Eu tava achando estranha a data de seu processo e ia perguntar, pois com a data que estava era uma data posterior a minha, mas com número de processo anterior. Agora entendi
Eu também tinha entendido que o colega ligaria final de semana, mas depois reli e ele disse final da semana, aí entendi por ser quinta ou sexta feira rs
@Karina Barbosa, é por ter família lá q acho melhor mandar p lá, mesmo q não me respondam, meu primo pode ir lá perguntar, ele se disponibilizou, e como é aposentado nem vai atrapalhar muito
Poxa, com certeza! É uma mão na roda! Fora isso, vc sabendo que eles receberam sua documentação, vai acompanhando pela LR também, a cada mês... eu pelo menos vou fazer isso!
@Teresa, eu mandei um e- mail para Ovar tempos atrás e responderam bem rápido.Acredito q o tipo de perguntas é o q diferencia o tempo de resposta, Eles estão bem atarefados e isso provoca a demora nas respostas,
Boa noite pessoal. Tenho uma dúvida. Não sei se posso perguntar neste tópico. Senão puder me digam, por favor em qual devo postar. Meu sobrinho tirou a atribuição no consulado do Rio de Janeiro. Ele é divorciado mas no consulado português colocaram ele como solteiro. Ele tem um filho com 7 anos e vai fazer a atribuição do filho por Ovar. Ele terá que transcrever o casamento e divórcio em Portugal para fazer a atribuição? Ou manda a documentação dele e do filho já que no Consulado ele é solteiro? Obrigada
@Maria da Gloria Ele deve informar o casamento a portugal assim como o divorcio, lembrando q existem diferenças entre separação consensual e divorcio. Ele consegue casar via Ovar porém a separação deve ser feita por advogados em portugal. Para atribuir o filho dele ele não precisa Divorciar, mas para portugal ele estará casado.
@Vlad Pen, sim, eu só perguntei qual a documentação necessária e para onde enviar... porque tem conservatória que querem que a cópia do documento de identidade seja apostilhado, outras apenas autenticados em cartório. Queria saber antes de pagar apostilhamento a toa, e tambem se aceitam CHN como identificação. mas acho que não gostaram de mim ;-(. Meu primo deve ir lá por esses dias perguntar diretamente
@Maria da Gloria, eut ambem sou divorciada aqui no Brasil, mas averbei meu casamento pelo consulado e tirei a nacionalidade dos meus filhos normalmente. No consulado falaram que seu eu quisesse morar em Portugal ou casar lá novamente, teria que entrar com o processo na Justiça do divórcio, caso contrario ficaria "trancado" o estado civil, no meu bilhete de identidade no estado civil vem ***********, agora com o cartão cidadão vai sari casada, mas acho que é porque puxaram as informações diretamente do sistema portugues de quando eu morava em Portugal ainda sem a nacionalidade portuguesa, e era casada, meu bilhete de identidade de estrangeiro permanente aparece "casada"
Bom dia amigos! Estou focado em ir morar em Portugal e quero tentar pela cidadania originária, uma vez que meu bisavô falecido é Português, com avô vivo e mãe viva. Possuo todos os documentos do português, ou seja, Certidão de Nascimento que está em minha cidade e o assentamento de batismo, no qual achei no Tombo.Pt. Contudo, enviei um email para Ovar em 18/05/2017 e até agora não recebi o retorno.
As dúvidas seriam:
Posso enviar os documentos sem as respostas dele?
Poderia eu neste caso enviar documentação de 4 transcrições e 3 atribuições ao mesmo tempo em envelopes enumerados?
Alguém já teve essa experiência e qual foi o prazo?
@Flavio, vc pode enviar a Transcriçao de Casamento para Ponta Delgada ou 4aCRC do Porto. As Atribuiçoes para as Outras Conservatórias.DETALHE. .. um processo de cada vez, primeiro seu avô depois sua mãe e depois vc..não pode ser todos ao mesmo tempo.
Referente a documentação, não precisa ligar para Ovar para isso. Neste fórum e neste mesmo tópico você encontra a relação de documento em diversas postagens. O envio de emails ou ligações acerca de documentação, acaba por atrasar todos os serviços.
Segue lista de documentos:
Certidão do português - Cópia simples, caso nascido após 1911 (ou preencha o quadro 02 do Formulário 1C) Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor, com a firma do tabelião reconhecida e apostilado. RG ou CNH ou passaporte (modelo novo que conste filiação) autenticado Formulário 1C impresso em uma folha frente e verso, colorido, com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Vale postal de 175,00 euros
@Vlad Estes lugares que citou são mais rápidos do que Ovar? Pois tive uma informação que por lá estaria aceitando simultaneamente os processos desde que estejam enumerados, ou seja cada processo em envelopes ou pastas separadas começando pela transcrição casamento do português. Isso procede? Pode tirar dúvida inbox?
