Eu, no seu lugar, mandaria a original, pois normalmente, os assentos anteriores a 1911 não estão no sistema, portanto, a Ovar não poderia atestar sua autenticidade.
Como você sabe que a certidão está na Conservatória de Cinfães, depois é só você pedir outra para eles, caso queiram guardar uma.
Sobre a certidão de nascimento, a cópia reprográfica do verso está legível, você consegue ler com facilidade os escritos? Pois Ovar, não exige certidão reprográfica, portanto, se a certidão estiver fácil de ler, sem problemas, se não, seria bom você solicitar uma certidão inteiro teor narrativa.
@Assis no meu caso quando a transcrição ficou para despacho ainda demorou umas 3 ou 4 semanas. No meu caso, não sei quanto tempo esta a sua e quanto tempo estava a minha desde que perguntei.
Moacir muito grato por me responder!!! Mandei meu processo em 01/11/2016 e a documentação foi recebida em 22/11/2016 processo de transcrição de casamento de meus avós, no dia 24/05/2017 fui informado que está em despacho. Muito tempo, né???
@Fábio Malta Montanha, obrigada pela resposta. Temos uma cópia do assento do meu avô de uma vez que pedimos à Portugal, como tenho parentes em Ovar, se por acaso Ovar precisar mesmo da original, talvez fique mais rápido pagar por aqui e pedir para enviarem par ao endereço do meu primo em Ovar e ele entrega direto na Conservatória, poupa tempo.. aqui pro Brasil no mínimo 30 dias para chegar e meu tio está com uma certa urgência, a saúde dele não está muito boa, e estamos querendo andar rápido com tudo.. Quanto a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica dele está bem legível, dá para entender tudo sim.. Pena que Ovar não responda enviando a lista atualizada deles porque aí não ficariam dúvidas.
Minha dúvida é parecida com a da Maria da Gloria. Meu irmão é divorciado do primeiro casamento e não teve filhos com a primeira esposa. Depois teve uma filha com a nova companheira, com a qual ele não é casado.. Pra atribuir a cidadania à filha, ele precisa averbar o primeiro casamento? Ele é declarante na certidão da filha.
@meire Ele vai ter q averbar o divórcio antes de fazer a atribuição da filha. Diferente eu acho, do caso da minha tia que casou, teve dois filhos, separou e nunca mais casou. Nesse caso, ela só vai precisar transcrever o primeiro casamento, sem a necessidade de averbar o divorcio para requerer a cidadania dos filhos.. entende?
@meire, o certo seria sim, averbar o primeiro, fazer o divorcio, averbar o segundo e depois atribuir a filha.. Contudo tem muita gente que pula o 1 casamento e ja transcreve o segundo de uma vez, se isso e errado eu nao sei, mas tb nao sei se é certo... porem na certidão de nascimento esta contida a informação do 1 casamento.. agora se a conservatória vai encrencar e solicitar o 1 casamento ai eu ja nao sei..
Hoje em dia mesmo sendo o declarante, as conservatórias estão exigindo a transcriçao..
@Andre Henriques ,obrigada, ele não é casado com a segunda companheira, mãe da filha dele.Essa é minha dúvida. Sem problema transcrever o primeiro casamento, mas depois quando for atribuir pra menina, via aparecer que ela é filha de outra mulher. Acho que não vai dar pra escapar de averbar o divorcio. Só se achar uma conservatória que não exija transcrição de casamento para portugueses declarantes do nascimento.
@victoroliveira , obrigada, entendi perfeitamente, sua tia vai constar como casada em Portugal e as crianças são fruto desse casamento. . ....meu irmão, no caso, constaria como casado em Portugal, mas com uma filha com outra mulher, que não a esposa. Aqui no Brasil ele é divorciado e não se casou com a mãe da menina..nossa esperança era o fato dele ser declarante na certidão da filha, e não precisar transcrever o casamento, mas parece que isso não vale mais....
@Assis Sim muito tempo eu também fiz a transcrição do casamento dos meus pais por ovar, demorou 5 meses. Agora estou esperando minha atribuição sair! Vai dar td certo!
@meire Se pretende tentar dar entrada somente no segundo casamento como a pessoa falou, lembra que na segunda certidão de casamento vem marcado como Divorciado e podem implicar com isso. Na certidão de nascimento não vem nada referente ao casamento. Eu diria que vale a tentativa de mandar somente o segundo casamento pois se cair em exigência seu irmão vai ter q fazer o correto, lembrando que a separação deve ser feita em Portugal através de advogados em outras palavras $$$$$.
