. Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura do pai e da mãe do menor reconhecida por autenticidade em cartório 2. Cópia autenticada do RGs dos pais(no seu caso o CC e a CNH) 3. Certidão de nascimento do menor,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada 4. Cópia simples do seu assento de nascimento Para menores o processo é gratuito e Tondela dá prioridade a menores.Tem levado,em média 1 semana apos a chegada dos documentos.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
No lugar do RG, posso utilizar o Cartão Cidadão para autenticar? Pois como não sou brasileiro não possuo RG, apenas CIE (Cédula de Identidade de EStrangeiro)
Olá pessoal, boa tarde! Estou enviando meus documentos esta semana. Gostaria de confirmar se é somente enviar os docs pro endereço correto. Não preciso fazer nenhum tipo de envio, cadastro, registro, nada? Só enviar e eles receberão e darão andamento? Acostumado com a burocracia exacerbada do Brasil, fico com esta dúvida. Obrigado!
Prezados, estou com a documentação do meu pai quase pronta para enviar. Certidão de nascimento dele, cópia reprográfica apostilada Cópia do RG apostilada Formulário com firma reconhecida por autenticidade Cópia simples da certidão de nascimento do pai dele (português) Aí só preciso pagar o vale postal, tirar uma cópia do comprovante, preencher o número no formulário e enviar a cópia junto do envelope, tudo via EMS pro ACP. É só isso, certo?
Olá @Maria Nélida , Meu nome é Pamela Gomes Mendes, preciso dar inicio ao meu processo de atribuição de nacionalidade. Meu pai é Português, José João Mendes nascido em 15/02/1945 em Miranda do Corvo em Portugal, e ele foi o declarante do meu nascimento. Está registrado na Conservatória de Miranda do Corvo sob o nº 1983 no ano de 2012.
Nome completo do português - JOSÉ JOÃO MENDES
Data de nascimento - 15/02/1945
Nome completo dos pais - MATIAS MENDES E MARIA DE JESUS
Já tenho todos os documentos abaixo:
- NÚMERO DE ASSENTO DO MEU PAI NASCIDO EM PORTUGAL - MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR CÓPIA REPROGRAFICA E APOSTILHADA - MEU RG AUTENTICADO E APOSTILHADO - FORMULÁRIO 1C COM RECONHECIMENTO PRESENCIAL DA ASSINATURA EM CARTÓRIO - VALE POSTAL ( para qual IRN devo efetuar o pagamento?)
Para qual endereço devo enviar esses documentos? Como meu pai é português e foi o declarante do meu nascimento, então não preciso transcrever o casamento dele certo? Não está faltando nada?
Fico no aguardo, muito obrigada, só consegui chegar até com todos esses documentos com a ajuda desse fórum, agradeço de coração a todos que ajudam o próximo aqui.
@pamelamendes envie o processo e o vale postal para ACP ( Arquivo Central do Porto) O vale postal em nome de IRN,IP (manutenção de residentes) nao use Euro exportação na conversão.
R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-292 Porto, Portugal
Estou dando entrada na Nacionalidade da minha avó (viva), filha de Portugués (falecido). Estou com os seguintes documentos:
- Informações do assento do meu bisavô; - Certidão de Nascimento de inteiro teor da minha avó (Já li no fórum que precisarei tirar reprográfica); Vou providenciar. Apostilada; - Cópia do RG dela apostilada; - Requerimento preenchido, assinado e com reconhecimento da assinatura por autenticidade; - Vale Posta.
Pergunto:
- Como minha avó casou, mudou o nome, seria interessante enviar a Certidão de Casamento com o Divórcio junto? - Ela não retirou o nome do marido, permaneceu. - Como o meu bisavô Português foi o declarante da certidão de nascimento da minha avó, não preciso transcrever o casamento dele, certo? Mas seria bom enviar a certidão de casamento dele, junto com a certidão de nascimento da minha bisavó com o óbito dela?
@Amanda se vc fizer pela conservatória ACP não precisa transcrever o casamento.Terá q enviar a certidão de casamento da sua avó para comprovar a mudança de nome após o casamento.Certidao de óbito e casamento do bisavô não precisa.Verifique no assento de nascimento do bisavô se consta o nome dele inteiro.
Oi gente. Eu sei que muitos já devem ter postado isso, mas eu queria muito que me confirmassem se os meus documentos estão certos. Meu pai é português e ele que assinou a minha certidão de nascimento. Estou com esses documentos:
Certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro com apostila de haia Cópia simples da certidão de nascimento do meu pai Fotos Cópia da minha identidade autenticada e com apostila de haia
Só falta esse formulário 1C.
E estou com uma dúvida, eu tirei esses documentos em janeiro. Tem algum prazo? Será que se eu enviar até dezembro consigo? Eu estou com medo de enviar e acabar perdendo o dinheiro.
@Rodrigo Nobre, sei que seu comentário foi feito faz três anos mas meu avô era irmão de sua avó Ermezinda, ambos naturais de Cidadelha de Jales. Espero que tenha conseguido suas informações mas poderei dar alguma informação, caso necessite. Victor Carocha
Provavelmente o @Rodrigo Nobre não verá seu post. Ele não loga no fórum desde Set/2018.
Pergunte ao @Admin se pode lhe fornecer por Mensagem Privada (o envelope no canto direito da tela), o e-mail que ele informou ao se registrar no fórum, para que vocês se comuniquem. Talvez funcione.
Comentários
Não.Agora basta apostilar(Apostila de Haia) que é feita em cartórios
Não tinha visto sua postagem aqui e te respondi em
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade#latest
Documentos para atribuição
. Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura do pai e da mãe do menor reconhecida por autenticidade em cartório
2. Cópia autenticada do RGs dos pais(no seu caso o CC e a CNH)
3. Certidão de nascimento do menor,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada
4. Cópia simples do seu assento de nascimento
Para menores o processo é gratuito e Tondela dá prioridade a menores.Tem levado,em média 1 semana apos a chegada dos documentos.
A filha do meu irmão nasceu semana passada, ele já quer enviar os documentos para a atribuição dela.
Ele não fez a atribuição do casamento, Tondela aceita fazer a atribuição da menor sem a transcrição? Ele é o declarante.
Obrigado
Tondela exige transcrição quando os pais são casados
Seu irmão pode fazer pelo ACP
No item 3 uma dúvida... ''Com firma reconhecida do notário que assina..''
Me explique melhor, por gentileza
desculpe a ignorância.. será a primeira vez que irei seguir essa burocracia
Quando vc for apostilar a certidão,a firma do notário(o tabelião ou pessoa habilitada para assinar certidões)será reconhecida
Muito obrigado
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
No lugar do RG, posso utilizar o Cartão Cidadão para autenticar?
Pois como não sou brasileiro não possuo RG, apenas CIE (Cédula de Identidade de EStrangeiro)
Certidão de nascimento dele, cópia reprográfica apostilada
Cópia do RG apostilada
Formulário com firma reconhecida por autenticidade
Cópia simples da certidão de nascimento do pai dele (português)
Aí só preciso pagar o vale postal, tirar uma cópia do comprovante, preencher o número no formulário e enviar a cópia junto do envelope, tudo via EMS pro ACP. É só isso, certo?
@Maria Nélida , Meu nome é Pamela Gomes Mendes, preciso dar inicio ao meu processo de atribuição de nacionalidade.
Meu pai é Português, José João Mendes nascido em 15/02/1945 em Miranda do Corvo em Portugal, e ele foi o declarante do meu nascimento.
Está registrado na Conservatória de Miranda do Corvo sob o nº 1983 no ano de 2012.
Nome completo do português - JOSÉ JOÃO MENDES
Data de nascimento - 15/02/1945
Nome completo dos pais - MATIAS MENDES E MARIA DE JESUS
Já tenho todos os documentos abaixo:
- NÚMERO DE ASSENTO DO MEU PAI NASCIDO EM PORTUGAL
- MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR CÓPIA REPROGRAFICA E APOSTILHADA
- MEU RG AUTENTICADO E APOSTILHADO
- FORMULÁRIO 1C COM RECONHECIMENTO PRESENCIAL DA ASSINATURA EM CARTÓRIO
- VALE POSTAL ( para qual IRN devo efetuar o pagamento?)
Para qual endereço devo enviar esses documentos?
Como meu pai é português e foi o declarante do meu nascimento, então não preciso transcrever o casamento dele certo?
Não está faltando nada?
Fico no aguardo, muito obrigada, só consegui chegar até com todos esses documentos com a ajuda desse fórum, agradeço de coração a todos que ajudam o próximo aqui.
R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-292 Porto, Portugal
Estou dando entrada na Nacionalidade da minha avó (viva), filha de Portugués (falecido).
Estou com os seguintes documentos:
- Informações do assento do meu bisavô;
- Certidão de Nascimento de inteiro teor da minha avó (Já li no fórum que precisarei tirar reprográfica); Vou providenciar. Apostilada;
- Cópia do RG dela apostilada;
- Requerimento preenchido, assinado e com reconhecimento da assinatura por autenticidade;
- Vale Posta.
Pergunto:
- Como minha avó casou, mudou o nome, seria interessante enviar a Certidão de Casamento com o Divórcio junto?
- Ela não retirou o nome do marido, permaneceu.
- Como o meu bisavô Português foi o declarante da certidão de nascimento da minha avó, não preciso transcrever o casamento dele, certo? Mas seria bom enviar a certidão de casamento dele, junto com a certidão de nascimento da minha bisavó com o óbito dela?
Obrigada pela ajuda.
Meu pai é português e ele que assinou a minha certidão de nascimento.
Estou com esses documentos:
Certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro com apostila de haia
Cópia simples da certidão de nascimento do meu pai
Fotos
Cópia da minha identidade autenticada e com apostila de haia
Só falta esse formulário 1C.
E estou com uma dúvida, eu tirei esses documentos em janeiro. Tem algum prazo? Será que se eu enviar até dezembro consigo?
Eu estou com medo de enviar e acabar perdendo o dinheiro.
@Rodrigo Nobre, sei que seu comentário foi feito faz três anos mas meu avô era irmão de sua avó Ermezinda, ambos naturais de Cidadelha de Jales. Espero que tenha conseguido suas informações mas poderei dar alguma informação, caso necessite. Victor Carocha
@vjcarocha
Provavelmente o @Rodrigo Nobre não verá seu post. Ele não loga no fórum desde Set/2018.
Pergunte ao @Admin se pode lhe fornecer por Mensagem Privada (o envelope no canto direito da tela), o e-mail que ele informou ao se registrar no fórum, para que vocês se comuniquem. Talvez funcione.
@gandalf, obrigado. Vou seguir sua sugestão!