Pessoal, novamente reforço minha pergunta...Olhei em todos post com assunto de atribuição por casamento e as 47 páginas desse post e não encontrei assunto sobre preenchimento correto do formulário 3 para conjugue... Vou compartilhar apenas minhas dúvidas quanto o preenchimento e gostaria de advertência ou apontamentos se houver erro do meu entendimento.
Preenchimento Formulário 3 Atribuição Pelo Casamento Nova Lei Quadro 1
Item 8: Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então: São Paulo - Brasil
Quadro 2: Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a) Item 3 Opção SIm, demais opções Não item 4 em branco Item 5 certtificado de registro criminal portugues? Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco?
Quadro 3: Preencher apenas se for procurador e não requerente.
Quadro 4: Selecionar itens 1,2,3 Item 4 e 5? Estou na dúvida! Item 6 Brasil - Policia Federal?
Item 7,8,9,10 ? Estou em Dúvida
Outros Documentos Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?
Essas são as dúvidas pessoal, quem ja possui experiência por favor faça os apontamentos e vamos fixar pelos moderadores um tópico ou algo do tipo com preenchimento correto do modelo 3 Atribuição Pelo Casamento....
O único tópico que ví próximo disso foi colocado pela @Marcia se não me engano ensinando do modelo 1C para maior e 1C para menores que me ajudou muito no processo dos meu filhos...
O caso é de AQUISIÇÃO por casamento e não ATRIBUIÇÃO. Vou responder suas dúvidas com base no que eu enviei, lembrando que meu processo já foi finalizado positivamente.
Item 8: Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então: São Paulo - Brasil - CORRETO, FIQUEI EM EXIGÊNCIA POR DEIXADO EM BRANCO, OU SEJA, PREENCHA EXATAMENTE DESTA FORMA - SÃO PAULO - BRASIL
Quadro 2: Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a) - OK Item 3 Opção SIm, demais opções Não - OK item 4 em branco - OK Item 5 certtificado de registro criminal portugues? - DEIXEI EM BRANCO Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco? EU NÃO TINHA A CERTIDÃO EM PAPEL DA MINHA ESPOSA, MANDAMOS UM E-MAIL PARA A CRC E ELES RESPONDERAM COM AS INFORMAÇÕES DO ASSENTO DELA, ENTÃO PREENCHI: NOME, FREGUESIA (RIO DE JANEIRO), CONCELHO (RJ-BRASIL), DATA DE NASCIMENTO, NÚMERO E ANO DO ASSENTO, E MARQUEI CONSERVATÓRIA DOS REGISTOS CENTRAIS (A NACIONALIDADE DELA FOI FEITA PELO CONSULADO RJ).
Quadro 3: Preencher apenas se for procurador e não requerente. - DEIXEI EM BRANCO
Quadro 4: Selecionar itens 1,2,3 - NÃO MARQUEI O 2, POIS NÃO TINHA A CERTIDÃO, MANDEI APENAS OS DADOS DA CERTIDÃO NO ITEM 6 DO QUADRO 2 Item 4 e 5? Estou na dúvida! - DEIXEI EM BRANCO Item 6 - ESCREVI APENAS "BRASIL" Brasil - Policia Federal?
Item 7,8,9,10 - MARQUEI APENAS O 7 - ENVIEI CÓPIA SIMPLES DO PASSAPORTE PORTUGUÊS E CARTÃO CIDADÃO DELA. 8, 9 E 10 EM BRANCO ? Estou em Dúvida
Outros Documentos - DEIXEI EM BRANCO Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?
DOCUMENTOS QUE ENVIEI: CERTIDÃO INTEIRO TEOR - APOSTILADA CERTIDÃO INTEIRO TEOR POR CÓPIA DO LIVRO - APOSTILADA CÓPIA DO PASSAPORTE BRASILEIRO - APOSTILADA ASSENTO DE CASAMENTO PORTUGUÊS - CÓPIA SIMPLES PASSAPORTE / CARTÃO CIDADÃO ESPOSA - CÓPIA SIMPLES CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS PF - CÓPIA SIMPLES VALIDAÇÃO DA CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS PF - CÓPIA SIMPLES COMPROVANTE DE PAGAMENTO ONLINE POR CARTÃO DE CRÉDITO - CÓPIA SIMPLES
Boa tarde a todos. Tenho uma dúvida acerca do Item 7 do Quadro 4, acima o nosso amigo mmsbrother disse que enviou a cópia do cartão cidadão de sua esposa, porém no item diz: Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado. Baseado nessa informação, não deveria ser um documento que comprove que o requerente é estrangeiro? ( por ex. cópia do RG).
