Guinoronha, Observe que no primeiro e-mail diz "cópia autenticada (apostilhada do documento de identificação" já no segundo diz"cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação". Significa a mesma coisa, é preciso apostilar.
Assim que a documentação chega em Tondela, eles analisam para ver se tem algum erro e depois eles resgatam o vale postal ou não? Fiquei sabendo pelo fórum, que quando tem erro na documentação enviada eles mandam um email informando o erro é isso mesmo?
Obrigado @Juliana. Seu caso é igual ao meu. Quando eu for fazer a transcrição do casamento da minha avó, vou ter o cuidado de enviar a certidão de obito de do meu avô. Vc só enviou a copia autenticada ou pediram para apostilar?
@Paulo Vilarinho Eles analisam e remetem um email caso tenha alguma pendência mas não é uma coisa imediata. Demora. Quando eles abrem o processo, atribuem um número e nesse momento, o vale postal já foi resgatado. Espera duas semanas depois da remessa dos documentos e liga para a LR para ver se já tem número de processo. Se quiseres saber sobre o vale, entra no site do CTT.PT na seção Contatos. No campo "diga-nos tudo" informa o número do teu vale e explica que queres saber se já foi resgatado.
Obrigado pela informação. Esta fazendo uma semana hoje e eu estou acreditando que não tem nada de errado com a minha documentação. Assim eu acho né....
Pessoal, gostaria de saber se no meu caso, que só irei escrever no formulário 1c do meu pai o número do assento do progenitor português, é necessário marcar um "X" na seção onde fala sobre a juntada da certidão do português.
E no meu, deixo tudo em branco ou conforme vcs estavam falando que é necessário marcar um "X" como se eu já fosse filho de um português?
@Renan Se tu vais informar o número do assento de nascimento do teu vô no Quadro 2 do Formulário 1C do teu pai, não precisa marcar X no item "Certidão de registro de nascimento de mãe/pai português" no quadro 4 do Formulário 1C do teu pai.
Quanto ao teu Quadro 2, sim, coloca um X no Pai Português e preenche conforme explicado pro @Matheus Diniz aí em cima.
No teu Quadro 4, tu também não assinalas X na "Certidão de registro de nascimento de mãe/pai português".
Ola! Sou brasileira e neta de portugueses, meus avôs são falecidos e se casaram no Brasil, como meu avô foi naturalizado quero fazer pela minha avó, meu pai filho dos meus avôs portugueses era brasileiro é falecido também e não se naturalizou, porem eu quero solicitar minha cidadania portuguesa, lendo a postagens de alguns de vocês percebi que Tondela é um lugar viável de se enviar, pois demoram um pouco menos para fazer o processo, somente tenho duvida quanto aos documentos que preciso enviar para Tondela, me ajudem! Preciso enviar apenas minha certidão de nascimento inteiro teor e apostilada, mais a certidão de nascimento de meu pai também inteiro teor e apostilada (ele ja é falecido) e a certidão de nascimento minha avó que localizei em Portugal paguei as taxas e solicitei que me enviem, a dúvida é preciso enviar mais algum documento alem destes 3 que mencionei? Estes documentos precisam de transcrição? Caso tenha que fazer transcrição quem faz? Qual o custo? Tenho que apresentar algum formulário preenchido? Desde ja agradeço quem puder me informar! Abraços
@Marta Regina, Acredito que no seu caso não é atribuição de nacionalidade, pois seu pai faleceu e não solicitou a cidadania pelo que eu entendi. O seu caso é de aquisição/naturalização e é um pouco mais complexo, pois existem maiores exigencias. Da uma lida no forum na parte de aquisição/naturalização.
@Lucao Lacerda e @Mariza Guerra, obrigado pela confirmação. Já apostilei o documento de identificação. Agora só falta esperar virar o mês para fazer o vale postal, e enviar os documentos!
