Dados para Envio: Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
Dados para Vale Postal: IRN, IP Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
O do meu pai chegou hj em portugal, ansiedade matando rsrs... alguém sabe se tem como "rastrear" o vale postal? Falo no sentido de ver se já retiraram o valor e deu tudo certo rsrs. Obrigado
Boa tarde! Estou começando a tirar cidadania da minha vó! Estou atrás primeiramente da certidão de nascimento dela. Ela ficou viúva, porém não sei se ela chegou a transcrever o casamento e o óbito do cônjuge, pois ela já faleceu. Assim que conseguir o registro, vou precisar transcreve-las correto? se caso o casamento e o óbito do cônjuge estiver averbado no registro, tenho que transcrever apenas o óbito dela, correto? Então, o jeito mais rápido é por Tondela? Como faço isso? Entro em contato com a Conservatória e encaminho os documentos direto pra eles se estiver tudo correto? Para o processo de atribuição da minha avó, eu enviando para Tondela, ela tem que ir até lá para finalizar o processo, ou tem como fazer pelo Consulado aqui, como proceder? Obrigada!
OBS: minha bisavó morava junto com meu bisavô, no caso do casamento que eu perguntei, é do primeiro marido dela, aliás o único legalmente, se caso o declarante for ele na certidão, o que eu faço?
@Fernando Ferreira. É rua Dr. João Almiro Melo.... Eu enviei com os dados aqui do forum e chegou do mesmo jeito apesar do endereço estar parcialmente errado...
@Rodrigo Afonso Garcia, Tondela, segundo diversos relatos, só aceita divergências que não alterem a fonética dos nomes: Tipo: Manoel com Manuel; Souza com Sousa; Peres com Perez; etc.
No seu caso as diferenças que você citou alteram a fonética resultando em um outro nome. Não acredito que a conservadora irá aceitar do jeito que está, sendo necessário que você retifique as certidões antes de mandar.
Essa certidão narrativa que você falou foi digitada? Pergunto pois a certidão de inteiro teor de minha mãe (digitada, não reprográfica) foi feita com o nome da minha bisavó como Oristina ao invés de Cristina. O escrevente do cartório disse que não ia alterar pois no entendimento dele era realmente Oristina que estava escrito no livro e mesmo eu argumentando com ele não consegui que alterasse. Como consegui a cópia reprográfica isso não virou um problema.
Olá, pessoal! Acabo de receber email deles confirmando o meu assento e o de minhas duas irmãs (já tinha feito transcrição de casamento dos meus pais e atribuição da minha mãe). O processo chegou em Tondela na sexta-feira, dia 07/10 (enviei no dia 03/10, por EMS). Creio que foi rápido pq era processos pendentes (eu tinha enviado em julho, mas quando chegou lá eles mudaram as regras e demorei quase 2 meses pra conseguir as cópias reprográficas e apostilar, pois os documetos chegaram depois dos consulados não legalizarem mais). Bom, burocracias a parte quero agradecer imensamente à esse grupo que tanto me ajudou nesse período, principalmente a @theresa !! Muito obrigada, pessoal! E boa sorte!!!!
@Fabiano, o caso da Natália era pendencia, aguardando só a certidão reprografica!!! Como ela falou os processos foram enviados em julho, só a pendencia enviou agora.
Olá, @Robert, muito obrigado pela sua resposta. Sim, essa certidão narrativa é digitada. No entanto, tenho os registros nos livros encontrados no Arquivo Distrital de Viana do Castelo e, no meu entendimento, os dados lá estariam grafados corretamente, embora eu tenha bastante dificuldade para ler o manuscrito (e acredito que o escrevente do cartório teve a mesma dificuldade). O link está aqui: http://digitarq.advct.dgarq.gov.pt/viewer?id=1105601 (é o arquivo m0006.tiff). A questão é que o registro é de 1905 e Tondela não iria aceitar essa indicação de assento, precisaria da certidão. O que posso fazer é pedir uma cópia reprográfica para esse Arquivo Distrital de Viana do Castelo, mas o que vai ser diferente desse modelo que encontrei no arquivo digital? Estou confuso.