@Gilberto Cruz, no Quadro 4 do item 7 deve ser enviado o documento daquele que não é portugues, no caso RG ou passaporte, (copia apostilada, menos de 10 anos de emissão). Veja o link que menciono para o mmsbrother, pode ajudar vc tb.
Bom dia pessoal. Hoje liguei na LR e finalmente o número do processo da minha esposa foi atribuído, tendo sido entregue na data de 15 de março deste ano (processo numero 41XXX/18). Fui atualizar na planilha disponibilizada pela Gabriela @G Faria através do link https://goo.gl/RtKCs4, mas ela não está mais disponivel. Está aparecendo a seguinte mensagem: " Este item pode ter sido excluído ou ter expirado, ou talvez você não tenha permissão para vê-lo". Aproveito para alertar a @G Faria e @Alinebmaresh que o números dos seus processos também devem ter sido disponibilizados. Basta ligar lá. Abraços.
@marciomf Obrigado por avisar! Vou ligar amanhã lá, vc liga por Skype? Estava usando um app mas vou trocar, porém não sei usar Skype. Assim que tiver o número vou mandar a carta retificando o erro.
Pessoal. Minha esposa conseguiu sua atribuição portuguesa e agora queremos tirar a atribuição de nosso filho de 6 anos e a minha aquisição. Tenho 7 anos de casado já. Vocês indicam realizarmos direto em Portugal? Se sim, qual ACP vcs indicam ?
@Alinemaresch, sim eu ligo por Skype. Neste caso, você tem que cadastrar um usuário e adquirir créditos através do seu cartão de crédito. Pelo que sei, é muito mais barato que utilizar outros aplicativos. Boa sorte!
@gustavo_okazaki eu pensei nisso! Como estou indo morar em Dublin no fim do ano, eu quero dar entrada direto por lá. Estou agora tentando encontrar o melhor caminho para isso. Ainda tenho bastante dúvida.
@apescarolli, quanto a sua aquisição de nacionalidade através do casamento, pelo que temos acompanhado por aqui, o tempo de finalização do processo que está durando em torno de 1 ano para ser finalizado, está independendo de se fazer pessoalmente ou diretamente pelo Brasil. De toda forma, a aquisição da cidadania pelo casamento, a CRC de Lisboa é a única conservatória responsável por este tipo de processo. Nenhuma outra realiza este processo. Já pelo seu filho, é melhor consultar outro tópico que trata deste assunto e assim poderá pegar algumas dicas. Espero ter ajudado. Abraços e boa sorte.
@apescarolli, quanto a aquisição de nacionalidade portugueasa através do casamento, pelo que temos acompanhado por aqui, o tempo de finalização do processo que está durando em torno de 1 ano para ser finalizado, está independendo de se fazer pessoalmente ou diretamente pelo Brasil. De toda forma, a aquisição da cidadania pelo casamento, a CRC de Lisboa é a única conservatória responsável por este tipo de processo. Nenhuma outra realiza este processo. Já pelo seu filho, é melhor consultar outro tópico que trata deste assunto e assim poderá pegar algumas dicas. Espero ter ajudado. Abraços e boa sorte.
Ano passado eu consegui juntar toda a documentação para o meu processo e de meu filho em agosto. Como tinha viagem já programada, optei por dar entrada pessoalmente - o que ocorreu em 27/11/17.
Na minha opinião só perdi tempo.
Se eu fosse você, juntaria tudo e mandava logo. Acredite: não faz diferença nenhuma você ir lá pessoalmente. Vai perder um dia de sua viagem fazendo algo que resolveria em pouquíssimo tempo pelos Correios.
