@Mariza Guerra, os processos chegaram em 04.08, e foi só o que obtive de informação. Me preocupei um pouco, pois havia lido relatos recentes de numeração do processo no mesmo dia do recebimento, e conclusão no dia seguinte! Meus filhos tem 2 e 4 anos.
Considere que a entrada é muito recente, mesmo para processos de menores. Além disso é período de férias, as Conservatórias estão com poucos funcionários.
Estou em Portugal/Lisboa. Pretendo ir o mais rápido possível na conservatória de Tondela explicar minha situação a conservadora. Estou com propostas de emprego e dependo do meu processo ficar pronto para conseguir trabalhos aqui em Portugal. Será que sairia de lá com alguma resposta positiva? Alguém que tenha passado por uma situação parecida?
@RainierTugarj Tondela não dá prioridade para processos com urgência, um amigo de nosso grupo do Whats passou pela mesma situação que você e ele infelizmente teve que esperar o processo ser finalizado como qualquer outro.
@RainierTugarj email recebido de Ovar quanto algum tipo de tratamento de prioridade:
CRC Ovar
Olá novamente Flávio Correa Os únicos motivo de uregencia que são válidos são: Contrato de trabalho em vista em portugal, acesso a Universidade em Portgal ou noutros pais da U.E Vista de trabalho a caducar para os que residem fora do Brasil. Cps Lurdes Dias
Amigos do fórum que estão com processos de atribuição de menores em Tondela. Informo que mandamos dois processos (um de um bebê de dois meses e outro de uma menina de 2 anos). Chegaram lá dia 17 de julho e as certidões de assento correspondentes foram postadas no dia 21. Ou seja, ficaram prontos em menos de 4 dias. Para vocês que estão com a impressão de que os processos de menores estão demorando, acredito que seja mais em virtude das férias, especialmente em agosto. Mas todo deve se normalizar em breve.
Boa tarde, meu avô me informou que não averbou o casamento dele em Portugal, que lá ele permanece solteiro, minha tia fez a dela pelo consulado e não teve problema. Quero saber se fazer o da minha mãe por uma conservatória eu terei problemas? E qual hoje é a conservatória mais rápida? Obrigada
Boa tarde a todos;em primeiro lugar agradecer ao Grande Arquiteto do Universo e mais uma vez o meu muito obrigado a todos que disponibilizam o seu conhecimento e seu valioso tempo para ajudar aqueles que necessitam de orientações, informações sem custo algum MUITO OBRIGADO. Hoje enviei o meu processo de Filho de pai português nascidos no estrangeiro que declarem que querem ser portugueses, para conservatória de Tondela, manterei a todos informados sobre o andamento do referido processo. Flávio.:
@Thalita, se sua tia ja requereu e obteve a nacionalidade portuguesa,provalvelmente o casamento dos seus avós ja deve ter sido transcrito.,confirme com sua tia.Pode fazer seu processo direto em uma conservatória e o tempo de conclusão varia de 3 a 5 meses.
@Talitha Souza Manda um e-mail para a conservatória onde o assento do seu avô está registrado. Pergunta se o casamento está averbado, eu fiz isso e me confirmaram rápido.
@vlad minha tia está esperando ainda porque fez pelo consulado, mas me confirmou que não precisou de nada do casamento. Mas meu avô me garantiu que em Portugal é solteiro. Quero mandar os documentos todos amanhã mas tô preocupada com isso.
Qual o endereço para o qual devo enviar os documentos em Tondela? E o vale postal? Alguém sabe qual a melhor maneira de enviar e mais ou menos o valor?
No dia que você for fazer o Vale Postal...Verifique a cotação do Euro no Link abaixo antes de sair de casa...(Como disse o @Vlad Pen...Use a cotação ¨EURO¨...........(¨NÃO USE EURO EXPORTAÇÃO¨)... **Leve dinheiro...Eles só aceitam cartões de correntistas do Banco do Brasil.
Ou seja, separar cerca de R$ 800 para o VP e R$ 110 para o Sedex, total R$ 910. Leve R$ 1000 em espécie e guarde o troco para o almoço ou jantar português acompanhado de um vinho do Porto.
