certidão de Nascimento do meu avô português (falecido), certidão de Nascimento reprográfica apostilada da requerente (minha mãe), formulário 1C reconhecido por autenticidade e Vale postal 175 euros. Eu preciso de mais alguma coisa?
As dúvidas mais pertinentes seriam, mandar a cópia da certidão de casamento? Como seria essa cópia já q há o interesse na transcrição do casamento para a atribuição minha e de meu irmão? Teria alguma oneração no valor a ser pago?
Sei q o processo demora mto e gostaria de poder otimizar o tempo.
Agradeço imensamente quem possa me auxiliar.
Muito obrigada pelos esclarecimentos. Eu tinha de fato esquecido de listar o RG e essa dica da certidão de casamento é muito valiosa para não perder tempo, que é oq menos dispusemos nesse momento.
Pra confirmação do favorecido do vale postal e endereço do APC e/ou Ponta Delgada pra envio dos documentos, existem algum link aqui no fórum?
Procurei alguma coisa do gênero mas sem sucesso.
Mais uma vez agradeço a ajuda
estou reunindo os documentos para enviar para a acp porto para nacionalidade por atribuição, no meu caso meu pai é português e declarante na minha certidão de nascimento.
quais os documentos necessários?
outra dúvida, posso usar a certidão de nascimento dele original que é do ano de 1962 ou devo requerer uma segunda via atualizada?
Qual a relação de documentos devo mandar pra ACP PORTO para solicitar minha nacionalidade por atribuição?
OBS: sou filho de pai Português
Meu nome é Fábio e sou neto de portugueses. Estou reunindo a documentação necessária para realizar o processo de atribuição de nacionalidade para o meu pai (filho de portugueses) e posteriormente para mim. Porém, em meio a tantas informações, estou me sentindo um pouco perdido e gostaria de saber se podem me ajudar. Para tanto, seguem alguns dados de meu avós:
Maria Olivia Gouveia Correia (Nome de solteira)
Maria Olivia Correia Gomes (Nome de casada)
Filiação: Domingos Correia e Augusta de Jesus das Neves
Nascimento: 16/03/1939 - Ilha da Madeira / Funchal / Santa Maria Maior
Falecimento: 17/09/2015 - São Paulo / Brasil
Constantino Lourenço Gomes
Filiação: Luis Lourenço Gomes e Serafina de Souza
Nascimento:05/05/1935 - Santa Luzia / Naturalizou-se brasileiro em 16/06/1971
Falecimento: ano de 2010 - São Paulo / Brasil
Entrei em contato com a Conservatória de Funchal e confirmaram que o nascimento e a averbação de casamento de minha avó estão registrados lá. Diante disto, gostaria de saber:
1 - É necessário transcrever o óbito de minha avó?
2 - Posso realizar o processo de atribuição pela ACP Porto ou devo solicitar junto a Conservatória de Funchal, já que as informações de minha avó encontram-se lá?
3 - Quais documento de minha avó devo providenciar para iniciar o processo?
Desde já, agradeço a atenção.
Pretendo fazer o processo de cidadania do meu filho menor, através da ACP, pelos correios.
Alguém saberia me dizer qual a documentação exigida por eles nesse caso? (atribuição de menor)
Tenho cidadania portuguesa, através do meu pai, e serei o declarante. Não sou casado com a mãe dele.
Agradeço desde já a colaboração