Meu primo que vai fazer a atribuição dele junto com a da filha em Tondela conforme já havia comentado aqui no fórum.
Recebeu hoje a certidão de nascimento dele do cartório onde foi registrado no interior de SP.
O cartório enviou a certidão de nascimento por inteiro teor porém, enviou uma declaração informação da impossibilidade da cópia reprográfica em função do tamanho do livro e já ser um livro antigo e não dispor de equipamento para a emissão.
A certidão não veio com selo de fiscalização? Como está essa situação quanto a aceitação por Tondela???
Já que certidão do cartório do interior de SP não tem o selo, como é feito?
A certidão já está com a firma reconhecida e falta apostilar.
@Fabiano, reconhça o sinal publico de quem assinou a declaraçao tambem para ter mais credibilidade. Quanto ao selo eu não sei... Seu primo lhe enviou a certidão pra vc tentar achar numero de fiscalização eletronica, é um numero e letras pequenas que ficam na parte de cima lado esquerdo.
@Fabiano, pode ser esse da lateral. Então, legaliza essa declaração tambem para dar um ar de tudo certinho!! Rs... Antes do meu filho conseguir a reprográfica o cartório havia enviado essa declarção, como a mesma desculpa do tamanho do livro, ser muito velho... só que depois receberam informação da obrigatoriedade de confeccionar a reprografica. Ligaram pra minha casa e perguntou se eu ainda tinha interesse. Aceitei de cara e me enviaram pelo correio a reprografica, pois o cartório fica em outro estado. Acredito que aceita sim. Existe uma justificativa. Eu tentaria!!
Bom dia... Me tirem uma dúvida... TONDELA ou outra Crc aceitam receber processos de atribuição de gerações diferentes ? Exemplo : Avô e pai ? Pra depois enviar filha + transcrição de casamento da mesma ?
@katia Gonzaga Boa noite colega, respondendo sua pergunta com base na minha experiência, eu fiz duas gerações em Tondela! Meu pai e minha cidadania no mesmo envelope.
@katia, a minha está sendo assim, mandei a do meu pai e a minha juntas no mesmo envelope, separados por clips, e agora vou mandar a transcrição de obito do meu vô e a minha transcrição de casamento pra poder finalizar o processo! Pode enviar sem medo!
Na lateral consta um código de barras e um sequência alfa-numérica.
Acredito então que seja isso. Pois como já havia lido aqui no fórum que as certidões em São Paulo não tinham selo, depois vi que passaram a usar a partir de julho. Fiquei preocupado.
Já disse para apostilar também essa declaração do cartório informando a impossibilidade da cópia reprográfica. Já está até com a firma reconhecida do escrevente.
Quando seu filho enviou com a certidão com a declaração de impossibilidade da emissão da reprográfica ( e graças à Deus conseguiu depois reprográfica), Tondela fez alguma exigência ou recusa?
Pois no tópico sobre as Novas regras, a @Marcia informou:
TONDELA
* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º) Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.
1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação: - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada - As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas. - as cópias autenticadas do documento de identificação que deverá conter a filiação, apostiladas.
Meu receio é ele enviar para Tondela e eles não aceitarem essa declaração de impossibilidade da emissão da reprográfica e realmente dificultar pois realmente o cartório é de uma cidade muito pequena no interior de SP e acredito mesmo que não tenham feito por falta de meios para tal.
@Fabiano, ele não chegou enviar para Tondela a declaração. Quando estava pensou em enviar o cartorio ligou, paramos tudo e aguardamos a reprografica chegar. Tem chance sim de dar certo! O cartorio que que não faz nao tem outro jeito!!
Galera bom dia... os documentos da cidadania do meu pai chegou em PT dia 13/10... e hj já recebo um e-mail com numero de processo. Agora só torcer pra tudo correr bem \o/
(Deu entrada a 27.10.2016 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. 41***/16-SITPRO - Luiz **************)
O lance é aguardar mesmo, pelo que vi ta funcionando e rápido.
