Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

16465676970151

Comentários

• @Karina, nem Atribuição e nem Aquisição.. Será que a Lurdes tá doente? rsrsrs
  • @TeresaFarias17,

Eu, no seu lugar, mandaria a original, pois normalmente, os assentos anteriores a 1911 não estão no sistema, portanto, a Ovar não poderia atestar sua autenticidade.

Como você sabe que a certidão está na Conservatória de Cinfães, depois é só você pedir outra para eles, caso queiram guardar uma.

Sobre a certidão de nascimento, a cópia reprográfica do verso está legível, você consegue ler com facilidade os escritos? Pois Ovar, não exige certidão reprográfica, portanto, se a certidão estiver fácil de ler, sem problemas, se não, seria bom você solicitar uma certidão inteiro teor narrativa.
  • @Assis no meu caso quando a transcrição ficou para despacho ainda demorou umas 3 ou 4 semanas. No meu caso, não sei quanto tempo esta a sua e quanto tempo estava a minha desde que perguntei.
  • AssisAssis Member
    Moacir muito grato por me responder!!! Mandei meu processo em 01/11/2016 e a documentação foi recebida em 22/11/2016 processo de transcrição de casamento de meus avós, no dia 24/05/2017 fui informado que está em despacho. Muito tempo, né???
  • @Fábio Malta Montanha, obrigada pela resposta. Temos uma cópia do assento do meu avô de uma vez que pedimos à Portugal, como tenho parentes em Ovar, se por acaso Ovar precisar mesmo da original, talvez fique mais rápido pagar por aqui e pedir para enviarem par ao endereço do meu primo em Ovar e ele entrega direto na Conservatória, poupa tempo.. aqui pro Brasil no mínimo 30 dias para chegar e meu tio está com uma certa urgência, a saúde dele não está muito boa, e estamos querendo andar rápido com tudo.. Quanto a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica dele está bem legível, dá para entender tudo sim.. Pena que Ovar não responda enviando a lista atualizada deles porque aí não ficariam dúvidas.
  • @Vlad

Tadinha da Lurdes! Rs

Ou então o povo ja saiu de férias e nem chamou a gente hehehe
  • Boa tarde.

Meu processo chegou dia 08/05 em Ovar e foi numerado dia 12/05.

Esqueci o nome do pessoal que perguntou kkkk nas paginas passadas.
  • meiremeire Member
    Minha dúvida é parecida com a da Maria da Gloria. Meu irmão é divorciado do primeiro casamento e não teve filhos com a primeira esposa. Depois teve uma filha com a nova companheira, com a qual ele não é casado.. Pra atribuir a cidadania à filha, ele precisa averbar o primeiro casamento? Ele é declarante na certidão da filha.
  • editado May 2017
    @meire Ele vai ter q averbar o divórcio antes de fazer a atribuição da filha. Diferente eu acho, do caso da minha tia que casou, teve dois filhos, separou e nunca mais casou. Nesse caso, ela só vai precisar transcrever o primeiro casamento, sem a necessidade de averbar o divorcio para requerer a cidadania dos filhos.. entende?
  • @meire, o certo seria sim, averbar o primeiro, fazer o divorcio, averbar o segundo e depois atribuir a filha..
    Contudo tem muita gente que pula o 1 casamento e ja transcreve o segundo de uma vez, se isso e errado eu nao sei, mas tb nao sei se é certo... porem na certidão de nascimento esta contida a informação do 1 casamento.. agora se a conservatória vai encrencar e solicitar o 1 casamento ai eu ja nao sei..

Hoje em dia mesmo sendo o declarante, as conservatórias estão exigindo a transcriçao..
  • @Sheylal Obrigado pelas valiosas informações.
  • meiremeire Member
    editado May 2017
    @Andre Henriques
    ,obrigada, ele não é casado com a segunda companheira, mãe da filha dele.Essa é minha dúvida. Sem problema transcrever o primeiro casamento, mas depois quando for atribuir pra menina, via aparecer que ela é filha de outra mulher. Acho que não vai dar pra escapar de averbar o divorcio. Só se achar uma conservatória que não exija transcrição de casamento para portugueses declarantes do nascimento.

@victoroliveira
    , obrigada, entendi perfeitamente, sua tia vai constar como casada em Portugal e as crianças são fruto desse casamento. . ....meu irmão, no caso, constaria como casado em Portugal, mas com uma filha com outra mulher, que não a esposa. Aqui no Brasil ele é divorciado e não se casou com a mãe da menina..nossa esperança era o fato dele ser declarante na certidão da filha, e não precisar transcrever o casamento, mas parece que isso não vale mais....

• @Assis
    Sim muito tempo eu também fiz a transcrição do casamento dos meus pais por ovar, demorou 5 meses. Agora estou esperando minha atribuição sair! Vai dar td certo!

