Nacionalidade portuguesa pelo casamento

13940424445355

Comentários

• @vanessa, no caso de gerar antecedente criminal, como ele saiu do equador com 2 anos, creio que não será possível gerar o certificado criminal. Imagino que ele deva fazer uma declaração sobre isso. O que acham? alguém teve um caso semelhante? Entrei no site da policia do equador , logo na primeira pagina eles solicitam o numero da identidade, que no caso dele, não existe.
  • Na parte de instruções do formulário de cidadania sempre tem uma breve explicação de cada campo, no caso do mod3, para o Quadro 4, item 6) temos:
    "6. Deve juntar os certificados do registo criminal emitidos pelos Serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde
    tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira (documentos obrigatórios, exceto se for
    simultaneamente requerida a dispensa da sua apresentação). O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal português, que é
    oficiosamente obtido pelos Serviços, devendo ter assinalado o campo 5 do quadro 2."
  • @Marco já chegou a ver se no Uruguai presencialmente eles não emitem uma carta de nada consta?
    Pq como o @Felipe postou acima está explícito nas explicações do formulário país de naturalidade e nacionalidade isso quer que independe se ele morou 1 dia no país de naturalidade ou no caso de estrangeiros que nasceram em Portugal por exemplo.. se eles nunca colocaram os pés no país de nacionalidade. Há algum tempo atrás lembro de ter visto uma matéria que filhos de estrangeiros nascidos em Portugal reclamavam desse ponto: precisar de antecedentes criminais de um país onde nunca estiveram. Mas pensando do lado do governo português temos que ver que não tem como saber se a pessoa morou em outros países e quanto tempo morou. Acredita-se na palavra da pessoa porém uma coisa é certa no país de naturalidade ele esteve.
  • @Vanessa verdade, vou orientar ele tentar ir no consulado do equador (errei dizer uruguai) , quando tiver novidade informo.
    vlw.
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado August 2018
    Boa tarde pessoal! A certidão chegou!!
    Tem algumas peculiaridades nela que vou dividir com vocês:
    Ao contrario da minha e dos meus filhos na do meu marido só vem os nomes dos pais, na parte de Idade/Naturalidade/ Estado (dos pais) vem com asteriscos.
    O nosso casamento já vem averbado, mesmo o meu marido tendo sido casado anteriormente, em um tópico vi a duvida de uma pessoa sobre isso, o que fazer quando o conjuge já foi divorciado e é o 2 casamento.
    Resposta: Nada eles não levam em conta o 1 casamento.
    Então queria saber dos que já chegou a certidão se no campo de filiação também apareceu assim.
    Boa sorte a todos!

• Pessoal, a quem interessar, o Consulado do RJ acabou de abrir horários de atendimento para tirar o Cartão Cidadão para o mês de Setembro/18. As data estavam em Janeiro/19.
  • @Sidiney Fonseca alguma novidade sobre seu número de assento?
  • Não liguei mais, aguardando a chegada do assento por correio.
  • @Vanessa RSP, o assento de nascimento do meu marido veio da mesma forma, somente o nome dos pais, os dados do nascimento dele completos e os averbamentos com o Assento do casamento e a aquisição conforme artigo 3.1- lei 37/81.
    Graças ao alerta do @BetoSR, consegui remarcar o agendamento do cartão cidadão no Consulado RJ, de 01/19 para 09/18. Muito obrigada!!!!
    Boa sorte para todos !!!!!!
    Esse Fórum é De+!!!!!!!!
  • Ola @Elizabeth, fico feliz de ter ajudado. Eu estava tomando conta da fila há uma semana e naquele dia de repente apareceram um monte de vagas. Também estava com agendamento para 01/19 e remarquei. Boa sorte !!
  • O meu está ate agora em análise, eles receberam a reposta da exigência no dia 14/07. Está aguardando o parecer da justiça ainda.
  • @HERCULANO a minha resposta da exigência chegou dia 16/07. estou esperando o mês de setembro para ligar lá par ter uma posição.
  • meiremeire Member
    editado August 2018
    @Vanessa RSP Que máximo!! Parabéns!! Agora me animei! Ja tenho cidadania e meus filhos tb. Bora fazer o marido portugues..rsrrs.. Minha dúvida é o que colocar no tal campo 8. Meu marido é nascido no Brasil e nunca morou em outro país. Coloca Brasil? Obrigada!
  • @jrmanaus eh, vamos aguardar, minha impressão é que o prazo para conclusão desse tipo de processo vai dilatar ainda antes de estabilizar.
  • @Herculano @jrmanaus por gentileza, a exigência de vcs foi sobre o campo 8( Localidade e países onde residiu anteriormente)? Estou em dúvida nesse campo. Obrigada
  • meire

