@Fabiano, se não tem problema em gastar mais 120 euros, acredito que seja a melhor solução, enviar para Ovar, junto com a transcrição de casamento. Aí, não tem risco algum.
Apenas, te dei uma opção, em caso de não ter verba para a transcrição, ou preferir não gastá-la.
O processo de atribuição de nacionalidade da minha avó e da minha mãe foram entregues em Tondela em 28/10/2016 (sexta-feira) na parte da manhã. Vamos ver quanto tempo vai levar para eu receber o e-mail com o número do processo. Ansiedade agora é alta...
Obrigado a todos pela ajuda imensurável que recebi aqui. Nem sequer documentos de Portugal teria localizado sem essa ajuda.
Boa tarde, pessoal. Estou aqui com dúvidas ainda no processo de atribuição da minha mãe. Estou com certidão de nascimento do meu avô emitida em Portugal (só tem o nome), certidão de nascimento e casamento reprográfica da minha mãe, certidão de nascimento em inteiro teor do meu pai e os dois formulários (atribuição e casamento) com assinatura reconhecida por autenticidade. Ainda tenho que apostilar os quatro primeiros As dúvidas são as seguintes: - Me aconselharam a anexar a certidão de casamento do meu avô para não restar dúvida de que é a mesma pessoa que está na certidão de nascimento que veio de Portugal (ou algum outro documento onde conste a data de nascimento dele.) Pode ser uma cópia simples de uma certidão antiga ou tenho que pedir segunda via mesmo? - Todos os dados no formulário da atribuição são da minha mãe, incluindo telefone e e-mail. É ela que será avisada quando concluírem ou tem alguma forma de pedir para eles entrarem em contato de outra forma?
Vocês sabem se na hora de apostilar o rg no cartório tem q primeiro autenticar ou apostilar?
E outra coisa: É necessário colocar o remetente diferente em cada um dos processos ou põem só um remetente no envelope principal mesmo contendo nele 2 processos?
Se sim, só coloca então "Processo de Atribuição de: Fulano"?
@Renan - Primeiro, o Tabelionato (ou Cartório) vai fazer uma cópia autenticada do documento de identidade. Após, ali mesmo (ou em outro Tabelionato/Cartório, se preferires) será feito o Apostilamento. Os dois procedimentos são cobrados. - Sim, coloca o remetente só no envelope principal de fora e em cada envelope de dentro coloca "Processo de atribuição de Fulano de Tal". Na frente do principal, preenches com os dados de Tondela.
@Renan Martins@ quando enviei transcrição do meu casamento e atribuição do meu filho escrevi no envelope branco(mas pode usar folha A4 na frente do processo preso por clipse: "atribuição de fulano ......outro processo transcrição de ........
@Rodrigo Afonso Garcia, - se a certidão do seu avô for anterior a 1911 (ou seja, se somente contiver o primeiro nome dele), é obrigatório anexar a certidão de casamento, para que se comprove que aquela pessoa deu origem àquela família. Acho melhor pedir uma certidão nova. - sim, é sua mãe que será avisada, e será ela que receberá a carta da conservatória.
@Renan Martins, o endereço de remetente é um só! O que estamos falando é que dentro desse envelope que vc vai enviar vc pode botar 2 processos e separar eles por clipse para nao misturar, entendeu?
@Renan A @Mariza Guerra informa que a certidão vai para o endereço do envelope. Eu, realmente, não estou sabendo. No entanto, também me parece esquisito as duas certidões de processos diferentes irem para o mesmo endereço. O mais lógico seria virem para os endereços dos formulários 1C. Afinal, vão junto dois vales postais que incluem as despesas de duas remessas! Como mandei só um processo, com o endereço do Formulário 1C igual ao do envelope, não vou descobrir.
documentação de minha atribuição chegou ontem final de tarde à Tondela pela DHL , agora é aguardar o email com o número do processo. alguém pode me ajudar com o número da linha de registros para depois poder saber informações do processo? em média em quanto tempo tem finalizado um processo em Tondela que não caia em exigencias? Grato a todos Luiz claudio
@Luiz Claudio Gomes, em média 30 dias ou mais um pouquinho. Linha de registo(Portugal se fala Registo) Eu uso Skype, vc pode usar o que quiser! +351211950500 Depois que eles te enviarem o numero do processo leva mais uns 20 dias, a 30 dias para finalizar. Claro que isso pode mudar, se o numero de processo for aumentando na conservatória. Rs.. A minha transcrição em Ovar chegou em 05/08 e até agora nada!!
bom dia! enviei meu processo para tondela e chegou la pelo dia 30/09,la pelo dia 14 recebi um email de que ele foi enumerado,sabem se tondela manda o email quando ele estiver finalizado?
