Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1311312314316317319

Comentários

  • @glribeiro você pode assinar por autenticidade no cartório, não precisa ser exatamente no consulado .

    Ate porque no cartório uma assinatura deve custar uns 7 reais e no consulado a última vez que eu eu perguntei era 120 reais .

  • @Cintiaa estava olhando a planilha e tem processo cadastrado por você. Processo de casamento. Ele ainda continua na bolinha 3?

  • @Simeia Lobato interessante.. não tive nenhum gasto com a assinatura junto ao consulado e nem com a 2ª via do assento de nascimento.. simplesmente não cobraram

  • @Gutto tinha achado estranho tbm, mas achei que estivesse desatualizado e que as coisas tivessem mudado...

  • @Destefano fiz minha transcrição do casamento em 2012 juntos aos serviços consulares da embaixada e também não fui cobrado, mas parece que de lá pra cá as coisas mudaram.

    E não posso deixar de comentar o excelente atendimento prestado pela Sra. Fátima e Sra. Gertrudes que foram super atenciosas e prestativas.

  • Pessoal, o item 8 do guia Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 menciona o seguinte com relação à taxa de 250€: "Após o pagamento pelo link do item 8 (...)". Todavia, ao preenchermos o Requerimento, temos no Quadro 4 - Pagamento, as seguintes instruções: "Apenas são aceites cheques visados ou bancários, em Euros, de entidade com representação em Portugal" e "O requerimento enviado pelo correio deve ser acompanhado do meio de pagamento, sob pena de devolução".

    Afinal, é possível pagar a taxa online ou aceitam somente cheques visados ou bancários portugueses?

    Pretendo enviar o processo de nacionalidade da minha esposa a partir do Porto, via CTT, para Lisboa.

  • @Eduardo Alvim ,

    Sim, continua sendo aceito o pagamento online normalmente. O quadro 4 é para quem for pagar em cheque. Realmente eles não incluiram instruções para os quadro 4 e 5 no formulário. Quando imprimir o formulário que será enviado por email, no topo da primeira página virá impresso o pagamento, mas ainda assim é aconselhavel imprimir cópia do email de confirmação de pagamento e enviar junto.

  • @Gutto interessante não cobrarem você rsrsr

    Se você manda o documento pelo consulado essas taxas estão inclusas , você acaba pagando e nem percebe que as taxas estão embutidas.

    Ano passado precisava enviar uma autorização de saída do meu filho menor de Portugal pro Brasil , falaram que a assinatura tinha que ser reconhecida em um posto consular eles me cobraram 120 reias de cada no caso minha e do meu esposo .

    Eu fui no cartório e nós assinamos por autenticidade não gastamos nem 12 reais .

    Em relação a segunda via de certidão minha mãe tirou pelo consulado aqui em Belém , como eu não entendia nada de cidadania , eles falaram que o processo foi aprovado e que ela poderia tirar o cartão cidadão.

    Depois participando aqui pelo fórum percebi que não entregaram o assento de minha mãe , fui lá com ela eles queriam me cobrar , falei tá doido paguei quase 1,500 de processo isso a uns 6 anos atrás .

    Mas é bom saber que tem alguns que não cobram ou esqueceram de te cobrar 😂

  • Pessoal, lembrem-se de atualizar a planilha.

    É uma fonte boa de acompanharmos as evoluções no processo de todos.

    Saudações lusitanas!

  • @MalloneBarros

    Oi, tudo bem?

    Poderia me tirar umas duvidas? Tambem moro no Canada, em Calgary, AB e aqui infelizmente nao tem Consulado Brasileiro e nem Portugues.

    Sobre os antecedentes, sabe me dizer se vc pediu o completo do RCMP (com fingerprints)? Se sim, quanto tempo demorou para receber?

    Outra coisa, a sua assinatura no formulario da aplicacao, como vc reconheceu firma? E vc enviou copia autenticada e apostilada do seu RG brasileiro?

    Desculpa, sao muitas duvidas. Mas agradeco muito se puder responder.

    Muito obrigada!

  • @Destefano sim, ainda continua na bolinha 3. Penso (e espero) que mude brevemente…

  • @Cintiaa obrigado por responder.

  • SybilasSybilas Member

    O processo do meu marido, demos entrada em maio de 2022 e até agora está na bolinha 1. Será que os precessos que são entregues pessoalmente tem prioridade ? Pq está demorando muito né?! Eu às vezes fico até preocupada se não sumiram com o meu processo...está muito atrasado. Alguém de maio de 2022 a bolinha já andou???

  • @Sybilas não tem. Começam a contar da entrada e não depende da forma.

  • INFORMAÇÃO

    Para quem não tem pressa na emissão do Cartão Cidadão (ou até mesmo o passaporte) e puder aguardar até 10 de junho de 2024, terá acesso ao novo CC, que segundo o IRN será mais completo, mais seguro e mais digital.

    Assim, será assegurada maior segurança física e eletrônica, através de um segundo chip com tecnologia contactless, sem contacto, que permitirá alavancar a sua utilização em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões.

    O novo Cartão de Cidadão vai poder ser usado como título de transporte em todo o país, possibilitará associar bilhetes eletrônicos para espetáculos, além de servir de meio para se autenticar num serviço digital ou presencial.




    https://youtu.be/S3mVFa-s8xc?si=kj4nzoZLpo5hMNp7

  • @texaslady, obrigado pela confirmação.

  • Boa tarde a todos.

    Meu processo está na fase 6 marrom a uma semana. Alguém sabe quanto tempo leva em média para passar por essa fase? E estando nessa fase, ainda pode acontecer do processo ter alguma exigência? Obrigado a todos.

