@VanenessaRSP Parabéns Vanessa!! Também enviei a mesma certidão de nascimento minha que tinha usado para a transcrição do casamento, sendo que a minha tinha mais de um ano de emitida. O meu processo completou 1 ano sexta-feira, liguei lá na semana passada e ainda não tinha número do assento Tomara que o meu e do @Sidney saia logo pois enviamos na mesma época.
@Gabriela Meirelles @Vlad Pen, existe sim uma planilha de controle dos processos de nacionalidade e que está disponibilizada no endereço https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!331&ithint=file,xlsx&app=Excel&authkey=!AM4xF-Q_Qf_HSwc . Não me lembro que a criou anteriormente. Ela está atualizada com o status dos foristas colocados neste tópico. Infelizmete ela está protegida e não permite fazer um sort para colocar em ordem alguns processos antigos que entraram na lista posteriormente, Apesar disto, as informações estão corretas. Abraços.
Então estou tentando como netos de portugueses por via originária... mas meu caso é bem difícil e talvez não consiga a originária e sim a derivada, então por isso estou perguntando para saber melhor, pois quero passar a nacionalidade para meu companheiro, ainda não cadamos nem fizemos união estável, e por estar nessa berlinda quero fazer da melhor forma onde ele seja beneficiado também, então tô jogando com a pior das hipóteses que seria a nacionalidade derivada, naturalização, como seria para ele ter direito, ele teria direito com a minha naturalização? Muito grato... torçam para que eu consiga a originária... Muito grato
um português naturalizado não pode passar a nacionalidade para seu companheiro, infelizmente. Somente sendo português originário é que pode solicitar a nacionalidade do cônjuge.
@VanenessaRSP seu processo ja gerou o numero de assento ou foi pro despacho? o meu enviei dia 14 de agosto 17 e recebi hj um E-mail dizendo que foi para despacho. E sei que o despacho demora quase 2 meses. O meu tb n preenchi o campo paises que ja morou.
@MartaSuedVasconcelos, pelo menos você recebeu e-mail deles, eu nunca recebi e meu e-mail estava correto na ficha que preenchi. @CristinaReis o meu foi despachado 12/06, liguei semana passada e nada ainda de número de assento
Vou deixar aqui as datas: - Recebido na CRC Lisboa em 04/08/2017
- Dia 13/04/2018 emitiram a carta solicitando o preenchimento da declaração (não tinha sido preenchido o campo 8).
- Dia 27/04/2018 recebi a carta e enviei dia 30/04/2018. Sendo recebida dia 16/05/2018 na CRC Lisboa.
- Dia 05/06/2018 foi despachado.
- Dia 06/08/2018 foi feito o assento da nascimento.
Ou seja demorou 1 ano e 2 dias, quando liguei na LR a atendente disse que depois de despachado demorava 2 meses para fazer o registo do assento e foi o que ocorreu.
@vanessa, obrigada. a naturalização brasileira, acho que vc consegue se tiver legal no Brasil a mais de três anos. Realmente é bem burocrático... pelejei para pegar a minha...
@Cristina eu moro no Brasil desde 1 ano de idade legalmente. Já tem 34 anos, quando eu era menor meu pai não fez o processo pq qdo eu ficasse maior teria que fazer de novo. Então eu fiquei maior e não fiz ( pq sinceramente não agrega muito) mas com a perspectiva de mudança de país vou fazer.. pq se voltar é mais burocracia de novo. Você fez a sua a muito tempo? O pior é ouvir as pessoas dizendo Brasil abre as portas pra todo mundo, aqui é tudo fácil.. veja só meu marido conseguiu se naturalizar sem nunca ter posto os pés em Portugal com meia duzia de documentos. Eu moro aqui há 34 anos e se quiser me naturalizar tem uma lista enorme de documentos.. sem contar a falta de informação clara pelos órgãos oficiais..
@Vanessa, eu só consegui porque meu pai se tornou Brasileiro aos 70 anos... Minha vó nasceu no Rio e voltou bebe para Portugal. Ela nunca abriu mão da nacionalidade Brasileira. Com isso, meu pai veio morar aqui comigo rm 2010 e como a lei mudou em 2007 ele pode optar pela nacionalidade brasileira como filho de brasileira.E com isso eu que era residente legal ate então, pude pegar a minha nacionalidade. Mas tive varias dores de cabeça... exemplo:Casei como Portuguesa no Brasil. ok. quando fui fazer meu RG em 2014 após conseguir a minha certidão de nascimento, como já era casada eles pedem a certidão de casamento e não de nascimento... a certidão de casamento fala que sou portuguesa, obvio porque não era brasileira ainda.. mesmo mostrando a certidão de nascimento feita apos a data O SSP se recusou a fazer meu RG... ou seja precisei entrar com uma ação para conseguir a emissão... foi mais de um ano o processo todo... e vejo as pessoas reclamando da Burocracia em Portugal...