Colocar Rio de janeiro/Brasil exemplo ....
  • BetoSR ; Elizabeth Christina Carneiro Vargens

Vocês receberam o agendamento com o boleto para pagamento ? eu marquei umas 4x aqui e não recebi nenhum e-mail com boleto , apenas com o agendamento :( e nem no site na parte de agendamento aparece a opção para imprimir o boleto ..
  • @Rogerio Venturelle , o pagamento agora é feito no consulado, na hora que está agendado, e pode ser por cartão de débito também. Acompanhe na discussão abaixo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2789/como-solicitar-cartao-cidadao#latest
  • Obrigada pela resposta @Elizabeth , fiquei com receio de ser uma falha.
  • sidneioliveira

Valeu , obrigado .
  • @Meire é como o @Rogério falou no campo 8 coloca o Estado e país. Ex. São Paulo -Brasil
  • Oi, @marciomf!
    Quem fez a planilha fui eu e tinha bloqueado, porque a primeira que fiz, primeiro alguém apagou tudo e depois, apagaram a planilha da pasta... Como acredito que deva ter sido por erro, bloqueei, mas sem senha, então, em tese achei que se clicasse para desbloquear funcionaria. Você tentou assim? Na época fiz um link reduzido também > https://goo.gl/RtKCs4. Se precisar de ajuda, pode falar.

Parabéns, pros que conseguiram!!! Não vejo a hora de numerar o do meu marido, para mandar logo a correção do campo 8... já passaram 6 meses que mandei!

Abs,Gabriela
  • @Rogerio, eu também fiquei tentando, achei bem estranho
    @sidneioliveira, obrigada pelos esclarecimentos, não sabia que pagava lá
  • Pessoal, novidades!!! Minha certidão chegou!!!!!! \o/ \o/
    Foi emitida no dia 13/08, chegou hoje no meu sogro em Portugal
    Enviei pelos correios lá em Portugal dia 10/08, levou 1 ano e 3 dias pra sair.
    Obrigada @BetoSR, sem saber que eu já era portuguesa, vi seu post e agendei meu CC no consulado aqui no Rio.
  • @G Faria oi..o seu acredito que esta na mesma data que o do meu esposo, você conseguiu contato na Lr? Ligo lá e não aguento esperar mais de 30/40 minutos e ninguém atende..
  • @GFRodrigues parabéns! é sempre uma alegria para todos do fórum quando alguém recebe a boa noticia da conclusão do processo.
  • Parabens @GFRodrigues !!! Fico contente pelo retorno do seu processo, e de ter ajudado na questão do agendamento. Estou na espectativa da conclusão do meu processo. Enviei em Setembro de 2017. Por isso estava de olho na fila do Consulado para tirar o CC. Fica com Deus e boa sorte !
  • @GFRodrigues, parabens!!! que dia foi despachado o seu? vc sabe?
  • @CristinaReis, o processo foi despachado dia 12/06 e assento emitido 13/8
  • @GFaria, muito obrigado pela ajuda com a planilha! Pelo que tentei, agora é possivel fazer um sort nela e permite colocar em ordem os processos. Parabéns pela atitude! Veja você e a @Alinebmaresch o meu post do dia 10 de agosto. O processo da minha esposa também está com a data próxima ao de vocês. Liguei nesta data para a LR em LIsboa e depois de 40 minutos esperando fui informado que estavam numerando os processos recebidos no mês de fevereiro de 2018. Creio que nos próximos dias, já teremos a numeração dos nossos. Tão logo ela saia, pode-se enviar a correção do ítem 8 referenciando a numeração.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.