@Fabiano, Muitíssimo obrigado. Será de grande ajuda essa Nota Explicativa, assim espero. Vou adaptar conforme o caso que estou tratando, enviar para o cartório e solicitar mais uma vez que emitam as certidões inteiro teor digitadas juntando a nota explicativa da impossibilidade de fazer a cópia reprográfica. O cartório alega também que o estado de conservação dos livros de assentos em que foram lavradas as certidões requisitadas estão em péssimo estado de conservação, o que impossibilita a copia reprográfica (então nunca vão fazer a digitalização dos assentos?). Dizem isso mas se recusam a fazer uma nota explicando essa situação. Pura má vontade. Se conseguir que eles façam a declaração agora, o jeito vai ser enviar a inteiro teor digitada para Tondela acompanhada dessa Nota Explicativa.
Por favor alguém sabe responder a dúvida do @Fabiano, e que é minha também.
Tondela aceita certidão inteiro digitada acompanhada de uma Nota Explicativa do cartório informando a impossibilidade de fazer a cópia reprográfica do livro de registro?
Alguém sabe de algum caso bem sucedido?
Quero evitar enviar e-mail com essa dúvida para lá pois sei que são muitos os processos.
Não há relato no Fórum sobre essa questão. Por isso não é possível afirmar se Tondela aceitaria a justificativa do cartório. E para complicar eles não estão aceitando análise prévia.
. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação: - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada - As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas.
Exato @Mariza Guerra, @Fabiano procurei e também não encontrei nenhum depoimento sobre essa questão. Dá muita insegurança. Acho que vou ter que consultar Tondela buscando esse esclarecimento. Não queria, mas acho que não tem outro jeito. Depois informo aqui.
@Paulo Vilarinho, o seu processo é de atribuição? O meu e de minha filha chegaram dia 18/10 e ainda não recebi email... Pode ser por conta que são 2 processos...
@IJFREIRE, Tondela diz que aceita, mediante a alegação da impossibilidade, a declaração que você tem é bem clara, não tem como eles se recusarem, sei que dá insegurança. Nessa declaração eu reconheceria a firma do notário e apostilaria, para dar verdade, pois o não aceitar por parte deles é a falsidade dos documentos que deve ter ocorrido em algum momento, por isso a mudança da regra. Boa sorte
Foi o que informei ao meu primo, pois essa declaração já veio com a firma reconhecida da Oficial substituta com a declaração de impossibilidade da emissão da reprográfica. Informei-o para também apostilhar.
Realmente dá insegurança quanto a esse fato como informou o @IJFREIRE porém como nas regras gerais contas essa questão de justificativa. Sendo assim, é enviar e verificar.
Mais um processo de aquisição bem sucedido na minha família, dessa vez por Tondela. O processo finalizou no dia 28 de outubro de 2016 e levou cerca de 1 mês e uma semana. A CRC aceitou a CNH ao invés do RG, no entanto, caiu em exigência duas vezes, quando foram pedidas a certidão de nascimento da mãe (brasileira, filha do português) e a certidão de casamento dos pais. Apesar disso, não foi requisitada a transcrição de casamento dos avós portugueses, nem a dos pais brasileiros. Uma grande economia Espero ter contribuído de alguma forma. Boa sorte a todos!
Quanto à Conservatória ter aceito a sua CNH, no lugar do RG, foi um risco grande que você correu. Não recomendo que ninguém faça isso, tendo em vista que outras pessoas já tiveram seus processos caindo em exigência por conta desta troca. Acho que não compensa, de jeito nenhum, arriscar. No mínimo, caindo em exigência é mais tempo que se perde e mais dinheiro também (outro envio).
Ola @eden oliveira, primeiramente parabéns pela conquista. Me tira uma duvida, minha vó esta com processo de atribuição em despacho em Tondela, e gostaria de fazer a aquisição para mim através dela. Porem vi que você não precisou transcrever o casamento de seus avós, os dois eram portugueses? Por isso q não pediram a transcrição?
@Fabiano não arrisque enviar a declaração de impossibilidade dá emissão da certidão reprográfica, envie o processo do seu primo para Ovar, tempo será de 60 a 90 dias. Boa sorte
Acredito que com a declaração que você obteve do cartório, Tondela aceite a certidão que não seja reprográfica. Porém, apesar do texto ser deles ("....só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas...."), soube de um caso que não foi aceito.
Na verdade, a declaração que a pessoa em questão apresentou não estava tão bem escrita. Constava apenas que não era possível para o cartório x emitir certidões do tipo reprográfica. E, o rapaz não apostilou a declaração. Só me escreveu quando recebeu o email de volta de Tondela, dizendo não ser possível fazer o processo dele.
Mas, a sua está bem diferente. Apostile. E, sugiro que escreva uma cartinha também, algo do tipo:
============= Prezados srs,
venho por meio desta, informar que não tive êxito no pedido de minha certidão de nascimento do tipo reprográfica. O cartório onde a mesma encontra-se negou-se a emití-la e respondeu oficialmente com a declaração em anexo.