Gente, peguei a certidão do meu pai reprográfica. Só que está manuscrito e daquele jeito bem tosco. Vale mandar também a inteiro teor transcrita ou vou me prejudicar? Porque eu tenho a inteiro teor aqui e não vou usar pra nada.
@Vinícius Não atrapalha não. Coloque um post-it explicando que é para ajudar na leitura da reprográfica. Por que não? Eu, se fosse funcionária da conservatória, ficaria muito grata.
Estou com meu processo de atribuição quase pronto. Falta receber algumas certidões que devem chegar até semana que vem. Depois, apostilar tudo.
Porém, no meu caso, serão três processos: atribuição de cidadania da minha avó, atribuição de cidadania da minha mãe e por fim a minha atribuição de cidadania.
Tenho uma dúvida:
Mando todos os vales postais de uma vez? Corre o risco de expirar algum vale postal?
No processo da minha mãe e no meu já desejo fazer a transcrição dos casamentos. Estou enviando as certidões de casamento inteiro teor apostiladas. Eles solicitam os custos de transcrição a posterior?
@Rodrigo, Vou te contar a minha experiência, q talvez te ajude. O meu problema era a data de nascimento do meu avô q estava errado na certidão de casamento dele, e tbm teria mais de 100 anos, eu tbm tinha esse arquivo igual ao seu, e nele estava correta a data de nascimento, aí eu mandei para tondela a atribuição do meu pai, com essa certidão do arquivo mesmo, mas não serviu, eles me pediram uma nova certidão de nascimento do meu avô. Eu solicitei no arquivo distrital (no meu caso vila real) a certidão simples, sem ser inteiro teor ou cópia reprográfica, conferi os dados por e-mail com eles e por telefone, e pedi que enviassem direto para tondela, nem cheguei a ver a certidão, chegou em tondela em três dias, paguei 17 euros, e no dia seguinte q chegou em tondela, saiu o assento do meu pai. Entra em contato com o arquivo distrital e solicita a certidão reprográfica, mas verifica antes se os dados estão corretos, eu confirmei umas três vezes com eles, por email e telefone. Ah, e existe a possibilidade de solicitar essa certidão por email, acho q são uns 5 euros, aí vc confere, antes de pedir para q te envie ou que envie para tondela direto, como eu fiz. Boa sorte!
Os documentos do meu avô foram recebidos hoje em Tondela. Alguém sabe me informar qual está sendo o prazo pra conclusão da atribuição? Paguei o vale na segunda feira (10/10), será que corro o risco de ter o vale expirado?
@Marcosalonso, bom dia! As conservatorias so aceitam 2 processo por vez!! Vc terá que enviar 2 e quando receber informacao por e-mail que foi concluido envia o outro. Vc nao vai precisar fazer transcricao de casamento nenhum? Pesquise isso aqui no forum sobre transcriçao em Tondela!
@fabiano realmente é como A @madelaide falou.. O meu foi mais "rápido" pois era pendência e só faltavam alguns documentos. Pelo o que eu vi está demorando um pouco mais mesmo, pq o da minha mãe (que fiz em maio) durou um dia só. Recebi o email com o assento já, agora só vou ver um dia pra ir no Consulado fazer o Cartão do Cidadão. Abraços!
@Karen Obrigado pelo relato, Karen. Acho que valeria um bom senso da conservatória, pois não nasceram dois Antonios no dia 19 de fevereiro de 1905, um com pais Manoel Affonso e Rosa Pires e outro com pais Manoel Affonco e Rosa Peres, na mesma paróquia que o documento de imigração dele indica (a propósito, será que vale a pena buscar uma segunda via desse documento de imigração e juntar?). Talvez seja o caso de contratar um advogado, nem que seja para fazer somente a atribuição de minha mãe, mas vou analisar mais um pouco a situação antes de recorrer a isso.
