@Vlad e @Fabio, muito obrigado pelas informações. Agora consegui compreender o processo. Realmente os dados dos avós constam na certidão de nascimento, conforme informou o Vlad, mas, como disse o Fabio, também vi muitos relatos de pessoas aqui no fórum que precisaram enviar a certidão de casamento para confirmar o sobrenome. Por esse motivo fiquei nessa dúvida.
Como salientou a @Theresa, acho que vale a pena eu mandar essa cópia que tenho para agilizar o processo. Muito obrigado à todos.
Pessoal, mandei meu processo dia 20/04 e chegou em Tondela dia 02/05 mas nada de numeração nem Saque do vale. Estou preocupado pois o vale vence semana que vem. Está demorando assim mesmo para numerarem?
É impressão minha, ou há um recomendação geral para todas as conservatórias não responderem emails. Tentei entrar em contato com PD e 4º Porto para tirar dúvida sobre transcrição de casamento e nada de resposta. Li aqui no fórum que outras pessoas tentaram entrar em contato com outras conservatórias e também não tiveram respostas.
Antes de vcs brigarem comigo sobre não mandar email, o meu caso é específico, igual o caso do @Rogerio. Eu não consegui localizar a certidão de nascimento da minha avó brasileira, que nasceu em 1900. Preciso de uma respostas deles se irão aceitar, ou não, a certidão negativa!.
Recebemos ontem a carta de Tondela com o assento do meu pai. O processo foi concluído no dia 24/04 e carta chegou hoje, até que não demorou muito. Estava esperando uns 30 dias. Mas demorou uns 15.
Que bom chegar antes do esperado né, espero que minhas próximas etapas sejam desta forma também! Ainda tenho uma caminhada até finalizar o meu processo, maaas... tenho fé que tudo dará certo!
Bom dia grupo , Enviei a atribuicao dos meus dois filhos para Tondela em Janeiro, no qual meu esposo eh Portugues por atribuicao e declarante da certidao dos dois filhos .
Mesmo assim , ha uma semana , recebi um e-mail da Sra Ana Margarida exigindo a transcricao do meu casamento . Estou pensando em mandar para Ponta Delgada , para agilizar o processo , ja que fazem em 15 dias ao inves de enviar a transcricao para Tondela correndo o risco de ir para o final da fila e levar meses . O que me sugerem ?
Estou na expectativa da conclusão da cidadania da minha mãe nos próximos dias, obedecendo a média de prazo de nossa planilha. Com isso, gostaria de agilizar a documentação necessária para solicitar a transcrição do casamento da minha mãe, possibilitando que eu possa dar entrada na minha cidadania, seguem algumas dúvidas: 1) Preciso solicitar a transcrição do casamento da minha e meu pai, visto que eles casaram em janeiro/1970, separaram em setembro/2013 e se divorciaram em abril/2016, tudo já averbado. 2) Qual melhor cartório para eu enviar? 3) Quais documentos preciso enviar para solicitação da transcrição de casamento deles? Muito obrigado a todos...
E galera, meu processo caiu em exigência. Numerado em janeiro acabei de receber e-mail de Tondela cobrando a transcrição de casamento dos meus pais. Meu pai é o português e foi o declarante na minha certidão de nascimento. Correr atrás agora para transcrever o casamento
- as numerações de tondela, Ovar, Lisboa, etc, seguem um mesmo padrão? Ou seja, posso acompanhar a finalização do processo de todo o pessoal, mesmo que eu tenha enviado para outra conservatória?
- não é dúvida, é pedido rs: qual o grupo de cidadania portuguesa no facebook onde posso encontrar esta troca de informações, assim como aqui no fórum?
1 - Cada conservatória tem a sua velocidade e quantidade de processos para concluir. O tempo varia de CRC pra CRC, mas penso que estejam todas no patamar de 4 a 8 meses. A numeração de processo segue sim uma ordem. Ordem essa de quando é dada a entrada do processo no sistema. Ex.: Pode ter um processo que foi dado entrada em Tondela com número 20100/2017 e outro que foi dado entrada em Ovar com numeração 20101/2017. Essa numeração é geral de todas as CRCs e de todos os processos de nacionalidade.
Eu e meu irmão recebemos ontem e-mail da Clara com a conclusão dos nossos processos. Enviamos no começo de dezembro, junto com o da mamys (ainda podia), todos foram numerados dia 20/12/2016. Minha mãe não recebeu email avisando nada, mas a uns 15 dias atras em contato com a LR fomos informados que o dela já estava para registro (o meu e o do meu irmão, neste momento estava para despacho).