Boa noite, Acabei de ver na Atribuição por Tondela um processo que foi enviado em Janeiro, numerado no dia 13 de janeiro e já foi concluido e despachado em 25 de maio. Me parece que Tondela está conseguindo manter o tempo 4 meses. Mas sobre Ovar não estou conseguindo ver nenhum processo de meio de janeiro para cá com finalização. Estou muito ansiosa. Alguém com informações novas.
Peço ao pessoal que mexer que não deixe filtros na planilha. Aqui pelo cel não estou conseguindo ver todas as informações e nem consigo tirar os filtros.
Bom dia, @Fábio Malta Montanha, consegui falar com Ovar hoje, uma amiga lá de Portugal ligou e informaram que só aceitam bilhete de identidade, não aceitam CHN. Que não precisa apostilhar, bastar reconhecer em cartório. Vou ver qual o estado da carteira de identidade do meu tio, se estiver mesmo muito velha, vou mandar para outra conservatória que aceita a CHN. Recebi um email de Mangualde hoje que confirmam que aceitam a CHN (pediram para eu juntar uma cartinha explicando porque está enviando a CHN e não a identidade), mas que precisa apostilhar, mas talvez seja mais seguro. Tambem confirmaram que embora meu avô tenha mais de 100 anos, se o assento de nascimento dele ainda está na Conservatória de Cinfães e não no Arquivo Distrital de Viseu, eles mesmos conseguem o acesso, bastando enviar uma fotocopia simples dela. Estou pensando em mandar para mangualde, porque tirando essa questão da identidade, a documentação está toda certinha, casamento dos pais dele averbados e constam já do assento do pai.. Muito obrigada a todos
@Moacir Vasconcelos Junior Não existe segundo casamento, só primeiro e divorcio do primeiro. Nossa dúvida é: ele sendo casado em Portugal( primeiro casamento) se pode atribuir a cidadania à uma filha com outra mulher( com a qual ele não se casou). Tudo isso pra fugir da transcrição do divórcio $$$$$... rsrs...agora me ocorreu ...e sendo solteiro ? será que um portugues solteiro pode atribuir a cidadania à uma filha? obrigada, grupo!!
@Andre Henriques então Andre, estamos fazendo a atribuição dele. Eu e minha irmã já temos a cidadania. Como o foco é fazer a atribuição da filha dele, estamos pesquisando qual a melhor forma de dar entrada no processo dele pra facilitar o da menina. Como casado, como solteiro.. a idéia é tentar fugir de pagar o divórcio do primeiro casamento..
Na certidão não tem nada. Apenas o nome dos pais. Não tem estado civil de nehum dos dois.Apenas para complementação, diz: "Foram declarantes Os Pais" .
Boa tarde pessoal, Desculpa se estou sendo repetitiva, mas estou em dúvida por ver outros tópicos. Minha atribuição sairá por Ovar. Depois Vou fazer a atribuição para minhas duas filhas. Estive vendo que por Ponta Delgada não tem q fazer a transcrição do meu casamento. Pensei em mandar os documentos delas para Ponta Delgada. Essa informação ainda está valendo?
@Maria da Gloria, Ponta Delgada não faz processos de Nacionalidade, só Transcrição de casamento. Vc terá sim sim que fazer a Transcrição do seu casamento para poder atribuir suas filhas.
Já apareceu um processo concluído na planilha, hein?! E em 93 dias. Um processo iniciado em fevereiro e concluído em maio. Tomara que o ritmo seja esse mesmo.
@meire@Moacir, não e tao simples assim eu acho.. quando se solicita uma pedido de nacionalidade o balcão deve analisar o registro de nascimento do requerente e verificar a semelhança com o registro do português para fazer a ligação familiar, ai quando verificam o registro do português vai estar averbado o divorcio, mas nem se quer fizeram a transcrição do casamento, ai é onde eles colocam o processo em exigência porque todo nacional português e obrigado a manter o estado civil atualizado.
Mesmo pq quando se solicita a nacionalidade, o requerimento 1C tem o campo de estado civil, imagina colocar solteiro neste campo para evitar a exigência da transcrição mas quando verificarem no registro do nascimento tem 1 casamento e 1 divorcio.
Comentários
Eu, no seu lugar, mandaria a original, pois normalmente, os assentos anteriores a 1911 não estão no sistema, portanto, a Ovar não poderia atestar sua autenticidade.
Como você sabe que a certidão está na Conservatória de Cinfães, depois é só você pedir outra para eles, caso queiram guardar uma.
Sobre a certidão de nascimento, a cópia reprográfica do verso está legível, você consegue ler com facilidade os escritos? Pois Ovar, não exige certidão reprográfica, portanto, se a certidão estiver fácil de ler, sem problemas, se não, seria bom você solicitar uma certidão inteiro teor narrativa.