Estou meio que perdido, mas por excesso de informações... Como disse possuo todos os documentos do português, ou seja, Certidão de Nascimento que está em minha cidade e o assentamento de batismo e claro tendo avô (filho do Português) e mãe vivos.
Qual primeiro passo a dar? Seria fazer a transcrição de casamento do Português e após disso a atribuição do meu avô? Teria uma previsão de prazo a chegar a mim?
Boa noite pessoal. Só queria comentar um pequeno detalhe sobre o caso do meu sobrinho. Quando ele conseguiu a atribuição da nacionalidade ele já estava divorciado no Brasil. No consulado português ele está como "solteiro" e não divorciado. Acho que neste caso não haverá necessidade de averbar o casamento dele. Obrigada pela explicação.
@Vlad Pen e @Fábio Malta Montanha. Muito obrigada pela ajuda. Vou ler os tópicos. É que estou ajudando meu tio com isso, ele tem 75 anos, e fico com medo de fazer alguma besteira.. ele ia fazer pelo consulado mais só tinha data para 16 de outubro e eu sugeri mandar p Portugal e fico com medo de fazer algo errado!
@Fábio Malta Montanha, duas coisas. Meu avô é de 1906, temos cópia do assento de nascimento dele q pegamos na conservatória de Cinfães em 2004. Cfr com Cinfães q apesar de ser anterior a 1911 eles ainda estão com o assento de nascimento dele lá. Vou colocar uma cópia junto. Serve? Ou tem q ser original? Segunda, a certidão de inteiro teor dele é por cópia reprografia e já está apostilhada. Na frente o cartório diz que atendendo ao pedido dele de uma certidão de inteiro teor estavam no verso colocando a cópia reprografia da folha de registro. Atrás está a cópia, com anotações de correção do mês de aniversário etc. É essa mesmo? Obrigada
@augusto1370 Aguarde uns 20 dias e ligue na linha de registo (LR). Podem numerar antes ou depois desse tempo e pelo que vi, nem sempre Ovar envia e-mail informando a numeração.
@augusto1370 LR = 00 xx 351 211 950 500 - opção 1 e opção 1 (onde xx é a operadora que você vai utilizar). Forneça o nome completo a quem se refere o processo é a data de nascimento. Atenção se você (voz masculina) estiver fazendo pela sua mãe, avó ou alguém do sexo feminino, pois as informações são dadas aos interessados, somente.
@Maria da Gloria Indiferente se ele esta divorciado hoje ele se casou da data x ate a dia y. O filho dele nasceu entre esta data provavelmente e Portugal EXIGE POR LEI que o seu casamento e seu divorcio mesmo feito no estrangeiro seja transcrito. Existe a necessidade sim de realizar não veio na certidão dele divorciado pois se paga 120 euros para fazer o casamento. E na atribuição se foi pago 175. Lembrando que para casar tem q tirar a certidão de nascimento da esposa dele interio teor.
"Nos termos do artigo 50, n 3 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, é obrigatório para quem adquire a nacionalidade portuguesa, transcrever no Registro Civil Português todos os atos de Estado Civil lavrados no estrangeiro, nomeadamente o seu casamento."
Pessoal, bom dia!!! A conservatória de OVAR acaba de me informar que o processo de transcrição de casamento de meus avós portugueses está para despacho, primeiramente gostaria de saber segundo a experiência de vocês quanto tempo ainda vou esperar para o fim do processo??? Outra coisa, depois de pronto a transcrição de casamento de meus avós, vou fazer a atribuição de minha mãe, devo continuar na conservatória de OVAR, ou vocês me indicam outra conservatória onde os processos andam mais rápido??? Obrigado e forte abraço a todos os amigos e amigas!!!
@Assis casamento não indica-se ovar pela demora 4-5 meses, 4 Porto e Delgada se finaliza com 20 dias. Agora atribuição Ovar e Tondela parecem estar com o mesmo prazo, apareceu Gaia não faço ideia como esta por la da uma olhada no tópico deles.
Comentários
Já vi relatos aqui do pessoal dizendo que também não consegue contato... mas vc tendo família lá tudo fica mais fácil! Que bom!
@Maria da Glória
Eu tava achando estranha a data de seu processo e ia perguntar, pois com a data que estava era uma data posterior a minha, mas com número de processo anterior. Agora entendi
@mauralapa
Boa sorte para nós!!!!
