@vanessa, no caso de gerar antecedente criminal, como ele saiu do equador com 2 anos, creio que não será possível gerar o certificado criminal. Imagino que ele deva fazer uma declaração sobre isso. O que acham? alguém teve um caso semelhante? Entrei no site da policia do equador , logo na primeira pagina eles solicitam o numero da identidade, que no caso dele, não existe.
Na parte de instruções do formulário de cidadania sempre tem uma breve explicação de cada campo, no caso do mod3, para o Quadro 4, item 6) temos: "6. Deve juntar os certificados do registo criminal emitidos pelos Serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira (documentos obrigatórios, exceto se for simultaneamente requerida a dispensa da sua apresentação). O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos Serviços, devendo ter assinalado o campo 5 do quadro 2."
@Marco já chegou a ver se no Uruguai presencialmente eles não emitem uma carta de nada consta? Pq como o @Felipe postou acima está explícito nas explicações do formulário país de naturalidade e nacionalidade isso quer que independe se ele morou 1 dia no país de naturalidade ou no caso de estrangeiros que nasceram em Portugal por exemplo.. se eles nunca colocaram os pés no país de nacionalidade. Há algum tempo atrás lembro de ter visto uma matéria que filhos de estrangeiros nascidos em Portugal reclamavam desse ponto: precisar de antecedentes criminais de um país onde nunca estiveram. Mas pensando do lado do governo português temos que ver que não tem como saber se a pessoa morou em outros países e quanto tempo morou. Acredita-se na palavra da pessoa porém uma coisa é certa no país de naturalidade ele esteve.
Boa tarde pessoal! A certidão chegou!! Tem algumas peculiaridades nela que vou dividir com vocês: Ao contrario da minha e dos meus filhos na do meu marido só vem os nomes dos pais, na parte de Idade/Naturalidade/ Estado (dos pais) vem com asteriscos. O nosso casamento já vem averbado, mesmo o meu marido tendo sido casado anteriormente, em um tópico vi a duvida de uma pessoa sobre isso, o que fazer quando o conjuge já foi divorciado e é o 2 casamento. Resposta: Nada eles não levam em conta o 1 casamento. Então queria saber dos que já chegou a certidão se no campo de filiação também apareceu assim. Boa sorte a todos!
Pessoal, a quem interessar, o Consulado do RJ acabou de abrir horários de atendimento para tirar o Cartão Cidadão para o mês de Setembro/18. As data estavam em Janeiro/19.
@Vanessa RSP, o assento de nascimento do meu marido veio da mesma forma, somente o nome dos pais, os dados do nascimento dele completos e os averbamentos com o Assento do casamento e a aquisição conforme artigo 3.1- lei 37/81. Graças ao alerta do @BetoSR, consegui remarcar o agendamento do cartão cidadão no Consulado RJ, de 01/19 para 09/18. Muito obrigada!!!! Boa sorte para todos !!!!!! Esse Fórum é De+!!!!!!!!
Ola @Elizabeth, fico feliz de ter ajudado. Eu estava tomando conta da fila há uma semana e naquele dia de repente apareceram um monte de vagas. Também estava com agendamento para 01/19 e remarquei. Boa sorte !!
@Vanessa RSP Que máximo!! Parabéns!! Agora me animei! Ja tenho cidadania e meus filhos tb. Bora fazer o marido portugues..rsrrs.. Minha dúvida é o que colocar no tal campo 8. Meu marido é nascido no Brasil e nunca morou em outro país. Coloca Brasil? Obrigada!
@Herculano@jrmanaus por gentileza, a exigência de vcs foi sobre o campo 8( Localidade e países onde residiu anteriormente)? Estou em dúvida nesse campo. Obrigada
Vocês receberam o agendamento com o boleto para pagamento ? eu marquei umas 4x aqui e não recebi nenhum e-mail com boleto , apenas com o agendamento e nem no site na parte de agendamento aparece a opção para imprimir o boleto ..
Oi, @marciomf! Quem fez a planilha fui eu e tinha bloqueado, porque a primeira que fiz, primeiro alguém apagou tudo e depois, apagaram a planilha da pasta... Como acredito que deva ter sido por erro, bloqueei, mas sem senha, então, em tese achei que se clicasse para desbloquear funcionaria. Você tentou assim? Na época fiz um link reduzido também > https://goo.gl/RtKCs4. Se precisar de ajuda, pode falar.
Parabéns, pros que conseguiram!!! Não vejo a hora de numerar o do meu marido, para mandar logo a correção do campo 8... já passaram 6 meses que mandei!