@Rodrigo Afonso Garcia, e se você imprimir a página do Livro que você encontrou no site e remeter para a Conservatória sem a certidão Narrativa? Se não me engano, já li alguns posts de colegas que fizeram desse jeito só não sei se estava difícil, ou não, para ler o conteúdo do livro.
@Robert Orban, pensei em fazer isso, pois a única diferença entre imprimir o documento e pedir a cópia do Arquivo Distrital é a marca em relevo na página. O que eu poderia fazer também, como eu disse, seria juntar mais documentos, como os de imigração, além de enviar a certidão completa, por fotocópia. Ainda estou analisando como fazer.
@Robert Orban, Viva! Felicidade! Caí em exigência, como diz a @Milla Marletta. Pelo menos não vou gastar muito porque já que se tratava de uma cópia de documento, remeti através de documento prioritário - mais barato - dica aqui do Fórum (R$ 15,00)!
Comentários
Dados para Envio:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
Dados para Vale Postal:
IRN, IP
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
Obrigado
Estou começando a tirar cidadania da minha vó!
Estou atrás primeiramente da certidão de nascimento dela.
Ela ficou viúva, porém não sei se ela chegou a transcrever o casamento e o óbito do cônjuge, pois ela já faleceu.
Assim que conseguir o registro, vou precisar transcreve-las correto? se caso o casamento e o óbito do cônjuge estiver averbado no registro, tenho que transcrever apenas o óbito dela, correto?
Então, o jeito mais rápido é por Tondela? Como faço isso? Entro em contato com a Conservatória e encaminho os documentos direto pra eles se estiver tudo correto?
Para o processo de atribuição da minha avó, eu enviando para Tondela, ela tem que ir até lá para finalizar o processo, ou tem como fazer pelo Consulado aqui, como proceder?
Obrigada!
OBS: minha bisavó morava junto com meu bisavô, no caso do casamento que eu perguntei, é do primeiro marido dela, aliás o único legalmente, se caso o declarante for ele na certidão, o que eu faço?
É rua Dr. João Almiro Melo....
Eu enviei com os dados aqui do forum e chegou do mesmo jeito apesar do endereço estar parcialmente errado...
Tipo: Manoel com Manuel; Souza com Sousa; Peres com Perez; etc.
No seu caso as diferenças que você citou alteram a fonética resultando em um outro nome. Não acredito que a conservadora irá aceitar do jeito que está, sendo necessário que você retifique as certidões antes de mandar.
Essa certidão narrativa que você falou foi digitada? Pergunto pois a certidão de inteiro teor de minha mãe (digitada, não reprográfica) foi feita com o nome da minha bisavó como Oristina ao invés de Cristina. O escrevente do cartório disse que não ia alterar pois no entendimento dele era realmente Oristina que estava escrito no livro e mesmo eu argumentando com ele não consegui que alterasse. Como consegui a cópia reprográfica isso não virou um problema.
Acabo de receber email deles confirmando o meu assento e o de minhas duas irmãs (já tinha feito transcrição de casamento dos meus pais e atribuição da minha mãe). O processo chegou em Tondela na sexta-feira, dia 07/10 (enviei no dia 03/10, por EMS).
Creio que foi rápido pq era processos pendentes (eu tinha enviado em julho, mas quando chegou lá eles mudaram as regras e demorei quase 2 meses pra conseguir as cópias reprográficas e apostilar, pois os documetos chegaram depois dos consulados não legalizarem mais).
Bom, burocracias a parte quero agradecer imensamente à esse grupo que tanto me ajudou nesse período, principalmente a @theresa !!
Muito obrigada, pessoal! E boa sorte!!!!
Foi confirmado a sua atribuição ou o recebimento dos documentos na Conservatória?
Se enviou dia 03/10, chegou na Conservatória em 07/10 e foi atribuída a nacionalidade no dia 13/10? É isso?
Prazo de 6 dias????
