Sim @Henrique, agora seu pai é brasileiro e português, e uma vez portugues, caso você queira sua nacionalidade, é seu pai que lhe passará. Como todo cidadão lusitano, com a transcrição ele "avisará" Portugal de sua união, e aí sim vc, fruto desta união, pedirá a sua nacionalidade.
Antes a conservatória de Tondela (por exemplo) não cobrava a transcrição de casamento no caso de o seu pai ser o declarante do seu nascimento, já a conservatória de Ovar cobra todas as transcrições de casamento. Mas, através de relatos aqui no grupo, parece que Tondela também está cobrando a transcrição. Outros colegas podem lhe confirmar com mais certeza.
@Henrique Tavares "Nos termos do artigo 50, n 3 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, é obrigatório para quem adquire a nacionalidade portuguesa, transcrever no Registro Civil Português todos os atos de Estado Civil lavrados no estrangeiro, nomeadamente o seu casamento."
Boa tarde pessoal, estou fazendo a atribuição da minha mãe por OVAR, os documentos chegaram lá em 09/05, assim que eu tiver o número do processo vou preencher a planilha também. Estou aguardando mais uns dias pra ligar na LR e pedir o número.
Boa noite, Surgiu uma dúvida e visto que não tive exigências na atribuição da minha avó e da minha mãe não tenho ideia como funciona.. Então, enviei a transcrição de casamento dos meus pais e a minha atribuição juntos para Ovar em novembro de 2016 e em abril a Ovar disse que precisa da certidão paroquial para transcrever o casamento dos meus pais, enfim consegui resolver e já saiu a transcrição, só que, a minha atribuição ficou parada até resolver essa questão da certidão paroquial. Quarta passada Ovar me respondeu dizendo que meu processo de atribuição estava sendo preparado para despacho mas que iria levar um tempo porque tinha muitos processos...
A dúvida é a seguinte, se cai em exigência o processo volta para o final da fila? Levando em consideração que está para despacho quanto tempo em média deve levar para ser concluído, pois queria agendar o cartão cidadão urgente no consulado do rj e só têm data para final de julho. Até dia 24 de julho já devo ter o número do assento,certo? Visto que já foi numerado, analisado e encontra-se em despacho nesse momento.
De que maneira vocês estão buscado o número de processo? A documentação já chegou lá mas não quero ligar nem enviar email atoa, só daqui alguns meses. Alguma maneira de descobrir o número do processo?
Através da Linha Registos! Não tenho o número aqui agora, mas vc acha facilmente pelo fórum. Se a pessoa que te atender falar que seu processo foi numerado, ou que está para despacho, ou em fase final, é só perguntar o número!
Olá pessoal, Meu processo chegou no dia 09/05 em Ovar e hoje, 14 dias depois, ainda não foi numerado. Alguém que enviou recentemente teve o processo numerado? Li nesse tópico que não há um padrão, mas queria ter uma idéia de como as coisas estão acotnecendo nos últimos dias.
@Rodrigo A Garcia, o meu processo também chegou em OVAR dia 09/05, hoje liguei na LR e fui informado que ontem 22/05 ele foi numerado, acredito que o seu estará sendo também por esses dias.
Pessoal bom dia! Me tirem um duvida por favor, posso enviar a atribuição de nacionalidade da minha mãe junto com a transcrição de casamento dela para Ovar? Ou só pode ser enviado um processo de cada vez? Obrigada!
Pelas informações que consegui antes de enviar meu processo, entendi que podemos até enviar junto, mas primeiramente eles trabalham na atribuição da nacionalidade para depois dar início à transcrição do casamento.
Eu enviei junto, (atribuição e transcrição, sendo um envelope para cada solicitação) porém só após a cidadania concluída é que será feita a transcrição do casamento. E também no momento do envio já fiz os dois vales postais, 175 euros para cidadania e 120 euros para transcrição do casamento. Ambos já sacados.
Se alguém tiver alguma informação além dessas, seria útil pra mim também.
@OVicente e @Fábio Malta Montanha obrigada! Me tirem mais uma duvida, para atribuição de nacionalidade pedem a copia do RG autenticado e formulário com assinatura reconhecida, precisa apostilar ?
@Aline, formulario só com assinatura reconhecida por Autenticidade ,não pode apostilar um documento português.Ovar não exige R.G apostilado,as outras Conservatórias sim.
Caros, Pelos relatos que tenho acompanhado, parece que Ovar está levando menos tempo que Tondela para processos de atribuição. Alguém pode confirmar essa percepção?
@mauriciolopol não esta mt certo não! problema q Tondela passou a exigir transcrição de casamento e muitas pessoas enviaram sem transcrever, ou seja, ficaram em exigência. Ovar esta demorando de 4-5 meses lembrando que mês 07 é ferias !
Boa tarde pessoal, Li em um tópico anterior sobre ligar para a Linha de Registros no fim de semana e acredito que será um erro, visto que por ser fim de semana não haverá ninguém para dar informação. O horário deve ser o comercial e durante a semana.
Boa tarde, Alguém tem alguma informação dos últimos processos liberados por Ovar. Fui dar uma olhada na planilha e não achei nenhuma informação. E a data do meu processo estava errada, não é 28.04 e sim 28.03 (março) tentei corrigir, mas não sei se ficou a data certa. Obrigada
Antes de tudo gostaria muito de agradecer a existência deste fórum! Tenho aprendido muito com as experiências de vocês. Inicialmente estamos correndo para requerer atribuição de nacionalidade para meu pai, filho de portugueses. Em seguida será para mim!!