@apescarolli eu fiz por Tondela a transcrição do casamento e a aquisição do no meu filho. Eles priorizam menor a agilizam a transcrição do casamento. Foi no inicio do ano, e tempo q não vejo o post e Tondela, é bom vc dar uma e se atualizar antes. Mas no meu caso foi ACP nacionalidade da minha esposa, depois Tondela mandei junto transcrição do casamento e a nacionalidade do meu filho. Já mandei a minha nacionalidade para Central de Lisboa, chegou em 23/04/18 ainda aguardando numeração!
Uma dúvida, estou juntando a documentação para enviar a aquisição dos meus genros, posso enviar a cópia do cartão cidadão dos meus netos ou tem que ser o assento de nascimento ( minhas filhas não sabem onde está dai teria que pedir novamente)?
Pessoal, obrigado pela ajuda! Acho que vou fazer o seguinte: Estamos esperando a transcrição de casamento sair. A partir do momento que sair a transcrição daremos entrada no do meu filho e no meu. O meu farei através do consulado mesmo. O do meu filho talvez eu faça por Tondela. Antes vou dar uma pesquisada melhor!
@Vlad Pen, vou enviar a aquisição do meu genro, de acordo com a lei eles tem que ter mais de 3 anos de casado e filho para comprovar laços, certo? Vou enviar o assento de nascimento da minha filha que já esta averbado o casamento e dos filhos deles minha filha não sabe onde esta o assento de nascimento, queria saber se no lugar do assento posso enviar uma cópia do cartão cidadão deles?
@Gilberto, creio que o assento de nascimento seja importante pois lá mostra a filiação. Eu não tinha o assento dos meus filhos, apenas o cartão cidadão. Então solicitei atráves do Civil Online e recebi no dia seguinte por e-mail: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO Peguei o assento da minha esposa portuguesa e das crianças tbm. O custo foi de €10 por documento. Abrs!
Pessoal, quanto tempo levou para vocês obterem pelo menos o número do processo? O da minha esposa já tem 4 meses que enviei e até agora nem entrou no sistema deles. Sei que o processo como um todo prá ser finalizado tem levado em torno de 1 ano, mas achava que o registro no sistema fosse feito logo, até prá eu ter certeza que o envelope não desapareceu, por exemplo, depois de entregue na CRC, rs
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest
Preenchimento Formulário 3 Atribuição Pelo Casamento Nova Lei
Quadro 1
Item 8:
Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então:
São Paulo - Brasil
Quadro 2:
Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a)
Item 3 Opção SIm, demais opções Não
item 4 em branco
Item 5 certtificado de registro criminal portugues?
Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado
item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa
Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco?
Quadro 3:
Preencher apenas se for procurador e não requerente.
Quadro 4:
Selecionar itens 1,2,3
Item 4 e 5? Estou na dúvida!
Item 6
Brasil - Policia Federal?
Item 7,8,9,10
? Estou em Dúvida
Outros Documentos
Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?
Essas são as dúvidas pessoal, quem ja possui experiência por favor faça os apontamentos e vamos fixar pelos moderadores um tópico ou algo do tipo com preenchimento correto do modelo 3 Atribuição Pelo Casamento....
O único tópico que ví próximo disso foi colocado pela @Marcia se não me engano ensinando do modelo 1C para maior e 1C para menores que me ajudou muito no processo dos meu filhos...
Desde já deixo meus agradecimentos!
O caso é de AQUISIÇÃO por casamento e não ATRIBUIÇÃO.
Vou responder suas dúvidas com base no que eu enviei, lembrando que meu processo já foi finalizado positivamente.
Item 8:
Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então:
São Paulo - Brasil - CORRETO, FIQUEI EM EXIGÊNCIA POR DEIXADO EM BRANCO, OU SEJA, PREENCHA EXATAMENTE DESTA FORMA - SÃO PAULO - BRASIL
Quadro 2:
Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a) - OK
Item 3 Opção SIm, demais opções Não - OK
item 4 em branco - OK
Item 5 certtificado de registro criminal portugues? - DEIXEI EM BRANCO
Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado
item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa
Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco? EU NÃO TINHA A CERTIDÃO EM PAPEL DA MINHA ESPOSA, MANDAMOS UM E-MAIL PARA A CRC E ELES RESPONDERAM COM AS INFORMAÇÕES DO ASSENTO DELA, ENTÃO PREENCHI: NOME, FREGUESIA (RIO DE JANEIRO), CONCELHO (RJ-BRASIL), DATA DE NASCIMENTO, NÚMERO E ANO DO ASSENTO, E MARQUEI CONSERVATÓRIA DOS REGISTOS CENTRAIS (A NACIONALIDADE DELA FOI FEITA PELO CONSULADO RJ).
