Olá, boa noite. Poderiam me ajudar? Fiz o processo de atribuição da minha sogra via Tondela no final de dezembro de 2016. Em maio deste ano, eles me enviaram um e-mail pedindo que eu transcrevesse o casamento dos pais da minha sogra para dar continuidade ao processo. Como eu tive um problema de saúde, só pude responder o e-mail quase dois meses depois, mas não cheguei a enviar nenhum documento do casamento, pois estou abrindo um processo no cartório aqui do Brasil porque há erros na certidão de casamento e quero enviar com tudo correto. Quando foi ontem dia 07/08/17 minha sogra recebeu uma correspondência de Portugal dizendo que o processo estava concluído e que junto havia a certidão. Não entendi o porquê do pedido da transcrição do casamento dos pais dela se deram a atribuição. Fico com medo de estar achando que está tudo certo, que a nacionalidade já foi dada e na verdade pode não ser isso. Alguém poderia me ajudar?
se sua sogra recebeu a certidão, então o processo foi concluído mesmo. Acredito que tenham feito confusão, e sem querer, a ausência de resposta acabou ajudando. É a única explicação.
@Marcia obrigada por responder! Nossa, estou muito ansiosa para descobrir se isso que tenho é realmente uma certidão. Eles enviaram um carta que não tem cara de ser. Eu poderia te enviar por e-mail? [APAGADO] Muito obrigada!!!
@Anthon olá, veio escrito assim: Assento de Nascimento nº (na linha de baixo veio) Averbamento / Atribuida a nacionalidade portuguesa atrás dessa folha vieram os dados de nascimento da minha sogra.
@RosanaFleury, sobre essas conservatórias q vc postou..a informação não deve ser recente pq a 3Crc Porto recebe sim processos pelo correio @Catherineplata: 5 a 6 meses nesse periodo de férias agora em Portugal.
Estou esperando ainda o processo de atribuição da minha avó. Porem já gostaria de separar os documentos necessários para dar entrada no processo para meu pai.
E olhando os documentos e vi que alguns como certidão de nascimento da minha avó é solicitado também para o processo do pai.
Eu vou ter que enviar novamente os documentos, como certidão em inteiro teor e apostilada? Ou só com o numero de assento que teremos dela já é suficiente?
O processo da minha parente ingressou no início de março e foi concluído no final de julho. Ou seja, pegou as férias. Total, 5 meses. Casamento dos pais já estava transcrito e foi enviada uma cópia do Assento de Transcrição.
Ah, Tondela não enviou e-mail avisando da conclusão.
@mjrjunior, Não estão mandando e-mail nem informações que foi finalizado.
Seguindo orientações dos membros, convém aguardar cerca de 20 dias (sem enviar e-mail para conservatória ou telefonar), que o assento dele(a) estara na sua casa (ou endereço informado na Ficha 1C). Caso não tenha paciencia kk, pode tentar entrar em contato com a Linha de Registro. Caso tenha alguma divergência os documentos, acredito que entrem em contato. Mas é quase certeza disso kk
Galera sabem de conservatórias que estão aceitando processo apenas por e-mail e seja RAZOAVELMENTE rápida ? Se tiverem já postem e-mail de ctt ou algum link deles por favor. Obrigado
Não existe conservatoria que aceita por email.. se vc teve a intençao de falar por correios, não existe este tipo de conservatorias, as que recebem pelo correio tambem recebem pessoalmente, mas o contrario existe ...e razoavelmente rapidas estão na media de 4 a 6 meses !
Documentos: Formulário 1C preenchido pelo requerente e com firma reconhecida por Autenticidade Certidão de Nascimento do Requerente, do Tipo Inteiro Teor por Cópia Reprográfica + Apostila Haia Copia Autenticada do RG do Requerente + Apostila de Haia Cópia Simples da Certidão de Nascimento do Pai ou Mãe Portugues(a) exceto se a certidão estiver no Arquivo Distrital* Vale Postal emitido em favor do IRN IP no valor de 175 Euros
FAQ: Caso tenha duvida sobre tipo de certidões de inteiro teor, apostila de haia, vale postal, certidões de nascimento de portugueses, use a lupa no alto da página inicial e procure os tópicos individuais sobre cada assunto.