Olá pessoal! Processo recebido na CRC de Lisboa em Out.2017. Recebemos hoje a carta com a exigência do país que já residiu anteriormente. Basta enviar a declaração deles sem apostilar e sem reconhecer firma - junto com a certidão de registro criminal impresso no site ? Alguma orientação adicional? Obrigada!
Pessoal, se durante o processo de nacionalidade (já com todos os documentos enviados para portugal), houver a separação no brasil (divorcio), isso impactaria o processo?
@Vlad isso quer dizer se ele divorciar durante o processo ele perde o direito? e se o processo for concluido ele vai ter que gastar um bom dinheiro para divorciar em portugal?
OLá Pessoal. Estou ajudando meu cunhado e surgiu uma dúvida. Ele é casado há 16 anos com portuguesa. Ele nasceu no uruguai até aos 2 anos de idade. A dúvida é,no campo 8 do formulário é necessário incluir que morou no uruguai ? E o antecedentes criminal basta tirar só do brasil já que no uruguai ele não possuía nenhum documento?
@jrmanaus essa é minha dúvida. Porque eu dei entrada atendendo todos os requisitos. E durante a demora do processo, que não é culpa minha, ocorre a separação.
Comentários
Você a recebeu a carta quando ?
Também enviei a mesma certidão de nascimento minha que tinha usado para a transcrição do casamento, sendo que a minha tinha mais de um ano de emitida. O meu processo completou 1 ano sexta-feira, liguei lá na semana passada e ainda não tinha número do assento
Tomara que o meu e do @Sidney saia logo pois enviamos na mesma época.
Obrigado pela resposta , recebi a carta no final de maio , vou aguardar até o mês que vem para entrar em contato . Parabéns pela conquista .
Parabéns pela conquista MAIÚSCULA!
Um abraço
Pessoal, vocês tem alguma planilha de acompanhamento dos processos de nacionalidade pelo casamento?
Felicidades, uma motivação para TDS nós.
Muito grato... torçam para que eu consiga a originária...
Muito grato
um português naturalizado não pode passar a nacionalidade para seu companheiro, infelizmente.
Somente sendo português originário é que pode solicitar a nacionalidade do cônjuge.
o meu enviei dia 14 de agosto 17 e recebi hj um E-mail dizendo que foi para despacho. E sei que o despacho demora quase 2 meses. O meu tb n preenchi o campo paises que ja morou.
@CristinaReis o meu foi despachado 12/06, liguei semana passada e nada ainda de número de assento
- Recebido na CRC Lisboa em 04/08/2017
- Dia 13/04/2018 emitiram a carta solicitando o preenchimento da declaração (não tinha sido preenchido o campo 8).
- Dia 27/04/2018 recebi a carta e enviei dia 30/04/2018. Sendo recebida dia 16/05/2018 na CRC Lisboa.
- Dia 05/06/2018 foi despachado.
- Dia 06/08/2018 foi feito o assento da nascimento.
Ou seja demorou 1 ano e 2 dias,
quando liguei na LR a atendente disse que depois de despachado demorava 2 meses para fazer o registo do assento e foi o que ocorreu.
Você fez a sua a muito tempo?
O pior é ouvir as pessoas dizendo Brasil abre as portas pra todo mundo, aqui é tudo fácil.. veja só meu marido conseguiu se naturalizar sem nunca ter posto os pés em Portugal com meia duzia de documentos.
Eu moro aqui há 34 anos e se quiser me naturalizar tem uma lista enorme de documentos.. sem contar a falta de informação clara pelos órgãos oficiais..
e se o processo for concluido ele vai ter que gastar um bom dinheiro para divorciar em portugal?
como vou entregar pessoalmente o processo do meu pai lá em Lisboa, vou pagar em especie na hora e não vou usar o site para pagar com cartão
ta aqui amigo, grande abs
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf
RS
Estou ajudando meu cunhado e surgiu uma dúvida.
Ele é casado há 16 anos com portuguesa. Ele nasceu no uruguai até aos 2 anos de idade. A dúvida é,no campo 8 do formulário é necessário incluir que morou no uruguai ? E o antecedentes criminal basta tirar só do brasil já que no uruguai ele não possuía nenhum documento?
@jrmanaus essa é minha dúvida. Porque eu dei entrada atendendo todos os requisitos. E durante a demora do processo, que não é culpa minha, ocorre a separação.
Eu tinha lido nesse link https://tinyurl.com/y9vjr4c5 que eu não perderia o direito...