Pessoal, boa noite. Meu pai esta ja enviou o processo dele para Tondela, hj conversando com minha tia, irmã dele, ela demonstrou o interesse em tirar a cidadania também. Porém, caímos em um problema, a portuguesa é minha avó, mãe deles, mas os pais são diferentes, o casamento averbado da minha avó é com o meu avô de quem ela posteriormente se separou e viveu em união estável com o pai de minha tia, eles nunca casaram. Como faremos o processo dela neste caso? Tem solução?
@fsorf9, como vc descobriu o número do seu processo? Mandaram e-mail para vc? O processo da minha mãe chegou em 28/03 e não tive nenhuma notícia ainda sobre a numeração...
@Patricia acho meio estranho não solicitarem os documentos de identificação dos pais. Eu enviaria com RG apostilado, como é praxe em todo processo de atribuição.
Boa tarde pessoal! Ontem recebi e-mail da Clara informando que minha cidadania ficou pronta e que receberei uma cópia da certidão de nascimento em minha morada. Meu processo eu não havia inserido na planilha que vcs fizeram pois eu não sabia a data de numeração e início dele. Nunca liguei na linha de registro, apenas esperei. Alguns dados: Enviado pra Tondela: 17/11/2016 chegou: 18/11/2016 (chegou rápido pois enviei da Alemanha, onde moro) Vale foi sacado: 06/12/2016 Finalizado: 31/03/2017
Apenas uma observação: por morar na Alemanha e minha cidade não ter consulado português, eu fiz reconhecimento de minha assinatura por autenticidade na representação consular brasileira mesmo, e pelo visto foi aceita tranquilamente por Tondela. E o adesivo da vice consul com assinatura dela estava numa folha A4 que foi grampeada ao requerimento e carimbada em cima do grampo. Contando isso apenas para ajudar caso alguém passe por isso no futuro. Na época fiquei apreensivo de Tondela não aceitar, mas deu tudo certo!
Obrigado aos moderadores que ano passado esclareceram algumas das dúvidas que tive.
"...eu fiz reconhecimento de minha assinatura por autenticidade na representação consular brasileira mesmo..." Sim, funcionam como cartórios no exterior.
Pessoal, vocês podem me auxiliar? Gostaria de saber se estou no caminho certo.
Quero dar entrada no processo de atribuição da minha avó, filha de portugueses.
Possuo os seguintes documentos: 1. Certidão de inteiro teor com cópia reprográfica, apostilhada e com sinal público; 2. Cópia autenticada do RG dela e apostilhada; 3. Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade; 4. Certidão do meu bisavô português (pai da minha avó e declarante), que solicitei por meio do arquivo distrital do Porto; 5. Vale postal.
Não possuo a Certidão de Casamento dos 2 portugueses, que se casaram no Brasil. Encontrei registros dos passaportes deles lá em Portugal com o estado civil "casado". Isso quer dizer que eles já averbaram o casamento quando retornaram a Portugal em 1925?
De qualquer forma, posso dar entrada no processo de atribuição em Tondela, mesmo sem ter a Certidão de Casamento (sem fazer a transcrição do casamento)? Alguém possui alguma informação atualizada sobre isso?
@carlosr morando na Alemanha não achei nada parecido com Vale Postal. Então meu pai fez o envio do Vale pelo Brasil mesmo, no meu nome para o endereço da Conservatória.
Amigos(as), Amanhã irei ao cartório fazer a procuração a rogo do meu pai para mim. Com isto em mãos, só precisarei esperar a certidão de nascimento do meu avô que já está no correio. Aproveitarei para apostilar e autenticar os documentos, para ficar tudo pronto esperando a certidão chegar.
Posso fazer o check-list pra ver se os docs estão corretos e vocês me corrijam se e onde errei?
1- Certidão de nascimento do meu avô Português. (Devo enviar a original ou posso enviar uma cópia, meu avô nasceu em 1904. 2- Certidão de nascimento original do meu pai por cópia reprográfica - AUTENTICADA E APOSTILADA * Não é a certidão digitada. Cópia fiel do livro com o sinal público do Tabelião. Segundo li, não precisarei da certidão digitada. Confere? * Como meu avô português nato, consta como declarante do nascimento do meu pai, TONDELA não exige que eu averbe o casamento dos meus avós. Confere? 3 - Cópia do RG do meu pai - AUTENTICADO E APOSTILADO. * O RG do meu pai foi expedido em 2004, mas, como não tem data de validade, ainda está válido. isso atrapalha? 4 - Procuração a rogo. * Devo enviar a original ou cópia autenticada? * Preciso apostilar a original se eu for enviá-la? 5 - Meu RG como procurador - AUTENTICADO E APOSTILADO. 6 - Vale postal no valor de 175 Euros. 7 - Um envelope vazio para resposta. 8 - Já ia me esquecendo - uma foto 3 x 4 colorida
1. como seu avô nasceu antes de 1911, deve enviar a certidão certificada que recebeu. E, deve enviar também a certidão de casamento dele, para comprovar que trata-se da mesma pessoa, pois a certidão anterior a 1911, é a de batismo (e vem somente com o primeiro nome). Detalhe: não precisa transcrever o casamento, basta enviar certidão de casamento.
3. Tondela exige que o RG tenha sido emitido há menos de 10 anos. Ou seja, o RG deve ter sido emitido depois de 2007. Seu pai terá que providenciar outro RG, se quiser enviar para Tondela.
4. Sim, original. Assinatura reconhecida por autenticidade.
Venho informar (com atraso) a conclusão do processo de atribuição do meu pai. Processo: 46xxx Postado: 01/11 Recebido: 09/11 Numerado: não sei Finalizado: 24/03
Gostaria de agradecer a todos aqui, as perguntas postadas e respondidas e o acompanhamento dos processos ajudou bastante.
Aproveito para tirar mais uma dúvida: Para fazer a minha atribuição e a averbação do casamento de meus pais, devo enviar a certidão de nascimento do meu pai que é emitida por Portugal ou pode ser uma certidão do Brasil mesmo?
@portugues_delatti Vc precisou do seu nada consta criminal no processo de cidadania? Se sim, vc também teve que ter mandado o seu nada consta alemão. Vc precisa do nada consta de todos os países onde vc morou. Como vc fez?
Olá, pessoal, Minha irmã foi ao cartório para resolver a documentação dela, mas acabou fazendo algo que acho que pode comprometer: ela assinou o RG com o nome de casada, mas usou uma assinatura diferente no formulário 1C. Isso dá problema?
Pessoal, passei agora no cartório aqui em Niterói, seguem requisitos para procuração a rogo:
1 - Atestado médico: um atestado que o(a) outorgante encontra-se lúcido, em perfeito estado de saíde mental, sendo obrigatório a palavra LUCIDO no atestado
2 - No caso do outorgante estar impossibilitado de locomover-se e/ou assinar, é também necessário que o médico mencione no atestado
3 - O atestado terá prazo de 30 dias
4 - Reconhecer firma do médico no atestado; lembre-se de perguntar em que firma o médico tem firma
5 - RG e CPF originais do(a) outorgante
6 - Dados do procurador (RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço completo)
7 - Caso o(a) outorgante não assine, será necessário 1 testemunha qualificada (RG original, CPF original, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço completo)
Lembrando que cada cartório pede um número X de testemunhas, o resto é igual.
Alguém me ajuda por favor Fui ao cartório pedir a 2 via da certidão e eles vem emitindo de uma forma diferente a certidão por cópia reprografica. Alguém saberia me informar se Tondela aceita apenas a cópia do livro sem a outra certidão de inteiro teor? Sendo emitido as duas certidões, a cópia reprografica pode ser em papel normal, sem ser papel moeda. Estou questionando pois o cartorio está me cobrando pelas duas certidões em separado mais o apostilamento de cada um, também em separado. Obrigada
Cada cartório está emitindo a certidão reprográfica de uma forma. Alguns inclusive abusando por cobrar em dobro a certidão digitada +a reprográfica.
Se a reprográfica estiver legível peça apenas essa, desde que o cartório emita junto ao xerox da folha do livro a certificação de que aquela copia reprográfica é verdadeira, geralmente essa certificação é feita em papel moeda. Afinal os cartórios não podem tirar xerox do livro e vender a preço de certidão, não é?
O apostilamento é cobrado por documento e não por folha. Se vc receber duas folhas referente à certidão apostile uma delas.
Penso que, ela deva assinar o formulário 1C exatamente como está no doc de identificação que ela enviou (RG). Acredito que tendo duas assinaturas diferentes, isso poderá gerar problema, sim.
Se ainda não enviou, faz outro formulário 1C e peça para ela assinar conforme o doc de identificação que ela vai enviar.
@Fábio Malta Montanha Tem razão, não vale a pena arriscar. Na verdade ela está tirando outro RG hoje para ficar com a assinatura padrão dela, que é igual à do formulário. De qq forma, ela terá que fazer outro formulário, pois já colocou a data de emissão.
@Fernanda99 Eu não mandei nenhum atestado de antecedentes criminal, se é isso que vc quis dizer. Mandei apenas os documentos que eles exigem, creio que não seja necessário enviar este tipo de documento.
Comentários
Meu pai esta ja enviou o processo dele para Tondela, hj conversando com minha tia, irmã dele, ela demonstrou o interesse em tirar a cidadania também. Porém, caímos em um problema, a portuguesa é minha avó, mãe deles, mas os pais são diferentes, o casamento averbado da minha avó é com o meu avô de quem ela posteriormente se separou e viveu em união estável com o pai de minha tia, eles nunca casaram. Como faremos o processo dela neste caso? Tem solução?
O da minha mãe é:
Isabel
Atribuição de nacionalidade
Chegou em Tondela: 29/03/2017
Numerado: 15***/17-SITPRO no dia 30/03/2017
Ontem recebi e-mail da Clara informando que minha cidadania ficou pronta e que receberei uma cópia da certidão de nascimento em minha morada. Meu processo eu não havia inserido na planilha que vcs fizeram pois eu não sabia a data de numeração e início dele. Nunca liguei na linha de registro, apenas esperei.
Alguns dados:
Enviado pra Tondela: 17/11/2016 chegou: 18/11/2016 (chegou rápido pois enviei da Alemanha, onde moro)
Vale foi sacado: 06/12/2016
Finalizado: 31/03/2017
Apenas uma observação: por morar na Alemanha e minha cidade não ter consulado português, eu fiz reconhecimento de minha assinatura por autenticidade na representação consular brasileira mesmo, e pelo visto foi aceita tranquilamente por Tondela. E o adesivo da vice consul com assinatura dela estava numa folha A4 que foi grampeada ao requerimento e carimbada em cima do grampo. Contando isso apenas para ajudar caso alguém passe por isso no futuro. Na época fiquei apreensivo de Tondela não aceitar, mas deu tudo certo!
Obrigado aos moderadores que ano passado esclareceram algumas das dúvidas que tive.
Abraço a todos!
parabéns pela conquista. Muito bom!
"...eu fiz reconhecimento de minha assinatura por autenticidade na representação consular brasileira mesmo..."
Sim, funcionam como cartórios no exterior.
Quero dar entrada no processo de atribuição da minha avó, filha de portugueses.
Possuo os seguintes documentos:
1. Certidão de inteiro teor com cópia reprográfica, apostilhada e com sinal público;
2. Cópia autenticada do RG dela e apostilhada;
3. Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade;
4. Certidão do meu bisavô português (pai da minha avó e declarante), que solicitei por meio do arquivo distrital do Porto;
5. Vale postal.
Não possuo a Certidão de Casamento dos 2 portugueses, que se casaram no Brasil. Encontrei registros dos passaportes deles lá em Portugal com o estado civil "casado". Isso quer dizer que eles já averbaram o casamento quando retornaram a Portugal em 1925?
De qualquer forma, posso dar entrada no processo de atribuição em Tondela, mesmo sem ter a Certidão de Casamento (sem fazer a transcrição do casamento)? Alguém possui alguma informação atualizada sobre isso?
Muito obrigada!
Estando no exterior, como vc fez para enviar os valores cobrados pelo processo?
Seu bisavô português foi o declarante na certidão de nascimento de sua avó, nesse caso Tondela não pede transcrição de casamento.
Conforme com a @theresa ou algum moderador do fórum
Amanhã irei ao cartório fazer a procuração a rogo do meu pai para mim.
Com isto em mãos, só precisarei esperar a certidão de nascimento do meu avô que já está no correio.
Aproveitarei para apostilar e autenticar os documentos, para ficar tudo pronto esperando a certidão chegar.
Posso fazer o check-list pra ver se os docs estão corretos e vocês me corrijam se e onde errei?
1- Certidão de nascimento do meu avô Português. (Devo enviar a original ou posso enviar uma cópia, meu avô nasceu em 1904.
2- Certidão de nascimento original do meu pai por cópia reprográfica - AUTENTICADA E APOSTILADA
* Não é a certidão digitada. Cópia fiel do livro com o sinal público do Tabelião. Segundo li, não precisarei da certidão digitada. Confere?
* Como meu avô português nato, consta como declarante do nascimento do meu pai, TONDELA não exige que eu averbe o casamento dos meus avós. Confere?
3 - Cópia do RG do meu pai - AUTENTICADO E APOSTILADO.
* O RG do meu pai foi expedido em 2004, mas, como não tem data de validade, ainda está válido. isso atrapalha?
4 - Procuração a rogo.
* Devo enviar a original ou cópia autenticada?
* Preciso apostilar a original se eu for enviá-la?
5 - Meu RG como procurador - AUTENTICADO E APOSTILADO.
6 - Vale postal no valor de 175 Euros.
7 - Um envelope vazio para resposta.
8 - Já ia me esquecendo - uma foto 3 x 4 colorida
Preciso enviar CPF?
Desde já, agradeço toda a cooperação de vocês.
t
1. como seu avô nasceu antes de 1911, deve enviar a certidão certificada que recebeu. E, deve enviar também a certidão de casamento dele, para comprovar que trata-se da mesma pessoa, pois a certidão anterior a 1911, é a de batismo (e vem somente com o primeiro nome). Detalhe: não precisa transcrever o casamento, basta enviar certidão de casamento.
3. Tondela exige que o RG tenha sido emitido há menos de 10 anos. Ou seja, o RG deve ter sido emitido depois de 2007. Seu pai terá que providenciar outro RG, se quiser enviar para Tondela.
4. Sim, original. Assinatura reconhecida por autenticidade.
7. Não precisa de envelope.
8. não precisa de foto.
Não precisa de CPF.
Vou correr atrás do RG dele. Grande abraço!
Venho informar (com atraso) a conclusão do processo de atribuição do meu pai.
Processo: 46xxx
Postado: 01/11
Recebido: 09/11
Numerado: não sei
Finalizado: 24/03
Gostaria de agradecer a todos aqui, as perguntas postadas e respondidas e o acompanhamento dos processos ajudou bastante.
Aproveito para tirar mais uma dúvida:
Para fazer a minha atribuição e a averbação do casamento de meus pais, devo enviar a certidão de nascimento do meu pai que é emitida por Portugal ou pode ser uma certidão do Brasil mesmo?
Quando ambos os progenitores são portugueses, a averbação do casamento é obrigatória. Mesmo em Tondela.
Abraços,
Minha irmã foi ao cartório para resolver a documentação dela, mas acabou fazendo algo que acho que pode comprometer: ela assinou o RG com o nome de casada, mas usou uma assinatura diferente no formulário 1C. Isso dá problema?
1 - Atestado médico: um atestado que o(a) outorgante encontra-se lúcido, em perfeito estado de saíde mental, sendo obrigatório a palavra LUCIDO no atestado
2 - No caso do outorgante estar impossibilitado de locomover-se e/ou assinar, é também necessário que o médico mencione no atestado
3 - O atestado terá prazo de 30 dias
4 - Reconhecer firma do médico no atestado; lembre-se de perguntar em que firma o médico tem firma
5 - RG e CPF originais do(a) outorgante
6 - Dados do procurador (RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço completo)
7 - Caso o(a) outorgante não assine, será necessário 1 testemunha qualificada (RG original, CPF original, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço completo)
Lembrando que cada cartório pede um número X de testemunhas, o resto é igual.
Abraço a todos
Fui ao cartório pedir a 2 via da certidão e eles vem
emitindo de uma forma diferente a certidão por cópia reprografica. Alguém saberia me informar se Tondela aceita apenas a cópia do livro sem a outra certidão de inteiro teor? Sendo emitido as duas certidões, a cópia reprografica pode ser em papel normal, sem ser papel moeda. Estou questionando pois o cartorio está me cobrando pelas duas certidões em separado mais o apostilamento de cada um, também em separado.
Obrigada
Cada cartório está emitindo a certidão reprográfica de uma forma. Alguns inclusive abusando por cobrar em dobro a certidão digitada +a reprográfica.
Se a reprográfica estiver legível peça apenas essa, desde que o cartório emita junto ao xerox da folha do livro a certificação de que aquela copia reprográfica é verdadeira, geralmente essa certificação é feita em papel moeda. Afinal os cartórios não podem tirar xerox do livro e vender a preço de certidão, não é?
O apostilamento é cobrado por documento e não por folha. Se vc receber duas folhas referente à certidão apostile uma delas.
Penso que, ela deva assinar o formulário 1C exatamente como está no doc de identificação que ela enviou (RG). Acredito que tendo duas assinaturas diferentes, isso poderá gerar problema, sim.
Se ainda não enviou, faz outro formulário 1C e peça para ela assinar conforme o doc de identificação que ela vai enviar.
@erick vidal,
Muito bom! Estou na torcida para seu caso.
Tem razão, não vale a pena arriscar. Na verdade ela está tirando outro RG hoje para ficar com a assinatura padrão dela, que é igual à do formulário. De qq forma, ela terá que fazer outro formulário, pois já colocou a data de emissão.