Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1363364365366367369»

Comentários

• @Mayara Cruz

Caso, a gente queira se mudar para lá antes, teríamos que fazer o reagrupamento familiar?

Não. Reagrupamento familiar não se aplica nesse caso. Na verdade, é bem mais simples: primeiro passo, providenciar a transcrição do casamento (não achei nas mensagens acima se vc já fez). Com a transcrição, Portugal reconhece que vocês são casados; segundo passo, podem se mudar para Portugal, ele entrará com você; terceiro passo, depois de 3 meses em Portugal (durante os quais ele não pode trabalhar), ele agenda na AIMA para obter uma autorização de residência. a primeira autorização é de 5 anos, se não me engano, mas antes mesmo disso vocês já terão completado os anos de casamento necessários para que ele possa pedir a nacionalidade.

Boa sorte!

• @AleAbreu processo de casamento deverá enviar para crc Lisboa,demorando 4 anos

• @eduardo_augusto

Oi, já transcrevi o nosso casamento sim... Esta bem, muito obrigada!

• texasladytexaslady Beta
    editado February 17

@ArielMacedo ,

na parte do documento de identificação, coloquei passaporte, ele é emitido pela policia federal, correto?

Correto

na parte "profissão" posso colocar estudante?

Sim

e na parte de "ter ligação efetiva a comunidade portuguesa"? posso colocar "sim", correto?

Correto. Sendo ela natual ou nacional de país de língua portuguesa a ligação efetiva a comunidade portuguesa é presumida.

já que ela é casada com meu pai portugues a mais de 20 anos e os filhos vão pedir a cidadania agora, então até concluir o processo dela os filhos serão portugueses. Não precisa enivar nenhum documento para comprovar essa ligação efetiva, além da transcrição?

Para quem é casado a mais de 6 anos com português é dispensado comprovar ligação efetiva e nem mesmo é necessário ter filhos de nacionalidade portuguesa. Ela já pode pedir a cidadania independente dos filhos.

Se você ainda não checou o guia para pedido por casamento cheque aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

• @texaslady obrigadaa pela ajuda 😊

• Pessoal, tenho uma duvida importante. Ja dei entrada no meu processo de cidadania por UNIAO ESTAVEL. Decisão em Portugal ja favorável da uniao estavel. estou na fase 3 para decisão. porem, CASEI no CIVIL, com mesma companheira, agora em janeiro-25. Vocês recomendam ja comunicar essa alteração do ATO CIVIL de minha esposa para Portugal, ou aguardamos o fim deste processo e cidadania?

• @eduardo_augusto @geraldof

Dear Eduardo,

A minha esposa é cidadã portuguesa, estamos casados ​​há 21 anos e registamos o nosso casamento. Estou à espera que o meu pedido de cidadania seja finalizado há 30 meses.

Como funciona o processo após marcar uma consulta na AIMA para obter uma autorização de residência após a mudança para Portkize? Posso obter uma autorização de residência e de trabalho em pouco tempo? A autorização de trabalho que recebi é válida noutros países da União Europeia? Muito obrigado antecipadamente.

• editado February 18

@mlazevedo13

Decisão em Portugal ja favorável da uniao estavel.

Não entendi o que você quis dizer. Vocês fizeram a homologação da união estável em Portugal e a homologação teve decisão favorável, é isso?

Vocês recomendam ja comunicar essa alteração do ATO CIVIL de minha esposa para Portugal, ou aguardamos o fim deste processo e cidadania?

Estou entendendo que vocês se casaram fora de Portugal (no Brasil ou outro país qualquer). Se for isso mesmo, não se trata de comunicar, e sim transcrever o casamento que ocorreu no estrangeiro. Eu aguardaria terminar o seu processo por união de facto para "não misturar as bolas".

Se tiverem se casado em Portugal mesmo, aí não há "comunicação" (transcrição) a ser feita, o casamento já se encontra averbado no assento de nascimento de sua esposa.

• @ecoutinho Perfeito teu entendimento. Fizemos por uniao estavel e tivemos decisão favorável em Portugal da uniao estavel. E agora em Janeiro, casamos no civil no Brasil. Acho melhor, após sair a cidadania, transcrever o casamento civil em portugal. Obrigado pelo retorno!

• Boa tarde a todos,

Por acaso alguém saberia informar se os processos que estão sendo analisados ainda são os de setembro de 2021 ou se eles "avançaram" para outubro?

• Sinto lhe dizer, mas ainda nem concluíram os processos de Setembro, pois o meu é de 20/09/21 e ainda segue "para decisão".

• Prezados amigos, boa tarde.

Sou cidadão português e recentemente conclui o processo de transcrição do casamento minha esposa no CRC Lisboa.

Vamos completar 3 anos de casamento em 17/12/2025 e queremos iniciar o processo de aquisição de nacionalidade portuguesa dela.

Contudo, estou com uma dúvida. Ao ler a Lei da Nacionalidade vejo a única exigência é estar casado há mais de três anos (art. 3º, 1), enquanto o site do Ministério da Justiça exige a comprovação de "efetiva ligação à comunidade portuguesa".

A comprovação de laços é uma exigência administrativa? Em caso positivo, entendo que trata-se de um conceito jurídico aberto e dotado de subjetividade do funcionário da Conservatória responsável pela análise do pedido.

Alguém que passou por isso pode me ajudar com indicações de elementos que provam a efetiva ligação? Sei apenas das questões básicas como, por exemplo, morar em portugal legalmente, ter propriedade comprada há mais de 3 anos, associação à grupos portugueses etc.

Ou eu posso entrar com o meu pedido sem comprovação dos laços?

Li os comentários dos amigos e vi que os pedidos analisados ainda são de setembro de 2021 e gostaria de entender se entrar com o pedido pessoalmente em Portugal seria mais vantajoso ou rápido.

Aproveito para gentilmente questionar como funciona a questão do pedido de urgência.

Agradeço antecipadamente.

• @Steve

ola

o meu processo em 16 de agosto de 2021 ainda não foi concluído. ainda estão em julho. não setembro também. as pessoas também estão a receber informações erradas do CRC. porque os meus amigos alguns deles são de julho de 2021 e ainda não foram concluídos

• editado February 21

@Mohamedjuned

As informações não estão erradas. A interpretação da tabela é que está errada.

Se a tabela diz que estão analisando "Setembro", significa apenas que "há processos do mês de Setembro em análise". Não significa que "todos os processos de todos os meses anteriores foram analisados."

• meu processo foi concluído hoje.

Submetido 30-04-2021

Em análise 06-05-2022

Para decisão 19-01-2024

Concluído Data de decisão: 21-02-2025

# 46 meses #

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.