Acho que vcs tem que começar a ver 2 objetivos paralelos, um é a nacionalidade por casamento/união estável, o outro é conseguir um visto permanente pra ela lá, como cônjuge de nacional português... não sei mto bem qual o nome do visto/processo, mas ou é um "reagrupamento familiar" ou uma "permissão de residência"... o mais importante no caso de vocês me parece primeiro acertar o visto, para poder ficar lá por tempo indeterminado... Aí em paralelo a isso, vcs podem ver a cidadania dela, seja por casamento, ou união estável, ou por tempo de permanência (se morar 5-6 anos em PT, e cumprir os requisitos, qqr um pode pedir a nacionalidade)... ps: posso estar falando besteira, confesso que não conheço mto a questão dos vistos, por favor dê uma pesquisada sobre o assunto!
Pessoal minha prima tá mandando o processo dela amanhã de atribuição, o filho dela faz 18 em 04/10/18 será que se ela mandar os dois processos juntos se passar da data de maioridade dele ela terá que pagar? Pq eu acredito que não vai ficar pronto o dela até lá né?... Obs ela foi mãe estado civil Solteira por isso não é necessário transcrição do casamento dela..
@jrmanaus sim, chegou o assento !!! Aquele com carimbo em relevo . A certidão da CRC Lisboa. Eu nem acreditei, porque não liguei para a LR, acompanhando o pessoal aqui do Fórum e não tinha notícias de processo concluído, foi uma grande surpresa! Agora agendar o cartão cidadão...
@JoyceSouza, acho melhor casar no Brasil e quando vc for pra Portugal sua esposa poderá pedir Autorização de Residência de Familiar de Europeu que dura 5 anos (renováveis). Até lá ela já poderá pedir a nacionalidade, pois terá cumprido os requisitos necessários.
@rcarvalho, o endereço de email que eu tenho aqui é o rcentrais.diversos@irn.mj.pt . Escrevi para lá explicando a situação no dia 6/08/18, porém atpe o momento não chegou nenhuma resposta. Caso alguém tenha algum outro endereço de email, eu agradeço.
@rcarvalho e @Alinebmaresch . Hoje liguei na LR em Portugal e perguntei sobre a numeração do processo da minha esposa que dei entrada em 15/03/2018. Me informaram que ainda não saiu e que estão analisando agora os processos que deram entrada em fevereiro. Aproveitei e perguntei sobre a nossa dúvida do nçao preenchimento da "Localidade e países onde residiu anteriormente" no formulário 3, Quadro 1, ítem 8. Ela me informou que assim que sair a numeração, é recomendável enviar em um formulário separado esta correção, assim como aconteceu com outro forista, com assinatura reconhecida presencialmente para que seja anexada ao processo. Ou seja, bate com a minha sugestão dada anteriormente. Vamos aguardar agora a numeração do processo. Abraços!
@marciomf Nossa legal saber disso, esperar agora ter o número e vou mandar sim para adiantar... Eles estão meio perdido lá né, pq outra pessoa ligou lá vi aqui pelo fórum e falaram que já estava nos processos de março, agora falaram que estão no de fevereiro.. Kkk O do meu esposo mandei e chegou lá +- 15/03 tbm..
Bom dia!!! Gostaria De saber sobre: Se já sou casado e me naturalizo português, meu esposo pode requerer a nacionalidade portuguesa logo após os 3 anos que estamos juntos, onde começa quando ainda não sou português? Ou a partir da minha naturalização ele terá que esperar 3 anos? Ou ele não pode porque casamos antes de me tornar português? Terei que me separar estamos realizando de novo para ele ter o direito? Muito grato, aguardo retorno.
@gkpsb8, Tinha a mesma dúvida que você. Pelo que eu entendi dos comentários aqui do fórum, o que vale é a data de casamento de vocês. Então se você conseguir sua cidadania agora (e já tiver 3 anos de casado), pode solicitar a nacionalidade portuguesa do seu marido logo em seguida. Lembrando que: - Se tiverem 3 anos de casados no civil, precisa ter mais alguma prova efetiva com Portugal (um filho em comum entre vocês - que também tenha a cidadania portuguesa - pode ser uma dela) - Se tiverem 5 anos de casados no civil ou mais, não precisa ter nenhuma outra prova efetiva.
Isso é o que eu entendi pelo fórum, mas seria bom se algum @Moderador pudesse confirmar também.
Vlad e Gabriela.... Muito grato, mas isso serve tanto para atribuições quanto naturalização? No caso de casamento então não altera nada ser naturalizado ou atribuído? Muito grato... pensei que assim que me tornasse por naturalização português, o tempo contaria a partir desse momento.... Grato
quando você é naturalizado, não pode pedir a nacionalidade para o marido ou esposa.Terá q fazer antes a conversão da nacionalidade derivada para nacionalidade originária. Quando se é atribuído, a nacionalidade retroage ao nascimento. E neste caso, o tempo do casamento conta integral.
@gkpsb8, seu processo é atribuição ou naturalização? Pois vi que vc faz parte da discussão de Atribuição para Netos. Com a nova lei os netos recebem nacionalidade originária, então pode passar para cônjuges.