Eu também tinha entendido que o colega ligaria final de semana, mas depois reli e ele disse final da semana, aí entendi por ser quinta ou sexta feira rs
Tenho uma dúvida. Não sei se posso perguntar neste tópico. Senão puder me digam, por favor em qual devo postar.
Meu sobrinho tirou a atribuição no consulado do Rio de Janeiro. Ele é divorciado mas no consulado português colocaram ele como solteiro. Ele tem um filho com 7 anos e vai fazer a atribuição do filho por Ovar.
Ele terá que transcrever o casamento e divórcio em Portugal para fazer a atribuição? Ou manda a documentação dele e do filho já que no Consulado ele é solteiro?
Obrigada
Ele deve informar o casamento a portugal assim como o divorcio, lembrando q existem diferenças entre separação consensual e divorcio. Ele consegue casar via Ovar porém a separação deve ser feita por advogados em portugal. Para atribuir o filho dele ele não precisa Divorciar, mas para portugal ele estará casado.
Qual a ordem dos status dos processos depois de numerados ?
Por exemplo, "em análise" depois "em despacho" depois "Deferido" ... ?
análise, atribuição, despacho, registro e conclusão.
As dúvidas seriam:
Posso enviar os documentos sem as respostas dele?
Poderia eu neste caso enviar documentação de 4 transcrições e 3 atribuições ao mesmo tempo em envelopes enumerados?
Alguém já teve essa experiência e qual foi o prazo?
Grato!
Referente a documentação, não precisa ligar para Ovar para isso. Neste fórum e neste mesmo tópico você encontra a relação de documento em diversas postagens. O envio de emails ou ligações acerca de documentação, acaba por atrasar todos os serviços.
Segue lista de documentos:
Certidão do português - Cópia simples, caso nascido após 1911 (ou preencha o quadro 02 do Formulário 1C)
Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor, com a firma do tabelião reconhecida e apostilado.
RG ou CNH ou passaporte (modelo novo que conste filiação) autenticado
Formulário 1C impresso em uma folha frente e verso, colorido, com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
Vale postal de 175,00 euros
Endereço envio de documentos e vale postal de Ovar: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/41930/#Comment_41930
Fonte listagem de documentos das CRCs indicadas no fórum: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Manual de como preencher o Formulário 1C: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Boa sorte.
Abraços
Estou meio que perdido, mas por excesso de informações... Como disse possuo todos os documentos do português, ou seja, Certidão de Nascimento que está em minha cidade e o assentamento de batismo e claro tendo avô (filho do Português) e mãe vivos.
Qual primeiro passo a dar? Seria fazer a transcrição de casamento do Português e após disso a atribuição do meu avô? Teria uma previsão de prazo a chegar a mim?
Grato!
Só queria comentar um pequeno detalhe sobre o caso do meu sobrinho. Quando ele conseguiu a atribuição da nacionalidade ele já estava divorciado no Brasil. No consulado português ele está como "solteiro" e não divorciado. Acho que neste caso não haverá necessidade de averbar o casamento dele.
Obrigada pela explicação.
Segunda, a certidão de inteiro teor dele é por cópia reprografia e já está apostilhada. Na frente o cartório diz que atendendo ao pedido dele de uma certidão de inteiro teor estavam no verso colocando a cópia reprografia da folha de registro. Atrás está a cópia, com anotações de correção do mês de aniversário etc. É essa mesmo? Obrigada
Aguarde uns 20 dias e ligue na linha de registo (LR). Podem numerar antes ou depois desse tempo e pelo que vi, nem sempre Ovar envia e-mail informando a numeração.
LR = 00 xx 351 211 950 500 - opção 1 e opção 1 (onde xx é a operadora que você vai utilizar).
Forneça o nome completo a quem se refere o processo é a data de nascimento.
Atenção se você (voz masculina) estiver fazendo pela sua mãe, avó ou alguém do sexo feminino, pois as informações são dadas aos interessados, somente.
Indiferente se ele esta divorciado hoje ele se casou da data x ate a dia y. O filho dele nasceu entre esta data provavelmente e Portugal EXIGE POR LEI que o seu casamento e seu divorcio mesmo feito no estrangeiro seja transcrito. Existe a necessidade sim de realizar não veio na certidão dele divorciado pois se paga 120 euros para fazer o casamento. E na atribuição se foi pago 175. Lembrando que para casar tem q tirar a certidão de nascimento da esposa dele interio teor.
"Nos termos do artigo 50, n 3 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, é obrigatório para quem adquire a nacionalidade portuguesa, transcrever no Registro Civil Português todos os atos de Estado Civil lavrados no estrangeiro, nomeadamente o seu casamento."