Solicito, portanto, face à impossibilidade da apresentação da certidão reprográfica, que seja aceita a certidão de inteiro teor com selos de fiscalização, devidamente apostilada.
Com os melhores cumprimentos, Fabiano
=============== Assine e reconheça a assinatura por autenticidade.
ou
Se seu primo não tiver problemas de transcrição de casamento, pode enviar para Ovar, como o @Celso Araujo citou, acima.
@Yan Magalhães, faça o vale na terça dia 01/11, assim ele so vai vencer no dia 31/12, se fizer amanha vai vencer em 30/11. Alem de segunda as vezes nao aoarece no sistema a cotaçao, sempre depois de fim de semana e feriado isso acontece! Vc é de qual Bairro? Eu gosto de uma agencia no Recreio, mas no centro da agencia 1º de Março, entre outras...
Pessoal outro conselho com o vale: Não tentem fazer depois das 15:30... Num bate papo com a atendente, me informou que depois desse horário fecha a cotação do dia e por isso fica sem sistema...
Enviar para Tondela e aceitarem ou enviar para Tondela e não aceitarem as alegações e aí, nem mesmo fazendo a transcrição lá, pois a certidão não é aceita e a documentação e o vale estarão lá.
É uma decisão difícil o envio para Tondela.
Porém, resta Ovar, tendo de fazer a transcrição, pois pelos menos não corre o risco da não aceitação da certidão de inteiro teor.
O que acontece em questão dos vales postais após as 16h é o seguinte: A partir deste horário o câmbio oficial (do Banco Central) fecha, e depois passa a ser operado pelo o paralelo (sujeito a flutuações da Bolsa), que as vezes é um pouco mais caro, ou se fizer o vale antes das 10h. Isso também acontece ao comprar moeda estrangeira nas casas de câmbio. Mas como sempre existe a taxa que os correios cobram, a variação é geralmente entre 2 e 5 centavos.
@Yan Magalhães, no barrashopping o pessoal tem uma má vontade terrivel! So consegui fazer 1x lá. Prefiro a do Recreio. Endereco: av. das Americas, 15531, Blue Atlantic Center, estacionar na rua atras.
@Renan Eu nunca vi essa carteira de identidade em preto e branco mas tem uma informação postada pela Pamela Müller aqui mesmo nesta discussão no dia 11 de Outubro na página 63: *** @Thais Ramos, Se sua identidade estiver em bom estado não tem problema! Fiz o processo da minha bisavó com o RG dela de 1992! ***
@Renan, um amigo enviou RG da década de 70 e não teve problema algum. O importante é a assinatura.
De qualquer forma, é sempre bom mantermos o RG em boas condições. E, neste caso, se pretende continuar morando no Brasil, acredito que seria uma boa ideia, aproveitar e fazer outro.
Comentários
Acabei de receber este email de Tondela:
Deu entrada a 28.10.2016 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. 42xxx/16-SITPRO - Paulo Vilarinho
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela
Enviei meus docs dia 7/10, chegaram em Tondela dia 19/10 e hoje chegou o email com o numero do meu processo. Agora é aguardar!
Muitíssimo obrigado. Será de grande ajuda essa Nota Explicativa, assim espero. Vou adaptar conforme o caso que estou tratando, enviar para o cartório e solicitar mais uma vez que emitam as certidões inteiro teor digitadas juntando a nota explicativa da impossibilidade de fazer a cópia reprográfica.
O cartório alega também que o estado de conservação dos livros de assentos em que foram lavradas as certidões requisitadas estão em péssimo estado de conservação, o que impossibilita a copia reprográfica (então nunca vão fazer a digitalização dos assentos?). Dizem isso mas se recusam a fazer uma nota explicando essa situação. Pura má vontade. Se conseguir que eles façam a declaração agora, o jeito vai ser enviar a inteiro teor digitada para Tondela acompanhada dessa Nota Explicativa.
Por favor alguém sabe responder a dúvida do @Fabiano, e que é minha também.
Tondela aceita certidão inteiro digitada acompanhada de uma Nota Explicativa do cartório informando a impossibilidade de fazer a cópia reprográfica do livro de registro?
Alguém sabe de algum caso bem sucedido?
Quero evitar enviar e-mail com essa dúvida para lá pois sei que são muitos os processos.
Se alguém souber responder desda já agradeço.
Não há relato no Fórum sobre essa questão. Por isso não é possível afirmar se Tondela aceitaria a justificativa do cartório. E para complicar eles não estão aceitando análise prévia.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
- Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada
- As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas.
Foi o que informei ao meu primo, pois essa declaração já veio com a firma reconhecida da Oficial substituta com a declaração de impossibilidade da emissão da reprográfica. Informei-o para também apostilhar.
Realmente dá insegurança quanto a esse fato como informou o @IJFREIRE porém como nas regras gerais contas essa questão de justificativa. Sendo assim, é enviar e verificar.