Quadro 3:
Preencher apenas se for procurador e não requerente. - DEIXEI EM BRANCO
Quadro 4:
Selecionar itens 1,2,3 - NÃO MARQUEI O 2, POIS NÃO TINHA A CERTIDÃO, MANDEI APENAS OS DADOS DA CERTIDÃO NO ITEM 6 DO QUADRO 2
Item 4 e 5? Estou na dúvida! - DEIXEI EM BRANCO
Item 6 - ESCREVI APENAS "BRASIL"
Brasil - Policia Federal?
Item 7,8,9,10 - MARQUEI APENAS O 7 - ENVIEI CÓPIA SIMPLES DO PASSAPORTE PORTUGUÊS E CARTÃO CIDADÃO DELA. 8, 9 E 10 EM BRANCO
? Estou em Dúvida
Outros Documentos - DEIXEI EM BRANCO
Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?
DOCUMENTOS QUE ENVIEI:
CERTIDÃO INTEIRO TEOR - APOSTILADA
CERTIDÃO INTEIRO TEOR POR CÓPIA DO LIVRO - APOSTILADA
CÓPIA DO PASSAPORTE BRASILEIRO - APOSTILADA
ASSENTO DE CASAMENTO PORTUGUÊS - CÓPIA SIMPLES
PASSAPORTE / CARTÃO CIDADÃO ESPOSA - CÓPIA SIMPLES
CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS PF - CÓPIA SIMPLES
VALIDAÇÃO DA CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS PF - CÓPIA SIMPLES
COMPROVANTE DE PAGAMENTO ONLINE POR CARTÃO DE CRÉDITO - CÓPIA SIMPLES
Espero ter ajudado.
Tenho uma dúvida acerca do Item 7 do Quadro 4, acima o nosso amigo mmsbrother disse que enviou a cópia do cartão cidadão de sua esposa, porém no item diz: Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado. Baseado nessa informação, não deveria ser um documento que comprove que o requerente é estrangeiro? ( por ex. cópia do RG).
Complementando, nesse link eu fiz algumas perguntas sobre esse formulário modelo 3, e a Marcia tirou algumas duvidas mais abaixo, pode te ajudar: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/167097/#Comment_167097
@Gilberto Cruz, no Quadro 4 do item 7 deve ser enviado o documento daquele que não é portugues, no caso RG ou passaporte, (copia apostilada, menos de 10 anos de emissão). Veja o link que menciono para o mmsbrother, pode ajudar vc tb.
Assim que tiver o número vou mandar a carta retificando o erro.
A do seu filho pode ser feita em qualquer Conservatória. Porém, salvo engano, nem todas aceitam processos por via postal.
Já o seu caso - que é atribuição pelo casamento pelo o que entendi - só é aceito na CRC em Lisboa.
Eu simplificaria e mandaria tudo para CRC em Lisboa.
Boa sorte!
Ano passado eu consegui juntar toda a documentação para o meu processo e de meu filho em agosto. Como tinha viagem já programada, optei por dar entrada pessoalmente - o que ocorreu em 27/11/17.
Na minha opinião só perdi tempo.
Se eu fosse você, juntaria tudo e mandava logo. Acredite: não faz diferença nenhuma você ir lá pessoalmente. Vai perder um dia de sua viagem fazendo algo que resolveria em pouquíssimo tempo pelos Correios.
Mas no meu caso foi ACP nacionalidade da minha esposa, depois Tondela mandei junto transcrição do casamento e a nacionalidade do meu filho. Já mandei a minha nacionalidade para Central de Lisboa, chegou em 23/04/18 ainda aguardando numeração!
Obrigado @Jefferson Oliveira @gustavo_okazaki @marciomf
Peguei o assento da minha esposa portuguesa e das crianças tbm. O custo foi de €10 por documento. Abrs!