A questão é que o registro é de 1905 e Tondela não iria aceitar essa indicação de assento, precisaria da certidão. O que posso fazer é pedir uma cópia reprográfica para esse Arquivo Distrital de Viana do Castelo, mas o que vai ser diferente desse modelo que encontrei no arquivo digital? Estou confuso.
Até estranhei ao fato dos que enviaram antes...mas na verdade ela enviou em Julho.
Mas de qualquer forma, os recebidos em Julho em Ovar, até agora nada!!!...Como é o meu caso e o do seu filho, salvo engano.
Não atrapalha não. Coloque um post-it explicando que é para ajudar na leitura da reprográfica. Por que não? Eu, se fosse funcionária da conservatória, ficaria muito grata.
Estou com meu processo de atribuição quase pronto. Falta receber algumas certidões que devem chegar até semana que vem. Depois, apostilar tudo.
Porém, no meu caso, serão três processos: atribuição de cidadania da minha avó, atribuição de cidadania da minha mãe e por fim a minha atribuição de cidadania.
Tenho uma dúvida:
Mando todos os vales postais de uma vez? Corre o risco de expirar algum vale postal?
No processo da minha mãe e no meu já desejo fazer a transcrição dos casamentos. Estou enviando as certidões de casamento inteiro teor apostiladas. Eles solicitam os custos de transcrição a posterior?
Grato
O meu problema era a data de nascimento do meu avô q estava errado na certidão de casamento dele, e tbm teria mais de 100 anos, eu tbm tinha esse arquivo igual ao seu, e nele estava correta a data de nascimento, aí eu mandei para tondela a atribuição do meu pai, com essa certidão do arquivo mesmo, mas não serviu, eles me pediram uma nova certidão de nascimento do meu avô. Eu solicitei no arquivo distrital (no meu caso vila real) a certidão simples, sem ser inteiro teor ou cópia reprográfica, conferi os dados por e-mail com eles e por telefone, e pedi que enviassem direto para tondela, nem cheguei a ver a certidão, chegou em tondela em três dias, paguei 17 euros, e no dia seguinte q chegou em tondela, saiu o assento do meu pai.
Entra em contato com o arquivo distrital e solicita a certidão reprográfica, mas verifica antes se os dados estão corretos, eu confirmei umas três vezes com eles, por email e telefone. Ah, e existe a possibilidade de solicitar essa certidão por email, acho q são uns 5 euros, aí vc confere, antes de pedir para q te envie ou que envie para tondela direto, como eu fiz.
Boa sorte!
Os documentos do meu avô foram recebidos hoje em Tondela. Alguém sabe me informar qual está sendo o prazo pra conclusão da atribuição? Paguei o vale na segunda feira (10/10), será que corro o risco de ter o vale expirado?
No momento, nenhuma informação quanto a prazo.
Se pagou seu vale 10/10, ele tem até o dia 30/11 para ser sacado lá;
De quanto é a taxa? haha
A @madelaide falou.. O meu foi mais "rápido" pois era pendência e só faltavam alguns documentos.
Pelo o que eu vi está demorando um pouco mais mesmo, pq o da minha mãe (que fiz em maio) durou um dia só.
Recebi o email com o assento já, agora só vou ver um dia pra ir no Consulado fazer o Cartão do Cidadão.
Abraços!
VPE Internacional
Vigência 01/12/2009 - Preços em R$
R$ 35,00 + 1,5% sobre o valor da remessa enviada.
site: https://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-internacionais-1/vale-postal-internacional
Acabei de ligar na Linha de Registos. Meu processo foi despachado e está aguardando o Registo agora.
Viva! Felicidade!
Caí em exigência, como diz a @Milla Marletta.
Pelo menos não vou gastar muito porque já que se tratava de uma cópia de documento, remeti através de documento prioritário - mais barato - dica aqui do Fórum (R$ 15,00)!
A Conservatória de Tondela não aceita copia de assentos anteriores a 1910 sem a certificação.