Pessoal, afinal, Tondela exige ou nao transcricao de casamento? Pq eu fiz contato com eles no inicio de agosto e me responderam com a relacao de documentos necessaria. E nao citaram nada sobre certidao de casamento. Lembrando que meu avo foi o declarante da certidao da minha mae e eu informei isso no email. Caso realmente estejam exigindo, qual conservatoria me sugerem que nao peça a transcricao do casamento dos meus avos? Obs.: o estado civil do meu avô encotra-se atualizado como casado, segundo fui informada pela conservatoria de registos centrais. Isso significa que ele ja fez sua transcricao?
Caros boa tarde, estou para enviar a documentação para transcrição de casamento e para a atribuição de nacionalidade e é necessaria por no envelope duas certidões de nascimento da mãe portuguesa?
Comentários
Os processos deram entrada em 04/08?
Me preocupei um pouco, pois havia lido relatos recentes de numeração do processo no mesmo dia do recebimento, e conclusão no dia seguinte!
Meus filhos tem 2 e 4 anos.
Considere que a entrada é muito recente, mesmo para processos de menores. Além disso é período de férias, as Conservatórias estão com poucos funcionários.
Complementando a @Mariza, os processos de menores são bem rápidos DEPOIS que são numerados.
@Alexandre Portela
Apostile as certidões e não se preocupe mais com a validade.
Obrigado pela confirmação. Agora estou tranquilo.
Já estão todas apostiladas.
Pretendo ir o mais rápido possível na conservatória de Tondela explicar minha situação a conservadora. Estou com propostas de emprego e dependo do meu processo ficar pronto para conseguir trabalhos aqui em Portugal. Será que sairia de lá com alguma resposta positiva?
Alguém que tenha passado por uma situação parecida?
CRC Ovar
Olá novamente Flávio Correa
Os únicos motivo de uregencia que são válidos são:
Contrato de trabalho em vista em portugal, acesso a Universidade em Portgal ou noutros pais da U.E
Vista de trabalho a caducar para os que residem fora do Brasil.
Cps
Lurdes Dias
Conservatória do Registo Civil de Ovar
Vc obteve esse e-mail de Ovar recentemente?
Hoje enviei o meu processo de Filho de pai português nascidos no estrangeiro que declarem que querem ser portugueses, para conservatória de Tondela, manterei a todos informados sobre o andamento do referido processo.
Flávio.:
Alguém sabe qual a melhor maneira de enviar e mais ou menos o valor?
Vale postal saiu por R$ 736,08.
Os documentos enviei por Sedex EMS por R$ 110,00.
Tondela, endereço:
Vale Postal:
IRN, IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
Documentos:
CRC de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
Envie e-mail para a conservatória onde seu avô está registrado para confirmar se o casamento está averbado em Portugal.
No dia que você for fazer o Vale Postal...Verifique a cotação do Euro no Link abaixo antes de sair de casa...(Como disse o @Vlad Pen...Use a cotação ¨EURO¨...........(¨NÃO USE EURO EXPORTAÇÃO¨)...
**Leve dinheiro...Eles só aceitam cartões de correntistas do Banco do Brasil.
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
O custo dos serviços dos Correios é o seguinte...:
**1,5% sobre o valor que você obter em REAIS após converter 175,00 EUROS pela cotação do dia...+
** Taxa fixa de R$ 35,00
Só como exemplo...Usando a cotação de 16/08 1 Euro = 3,9470
175,00 x 3,9470 = 690,725
1,5 % de 690,725 = 10,361
Taxa Fixa = 35,00
TOTAL = (+ -) R$ 736,08 Exatamente como disse o @vinicius3
Caso realmente estejam exigindo, qual conservatoria me sugerem que nao peça a transcricao do casamento dos meus avos?
Obs.: o estado civil do meu avô encotra-se atualizado como casado, segundo fui informada pela conservatoria de registos centrais. Isso significa que ele ja fez sua transcricao?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/105543/#Comment_105543
em Lisboa, também pode requerer urgência, quem tem contrato de trabalho em qualquer país da UE.
O meu até hoje nada, quase 60 dias
estou para enviar a documentação para transcrição de casamento e para a atribuição de nacionalidade e é necessaria por no envelope duas certidões de nascimento da mãe portuguesa?
obrigado desde já