Desculpe a demora para responder. Acredito que seja isso mesmo! O meu é atribuição sim.
Mais um processo de aquisição bem sucedido na minha família, dessa vez por Tondela. O processo finalizou no dia 28 de outubro de 2016 e levou cerca de 1 mês e uma semana. A CRC aceitou a CNH ao invés do RG, no entanto, caiu em exigência duas vezes, quando foram pedidas a certidão de nascimento da mãe (brasileira, filha do português) e a certidão de casamento dos pais. Apesar disso, não foi requisitada a transcrição de casamento dos avós portugueses, nem a dos pais brasileiros. Uma grande economia Espero ter contribuído de alguma forma. Boa sorte a todos!
parabéns pela conquista!!!
Quanto à Conservatória ter aceito a sua CNH, no lugar do RG, foi um risco grande que você correu. Não recomendo que ninguém faça isso, tendo em vista que outras pessoas já tiveram seus processos caindo em exigência por conta desta troca. Acho que não compensa, de jeito nenhum, arriscar. No mínimo, caindo em exigência é mais tempo que se perde e mais dinheiro também (outro envio).
respondi à mesma questão, em outra discussão:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/62395/#Comment_62395
Acredito que com a declaração que você obteve do cartório, Tondela aceite a certidão que não seja reprográfica.
Porém, apesar do texto ser deles ("....só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também que ser apostiladas...."), soube de um caso que não foi aceito.
Na verdade, a declaração que a pessoa em questão apresentou não estava tão bem escrita.
Constava apenas que não era possível para o cartório x emitir certidões do tipo reprográfica. E, o rapaz não apostilou a declaração. Só me escreveu quando recebeu o email de volta de Tondela, dizendo não ser possível fazer o processo dele.
Mas, a sua está bem diferente. Apostile. E, sugiro que escreva uma cartinha também, algo do tipo:
=============
Prezados srs,
venho por meio desta, informar que não tive êxito no pedido de minha certidão de nascimento do tipo reprográfica. O cartório onde a mesma encontra-se negou-se a emití-la e respondeu oficialmente com a declaração em anexo.
Solicito, portanto, face à impossibilidade da apresentação da certidão reprográfica, que seja aceita a certidão de inteiro teor com selos de fiscalização, devidamente apostilada.
Com os melhores cumprimentos,
Fabiano
===============
Assine e reconheça a assinatura por autenticidade.
ou
Se seu primo não tiver problemas de transcrição de casamento, pode enviar para Ovar, como o @Celso Araujo citou, acima.
sou do Rio de Janeiro, qual agencia dos correios e a mais recomendada?
Vc é de qual Bairro? Eu gosto de uma agencia no Recreio, mas no centro da agencia 1º de Março, entre outras...
Eu perguntei na agência do Center Shopping semana passada e me disseram que pode ser feito la.
No caso do meu pai o RG dele é bem antigo e preto e branco ainda.
Será que é melhor mandar junto uma cópia da CNH simples sem apostilar?
Realmente é uma encruzilhada.....
Enviar para Tondela e aceitarem ou enviar para Tondela e não aceitarem as alegações e aí, nem mesmo fazendo a transcrição lá, pois a certidão não é aceita e a documentação e o vale estarão lá.
É uma decisão difícil o envio para Tondela.
Porém, resta Ovar, tendo de fazer a transcrição, pois pelos menos não corre o risco da não aceitação da certidão de inteiro teor.
Já fiz vale postal às 17h05 com a agência já fechada.
A partir deste horário o câmbio oficial (do Banco Central) fecha, e depois passa a ser operado pelo o paralelo (sujeito a flutuações da Bolsa), que as vezes é um pouco mais caro, ou se fizer o vale antes das 10h. Isso também acontece ao comprar moeda estrangeira nas casas de câmbio.
Mas como sempre existe a taxa que os correios cobram, a variação é geralmente entre 2 e 5 centavos.
Sempre fiz meus vales entre as 18h e 20h.
Endereco: av. das Americas, 15531, Blue Atlantic Center, estacionar na rua atras.
Acho que a maioria por aqui, tem algum grau de parentesco, rs
Obrigada pela resposta.
Acho que vou acabar enviando a documentação para lá mesmo, porque vou ficar lá somente 4 dias, então de qualquer forma, acho que não fica pronto.
Eu nunca vi essa carteira de identidade em preto e branco mas tem uma informação postada pela Pamela Müller aqui mesmo nesta discussão no dia 11 de Outubro na página 63:
***
@Thais Ramos,
Se sua identidade estiver em bom estado não tem problema! Fiz o processo da minha bisavó com o RG dela de 1992!
***
um amigo enviou RG da década de 70 e não teve problema algum.
O importante é a assinatura.
De qualquer forma, é sempre bom mantermos o RG em boas condições.
E, neste caso, se pretende continuar morando no Brasil, acredito que seria uma boa ideia, aproveitar e fazer outro.