Como a próxima pergunta vai ser sobre o prazo, espere de 4 a 5 meses para conclusão em Tondela.
Como provavelmente vc vai estar com pressa, procure na lupa sobre atribuição presencial (ida a Portugal) que é o método mais rápido. Caso contrário e melhor opção é esta enviando por Correios.
Se está pensando em fazer no Consulado a resposta é que exigem mais documentos, fazem somente com agendamento e demora cerca de 1 ano.
Se o Portugues de Origem é a mãe, necessita fazer a averbação/transcrição do casamento, para duvidas procure os topicos de transcrição.
olá gente, o processo da minha avó já foi despachado e me disseram para ligar em duas semanas para saber o número de assento. A minha dúvida é:
Demora muito para chegar a certidão de nascimento da minha avó?
Outra, para fazer a transcri;'ao de casamento como eu posso indicar o assento da minha avó? Posso escrever uma carta ou algo assim? Como vocês fizeram?
Você ligou para a LR? Quando o processo da sua avó foi numerado?
O assento de nascimento demora em torno de 20 dias para chegar.
Caso você possua o e-mail com o número do assento, utilize o mesmo para a indicação. Para o caso de não receber-lo, faça uma carta indicando a numeração, pois é exatamente o que irei fazer, tal que esta também já foi a minha dúvida.
Bom dia. Meu processo foi numerado dia 16.03.17 e Liguei na linha de registro essa semana e me informaram apenas que está em "despacho". Quanto tempo aproximadamente demora agora? Obrigada
Boa tarde a todos. Para não incomodar a CRC de Tondela, não encaminharei e-mail, mas preciso da ajuda dos senhores e das senhoras. Assunto : Atribuição de filho menor, 6 anos, documentos: 1° Formulário C1 preenchido e com assinatura por autenticidade de ambos os pais, impresso colorido (É NECESSÁRIO SER COLORIDO ?), ambos como procuradores no quadro 3. 2° Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada (do menor). 3° Cópia do assento de nascimento (português), simples. 4° Cópia da transcrição de casamento, simples. 5° Cópia do cartão cidadão, simples. 6° Cópia do RG dos pais autenticada. PRECISA SER APOSTILADA ? PRECISA DO RG DO PAI, QUE JÁ É PORTUGUÊS? OU SOMENTE DA MÃE BRASILEIRA? Desculpe o incômodo. Obrigado a todos.
Comentários
Fiz o processo de atribuição da minha sogra via Tondela no final de dezembro de 2016.
Em maio deste ano, eles me enviaram um e-mail pedindo que eu transcrevesse o casamento dos pais da minha sogra para dar continuidade ao processo.
Como eu tive um problema de saúde, só pude responder o e-mail quase dois meses depois, mas não cheguei a enviar nenhum documento do casamento, pois estou abrindo um processo no cartório aqui do Brasil porque há erros na certidão de casamento e quero enviar com tudo correto.
Quando foi ontem dia 07/08/17 minha sogra recebeu uma correspondência de Portugal dizendo que o processo estava concluído e que junto havia a certidão.
Não entendi o porquê do pedido da transcrição do casamento dos pais dela se deram a atribuição. Fico com medo de estar achando que está tudo certo, que a nacionalidade já foi dada e na verdade pode não ser isso.
Alguém poderia me ajudar?
Muito obrigada!
se sua sogra recebeu a certidão, então o processo foi concluído mesmo.
Acredito que tenham feito confusão, e sem querer, a ausência de resposta acabou ajudando. É a única explicação.
te mandei mensagem.
atrás dessa folha vieram os dados de nascimento da minha sogra.
então, essa é a certidão mesmo.
Parabéns para sua sogra!!!
Alguem sabe me dizer em quanto tempo em média sai a nacionalidade, sendo o processo feito pela conservatória de Tondela?
@Catherineplata: 5 a 6 meses nesse periodo de férias agora em Portugal.
Estou esperando ainda o processo de atribuição da minha avó. Porem já gostaria de separar os documentos necessários para dar entrada no processo para meu pai.