Bom dia ! Estou passando para dizer que o processo finalizou! Dia 06/08/2018 foi feito o registro e agora somos todos portugueses em casa! Demorou exatamente 1 ano e 2 dias para ficar pronto pq não tinhamos preenchido o campo Países que morou anteriormente. Achei o processo bem simples e rápido. Documentos enviados: - Formulário recebido por e-mail ( paguei com cartão de crédito) -Certidão de nascimento em Inteiro Teor apostilada - Fotocópia do passaporte apostilada - Certidão Antecedentes criminais emitida pelo site da PF ( não imprimi folha de validação, afinal quem tem que validar é quem recebe, nem apostilei) - Fotocópia simples do meu assento de casamento. - Fotocópia simples do meu assento de nascimento. - Fotocópia simples dos assentos de nascimento dos meus filhos.
Detalhes: Fiz e recomendo muito fazer a transcrição de casamento no Consulado de SP, pois eles devolvem as certidões apostiladas depois do processo finalizado. Então usei a mesma certidão do meu marido para transcrever o casamento e fazer a naturalização dele. Essa certidão foi emitida dia 29/09/2017. Fiz a transcrição, recebi de volta e em 04/08/2018 foi recebida na CRC centrais para fazer o processo dele, ou seja quando começaram a analisar rla já tinha mais de 1 ano de emissão, mas devem usar o bom senso pois foi recebida por eles com menos de 1 ano. Agora é hora de começar a pensar na minha naturalização brasileira ou pedir a igualdade de direitos.. mas ao contrário de Portugal que é um processo simples aqui é uma burocracia sem tamanho..
Comentários
ps: posso estar falando besteira, confesso que não conheço mto a questão dos vistos, por favor dê uma pesquisada sobre o assunto!
Obrigado e boa sorte para todos!
Eles estão meio perdido lá né, pq outra pessoa ligou lá vi aqui pelo fórum e falaram que já estava nos processos de março, agora falaram que estão no de fevereiro.. Kkk
O do meu esposo mandei e chegou lá +- 15/03 tbm..
Se já sou casado e me naturalizo português, meu esposo pode requerer a nacionalidade portuguesa logo após os 3 anos que estamos juntos, onde começa quando ainda não sou português? Ou a partir da minha naturalização ele terá que esperar 3 anos? Ou ele não pode porque casamos antes de me tornar português? Terei que me separar estamos realizando de novo para ele ter o direito?
Muito grato, aguardo retorno.
Tinha a mesma dúvida que você. Pelo que eu entendi dos comentários aqui do fórum, o que vale é a data de casamento de vocês. Então se você conseguir sua cidadania agora (e já tiver 3 anos de casado), pode solicitar a nacionalidade portuguesa do seu marido logo em seguida. Lembrando que:
- Se tiverem 3 anos de casados no civil, precisa ter mais alguma prova efetiva com Portugal (um filho em comum entre vocês - que também tenha a cidadania portuguesa - pode ser uma dela)
- Se tiverem 5 anos de casados no civil ou mais, não precisa ter nenhuma outra prova efetiva.
Isso é o que eu entendi pelo fórum, mas seria bom se algum @Moderador pudesse confirmar também.
Muito grato... pensei que assim que me tornasse por naturalização português, o tempo contaria a partir desse momento....
Grato
quando você é naturalizado, não pode pedir a nacionalidade para o marido ou esposa.Terá q fazer antes a conversão da nacionalidade derivada para nacionalidade originária.
Quando se é atribuído, a nacionalidade retroage ao nascimento. E neste caso, o tempo do casamento conta integral.
Como faço a conversão da derivada para originária?
Muito grato Marcia...
Estou passando para dizer que o processo finalizou!
Dia 06/08/2018 foi feito o registro e agora somos todos portugueses em casa!
Demorou exatamente 1 ano e 2 dias para ficar pronto pq não tinhamos preenchido o campo Países que morou anteriormente.
Achei o processo bem simples e rápido.
Documentos enviados:
- Formulário recebido por e-mail ( paguei com cartão de crédito)
-Certidão de nascimento em Inteiro Teor apostilada
- Fotocópia do passaporte apostilada
- Certidão Antecedentes criminais emitida pelo site da PF ( não imprimi folha de validação, afinal quem tem que validar é quem recebe, nem apostilei)
- Fotocópia simples do meu assento de casamento.
- Fotocópia simples do meu assento de nascimento.
- Fotocópia simples dos assentos de nascimento dos meus filhos.
Detalhes: Fiz e recomendo muito fazer a transcrição de casamento no Consulado de SP, pois eles devolvem as certidões apostiladas depois do processo finalizado. Então usei a mesma certidão do meu marido para transcrever o casamento e fazer a naturalização dele. Essa certidão foi emitida dia 29/09/2017. Fiz a transcrição, recebi de volta e em 04/08/2018 foi recebida na CRC centrais para fazer o processo dele, ou seja quando começaram a analisar rla já tinha mais de 1 ano de emissão, mas devem usar o bom senso pois foi recebida por eles com menos de 1 ano.
Agora é hora de começar a pensar na minha naturalização brasileira ou pedir a igualdade de direitos.. mas ao contrário de Portugal que é um processo simples aqui é uma burocracia sem tamanho..
Parabéns!!
Vc recebeu por correio ou pegou o número do assento pela linha de registos?