Tadinha da Lurdes! Rs
Ou então o povo ja saiu de férias e nem chamou a gente hehehe
Meu processo chegou dia 08/05 em Ovar e foi numerado dia 12/05.
Esqueci o nome do pessoal que perguntou kkkk nas paginas passadas.
Contudo tem muita gente que pula o 1 casamento e ja transcreve o segundo de uma vez, se isso e errado eu nao sei, mas tb nao sei se é certo... porem na certidão de nascimento esta contida a informação do 1 casamento.. agora se a conservatória vai encrencar e solicitar o 1 casamento ai eu ja nao sei..
Hoje em dia mesmo sendo o declarante, as conservatórias estão exigindo a transcriçao..
,obrigada, ele não é casado com a segunda companheira, mãe da filha dele.Essa é minha dúvida. Sem problema transcrever o primeiro casamento, mas depois quando for atribuir pra menina, via aparecer que ela é filha de outra mulher. Acho que não vai dar pra escapar de averbar o divorcio. Só se achar uma conservatória que não exija transcrição de casamento para portugueses declarantes do nascimento.
@victoroliveira
, obrigada, entendi perfeitamente, sua tia vai constar como casada em Portugal e as crianças são fruto desse casamento. . ....meu irmão, no caso, constaria como casado em Portugal, mas com uma filha com outra mulher, que não a esposa. Aqui no Brasil ele é divorciado e não se casou com a mãe da menina..nossa esperança era o fato dele ser declarante na certidão da filha, e não precisar transcrever o casamento, mas parece que isso não vale mais....
Sim muito tempo eu também fiz a transcrição do casamento dos meus pais por ovar, demorou 5 meses. Agora estou esperando minha atribuição sair! Vai dar td certo!
@meire
Se pretende tentar dar entrada somente no segundo casamento como a pessoa falou, lembra que na segunda certidão de casamento vem marcado como Divorciado e podem implicar com isso. Na certidão de nascimento não vem nada referente ao casamento. Eu diria que vale a tentativa de mandar somente o segundo casamento pois se cair em exigência seu irmão vai ter q fazer o correto, lembrando que a separação deve ser feita em Portugal através de advogados em outras palavras $$$$$.
Acabei de ver na Atribuição por Tondela um processo que foi enviado em Janeiro, numerado no dia 13 de janeiro e já foi concluido e despachado em 25 de maio. Me parece que Tondela está conseguindo manter o tempo 4 meses. Mas sobre Ovar não estou conseguindo ver nenhum processo de meio de janeiro para cá com finalização. Estou muito ansiosa. Alguém com informações novas.
Temos uma planilha só para os processos de Ovar, a fim de acompanharmos. Se puder inserir suas informações, seria interessante
https://1drv.ms/f/s!AjlGdGxkX3YHaZfPooMrXkl1TPA
Peço ao pessoal que mexer que não deixe filtros na planilha. Aqui pelo cel não estou conseguindo ver todas as informações e nem consigo tirar os filtros.
Olá, inserido.
Obrigado.
Imagina! Boa sorte pra nós e vamos acompanhando!!
Não existe segundo casamento, só primeiro e divorcio do primeiro. Nossa dúvida é: ele sendo casado em Portugal( primeiro casamento) se pode atribuir a cidadania à uma filha com outra mulher( com a qual ele não se casou). Tudo isso pra fugir da transcrição do divórcio $$$$$... rsrs...agora me ocorreu ...e sendo solteiro ? será que um portugues solteiro pode atribuir a cidadania à uma filha? obrigada, grupo!!
então Andre, estamos fazendo a atribuição dele. Eu e minha irmã já temos a cidadania. Como o foco é fazer a atribuição da filha dele, estamos pesquisando qual a melhor forma de dar entrada no processo dele pra facilitar o da menina. Como casado, como solteiro.. a idéia é tentar fugir de pagar o divórcio do primeiro casamento..
Na certidão não tem nada. Apenas o nome dos pais. Não tem estado civil de nehum dos dois.Apenas para complementação, diz: "Foram declarantes Os Pais" .
Desculpa se estou sendo repetitiva, mas estou em dúvida por ver outros tópicos. Minha atribuição sairá por Ovar. Depois Vou fazer a atribuição para minhas duas filhas. Estive vendo que por Ponta Delgada não tem q fazer a transcrição do meu casamento. Pensei em mandar os documentos delas para Ponta Delgada. Essa informação ainda está valendo?
Mesmo pq quando se solicita a nacionalidade, o requerimento 1C tem o campo de estado civil, imagina colocar solteiro neste campo para evitar a exigência da transcrição mas quando verificarem no registro do nascimento tem 1 casamento e 1 divorcio.