E olhando os documentos e vi que alguns como certidão de nascimento da minha avó é solicitado também para o processo do pai.
Eu vou ter que enviar novamente os documentos, como certidão em inteiro teor e apostilada? Ou só com o numero de assento que teremos dela já é suficiente?
Obrigado.
O processo da minha parente ingressou no início de março e foi concluído no final de julho. Ou seja, pegou as férias. Total, 5 meses. Casamento dos pais já estava transcrito e foi enviada uma cópia do Assento de Transcrição.
Ah, Tondela não enviou e-mail avisando da conclusão.
@Rodrigo, terá q fazer a transcriçao do casamento da sua avó assim q a atribuiçao dela for concluida.
Não estão mandando e-mail nem informações que foi finalizado.
Seguindo orientações dos membros, convém aguardar cerca de 20 dias (sem enviar e-mail para conservatória ou telefonar), que o assento dele(a) estara na sua casa (ou endereço informado na Ficha 1C). Caso não tenha paciencia kk, pode tentar entrar em contato com a Linha de Registro. Caso tenha alguma divergência os documentos, acredito que entrem em contato.
Mas é quase certeza disso kk
Obrigado
@flavioswerts
Documentos:
Formulário 1C preenchido pelo requerente e com firma reconhecida por Autenticidade
Certidão de Nascimento do Requerente, do Tipo Inteiro Teor por Cópia Reprográfica + Apostila Haia
Copia Autenticada do RG do Requerente + Apostila de Haia
Cópia Simples da Certidão de Nascimento do Pai ou Mãe Portugues(a) exceto se a certidão estiver no Arquivo Distrital*
Vale Postal emitido em favor do IRN IP no valor de 175 Euros
FAQ:
Caso tenha duvida sobre tipo de certidões de inteiro teor, apostila de haia, vale postal, certidões de nascimento de portugueses, use a lupa no alto da página inicial e procure os tópicos individuais sobre cada assunto.
Como a próxima pergunta vai ser sobre o prazo, espere de 4 a 5 meses para conclusão em Tondela.
Como provavelmente vc vai estar com pressa, procure na lupa sobre atribuição presencial (ida a Portugal) que é o método mais rápido. Caso contrário e melhor opção é esta enviando por Correios.
Se está pensando em fazer no Consulado a resposta é que exigem mais documentos, fazem somente com agendamento e demora cerca de 1 ano.
Se o Portugues de Origem é a mãe, necessita fazer a averbação/transcrição do casamento, para duvidas procure os topicos de transcrição.
Boa Sorte!
Demora muito para chegar a certidão de nascimento da minha avó?
Outra, para fazer a transcri;'ao de casamento como eu posso indicar o assento da minha avó? Posso escrever uma carta ou algo assim? Como vocês fizeram?
Você ligou para a LR? Quando o processo da sua avó foi numerado?
O assento de nascimento demora em torno de 20 dias para chegar.
Caso você possua o e-mail com o número do assento, utilize o mesmo para a indicação. Para o caso de não receber-lo, faça uma carta indicando a numeração, pois é exatamente o que irei fazer, tal que esta também já foi a minha dúvida.
Espero ter ajudado!
Para não incomodar a CRC de Tondela, não encaminharei e-mail, mas preciso da ajuda dos senhores e das senhoras.
Assunto : Atribuição de filho menor, 6 anos, documentos:
1° Formulário C1 preenchido e com assinatura por autenticidade de ambos os pais, impresso colorido (É NECESSÁRIO SER COLORIDO ?), ambos como procuradores no quadro 3.
2° Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada (do menor).
3° Cópia do assento de nascimento (português), simples.
4° Cópia da transcrição de casamento, simples.
5° Cópia do cartão cidadão, simples.
6° Cópia do RG dos pais autenticada. PRECISA SER APOSTILADA ? PRECISA DO RG DO PAI, QUE JÁ É PORTUGUÊS? OU SOMENTE DA MÃE BRASILEIRA?
Desculpe o incômodo.
Obrigado a todos.
Alguém sabe me dizer se há algum lugar que eu possa confirmar se houve saque do Vale Postal?
Obrigada a todos