Aguarde uns 20 dias e mande mensagem para a CTT (Correios de Portugal) para questionar sobre o saque do vale. Para tanto, informe: Nome do emitente; Número do Vale; Data do vale; Local da emissão do vale, Valor do Vale Postal (Euros).
@CLEMENTE, 1- Precisa ser colorido conforme o modelo 2- certo 3-certo 4-certo 5-não precisa 6- apostilada e precisa,sim ser do pai e mãe mesmo que o pai já seja portugues O processo é gratuito
Envie para Tondela.Lá,menores tem prioridade e fica pronto,em média, 1 semana após a chegada dos documentos.
• CRC de Tondela Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 – Tondela
@Maria Nélida e @CLEMENTE, quanto a certidão de nascimento de filho, a @Marcia me orientou, aqui na pág 253, que deveria ser do tipo reprográfica, com selo público e autenticada.
Bom dia gente, uma dúvida... Minha irmã irá fazer a atribuição dela e do filho de 3 anos, ela não é casada como ela deve fazer e quais documentos serão necessários além do formulário 1C, certidão de nascimento de inteiro teor reprografica e cópia autenticada do RG autenticado de ambos, e tds documentos apostilados.? Obrigada
Pessoal posso enviar as documentações para uma conservatória sem enviar um email prévio avisando da minha situação ? Pois a lista de documentação voces mesmos ja passaram de varias conservatórias. O pessoal esta demorando muito pra responder um simples email de primeiro contato.
Evita enviar email ou ligar para as Conservatorias, quer tirar duvida, pergunta no forum.. tem varios topicos, pesquisa, nao sanou a duvida abre um topico novo.. so faz contato com a conservatoria caso alguem no forum nao consiga te responder.. por favor !
Esse nao e um pedido meu, e das proprias conservatorias.
Pessoal, boa dia, tenho algumas dúvidas e desde já agradeço a todos que puderem me ajudar..
1- A CRC de Tondela esta aceitando documentação para Transcrição de Casamento dos Pais e Atribuição do Filho simultaneamente? 2- Caso o NETO vá enviar para uma CRC a documentação de Atribuição do PAI, é necessário procuração? 3- É necessário fazer algum contato prévio com a CRC para informar sobre o envio da documentação? 4- A CRC de Tondela aceita esse modelo de Requerimento de Transcrição de Casamento? https://pt.scribd.com/document/356127519/REQUERIMENTO-TRANSCRICAO
Se alguém não souber a resposta para todas não tem problema, por favor responda a que souber..
1- Acredito que não,mas caso aceite não é uma boa ideia.O melhor é transcrever o casamento em Ponta Delgada e,depois,enviar para Tondela ou outra Conservatória menos lotada. 2- Se for enviar pelos correios e o pai assinar o formulário 1 C,não precisa procuração.Caso o filho assine por ele,precisa. 3-Não 4-Aceita
Oi pessoal! Gostaria de notificar que recebemos hoje o processo da minha sogra numerado como 69xx/17, com entrada em 9/02/2017. Não recebemos e-mail de conclusão, o processo apenas chegou em casa hahaha. Na época, não precisamos realizar a transcrição de casamento do pai dela e o processo também não caiu em nenhuma exigência. Meu conselho? Muita calma e fé que dá certo! Obrigada a todos! Principalmente ao @Thiago M e a @Marcia que tiraram várias dúvidas minha no início.
Olá, pessoas! Estou tentando tirar a atribuição de minha avó, filha de português, para em seguida tirar a de minha mãe e a minha e queria confirmar com vocês algumas coisas antes:
1. Posso enviar para Tondela um envelope com a documentação de atribuição e outro já para a transcrição de casamento dela ao mesmo tempo? Se sim, o que indico no formulário?
2. Os documentos que temos estão certos? 2.a) ATRIBUIÇÃO: - Certidão de nascimento inteiro teor dela com firma reconhecida do tabelião e apostilada - Xérox simples da certidão de nascimento de meu bisavô, português, com xérox da declaração do IRN (é antiga a certidão) - xérox do RG da minha avó apostilada - formulário 1C com firma reconhecida - xérox simples da certidão de casamento (pois ela mudou de nome) - xérox simples da certidão de nascimento de meu avô, brasileiro, esposo falecido dela
2.b) TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO: - Certidão de nascimento de inteiro teor do esposo, brasileiro, dela, apostilada - Certidão de inteiro teor de casamento, apostilada - Formulário indicado aqui no fórum com firma reconhecida (Nesse caso se for enviado junto o que eu tenho que pôr se ainda não tenho a documentação dela portuguesa?)