Pessoal, novidades!!! Minha certidão chegou!!!!!! \o/ \o/ Foi emitida no dia 13/08, chegou hoje no meu sogro em Portugal Enviei pelos correios lá em Portugal dia 10/08, levou 1 ano e 3 dias pra sair. Obrigada @BetoSR, sem saber que eu já era portuguesa, vi seu post e agendei meu CC no consulado aqui no Rio.
@G Faria oi..o seu acredito que esta na mesma data que o do meu esposo, você conseguiu contato na Lr? Ligo lá e não aguento esperar mais de 30/40 minutos e ninguém atende..
Parabens @GFRodrigues !!! Fico contente pelo retorno do seu processo, e de ter ajudado na questão do agendamento. Estou na espectativa da conclusão do meu processo. Enviei em Setembro de 2017. Por isso estava de olho na fila do Consulado para tirar o CC. Fica com Deus e boa sorte !
@GFaria, muito obrigado pela ajuda com a planilha! Pelo que tentei, agora é possivel fazer um sort nela e permite colocar em ordem os processos. Parabéns pela atitude! Veja você e a @Alinebmaresch o meu post do dia 10 de agosto. O processo da minha esposa também está com a data próxima ao de vocês. Liguei nesta data para a LR em LIsboa e depois de 40 minutos esperando fui informado que estavam numerando os processos recebidos no mês de fevereiro de 2018. Creio que nos próximos dias, já teremos a numeração dos nossos. Tão logo ela saia, pode-se enviar a correção do ítem 8 referenciando a numeração.
Comentários
"6. Deve juntar os certificados do registo criminal emitidos pelos Serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde
tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira (documentos obrigatórios, exceto se for
simultaneamente requerida a dispensa da sua apresentação). O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal português, que é
oficiosamente obtido pelos Serviços, devendo ter assinalado o campo 5 do quadro 2."
Pq como o @Felipe postou acima está explícito nas explicações do formulário país de naturalidade e nacionalidade isso quer que independe se ele morou 1 dia no país de naturalidade ou no caso de estrangeiros que nasceram em Portugal por exemplo.. se eles nunca colocaram os pés no país de nacionalidade. Há algum tempo atrás lembro de ter visto uma matéria que filhos de estrangeiros nascidos em Portugal reclamavam desse ponto: precisar de antecedentes criminais de um país onde nunca estiveram. Mas pensando do lado do governo português temos que ver que não tem como saber se a pessoa morou em outros países e quanto tempo morou. Acredita-se na palavra da pessoa porém uma coisa é certa no país de naturalidade ele esteve.
vlw.
Tem algumas peculiaridades nela que vou dividir com vocês:
Ao contrario da minha e dos meus filhos na do meu marido só vem os nomes dos pais, na parte de Idade/Naturalidade/ Estado (dos pais) vem com asteriscos.
O nosso casamento já vem averbado, mesmo o meu marido tendo sido casado anteriormente, em um tópico vi a duvida de uma pessoa sobre isso, o que fazer quando o conjuge já foi divorciado e é o 2 casamento.
Resposta: Nada eles não levam em conta o 1 casamento.
Então queria saber dos que já chegou a certidão se no campo de filiação também apareceu assim.
Boa sorte a todos!
Graças ao alerta do @BetoSR, consegui remarcar o agendamento do cartão cidadão no Consulado RJ, de 01/19 para 09/18. Muito obrigada!!!!
Boa sorte para todos !!!!!!
Esse Fórum é De+!!!!!!!!
Colocar Rio de janeiro/Brasil exemplo ....
Vocês receberam o agendamento com o boleto para pagamento ? eu marquei umas 4x aqui e não recebi nenhum e-mail com boleto , apenas com o agendamento e nem no site na parte de agendamento aparece a opção para imprimir o boleto ..
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2789/como-solicitar-cartao-cidadao#latest
Valeu , obrigado .
Quem fez a planilha fui eu e tinha bloqueado, porque a primeira que fiz, primeiro alguém apagou tudo e depois, apagaram a planilha da pasta... Como acredito que deva ter sido por erro, bloqueei, mas sem senha, então, em tese achei que se clicasse para desbloquear funcionaria. Você tentou assim? Na época fiz um link reduzido também > https://goo.gl/RtKCs4. Se precisar de ajuda, pode falar.
Parabéns, pros que conseguiram!!! Não vejo a hora de numerar o do meu marido, para mandar logo a correção do campo 8... já passaram 6 meses que mandei!
Abs,Gabriela
@sidneioliveira, obrigada pelos esclarecimentos, não sabia que pagava lá
Foi emitida no dia 13/08, chegou hoje no meu sogro em Portugal
Enviei pelos correios lá em Portugal dia 10/08, levou 1 ano e 3 dias pra sair.
Obrigada @BetoSR, sem saber que eu já era portuguesa, vi seu post e agendei meu CC no consulado aqui no Rio.