Esse fórum é incrível! Quero muito agradecer a colaboração de todos!!!
Agora é hora de providenciar o CC é o passaporte e aproveitar!
@Tania O da sua mae, pela logica, ja deve estar pronto. Afinal, o de voces dependia do dela. Muito estranho o de voces estar pronto e o dela nao... Talvez a sua mae nao tenha recebido email, mas que o processo dela terminou antes ou no maximo junto com o de voces, isso eh ponto pacifico.
O de Renan, também foi o português declarante e pediram a transcrição? Pois aparecem estes relatos que Tondella está pedindo transcrição nesses casos também. Prestar atenção...será?
Oi pessoal! Boa noite! Minha Amiga que eh portuguesa quer tirar a cidadania para as filhas, ,o caso eh esse , ela casada com o brasileiro que eh o declarante da certidao. Quais documentos ela deve enviar para tondela?
Sua amiga precisa fazer primeiro a Transcrição do Casamento dela para só depois fazer a Atribuição das filhas (se forem menores o processo é gratuito).
Pessoal, tenho lido muito que Tondela está pedindo transcrição de casamento do declarante português, procede isso?
Se for verdade, vou ter que recomeçar o processo da minha namorada...
O caso é o seguinte:
Avô PT (Falecido) > Mãe BR (Pai declarante) > Ela (Pai declarante casado com a Mãe)
Temos os documentos até agora:
Avô - Certidão Nascimento Original; Extrato de Nascimento digitalizado pelo arquivo distrital
Mãe - Certidão Nascimento em Inteiro Teor e Reprográfica.
Na próxima semana íamos apostilar e enviar para Tondela (Atribuição da Mãe dela), porém se realmente estiverem pedindo a transcrição do casamento do português, vou ter que voltar as buscas de certidões à procura da de casamento e fazer a transcrição do casamento deles antes da atribuição da mãe dela...
Alguém sabe se essa informação é verídica? O que vcs fariam no meu caso?
o pessoal que ta com a transcricao de asamento pendente vao mandar direto para tondela ou e melhor mandar pra outra conservatoria mesma que o processo de atribuicao esteja em tondela?
@hector costa, no seu caso,eu acho melhor Tondela mesmo. Eles estão esperando os documentos para dar continuidade do seu processo. Creio que o processo não irá para o fim da fila!
Comentários
Agora consegui compreender o processo.
Realmente os dados dos avós constam na certidão de nascimento, conforme informou o Vlad, mas, como disse o Fabio, também vi muitos relatos de pessoas aqui no fórum que precisaram enviar a certidão de casamento para confirmar o sobrenome. Por esse motivo fiquei nessa dúvida.
Como salientou a @Theresa, acho que vale a pena eu mandar essa cópia que tenho para agilizar o processo.
Muito obrigado à todos.
Não envia a original da certisõ, apenas uma xerox. Se quiser, autentique a xerox.
Saque do vale. Estou preocupado pois o vale vence semana que vem. Está demorando assim mesmo para numerarem?
Enviado em: 17/04/2017
Recebido em: 04/05/2017
Numerado em: 11/05/2017
Numeração: 211XX/17
Infelizmente, caiu em exigência por transcrição de casamento.....
Antes de vcs brigarem comigo sobre não mandar email, o meu caso é específico, igual o caso do @Rogerio. Eu não consegui localizar a certidão de nascimento da minha avó brasileira, que nasceu em 1900.
Preciso de uma respostas deles se irão aceitar, ou não, a certidão negativa!.
Bom dia!!
Obrigado. Foi isso mesmo.
Desculpem pela confusão gerada.
Para atualização;
Processo 50***/16
Numerado 20/12/16
Concluído 11/05/17
Obrigado a todos que colaboraram!
Recebemos ontem a carta de Tondela com o assento do meu pai. O processo foi concluído no dia 24/04 e carta chegou hoje, até que não demorou muito. Estava esperando uns 30 dias. Mas demorou uns 15.
Que bom chegar antes do esperado né, espero que minhas próximas etapas sejam desta forma também!
Ainda tenho uma caminhada até finalizar o meu processo, maaas... tenho fé que tudo dará certo!
Enviei a atribuicao dos meus dois filhos para Tondela em Janeiro, no qual meu esposo eh Portugues por atribuicao e declarante da certidao dos dois filhos .
Mesmo assim , ha uma semana , recebi um e-mail da Sra Ana Margarida exigindo a transcricao do meu casamento . Estou pensando em mandar para Ponta Delgada , para agilizar o processo , ja que fazem em 15 dias ao inves de enviar a transcricao para Tondela correndo o risco de ir para o final da fila e levar meses . O que me sugerem ?