@Larissa, vc só pode fazer a Transcrição do casamento da sua avó depois q a Atribuiçao dela for concluida.Seus bisavós são portugueses os dois? Casaram em Portugal ou no Brasil?Se casaram no Brasil ,tem q transcrever o casamento deles.
Para ATRIBUIÇÃO :
- Certidão de nascimento inteiro teor dela com firma reconhecida do tabelião e apostilada ( POR CÓPIA REPROGRÁFICA) - Xérox simples da certidão de nascimento de meu bisavô, português, com xérox da declaração do IRN (é antiga a certidão)(SE ELE NASCEU ANTERIOR A 1911 ,PRECISA UMA CÓPIA CERTIFICADA ATUAL. - xérox do RG da minha avó apostilada - formulário 1C com firma reconhecida (RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE) - xérox simples da certidão de casamento (pois ela mudou de nome) - xérox simples da certidão de nascimento de meu avô, brasileiro, esposo falecido dela (NÃO PRECISA).
Bom dia, Hoje eu liguei na LR e falei com o Luiz. Ele informou novamente que está aguardando gerar o número do registro do assento da minha mãe. Aproveitei para perguntar sobre a questão dos 180 dias da emissão das certidões de nascimento e casamento que eu emiti e já apostilei. No primeiro momento ele disse que não tem nenhum impeditivo. Depois ele exitou e pediu para aguardar enquanto ele consultava alguém. No retorno ele confirmou que não haveria impeditivo. Porém ele questionou de onde veio essa dúvida minha e eu citei este fórum. Na hora ele falou para acatar a informação daqui. hahaha Sendo assim, a dúvida permanece, pois minhas certidões vão passar de 180 dias no dia 23 de agosto. 1 - A informação de 180 dias foi informado por quem? 2 - Devo arriscar enviar os processos assim que tiver a numeração do assento da minha mãe ou é melhor emitir tudo novamente ou eles perdoam documentos com emissão de prazo aproximado aos 180 dias?
Pessoal, boa tarde! Venho apenas avisar que os processos de atribuição de menores de idade em Tondela já não estão tão ágeis assim... O processo de meus filhos chegou lá em 04/08, e estava sem notícias até hoje, quando resolvi enviar um e-mail. Responderam que ainda não entrou na análise nem sequer foi numerado, e não informaram nenhum prazo. Fica como alerta pra quem tiver muita urgência! Só me resta esperar agora...
@Juliana Monaco Martins Evandro Martins Se for isso mesmo. Então está tranquilo. Usando o buscador deste fórum, eu vi que em outras conservatórias é até 1 ano também e que cada conservatória adota um padrão.
Comentários
Aguarde uns 20 dias e mande mensagem para a CTT (Correios de Portugal) para questionar sobre o saque do vale. Para tanto, informe:
Nome do emitente;
Número do Vale;
Data do vale;
Local da emissão do vale,
Valor do Vale Postal (Euros).
1- Precisa ser colorido conforme o modelo
2- certo
3-certo
4-certo
5-não precisa
6- apostilada e precisa,sim ser do pai e mãe mesmo que o pai já seja portugues
O processo é gratuito
Envie para Tondela.Lá,menores tem prioridade e fica pronto,em média, 1 semana após a chegada dos documentos.
• CRC de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
Vc está certo
Obrigada por avisar
Desculpe
Item 2 - certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
Desculpe, mas até um tempo atrás, para menores era exigido somente certidão de inteiro teor. Foi o que pedi para meu filho e apostilei dessa forma.
Minha irmã irá fazer a atribuição dela e do filho de 3 anos, ela não é casada como ela deve fazer e quais documentos serão necessários além do formulário 1C, certidão de nascimento de inteiro teor reprografica e cópia autenticada do RG autenticado de ambos, e tds documentos apostilados.?
Obrigada
@ Juliana Monaco Martins Evandro Martins,
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa (menor)
- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial das assinaturas de ambos os pais;
- certidão de nascimento de inteiro teor, apostilhada da pessoa a registar (do menor)
-cópia autenticada dos RG's dos pais (não e necessário apostilhar)
- indicação do registo de nascimento do progenitor português ;
O processo de menor é gratuito e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Evita enviar email ou ligar para as Conservatorias, quer tirar duvida, pergunta no forum.. tem varios topicos, pesquisa, nao sanou a duvida abre um topico novo.. so faz contato com a conservatoria caso alguem no forum nao consiga te responder.. por favor !
Esse nao e um pedido meu, e das proprias conservatorias.
Obrigado a todos pela colaboração, vou encaminhar e aviso você.
Mais uma vez. Obrigado.
existe a discussão:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8136/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ja-foi-naturalizado
Ali tem bastante informação.
Caso persista alguma dúvida que possamos ajudar, nos escreva.
1- A CRC de Tondela esta aceitando documentação para Transcrição de Casamento dos Pais e Atribuição do Filho simultaneamente?
2- Caso o NETO vá enviar para uma CRC a documentação de Atribuição do PAI, é necessário procuração?
3- É necessário fazer algum contato prévio com a CRC para informar sobre o envio da documentação?
4- A CRC de Tondela aceita esse modelo de Requerimento de Transcrição de Casamento? https://pt.scribd.com/document/356127519/REQUERIMENTO-TRANSCRICAO
Se alguém não souber a resposta para todas não tem problema, por favor responda a que souber..
Obrigado!!!
1- Acredito que não,mas caso aceite não é uma boa ideia.O melhor é transcrever o casamento em Ponta Delgada e,depois,enviar para Tondela ou outra Conservatória menos lotada.
2- Se for enviar pelos correios e o pai assinar o formulário 1 C,não precisa procuração.Caso o filho assine por ele,precisa.
3-Não
4-Aceita
trata-se de outro caso, obviamente, porque você mencionou em várias mensagens que seus pais não são casados.
Gostaria de notificar que recebemos hoje o processo da minha sogra numerado como 69xx/17, com entrada em 9/02/2017. Não recebemos e-mail de conclusão, o processo apenas chegou em casa hahaha.
Na época, não precisamos realizar a transcrição de casamento do pai dela e o processo também não caiu em nenhuma exigência.
Meu conselho? Muita calma e fé que dá certo!
Obrigada a todos! Principalmente ao @Thiago M e a @Marcia que tiraram várias dúvidas minha no início.
Estou tentando tirar a atribuição de minha avó, filha de português, para em seguida tirar a de minha mãe e a minha e queria confirmar com vocês algumas coisas antes:
1. Posso enviar para Tondela um envelope com a documentação de atribuição e outro já para a transcrição de casamento dela ao mesmo tempo? Se sim, o que indico no formulário?
2. Os documentos que temos estão certos?
2.a) ATRIBUIÇÃO:
- Certidão de nascimento inteiro teor dela com firma reconhecida do tabelião e apostilada
- Xérox simples da certidão de nascimento de meu bisavô, português, com xérox da declaração do IRN (é antiga a certidão)
- xérox do RG da minha avó apostilada
- formulário 1C com firma reconhecida
- xérox simples da certidão de casamento (pois ela mudou de nome)
- xérox simples da certidão de nascimento de meu avô, brasileiro, esposo falecido dela
2.b) TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO:
- Certidão de nascimento de inteiro teor do esposo, brasileiro, dela, apostilada
- Certidão de inteiro teor de casamento, apostilada
- Formulário indicado aqui no fórum com firma reconhecida
(Nesse caso se for enviado junto o que eu tenho que pôr se ainda não tenho a documentação dela portuguesa?)
Agradeço desde já se alguém puder me ajudar!
Para ATRIBUIÇÃO :
- Certidão de nascimento inteiro teor dela com firma reconhecida do tabelião e apostilada ( POR CÓPIA REPROGRÁFICA)
- Xérox simples da certidão de nascimento de meu bisavô, português, com xérox da declaração do IRN (é antiga a certidão)(SE ELE NASCEU ANTERIOR A 1911 ,PRECISA UMA CÓPIA CERTIFICADA ATUAL.
- xérox do RG da minha avó apostilada
- formulário 1C com firma reconhecida (RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE)
- xérox simples da certidão de casamento (pois ela mudou de nome)
- xérox simples da certidão de nascimento de meu avô, brasileiro, esposo falecido dela (NÃO PRECISA).
parabéns pela conquista. Sucesso em seus projetos.
Hoje eu liguei na LR e falei com o Luiz.
Ele informou novamente que está aguardando gerar o número do registro do assento da minha mãe.
Aproveitei para perguntar sobre a questão dos 180 dias da emissão das certidões de nascimento e casamento que eu emiti e já apostilei.
No primeiro momento ele disse que não tem nenhum impeditivo. Depois ele exitou e pediu para aguardar enquanto ele consultava alguém. No retorno ele confirmou que não haveria impeditivo. Porém ele questionou de onde veio essa dúvida minha e eu citei este fórum. Na hora ele falou para acatar a informação daqui. hahaha
Sendo assim, a dúvida permanece, pois minhas certidões vão passar de 180 dias no dia 23 de agosto.
1 - A informação de 180 dias foi informado por quem?
2 - Devo arriscar enviar os processos assim que tiver a numeração do assento da minha mãe ou é melhor emitir tudo novamente ou eles perdoam documentos com emissão de prazo aproximado aos 180 dias?
Se for isso mesmo. Então está tranquilo.
Usando o buscador deste fórum, eu vi que em outras conservatórias é até 1 ano também e que cada conservatória adota um padrão.