@meire
    Se pretende tentar dar entrada somente no segundo casamento como a pessoa falou, lembra que na segunda certidão de casamento vem marcado como Divorciado e podem implicar com isso. Na certidão de nascimento não vem nada referente ao casamento. Eu diria que vale a tentativa de mandar somente o segundo casamento pois se cair em exigência seu irmão vai ter q fazer o correto, lembrando que a separação deve ser feita em Portugal através de advogados em outras palavras $$$$$.
  • Boa noite,
    Acabei de ver na Atribuição por Tondela um processo que foi enviado em Janeiro, numerado no dia 13 de janeiro e já foi concluido e despachado em 25 de maio. Me parece que Tondela está conseguindo manter o tempo 4 meses. Mas sobre Ovar não estou conseguindo ver nenhum processo de meio de janeiro para cá com finalização. Estou muito ansiosa. Alguém com informações novas.
  • @Maria da Gloria Enviei o da minha tia dia 22 de novembro de 2016 e no inicio de fevereiro de 2017 já estava pronto.
  • @meire se ele nao se casou pela 2 vez, não tem o que transcrever ! Ele foi atribuído e tem a nacionalidade portuguesa?
  • @fesalles

Temos uma planilha só para os processos de Ovar, a fim de acompanharmos. Se puder inserir suas informações, seria interessante :)

https://1drv.ms/f/s!AjlGdGxkX3YHaZfPooMrXkl1TPA

Peço ao pessoal que mexer que não deixe filtros na planilha. Aqui pelo cel não estou conseguindo ver todas as informações e nem consigo tirar os filtros.
  • @Karina

Olá, inserido.

Obrigado.
  • @fesalles

Imagina! Boa sorte pra nós e vamos acompanhando!!
  • Bom dia, @Fábio Malta Montanha, consegui falar com Ovar hoje, uma amiga lá de Portugal ligou e informaram que só aceitam bilhete de identidade, não aceitam CHN. Que não precisa apostilhar, bastar reconhecer em cartório. Vou ver qual o estado da carteira de identidade do meu tio, se estiver mesmo muito velha, vou mandar para outra conservatória que aceita a CHN. Recebi um email de Mangualde hoje que confirmam que aceitam a CHN (pediram para eu juntar uma cartinha explicando porque está enviando a CHN e não a identidade), mas que precisa apostilhar, mas talvez seja mais seguro. Tambem confirmaram que embora meu avô tenha mais de 100 anos, se o assento de nascimento dele ainda está na Conservatória de Cinfães e não no Arquivo Distrital de Viseu, eles mesmos conseguem o acesso, bastando enviar uma fotocopia simples dela. Estou pensando em mandar para mangualde, porque tirando essa questão da identidade, a documentação está toda certinha, casamento dos pais dele averbados e constam já do assento do pai.. Muito obrigada a todos
  • meiremeire Member
    @Moacir Vasconcelos Junior
    Não existe segundo casamento, só primeiro e divorcio do primeiro. Nossa dúvida é: ele sendo casado em Portugal( primeiro casamento) se pode atribuir a cidadania à uma filha com outra mulher( com a qual ele não se casou). Tudo isso pra fugir da transcrição do divórcio $$$$$... rsrs...agora me ocorreu ...e sendo solteiro ? será que um portugues solteiro pode atribuir a cidadania à uma filha? obrigada, grupo!!
  • @Meire, se ele não casou com a mãe dessa menina, não tem o que transcrever!! Como está o estado civil na certidão da filha?
  • meiremeire Member
    @Andre Henriques
    então Andre, estamos fazendo a atribuição dele. Eu e minha irmã já temos a cidadania. Como o foco é fazer a atribuição da filha dele, estamos pesquisando qual a melhor forma de dar entrada no processo dele pra facilitar o da menina. Como casado, como solteiro.. a idéia é tentar fugir de pagar o divórcio do primeiro casamento..
  • @Maria Adelaide, fico feliz quando vejo vc por aqui
  • meiremeire Member
    @Maria Adelaide

Na certidão não tem nada. Apenas o nome dos pais. Não tem estado civil de nehum dos dois.Apenas para complementação, diz: "Foram declarantes Os Pais" .
  • Boa tarde pessoal,
    Desculpa se estou sendo repetitiva, mas estou em dúvida por ver outros tópicos. Minha atribuição sairá por Ovar. Depois Vou fazer a atribuição para minhas duas filhas. Estive vendo que por Ponta Delgada não tem q fazer a transcrição do meu casamento. Pensei em mandar os documentos delas para Ponta Delgada. Essa informação ainda está valendo?
  • @Maria da Gloria, Ponta Delgada não faz processos de Nacionalidade, só Transcrição de casamento. Vc terá sim sim que fazer a Transcrição do seu casamento para poder atribuir suas filhas.
  • @meire se não tem nada na certidão da criança acredito que consiga sim atribuir ela sem casar so explicar que ele não é casado e ser feliz!
  • Já apareceu um processo concluído na planilha, hein?! E em 93 dias. Um processo iniciado em fevereiro e concluído em maio. Tomara que o ritmo seja esse mesmo.
  • @meire @Moacir, não e tao simples assim eu acho.. quando se solicita uma pedido de nacionalidade o balcão deve analisar o registro de nascimento do requerente e verificar a semelhança com o registro do português para fazer a ligação familiar, ai quando verificam o registro do português vai estar averbado o divorcio, mas nem se quer fizeram a transcrição do casamento, ai é onde eles colocam o processo em exigência porque todo nacional português e obrigado a manter o estado civil atualizado.

Mesmo pq quando se solicita a nacionalidade, o requerimento 1C tem o campo de estado civil, imagina colocar solteiro neste campo para evitar a exigência da transcrição mas quando verificarem no registro do nascimento tem 1 casamento e 1 divorcio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.