Vim agradecer a todos, principalmente @marcia que me ajudou muito, praticamente desenhou pra mim rs.
Comentários
Observe que no primeiro e-mail diz "cópia autenticada (apostilhada do documento de identificação" já no segundo diz"cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação". Significa a mesma coisa, é preciso apostilar.
Assim que a documentação chega em Tondela, eles analisam para ver se tem algum erro e depois eles resgatam o vale postal ou não? Fiquei sabendo pelo fórum, que quando tem erro na documentação enviada eles mandam um email informando o erro é isso mesmo?
Obrigado!!!
Vc só enviou a copia autenticada ou pediram para apostilar?
Eles analisam e remetem um email caso tenha alguma pendência mas não é uma coisa imediata. Demora.
Quando eles abrem o processo, atribuem um número e nesse momento, o vale postal já foi resgatado.
Espera duas semanas depois da remessa dos documentos e liga para a LR para ver se já tem número de processo.
Se quiseres saber sobre o vale, entra no site do CTT.PT na seção Contatos. No campo "diga-nos tudo" informa o número do teu vale e explica que queres saber se já foi resgatado.
Obrigado pela informação. Esta fazendo uma semana hoje e eu estou acreditando que não tem nada de errado com a minha documentação. Assim eu acho né....
Obrigado
E no meu, deixo tudo em branco ou conforme vcs estavam falando que é necessário marcar um "X" como se eu já fosse filho de um português?
Obrigado, pessoal!
Se tu vais informar o número do assento de nascimento do teu vô no Quadro 2 do Formulário 1C do teu pai, não precisa marcar X no item "Certidão de registro de nascimento de mãe/pai português" no quadro 4 do Formulário 1C do teu pai.
Quanto ao teu Quadro 2, sim, coloca um X no Pai Português e preenche conforme explicado pro @Matheus Diniz aí em cima.
No teu Quadro 4, tu também não assinalas X na "Certidão de registro de nascimento de mãe/pai português".
Sou brasileira e neta de portugueses, meus avôs são falecidos e se casaram no Brasil, como meu avô foi naturalizado quero fazer pela minha avó, meu pai filho dos meus avôs portugueses era brasileiro é falecido também e não se naturalizou, porem eu quero solicitar minha cidadania portuguesa, lendo a postagens de alguns de vocês percebi que Tondela é um lugar viável de se enviar, pois demoram um pouco menos para fazer o processo, somente tenho duvida quanto aos documentos que preciso enviar para Tondela, me ajudem! Preciso enviar apenas minha certidão de nascimento inteiro teor e apostilada, mais a certidão de nascimento de meu pai também inteiro teor e apostilada (ele ja é falecido) e a certidão de nascimento minha avó que localizei em Portugal paguei as taxas e solicitei que me enviem, a dúvida é preciso enviar mais algum documento alem destes 3 que mencionei? Estes documentos precisam de transcrição? Caso tenha que fazer transcrição quem faz? Qual o custo? Tenho que apresentar algum formulário preenchido? Desde ja agradeço quem puder me informar! Abraços
Acredito que no seu caso não é atribuição de nacionalidade, pois seu pai faleceu e não solicitou a cidadania pelo que eu entendi. O seu caso é de aquisição/naturalização e é um pouco mais complexo, pois existem maiores exigencias. Da uma lida no forum na parte de aquisição/naturalização.
Numero do assento de nascimento é a mesma coisa que numero de registo de nascimento?
Meu primo que vai fazer a atribuição dele junto com a da filha em Tondela conforme já havia comentado aqui no fórum.
Recebeu hoje a certidão de nascimento dele do cartório onde foi registrado no interior de SP.
O cartório enviou a certidão de nascimento por inteiro teor porém, enviou uma declaração informação da impossibilidade da cópia reprográfica em função do tamanho do livro e já ser um livro antigo e não dispor de equipamento para a emissão.
