Amigos, liguei hoje para a LR e a atendente me falou que a numeração está sendo feita nos processos que chegaram em Março/2018, o meu é de Maio, então continuo de molho, passei só para dar uma atualizada. Os processos das minhas três filhas que enviei em 12/07 para ACP já foram numerados e a previsão é de sair ainda em agosto, outra realidade, mas vamos que vamos. Abraços.
Li e reli as mensagens de alguns tópicos aqui no fórum e o padrão parece ser a conclusão cerca de 3 ou 4 meses após receber a carta com a numeração... parece-me também que o tempo total é de 11 a 12 meses após chegar na CRC Lisboa.
@rogerio, só sei de um caso. e nao é daqui. foi dos primeiros a entrar com o processo depois da nova lei. demorou 1 mes para sair o registo apos a data de recebimento na CRC da carta que ele preencheu e devolveu. depois disso... silencio. E para melhorar o IRN esta de greve ate dia 03/08. o despacho do meu marido tem 45 dias ja e nao registo ainda...
Gente fiquei na dúvida agora. 1- Para solicitar nacionalidade para o cônjuge não precisa morar em PT? Sou casada há 10 anos tenho a nacionalidade e estou no processo da transcrição de casamento. 2- Até onde eu sabia para meu esposo ter a cidadania ele teria que ter vínculo com Portugal, morar lá por 5 anos para ter a nacionalidade portuguesa Lendo agora alguns postes tem gente que conseguiu sem estar em Portugal. Obrigada desde já.
@Josi Pereira Não precisa morar em PT, o vínculo dele, no caso, é o tempo de casamento. Como já são casados a mais de cinco anos ele pode solicitar a cidadania como cônjuge sem problemas.
Pessoal, faço 5 anos de casado em janeiro/2019. Acham que o ideal já seria eu encaminhar meu processo? Até pq com certeza ele só seria analisado após essa data, e, como o processo demora por volta de 1 ano, seria uma forma de "agilizá-lo". O que acham, é possivel dar entrada antes dos 5 anos de casado?
@Josi Pereira, apenas explicando melhor: a lei mudou recentemente e ficou mais claro o que são os laços efetivos com Portugal - sendo aceito o tempo de casamento como uma das evidências. De fato, antes dessa revisão na lei, dizia-se que os laços efetivos aceitos eram viver ou investir em Portugal.
@Ptorvercillas, na última conversa que tive na Linha de Registros o atendente explicou-me que há uma triagem bem no começo do processo (e não no fim). Acho prudente aguardar os 5 anos para dar entrada.
Eu, por exemplo, dei entrada junto com meu filho diretamente na CRC em Lisboa. Eu como esposo e meu filho como filho de portuguesa. Lá, o atendente apenas orienta no preenchimento da papelada, cobra, recebe os pedidos e joga tudo na mesma pilha...Isso foi 27/11/17.
Acontece que 3 meses depois recebemos a carta do número do processo dele e dias depois a carta já com o assento. Já eu, recebei só agora a carta com o número do processo e acredito que será concluído somente em outubro ou novembro.
Isso mostra que em algum momento há uma triagem inicial, separando cada caso numa fila diferente.
Devo ainda mencionar que o fato de receber a numeração nada tem haver com a ordem de análise, segundo o atendente. O que conta é a ordem de chegada na CRC em Lisboa, para onde vão todos os processos de aquisição pelo casamento.
Você pode, por exemplo, dar entrada no Porto e receber a numeração na hora. Já eu, no mesmo dia, dou entrada em Lisboa e saio de lá só com um recibo. Meses depois recebo um número 40 mil maior que o seu. Porém, o que vale é a ordem de chegada em Lisboa - ou seja - o meu processo terá alguns dias de vantagem sobre o seu.
@LinoPereira, obrigado pela informação. Eu estava pensando se seria viável enviar a CRC um formulário com esta declaração e assinado de forma antecipada para aqueles que não citaram o Brasil nos países que residiram anteriormente (caso da minha esposa) como forma de se antecipar ao provável questionamento de forma que o processo quando for analisado já tenha esta correção e não fique parado mais tempo. Claro que para isso é interessante que o processo já esteja numerado para que possa ser referenciado e a declaração adiconada ao mesmo. Creio que ninguém tenha feito isso ainda neste forum.
@gustavo_okazaki, Obrigado pelos esclarecimentos. No momento estou morando em Londres, entao acredito que o melhor será entregar o processo pessoalmente. A documentação e o processo é o mesmo?
@marciomf é uma boa idéia, hein. Se antecipar e mandar um formulário "retificador". O meu vai dar exigência pois tbm deixei em branco. Tem um e-mail para contato com a CRC, não tem? E se mandássemos a dúvida para apreciação deles?
@Ptorvercillas, quase a mesma coisa. Enviando a documentação você irá preencher o impresso e deverá reconhecer firma e apostilar. Caso seja presencialmente, o impresso é preenchido e assinado no local (e sem necessidade de reconhecer firma e apostilar).
Sobre o que é melhor, na minha opinião o melhor para quem não mora em Lisboa é via postal. Eu fiquei meses com a documentação pronta para entregá-la pessoalmente e concluí que só perdi tempo (e dinheiro). Como disse, o que conta é a ordem de chegada em Lisboa.