Estou muito feliz por ter enviado hoje o envelope com a documentação dele para Ovar. Foi pelos Correios (espero que dê certo.. kkk).
Agora, é aguardar pela abertura do processo. Assim que souber incluo na planilha.
Boa noite, estou tentando contato c a CRC Ovar, enviei email dia 9/5 e outro ontem sem resposta nenhum. É comum eles não responderem? Preferia enviar a documentação p eles, pois minha avó é de lá, e o assento de nascimento dela é dessa conservatória. Hj pedi ao meu primo português q mora lá se pode dar um.pulinho na conservatória e saber mais detalhes, sobre documentação etc.. me sinto mais confortável enviando o lá porque tenho família q pode ir pessoalmente saber o status, mas fico preocupada por eles não responderem. Vcs conseguem fácil contato com eles?
Comentários
"Nos termos do artigo 50, n 3 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, é obrigatório para quem adquire a nacionalidade portuguesa, transcrever no Registro Civil Português todos os atos de Estado Civil lavrados no estrangeiro, nomeadamente o seu casamento."
Estou aguardando mais uns dias pra ligar na LR e pedir o número.
Surgiu uma dúvida e visto que não tive exigências na atribuição da minha avó e da minha mãe não tenho ideia como funciona.. Então, enviei a transcrição de casamento dos meus pais e a minha atribuição juntos para Ovar em novembro de 2016 e em abril a Ovar disse que precisa da certidão paroquial para transcrever o casamento dos meus pais, enfim consegui resolver e já saiu a transcrição, só que, a minha atribuição ficou parada até resolver essa questão da certidão paroquial. Quarta passada Ovar me respondeu dizendo que meu processo de atribuição estava sendo preparado para despacho mas que iria levar um tempo porque tinha muitos processos...
A dúvida é a seguinte, se cai em exigência o processo volta para o final da fila? Levando em consideração que está para despacho quanto tempo em média deve levar para ser concluído, pois queria agendar o cartão cidadão urgente no consulado do rj e só têm data para final de julho. Até dia 24 de julho já devo ter o número do assento,certo? Visto que já foi numerado, analisado e encontra-se em despacho nesse momento.
um abraço,
Victor
Através da Linha Registos! Não tenho o número aqui agora, mas vc acha facilmente pelo fórum. Se a pessoa que te atender falar que seu processo foi numerado, ou que está para despacho, ou em fase final, é só perguntar o número!
Atendimento de 09h às 17h (lembrando que Portugal está 4 horas à frente do Brasil)
Opção 1 do menu, depois opção 1 de novo
Obrigado! vou ligar no final da semana
Meu processo chegou no dia 09/05 em Ovar e hoje, 14 dias depois, ainda não foi numerado. Alguém que enviou recentemente teve o processo numerado? Li nesse tópico que não há um padrão, mas queria ter uma idéia de como as coisas estão acotnecendo nos últimos dias.
Pelas informações que consegui antes de enviar meu processo, entendi que podemos até enviar junto, mas primeiramente eles trabalham na atribuição da nacionalidade para depois dar início à transcrição do casamento.
Eu enviei junto, (atribuição e transcrição, sendo um envelope para cada solicitação) porém só após a cidadania concluída é que será feita a transcrição do casamento. E também no momento do envio já fiz os dois vales postais, 175 euros para cidadania e 120 euros para transcrição do casamento. Ambos já sacados.
Se alguém tiver alguma informação além dessas, seria útil pra mim também.
Agradeço
Pode enviar junto, Ovar aceita. Porém, não é jogo, pois demora muito.
O ideal é enviar a transcrição para Ponta Delgada ou 4ª do Porto, que leva menos de 1 mes para essa finalidade.
Assim que tiver concluído, você enviar os documentos da atribuição para Ovar.
Abs
Meu processo foi recebido no dia 08/05 em Ovar. Liguei para a Linha de Registos hoje.
Foi numerado no dia 19/05. Devem numerar seu processo até o fim dessa semana, penso eu.
Vou atualizar a planilha lá.
Para a transcrição, PD aceita CNH ou so o RG, e tem que ser apostilado?
Pelos relatos que tenho acompanhado, parece que Ovar está levando menos tempo que Tondela para processos de atribuição. Alguém pode confirmar essa percepção?
Li em um tópico anterior sobre ligar para a Linha de Registros no fim de semana e acredito que será um erro, visto que por ser fim de semana não haverá ninguém para dar informação. O horário deve ser o comercial e durante a semana.
Alguém tem alguma informação dos últimos processos liberados por Ovar.
Fui dar uma olhada na planilha e não achei nenhuma informação. E a data do meu processo estava errada, não é 28.04 e sim 28.03 (março) tentei corrigir, mas não sei se ficou a data certa.
Obrigada
Antes de tudo gostaria muito de agradecer a existência deste fórum! Tenho aprendido muito com as experiências de vocês. Inicialmente estamos correndo para requerer atribuição de nacionalidade para meu pai, filho de portugueses. Em seguida será para mim!!
Estou muito feliz por ter enviado hoje o envelope com a documentação dele para Ovar. Foi pelos Correios (espero que dê certo.. kkk).
Agora, é aguardar pela abertura do processo. Assim que souber incluo na planilha.
Abraços!
Repostando o link das planilhas, para quem quiser acompanhar: https://1drv.ms/f/s!AjlGdGxkX3YHaZfPooMrXkl1TPA