Agradeco ,
Carla
Estou na expectativa da conclusão da cidadania da minha mãe nos próximos dias, obedecendo a média de prazo de nossa planilha. Com isso, gostaria de agilizar a documentação necessária para solicitar a transcrição do casamento da minha mãe, possibilitando que eu possa dar entrada na minha cidadania, seguem algumas dúvidas:
1) Preciso solicitar a transcrição do casamento da minha e meu pai, visto que eles casaram em janeiro/1970, separaram em setembro/2013 e se divorciaram em abril/2016, tudo já averbado.
2) Qual melhor cartório para eu enviar?
3) Quais documentos preciso enviar para solicitação da transcrição de casamento deles?
Muito obrigado a todos...
Meu pai é o português e foi o declarante na minha certidão de nascimento.
Correr atrás agora para transcrever o casamento
- as numerações de tondela, Ovar, Lisboa, etc, seguem um mesmo padrão? Ou seja, posso acompanhar a finalização do processo de todo o pessoal, mesmo que eu tenha enviado para outra conservatória?
- não é dúvida, é pedido rs: qual o grupo de cidadania portuguesa no facebook onde posso encontrar esta troca de informações, assim como aqui no fórum?
Obrigada queridos!
Sim, envie para PD. Não vai para o final da fila, mas fica parado aguardando cumprimento de exigência.
@IVIS,
1 - Foi averbado já em PT? se sim, não precisa. Visto que já foi averbado.
2 - Se fosse necessário. Seria Ponta Delgada (PD) leva 20 dias aproximadamente
3 - Basta ler algumas páginas que teria a resposta, mas vou te ajudar: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/85960/#Comment_85960
@Karina Barborsa,
1 - Cada conservatória tem a sua velocidade e quantidade de processos para concluir. O tempo varia de CRC pra CRC, mas penso que estejam todas no patamar de 4 a 8 meses. A numeração de processo segue sim uma ordem. Ordem essa de quando é dada a entrada do processo no sistema. Ex.: Pode ter um processo que foi dado entrada em Tondela com número 20100/2017 e outro que foi dado entrada em Ovar com numeração 20101/2017. Essa numeração é geral de todas as CRCs e de todos os processos de nacionalidade.
2 - Eu acesso: https://www.facebook.com/groups/cidadaniaportuguesa/
Mas não confio muito nas informações lá dadas, não. Tem que saber filtrar legal
Entendi! Muito obrigada por suas informações tão completas e rápidas
Eu e meu irmão recebemos ontem e-mail da Clara com a conclusão dos nossos processos.
Enviamos no começo de dezembro, junto com o da mamys (ainda podia), todos foram numerados dia 20/12/2016. Minha mãe não recebeu email avisando nada, mas a uns 15 dias atras em contato com a LR fomos informados que o dela já estava para registro (o meu e o do meu irmão, neste momento estava para despacho).
Esse fórum é incrível! Quero muito agradecer a colaboração de todos!!!
Agora é hora de providenciar o CC é o passaporte e aproveitar!
Beijos
O da sua mae, pela logica, ja deve estar pronto. Afinal, o de voces dependia do dela. Muito estranho o de voces estar pronto e o dela nao... Talvez a sua mae nao tenha recebido email, mas que o processo dela terminou antes ou no maximo junto com o de voces, isso eh ponto pacifico.
Sua amiga precisa fazer primeiro a Transcrição do Casamento dela para só depois fazer a Atribuição das filhas (se forem menores o processo é gratuito).
Veja os tópicos sobre o assunto no fórum.
Se for verdade, vou ter que recomeçar o processo da minha namorada...
O caso é o seguinte:
Avô PT (Falecido) > Mãe BR (Pai declarante) > Ela (Pai declarante casado com a Mãe)
Temos os documentos até agora:
Avô - Certidão Nascimento Original; Extrato de Nascimento digitalizado pelo arquivo distrital
Mãe - Certidão Nascimento em Inteiro Teor e Reprográfica.
Na próxima semana íamos apostilar e enviar para Tondela (Atribuição da Mãe dela), porém se realmente estiverem pedindo a transcrição do casamento do português, vou ter que voltar as buscas de certidões à procura da de casamento e fazer a transcrição do casamento deles antes da atribuição da mãe dela...
Alguém sabe se essa informação é verídica? O que vcs fariam no meu caso?
Muitíssimo obrigado!
Sim, foi o português declarante.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento