@Jandira e que forma eu tenho de descobrir o numero do assentamento, ja que eu sei aonde meu avo foi registrado, encontrei a imagem do livro no arquivo distrital... se voce tiver algum meio de contato mais rapido eu ligo ou tiro minhas duvidas mais rapido com voce rs
Pessoal, processo de atribuição da minha mãe foi recebido em Tondela na última segunda-feira (27/03). Hoje, 30/03, o mesmo foi numerado 15***/17-SITPRO. Agora fico no aguardo.
Processo de atribuição da minha avó: Recebido em Tondela: 23/03/2017 Numerado no dia: 24/03/2017 Me enviaram email com as informações no dia: 28/03/2017
@Sheyla! Sim. Estava em dúvida se iriam me informar mas enviaram hoje pela manhã. Nem precisei entrar em contato. Partiu deles mesmo. Foi o Senhor João quem enviou.
@Erick Vidal Amigo, esses nossos cartórios do RJ são verdadeiras máquinas de confusão. Um me cobrou 460 reais pela procuração e pediu 2 testemunhas. Outro, cobrou +- 250 reais, 3 testemunhas e atestados médico aprovando a incapacidade de meu pai assinar (sendo que no RG já consta isso). Por fim, o terceiro me cobrou +- 190 reais e apenas uma testemunha. Infelizmente amanhã estarei de plantão e não conseguirei fazer, mas pretendo agir isso na segunda. Qualquer informação que você tiver, avisa por aqui. Na segunda, posto a minha saga. Grande abraço
não só Tondela exige que as certidões de batismo, anteriores a 1911, sejam certificadas. Essa é uma exigência de todas as conservatórias. Não tem jeito, tem que providenciar, junto ao Arquivo Distrital.
olá alguém sabe ouá fez atribuição pelo crc de leiria?? outro pergunta: com apostilhamento não precisamos mais de autenticação consular ou no itamaraty? correto??
@pessoal, apenas lembrando a todos os novos integrantes de não esquecerem de inserir seus processos na planilha assim que numerados. Ela é extremamente importante para controlarmos o tempo de conclusão dos processos. Ao final de cada processo, informar no fórum para encerrarmos o mesmo na planilha.
Boa noite! Ovar e Gaia estão exigindo certificado de vida para pessoas idosas. Alguém saberia se Tondela também está exigindo para todos os processos quando a pessoa é idosa?
Alguém já processo usando procuração feita em Consulado? Tenho uma amiga que vai precisar atribuir a filha mas ela está morando em NY. Sei que o Consulado faz procurações, tem algum modelo específico? Alguma recomendação/dica de alguém que passou por algo semelhante?
Amigas(os), Retirei no cartório a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro. Só ela basta ou tenho que solicitar a 2ª da cópia digita comum? segue imagens da certidão que obtive, http://imgur.com/c84Yt38 http://imgur.com/DQGhZp5
Pessoal recebi a informação que para filho menor basta o formulário 1c com assinatura dos pais reconhecida em cartório por autenticidade, Certidão de Nascimento reprográfica de interior teor apostilada e Certidão do pai ou mãe portuguesa. Essa informação procede? Algum concluiu dessa forma sem enviar documentos de identificacao dos pais q estão solicitando pelo menor? Obrigada!
Quanto a CRC Leiria, não sei te informar, tenta entrar em contato com eles e até nos informe do retorno deles. Já sobre a segunda pergunta, não precisa mais validar documentos no consulado.
Segue lista de Docs para atribuição de filhos menores:
- Certidao de nascimento inteiro teor apostilada e com firma do escrevente reconhecida (sinal público) - se for enviar por Tondela (ou outra que exija reprografia) envia a certidão de inteiro teor apostilada por cópia reprográfica com firma do escrevente reconhecida (sinal público) - Cópia simples do português(a) - o formulário 1C modelo específico para menor de idade - deve ser assinado pelo pai e pela mãe e ambas assinaturas reconhecidas por autenticidade - devem ser enviadas cópias autenticadas dos RGs do pai e da mãe - ambos autenticados e apostilados - não tem vale postal, pois é de graça - Se o filho for maior de 14 anos, precisa enviar uma cópia do RG autenticada e apostilada.
@ fabio , isso diz assim : "Reconheço assinatura por semelhança...", é isso mesmo? Eu acho que somente o formulário 1c tem necessidade de estar reconhecido por autenticidade.
@Fabiomalta e @sibelialobato Obrigada prla resposta, mas olhem a informação q uma amiga recebeu de Tondela.
"Ex.ª Senhora: Tratando-se de menor de 14, não é necessário o envio de cópias de documentos de identificação, nem dos pais, nem do filho, basta o reconhecimento presencial (por autenticidade) de ambos os pais no requerimento e a certidão de nascimento do menor em inteiro teor. Com os melhores cumprimentos,"
Acho q não estão mais exigindo RG dos pais apostilado.
@patricia melhor ainda já economiza , tive um amigo que acabou de mandar e apostilou os Rgs ,mas então melhor assim , eu vou mandar fazer dos meus filhos menores ( vou espera minha transcrição de casamento) ainda bem que não vai ser preciso obrigada também pela informação. Estamos aqui para nos ajudar bjs! !!!!
Minha mãe conseguiu fazer o processo de atribuição e transcreveu o casamento. Porém agora ela precisa pedir o cartão cidadão e o passaporte, só que ela esta divorciada.
Pelo que entendi o divorcio não pode ser feito por Tondela, precisa de um ADV, é isso mesmo? Alguém conhece algum procedimento sem intermediários ou mais simplificado para o divorcio?
Ou então se ela solicitar pessoalmente por Portugal, também vai precisar estar com o status atualizado?
Comentários
A procuração é por INSTRUMENTO PÚBLICO, aqui em Niterói - RJ, no cartório que eu fui, o tabelião me disse que preciso de 1 testemunha só.
Os documentos que ele me pediu foram:
* CPF + RG do idoso
* CPF + RG Representante
* CPF + RG Testemunha
* Enviar modelo
* Marcar Visita
Vou no cartório amanhã pela manhã, posso vir aqui e te confirmo, pq pelo que li aqui, sempre pedem 2 ou 3 testemunhas, achei estranho pedir só 1.
Agora fico no aguardo.
Nossa foi bem rápida a numeração! Legal!! Você recebeu e-mail informando isso?
Recebido em Tondela: 23/03/2017
Numerado no dia: 24/03/2017
Me enviaram email com as informações no dia: 28/03/2017
Agora é apenas esperar!
Amigo, esses nossos cartórios do RJ são verdadeiras máquinas de confusão. Um me cobrou 460 reais pela procuração e pediu 2 testemunhas. Outro, cobrou +- 250 reais, 3 testemunhas e atestados médico aprovando a incapacidade de meu pai assinar (sendo que no RG já consta isso). Por fim, o terceiro me cobrou +- 190 reais e apenas uma testemunha. Infelizmente amanhã estarei de plantão e não conseguirei fazer, mas pretendo agir isso na segunda.
Qualquer informação que você tiver, avisa por aqui.
Na segunda, posto a minha saga.
Grande abraço
não só Tondela exige que as certidões de batismo, anteriores a 1911, sejam certificadas.
Essa é uma exigência de todas as conservatórias. Não tem jeito, tem que providenciar, junto ao Arquivo Distrital.
alguém sabe ouá fez atribuição pelo crc de leiria??
outro pergunta:
com apostilhamento não precisamos mais de autenticação consular ou no itamaraty? correto??
https://1drv.ms/f/s!AgNC3LQzWJR9h45vKP8uwp4v9_-uSA
Ovar e Gaia estão exigindo certificado de vida para pessoas idosas. Alguém saberia se Tondela também está exigindo para todos os processos quando a pessoa é idosa?
Tenho uma amiga que vai precisar atribuir a filha mas ela está morando em NY. Sei que o Consulado faz procurações, tem algum modelo específico? Alguma recomendação/dica de alguém que passou por algo semelhante?
Retirei no cartório a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro. Só ela basta ou tenho que solicitar a 2ª da cópia digita comum?
segue imagens da certidão que obtive,
http://imgur.com/c84Yt38
http://imgur.com/DQGhZp5
A certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe foi apostilada e reconhecida por semelhança. tem algum problema nesse reconhecimento?
Você se refere a assinatura do tabelião, que seria o sinal público, correto? É isso mesmo.
Quanto a CRC Leiria, não sei te informar, tenta entrar em contato com eles e até nos informe do retorno deles. Já sobre a segunda pergunta, não precisa mais validar documentos no consulado.
Segue lista de Docs para atribuição de filhos menores:
- Certidao de nascimento inteiro teor apostilada e com firma do escrevente reconhecida (sinal público) - se for enviar por Tondela (ou outra que exija reprografia) envia a certidão de inteiro teor apostilada por cópia reprográfica com firma do escrevente reconhecida (sinal público)
- Cópia simples do português(a)
- o formulário 1C modelo específico para menor de idade - deve ser assinado pelo pai e pela mãe e ambas assinaturas reconhecidas por autenticidade
- devem ser enviadas cópias autenticadas dos RGs do pai e da mãe - ambos autenticados e apostilados
- não tem vale postal, pois é de graça
- Se o filho for maior de 14 anos, precisa enviar uma cópia do RG autenticada e apostilada.
Ai tem todos os modelos de procuração que o IRN disponibiliza, todos com explicação detalhada de pra que aquele modelo serve.
Espero que ajude!
Obrigada prla resposta, mas olhem a informação q uma amiga recebeu de Tondela.
"Ex.ª Senhora:
Tratando-se de menor de 14, não é necessário o envio de cópias de documentos de identificação, nem dos pais, nem do filho, basta o reconhecimento presencial (por autenticidade) de ambos os pais no requerimento e a certidão de nascimento do menor em inteiro teor.
Com os melhores cumprimentos,"
Acho q não estão mais exigindo RG dos pais apostilado.
Minha mãe conseguiu fazer o processo de atribuição e transcreveu o casamento.
Porém agora ela precisa pedir o cartão cidadão e o passaporte, só que ela esta divorciada.
Pelo que entendi o divorcio não pode ser feito por Tondela, precisa de um ADV, é isso mesmo?
Alguém conhece algum procedimento sem intermediários ou mais simplificado para o divorcio?
Ou então se ela solicitar pessoalmente por Portugal, também vai precisar estar com o status atualizado?
Obrigada.