documentos para arquivo central do porto

135

Comentários

  • Daniel,
    Nesse caso, eu preciso do assento de nascimento dos 2?
  • @Rodrigo Nobre se eles não se casaram em Portugal e o casamento não foi transcrito lá precisa sim, para poder fazer o processo de transcrição de casamento deles.
  • Obrigado Daniel.
    Não sei se posso tirar essa dúvida aqui ou no tópico de transcrição de casamento. Vi a lista de documentos necessários para transcrição. Não possuo a certidão de nascimento de meus avós portugueses, só o nº do assento de nascimento enviado por e-mail pela Conservatória. Esse e-mail da Conservatória é o documento que envio para fazer a transcrição?
  • @Rodrigo Nobre se a conservatória já te passou o numero do assento informatizado basta informar os dados deles (nome, data de nascimento, filiação) e os dados do assento (numero, ano e local) em um papel que você vai mandar junto com o requerimento para transcrição e a certidão de casamento deles, inteiro teor apostilada e xerox autenticada do documento de identidade.
    Faça a transcrição por Ponta Delgada que é bem rápido. Modelo do requerimento e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Se você assinar o requerimento terá que mandar cópia autenticada da sua certidão de nascimento para comprovar a descendência.
  • @RodrigoNobre vc pode enviar cópia do e-mail com o nr do assento de nascimento dos dois avós portugueses para fazer a transcrição.
  • Muito obrigado pela ajuda Daniel!
  • Muito obrigado Vlad!
  • Daniel e Vlad,
    Só mais uma dúvida. O meu avô é naturalizado brasileiro. Nesse caso, mesmo assim, continua sendo necessária a transcrição do casamento de meus avós?
  • @Rodrigo a não ser q ela tenha perdido a nacionalidade portuguesa, terá sim que fazer a transcrição de casamento.
  • Obrigado Vlad.
  • Não possuo o assento de nascimento do meu avô. Encaminhei um e-mail para o arquivo distrital do Porto, eles responderam que o pedido devia ser encaminhado ao arquivo distrital de Braga e informaram que o registro poderia ser consultado online nesse link:
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1002672
    Mas eu não consegui localizar. Alguém poderia me ajudar? O meu avô se chamava Domingos de Magalhaes, nascido em 04/01/1897, filho de João de Magalhaes e Rosa de Jesus. A Freguesia é São Clemente de Basto, que pertence ao Concelho de Celorico de Basto, no Distrito de Braga.
    Agradeço a ajuda.
  • @Rodrigo Nobre

    O livro que te interessa não está online. Terá que solicitar:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1211701

    Preencha o formulário de requisição de certidão paroquial: http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=10&pageid=36&lang=pt-PT
  • Muito obrigado Mariza. Vou solicitar.
  • Erika_marianoErika_mariano Member
    editado February 2018
    Oi pessoal,

    Me tirem essa dúvida, por favor.

    Sou filha de Português, advogada registrada na OAB/RJ e quero adquirir a Nacionalidade. Pretendo fazer o processo perante o ACP por ser mais célere.
    Os documentos que devem ser enviados são:
    - Formulário 1-C devidamente preenchido e assinado(vi que se o requerente for advogado não precisa reconhecimento da assinatura, bastando indicar a respectiva carteira profissional).
    - Original da certidão de inteiro teor por cópia reprográfica certificada pelo Oficial do Registro Civil, devidamente apostilada e autenticada com menos de 1 ano da emissão.
    - Foto 3x4 atual
    - Cópia da identidade, no caso, vou fornecer cópia da OAB autenticada e apostilada.
    - Cópia de documento,no caso do meu pai português, emitido por autoridades portuguesas que permitam a localização da certidão de nascimento, devidamente autenticada e apostilado(vou fornecer o passaporte antigo dele, de quando criança, que é o único documento que tem de Portugal ainda)

    A relação dos docs. está correta?

    Dúvidas:
    1) Será que por ser muito antigo o passaporte eles vão aceitar como documento oficial do pai Português ?
    2) É necessário que eu forneça cópia da certidão de nascimento autenticada e apostilada da minha mãe, brasileira?
    3) Meu pai é o declarante da minha certidão de nascimento, então, não é necessária a transcrição da união estável dos meus pais para conseguir dar entrada no requerimento, correto?
    4) Preciso enviar comprovante de residência para fazer o requerimento perante o ACP?
    5) O valor a ser pago à título de emolumentos eu consigo obter presencialmente através do Consulado Português e envio o comprovante de pagamento no envelope junto aos documentos? Ou o único valor a ser pago inicialmente é o vale postal + taxa pagos no ato da postagem nos Correios?
    6) Posso pedir para uma amiga que vai para Portugal a passeio para fazer a entrega dos documentos perante o ACP, sem procuração, sendo o único ato dela a entrega dos documentos em envelope lacrado, ou vocês acham mais indicado enviar via correios com vale postal e etc.
    7) Vocês sabem informar qual o tempo médio até a correspondência chegar ao ACP?
    8) A duração do processo ainda permanece na média de 30 a 40 dias quando realizado pelo ACP?


    Desde já, agradeço o auxílio.