Além disso, a CRC em Lisboa costuma ser bem cheia. Como estávamos com um bebê tivemos atendimento prioritário e ficamos cerca de 3 horas lá. Se não tiver essa prioridade, deverá chegar bem cedo para pegar lugar na fila. Naquele dia, deixamos o carro de minha irmã num estacionamento próximo e passeamos pelas redondezas até o final da tarde. Quando retornamos para o carro, passamos na porta e a maioria das pessoas no local eram as mesmas que estavam lá naquela manhã. Fiquei chocado.
Em outras palavras, prepare-se para perder um dia nisso. E isso pode significar um dia a menos de passeios, um dia a menos de férias, uma diária de hospedagem desperdiçada com burocracia desnecessária...
Bom dia, eu di entrada para meu processo no CNAIM do Porto (março 2018), e ainda não recebi carta nenhuma. Eu agora não estou em Portugal, como podia fazer para saber o status da minha solicitude, algum site? (não ha embaixada portuguesa neste pais, e ligar para Portugal seria muito costoso)
@Daniel Marcano, sei que ficamos ansiosos por notícias - mas para esse tipo de processo março/2018 foi ainda ontem.
Na ultima vez que liguei aguardei por mais de uma hora. Foram 77 minutos e custou-me R$ 5,83.
Dei entrada presencialmente em nov/2017 e só agora recebi uma primeira carta - informando o número. Se eu fosse você, deixaria para ligar somente daqui alguns meses.
sim o apostilamento fica colado apenas por uma tira fina dobrável que você levanta a apostila e vê o documento, na verdade colaram ao lado direito do quadro 3
@Abel acredito não ter problema, assim como tem gente que apostila antecedentes criminais, você fez algo a mais que não é necessário, reclamariam se fosse algo a menos. Reconheceu a assinatura presencialmente (por autenticidade)? Isso sim que importa.
Comentários
diga pra gente como esta
Li e reli as mensagens de alguns tópicos aqui no fórum e o padrão parece ser a conclusão cerca de 3 ou 4 meses após receber a carta com a numeração... parece-me também que o tempo total é de 11 a 12 meses após chegar na CRC Lisboa.
Abraço
1- Para solicitar nacionalidade para o cônjuge não precisa morar em PT?
Sou casada há 10 anos tenho a nacionalidade e estou no processo da transcrição de casamento. 2- Até onde eu sabia para meu esposo ter a cidadania ele teria que ter vínculo com Portugal, morar lá por 5 anos para ter a nacionalidade portuguesa
Lendo agora alguns postes tem gente que conseguiu sem estar em Portugal.
Obrigada desde já.
Eu, por exemplo, dei entrada junto com meu filho diretamente na CRC em Lisboa. Eu como esposo e meu filho como filho de portuguesa. Lá, o atendente apenas orienta no preenchimento da papelada, cobra, recebe os pedidos e joga tudo na mesma pilha...Isso foi 27/11/17.
Acontece que 3 meses depois recebemos a carta do número do processo dele e dias depois a carta já com o assento. Já eu, recebei só agora a carta com o número do processo e acredito que será concluído somente em outubro ou novembro.
Isso mostra que em algum momento há uma triagem inicial, separando cada caso numa fila diferente.
Devo ainda mencionar que o fato de receber a numeração nada tem haver com a ordem de análise, segundo o atendente. O que conta é a ordem de chegada na CRC em Lisboa, para onde vão todos os processos de aquisição pelo casamento.
Você pode, por exemplo, dar entrada no Porto e receber a numeração na hora. Já eu, no mesmo dia, dou entrada em Lisboa e saio de lá só com um recibo. Meses depois recebo um número 40 mil maior que o seu. Porém, o que vale é a ordem de chegada em Lisboa - ou seja - o meu processo terá alguns dias de vantagem sobre o seu.
Sobre o que é melhor, na minha opinião o melhor para quem não mora em Lisboa é via postal. Eu fiquei meses com a documentação pronta para entregá-la pessoalmente e concluí que só perdi tempo (e dinheiro). Como disse, o que conta é a ordem de chegada em Lisboa.
Além disso, a CRC em Lisboa costuma ser bem cheia. Como estávamos com um bebê tivemos atendimento prioritário e ficamos cerca de 3 horas lá. Se não tiver essa prioridade, deverá chegar bem cedo para pegar lugar na fila. Naquele dia, deixamos o carro de minha irmã num estacionamento próximo e passeamos pelas redondezas até o final da tarde. Quando retornamos para o carro, passamos na porta e a maioria das pessoas no local eram as mesmas que estavam lá naquela manhã. Fiquei chocado.
Em outras palavras, prepare-se para perder um dia nisso. E isso pode significar um dia a menos de passeios, um dia a menos de férias, uma diária de hospedagem desperdiçada com burocracia desnecessária...
Na ultima vez que liguei aguardei por mais de uma hora. Foram 77 minutos e custou-me R$ 5,83.
Dei entrada presencialmente em nov/2017 e só agora recebi uma primeira carta - informando o número. Se eu fosse você, deixaria para ligar somente daqui alguns meses.
Tem problema ter apostilado o formulário 3 ?
Reconheceu a assinatura presencialmente (por autenticidade)? Isso sim que importa.