@Hector costa, geralmente sim! Mas vc pode ligar para Linha de Registo para saber em que fase está. Tem o numero?coloquei no comentário anterior para um colega, copie e deixe anotado para quando precisar.
Mais uma dúvida de algo que pode parecer meio óbvio, mas não encontrei a resposta nas minhas pesquisas: como eu organizo um processo de atribuição e outro de transcrição de casamento, nos envelopes, sendo que ambos compartilham da mesma certidão de nascimento da minha mãe? Outra coisa: eu preciso levar o documento da minha mãe para emitir vale postal no nome dela?
@Rodrigo quando ao vale eu usei a propria identidade que iria enviar autentiticada, para emitir o vale no nome da minha avó. Depois coloquei novamente no envelope e enviei o EMS.
Comentários
se não tem problema em gastar mais 120 euros, acredito que seja a melhor solução, enviar para Ovar, junto com a transcrição de casamento. Aí, não tem risco algum.
Apenas, te dei uma opção, em caso de não ter verba para a transcrição, ou preferir não gastá-la.
Vamos ver quanto tempo vai levar para eu receber o e-mail com o número do processo.
Ansiedade agora é alta...
Obrigado a todos pela ajuda imensurável que recebi aqui.
Nem sequer documentos de Portugal teria localizado sem essa ajuda.
- Me aconselharam a anexar a certidão de casamento do meu avô para não restar dúvida de que é a mesma pessoa que está na certidão de nascimento que veio de Portugal (ou algum outro documento onde conste a data de nascimento dele.) Pode ser uma cópia simples de uma certidão antiga ou tenho que pedir segunda via mesmo?
- Todos os dados no formulário da atribuição são da minha mãe, incluindo telefone e e-mail. É ela que será avisada quando concluírem ou tem alguma forma de pedir para eles entrarem em contato de outra forma?
Até pq msm o rg sendo colorido ele é enviado em preto e branco quando autenticado né...
Vou enviar assim mesmo.
E outra coisa:
É necessário colocar o remetente diferente em cada um dos processos ou põem só um remetente no envelope principal mesmo contendo nele 2 processos?
Se sim, só coloca então "Processo de Atribuição de: Fulano"?
- Primeiro, o Tabelionato (ou Cartório) vai fazer uma cópia autenticada do documento de identidade.
Após, ali mesmo (ou em outro Tabelionato/Cartório, se preferires) será feito o Apostilamento.
Os dois procedimentos são cobrados.
- Sim, coloca o remetente só no envelope principal de fora e em cada envelope de dentro coloca "Processo de atribuição de Fulano de Tal".
Na frente do principal, preenches com os dados de Tondela.
- se a certidão do seu avô for anterior a 1911 (ou seja, se somente contiver o primeiro nome dele), é obrigatório anexar a certidão de casamento, para que se comprove que aquela pessoa deu origem àquela família. Acho melhor pedir uma certidão nova.
- sim, é sua mãe que será avisada, e será ela que receberá a carta da conservatória.
@VeraLima mas poem então só um endereco de remente? E ai eles vão enviar as duas certidões no mesmo?
O que estamos falando é que dentro desse envelope que vc vai enviar vc pode botar 2 processos e separar eles por clipse para nao misturar, entendeu?
Se vc deseja enviar duas atribuições em um sedex consequentemente receberá os dois assentos no endereço do remetente do sedex.
A @Mariza Guerra informa que a certidão vai para o endereço do envelope.
Eu, realmente, não estou sabendo.
No entanto, também me parece esquisito as duas certidões de processos diferentes irem para o mesmo endereço.
O mais lógico seria virem para os endereços dos formulários 1C.
Afinal, vão junto dois vales postais que incluem as despesas de duas remessas!
Como mandei só um processo, com o endereço do Formulário 1C igual ao do envelope, não vou descobrir.
A sua dedução é mais correta que a minha. O 1C é que determinará o endereço do envio do assento.
@Marcia,
Muito agradecido!
alguém pode me ajudar com o número da linha de registros para depois poder saber informações do processo?
em média em quanto tempo tem finalizado um processo em Tondela que não caia em exigencias?
Grato a todos
Luiz claudio
Linha de registo(Portugal se fala Registo) Eu uso Skype, vc pode usar o que quiser! +351211950500
Depois que eles te enviarem o numero do processo leva mais uns 20 dias, a 30 dias para finalizar. Claro que isso pode mudar, se o numero de processo for aumentando na conservatória. Rs..
A minha transcrição em Ovar chegou em 05/08 e até agora nada!!
agradeço a todos pela ajuda!
Já enviou?
Outra coisa: eu preciso levar o documento da minha mãe para emitir vale postal no nome dela?
Não compartilhe documentos de processos diferentes. Cada um deve ter o seu combo.