    Erika.
  • Erika_marianoErika_mariano Member
    editado February 2018
    Aguardo resposta
  • editado February 2018
    @Erika

    No regulamento de atribuição de nacionalidade não diz q advogados não precisam reconhecer sua assinatura por autenticidade no formulário 1C.Fotos não precisa enviar.Precisa de uma cópia do assento de nascimento do português ou Nr do registro, data de nascimento e local onde nasceu. Carteira da OAB não serve como documento de identidade. Pode ser R.G.,passaporte com filiação ou CNH(nem todas conservatórias aceitam).Cópias apostiladas

    1-precisa da cópia do assento de nascimento

    2-Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada

    3-correto

    4-não precisa

    5-somente o vale postal + taxas

    6-Se enviar pela DHL 3 a 4 dias úteis

    7-o prazo pode ser maior
  • Perfeito, Vlad.


    Muito obrigada pelos esclarecimentos de forma clara e célere.


  • Olá amigos,

    Gostaria de confirmar se são esses todos os documentos necessários para transcrição de casamento de meus avós portugueses:

    - Indicação do número do assento / ano / conservatória de meus avós (obs. não possuo a certidão de nascimento deles);
    - Certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas;
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório;
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento.

    Como não possuo a certidão de nascimento de meus avós, queria saber como faço para enviar os dados do assento de nascimento deles, se existe algum formulário específico para informar os dados ou basta que eu digite em um papel, anexando os e-mails que recebi das conservatórias.

    Agradeço desde já a ajuda.
  • editado February 2018
    @Rodrigo Nobre o registro de nascimento de seu avô não está no arquivo distrital? Tem que solicitar uma certidão do registro dele em Portugal e mandar xerox simples do documento que receber, o da sua avó, que já está informatizado, basta imprimir o e-mail que a conservatória te mandou com os dados, como o @Vlad te falou, ou escrever esses dados em uma Folha em branco e mandar junto.
    O restante esta OK.
    Se foi você que assinar o requerimento (neto) terá que enviar também sua certidão de nascimento para comprovar a descendência.
    Lembrando que você deve mandar a documentação para Ponta Delgada, esta discussão fala sobre documentos ACP mas no Arquivo Central do Porto não e feita transcrição de casamento.
  • Daniel, o registro de nascimento de meu avô está no arquivo distrital de Braga. Ele não está informatizado, mas solicitei por meio de um certidão em que fiz um vale postal para eles e foi me encaminhado o seu assento de nascimento por cópia.
    Quem vai assinar o requerimento é meu pai, filho de português. Vou fazer a atribuição para ele primeiro, depois vou fazer a minha.
    Muito obrigado pelas informações.
  • Olá pessoal, tudo bem ?

    Preciso encontrar os assentos dos meus avós que são portugueses, para iniciar o processe de cidadania para o meu pai.

    Tenho todos os dados, mas não sei por onde começar a procurar, se alguém pudesse me ajudar enviando um link onde eu possa fazer essa pesquisa, ficarei muito grata.

    Manuel Farinha Cristovão
    Nascimento: 04/01/1936
    Local de Nascimento: Malhadal - Freguesia e Concelho de Proença-a-Nova

    Maria Alice Fernandes Cristovao
    Nascimento: 17/02/1939
    Local de Nascimento: Grada - Mealhada - Concelho de Anadia - Distrito de Aveiro
  • Sou Brasileiro, tenho 25 anos, os meus pais são brasileiros e casados no Brasil em 1989, mas minha mãe já obteve a cidadania portuguesa agora em dez 2017, do pai dela (português já falecido). Ela fez a dela por Tondela, foi simples e rápido, pois o pai dela era o declarante do nascimento dela no Brasil.

    Qual o melhor passo a passo para eu obter a cidadania portuguesa da minha mãe ?
  • @Augusto, vc terá que transcrever primeiro o casamento dos seus pais antes de dar entrada no seu processo.Depois é só seguir o procedimento igual como foi feita a atribuição da sua mãe.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Super obrigado! Vou proceder Assim.

    As certidões dos brasileiros de nascimento e casamento de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas, TEM QUE SER REPROGRAFICA?
  • @Augusto a certidão de nascimento tem que ser reprográfica e a de casamento de inteiro teor.As duas tem que ser apostiladas.
  • editado March 2018
    É possível enviar via Tondela os 2 processos juntos ?
    1 - Trascricao do casamento datado de 1989 do meu pai brasileiro com a minha mãe agora já com o assento dela de portuguesa .

    2 - A minha atribuição como filho de 25 anos de mãe agora já portuguesa ...
  • @Augusto.pode enviar, mas o prazo tende a ser mais demorado.
  • editado March 2018
    Obrigado!
    Qual seria o melhor caminho ?

    1- Transcrição via ???? (Tempo ?)

    Depois...
    1 - Atribuição via Tondela ?

  • @Augusto Seixas hoje o caminho mais rápido seria transcrição por Ponta Delgada, uns 20 a 30 dias e atribuição por ACP, uns 2 ou 3 meses. Por Tondela acredito que deve levar uns 10 meses se mandar tudo junto.
  • Super Obrigado!
    Meu pai sendo Brasileiro , mesmo minha mãe agora com assento portuguesa e com a Transcrição do casamento deles que irei processar conforme sua indicação acima NÃO PODE OBTER A CIDADANIA, Certo?

    Ele até teve uma Avó (portuguesa) por parte de pai , mas ambos já faleceram ...!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.