A certidão não veio com selo de fiscalização? Como está essa situação quanto a aceitação por Tondela???
Já que certidão do cartório do interior de SP não tem o selo, como é feito?
A certidão já está com a firma reconhecida e falta apostilar.
Quanto ao selo eu não sei... Seu primo lhe enviou a certidão pra vc tentar achar numero de fiscalização eletronica, é um numero e letras pequenas que ficam na parte de cima lado esquerdo.
Na certidão de SP não tem como aqui do Rio informando selo digital e código.
Só tem um código na lateral direita, na margem um código alfanúmerico com 17 caracteres Será que é esse?
Pois a nossa aqui do Rio vem o selo digital e código Arpen na lateral.
Só falta apostilar. Quando me enviou a foto da certidão não achei o selo digital mas estou acreditando que seja o código lateral.
O cartório não fez a reprográfica mas emitiu uma declaração em papel oficial do cartório comunicando a impossibilidade da execução,
Tondela aceita a certidão de inteiro teor acompanhada da declaração de impossibilidade da execução da reprográfica?
Então, legaliza essa declaração tambem para dar um ar de tudo certinho!! Rs...
Antes do meu filho conseguir a reprográfica o cartório havia enviado essa declarção, como a mesma desculpa do tamanho do livro, ser muito velho... só que depois receberam informação da obrigatoriedade de confeccionar a reprografica. Ligaram pra minha casa e perguntou se eu ainda tinha interesse. Aceitei de cara e me enviaram pelo correio a reprografica, pois o cartório fica em outro estado.
Acredito que aceita sim. Existe uma justificativa. Eu tentaria!!
Quanto ao vale postal, eu devo enviar dois de 175 ou um de 350?
Cada processo com o vale correspondente.
Me tirem uma dúvida...
TONDELA ou outra Crc aceitam receber processos de atribuição de gerações diferentes ?
Exemplo :
Avô e pai ? Pra depois enviar filha + transcrição de casamento da mesma ?
Grata !
Boa noite colega, respondendo sua pergunta com base na minha experiência, eu fiz duas gerações em Tondela! Meu pai e minha cidadania no mesmo envelope.
Pode enviar sem medo!
Na lateral consta um código de barras e um sequência alfa-numérica.
Acredito então que seja isso. Pois como já havia lido aqui no fórum que as certidões em São Paulo não tinham selo, depois vi que passaram a usar a partir de julho. Fiquei preocupado.
@M Adelaide Velloso
Já disse para apostilar também essa declaração do cartório informando a impossibilidade da cópia reprográfica. Já está até com a firma reconhecida do escrevente.
Quando seu filho enviou com a certidão com a declaração de impossibilidade da emissão da reprográfica ( e graças à Deus conseguiu depois reprográfica), Tondela fez alguma exigência ou recusa?
Pois no tópico sobre as Novas regras, a @Marcia informou:
TONDELA
* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º)
Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.
1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
- Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada
- As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas.
- as cópias autenticadas do documento de identificação que deverá conter a filiação, apostiladas.
Meu receio é ele enviar para Tondela e eles não aceitarem essa declaração de impossibilidade da emissão da reprográfica e realmente dificultar pois realmente o cartório é de uma cidade muito pequena no interior de SP e acredito mesmo que não tenham feito por falta de meios para tal.
Devem ser separados. Um vale para cada processo.
No verso do formulário 1c irá escrever o número de cada vale em cada formulário.
Tem chance sim de dar certo! O cartorio que que não faz nao tem outro jeito!!
(Deu entrada a 27.10.2016 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. 41***/16-SITPRO - Luiz **************)
O lance é aguardar mesmo, pelo que vi ta funcionando e rápido.
Vim agradecer a todos, principalmente @marcia que me ajudou muito, praticamente desenhou pra mim rs.