  • Processo da minha mãe esta completando 3 anos! Sempre transitando entre a bolinha 3 verde e 4 marrom. Cantemos parabéns! 🤨

  • SamSam Member

    Bom dia, pretendo fazer o processo do meu marido , já sou portuguesa desde 2018 e somos casados há 10 anos, verifiquei no IRN que o formulário mudou, mas não vejo como imprimir frente e verso só o formulário novo. Podem me dizer se o formulário antigo é válido? Ele eu consigo imprimir frente e verso e só apostilar uma pagina. Obrigada desde já.

  • @Sam Bom dia!

    você consegue imprimir frente e verso , o formulário não apostila apenas assina por autenticidade.

  • @Sam, bom dia.

    Duas observações.

    Primeiro, o formulário preenchido e assinado por AUTENTICIDADE não precisa ser apostilado. Sempre foi dito isso aqui e para todos que perguntaram ao IRN. Inclusive, na página do IRN e no consulado vem escrito apenas o reconhecimento por AUTENTICIDADE, mas não aparece o termo apostilado ou legalizado.

    Segundo, o apostilamento é sim feito em documentos com mais de uma página. Eu mesmo já apostilei documentos com mais de uma página. Já tive a oportunidade de pegar certidão de nascimento por cópia reprográfica continha 3 laudas ou 2 folhas. Uma certidão de traslado de escritura pública e um outro, que é um protocolo administrativo que gerou uma averbação no assento de nascimento, que possuia exatas 52 folhas. Todas foram apostiladas e o pagamento para apenas um apostilamento. Apostilamento é por documento, eles são obrigados a fazer se for um documento apostilável.

  • SamSam Member

    Boa tarde e Muito obrigada pela explicação @DESTEFANO.

  • Olá,bom dia.


    Gostaria de sua orientação se devo tomar alguma ação, pois minha solicitação de aquisição de nacionalidade por casamento foi enviada em 01/01/2022 e continua há muito tempo no status 4. Em tese, os 29 meses mencionados pelo cartório terminarão em Junho/24...

    Há alguma ação que possa ser feita para saber o status e se cumprirão o prazo ?


    Muito obrigado.

  • @Mauricio_S

    O meu processo de nacionalidade é de 20/10/2021 e ainda está na bolinha 4. Moro em Portugal e tenho acesso a advogados e tudo mais e estou apenas esperando aprovar, não vejo outra forma de resolver. Já me estressei o suficiente, agora é esperar sair a nacionalidade e rumar para fora desse país. Pago mais de 500 euros por mês em impostos e nem direito a saúde de qualidade eu não tenho, nem o processo de nacionalidade é simplificado, tudo é feito para endoidar as pessoas.

  • meu processo e de 09.2021 bola 4 desde 12.2022 tem q esperar e ter paciencia

  • luzneteluznete Member

    Olá à todos!! Finalmente meu processo de nacionalidade saiu!!! Enviei em mai/2021e em agosto/2021 recebi a chave de acesso e caiu em exigência em dez/2023 na bolinha 4, pois o nome do meu pai estava errado no antecedente criminal e eu havia enviado a carteira de habilitação. No dia 03/01 enviei a documentação correta e essa semana foi finalizado! Glória a Deus e a esse fórum, só tenho agradecer toda ajuda!!!

  • Obrigado, pessoal. Realmente, lamentável tanta demora.

    Boa sorte para vcs.

  • @Mauricio_S o prazo de 29 meses que consta no site é para processos de filhos que lá tramitam. Os demais processos, todos mesmo, possuem prazos diferentes. E todos que acessam o site, têm a mesma mensagem, mesmo que esteja na Conservatória de Alcácer do Sal, o prazo mostrado será o mesmo, porém, como sabemos, isso não funciona assim. O da minha esposa, por exemplo, durou todo o processo 150 dias, com a emissão do assento, inclusive. Quando ela pesquisava isso em 2021, o prazo era o mesmo.

    Vou postar duas imagens para demonstrar o que eu estou falando. Ambas são da minha esposa e que tramitou no Arquivo Central do Porto:

    1V Captura de Tela 19/12/2021


    7V Captura de Tela 21/02/2022

    Vc poderá notar que em ambas as figuras, os prazos são idênticos aos que aparecem agora para nós quando consultamos qualquer processo de qualquer tipo.

  • Sobre os processos, estão sendo analisados os processos que chegaram em julho de 2021. As pessoas que enviaram processos e que chegaram por essa data é que estão com uma maior expectativa de novidades. Os demais, nos resta aguardar.

    E sobre o que o @diegomendes23 falou sobre o processo de nacionalidade não ser simplificado. Eu penso diferente, pois eu desconheço processo de nacionalidade mais fácil que o português. Eu sou descendente de italianos e estudei bem o assunto, não nem comparação. O espanhol e o alemão são rígidos e complicados. O francês tbm é. O argentino tbm. O japonês, o holandês e o chinês, inclusive, não permitem que você tenha outra nacionalidade.

    E eu penso que em pouco tempo o processo de nacionalidade português irá ser bem dificultado. Não pela demora, que tem mais a ver com a quantidade de processos e a quantidade de pessoas que trabalham nesses processos. Falo de outros requisitos, de limitações. Filhos dificilmente terão grandes problemas, mas os demais processos, percebo que a tendência será essa de exigir outros documentos e até mesmo limitar o que hoje é um direito.

  • @luznete parabéns! Chegou a hora de comemorar...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.