@SOPMod CTT demorou pra responder pra mim tb, tenho a sensação que eles esperam o vale ser sacado pra enviar a reposta... lembro que o meu e de outra pessoa foram sacados no dia do vencimento, logo depois recebi um email da CTT informando.
O vale postal que eu fiz a atribuição da minha mãe por Tondela foi em reais também (EUR -> BRL). No dia 04/10 eu gerei um novo vale, da mesma forma, pra Ponta Delgada. Vamos ver no que dá.
Bom dia. Preciso transcrever o meu casamento para poder emitir meu cartão cidadão. Recebi minha aquisição em 07.10. Onde devo transcrever meu casamento? Nas CRCs ou direto no consulado? Custo e documentos são os mesmos? Obrigada
Pessoal, as certidões de casamento e de nascimento do nubente estrangeiro precisam ser em inteiro teor repográfico? Porque no e-mail da conservatória eles só exigem "certidão em inteiro teor apostilhada ou legalizada no consulado". Estou com essa dúvida, já tirei as certidões e as apostilei, mas não foram repográficas =(
Muito obrigada, Vlad. Você sabe se em PD eles são chatinhos com datas? Isso porque na certidão de casamento todos os dados do português estão corretos, exceto sua data de nascimento. Meu bisavô nasceu em 1902, mas consta na certidão de casamento 1909. Todos os outros dados (nome, filiação, local de nascimento, nacionalidade) estão corretos. Há muitas chances disso dar problema e eu ter que retificar o documento brasileiro? Já agradeço de de novo pela ajuda
@Ferrju PD é uma caixinha de surprêsa ...eles costumam barrar quando há divergências de nomes.Não posso te afirmar com certeza q não vai ter problema...acredito q não.
Buscando informações aqui no Fórum sobre como preencher o Requerimento para Transcrição de Casamento...**(2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente)...Entendi o seguinte...:
1 - Nos dois primeiros campos devemos usar o nome de CASADOS...;
2 - Nos campos seguintes...: O NUBENTE e A NUBENTE devemos usar as informações de SOLTEIROS constantes da Certidão de Casamento...E quanto á...**Residência habitual...?...Seria a de solteiros...?...Pergunto porque mais a frente pedem...: Se um dos nubentes for estrangeiro Residência à data da celebração: O Nubente :.................................................................................................................................................................... A Nubente :....................................................................................................................................................................
3 - No campo Declarante(s): O Nubente,................................................, A Nubente,.................................................. Devemos preencher com o nome de apenas UM DOS CÔNJUGES...(O que será o Requerente / Aquele que terá firma reconhecida no formulário)...O nome do outro cônjuge não precisa colocar nesse campo...
Os documentos chegaram em PD em 21/09, mas até agora nenhuma notícia da transcrição (nem do vale postal). Já mandei email ao CTT e para PD, sem resposta. Amanhã vou ligar na conservatória.
@SOPMod os processos de transcrição de casamento demoram 30 dias +ou- e mais 20 dias para o assento chegar em sua residência. A moderação do fórum pede não ligar na conservatória .
Boa noite pessoal, Meu processo de transcrição junto com o vale postal é do dia 21/09. Foi recebido em 28/09. Já enviei email para o CTT, mas não obtive resposta sobre o vale postal (estou preocupada por conta do envio do valor em Reais). Acham que devo enviar e-mail para Ponta Delgada ou aguardo mais um pouco??
@Maria acho cedo ainda. Meu vale foi sacado no dia em que ia vencer. Se houver algum problema com relação ao valor eles vão entrar em contato. CTT também demorou e só respondeu depois do saque.
@RosanaFleury, Estou na ansiedade por causa do vencimento do vale! Mas vou aguardar os 30 dias para ligar em PD. Os documentos foram recebidos em PD no dia 21-09-2017.
Bom dia pessoal Acabei de receber o seguinte e-mail do CTT. Acho que devo me preocupar, pq não obtive uma resposta favorável.Não disseram sobre o saque e falam em mandar para uma - Análise Rigorosa -. Algum dos moderadores sabem o que está acontecendo?
Estimada Cliente
Maria Rebelo
Informamos que o assunto reportado foi reenviado para a área competente, para uma análise rigorosa e cuidada da questão colocada.
Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT, disponível dias úteis e sábados das 8h às 22h, através do 707 26 26 26.
@Maria da Gloria Também recebi um desses. Dias depois da “análise rigorosa”, me responderam que o meu VP ainda não tinha sido “apresentado a pagamento”. Uns dez dias depois enviei outra comunicação pelo site deles, e eles responderam que o VP foi sacado. Então, se não faz muito tempo que você mandou o vale, desencana. O VP tem validade até o último dia útil do mês seguinte ao do envio, e já vi gente postando que seus vales foram safados no último dia.
@Maria, eu recebi esse mesmo email deles quando questionei. Eles só estão querendo dizer que não esqueceram da sua solicitação. Resposta padrão... como te disse anteriormente, no meu caso passou mais um tempo e no último dia PD sacou o vale, depois a CTT informou o mesmo.
Enviei um e-mail pra PD para verificar pois meu vale vence dia 15/10, responderam que se a documentação estiver correta o processo é concluído antes do dia 15/10 e o vale também será sacado, não irá caducar. Vou aguardar até sexta.
Nenhuma Conservatória está deixando os vales caducarem, muito menos PD. Se o rastreamento via site do CTT aponta que os documentos foram recebidos e tem ainda a identificação de quem os recebeu não há motivos para envio de e-mails para checar o saque. Esse tipo de ansiedade vai contribuir para atrasos nos processos.
Comentários
Fiz o envio por Documento Prioritário e vou rastrear pelos Correios (no Brasil), pelo UPU - Universal Post Union (entre Brasil e Portugal http://globaltracktrace.ptc.post/gtt.web/) e CTT (em Portugal http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx).
Caso ainda não conheça:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia
https://moraremportugal.com/guia/?ref=Q6329644A
http://www.eurodicas.com.br/o-que-fazer-quando-chegar-em-portugal/?utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_campaign=page
Onde devo transcrever meu casamento? Nas CRCs ou direto no consulado? Custo e documentos são os mesmos? Obrigada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
@Ferrju as certidões para transcrição de casamento não precisam ser por cópia reprográfica. Para atribuição de nacionalidade aí sim será preciso.
Isso porque na certidão de casamento todos os dados do português estão corretos, exceto sua data de nascimento. Meu bisavô nasceu em 1902, mas consta na certidão de casamento 1909. Todos os outros dados (nome, filiação, local de nascimento, nacionalidade) estão corretos. Há muitas chances disso dar problema e eu ter que retificar o documento brasileiro?
Já agradeço de de novo pela ajuda
Buscando informações aqui no Fórum sobre como preencher o Requerimento para Transcrição de Casamento...**(2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente)...Entendi o seguinte...:
1 - Nos dois primeiros campos devemos usar o nome de CASADOS...;
2 - Nos campos seguintes...: O NUBENTE e A NUBENTE devemos usar as informações de SOLTEIROS constantes da Certidão de Casamento...E quanto á...**Residência habitual...?...Seria a de solteiros...?...Pergunto porque mais a frente pedem...:
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O Nubente :....................................................................................................................................................................
A Nubente :....................................................................................................................................................................
3 - No campo Declarante(s): O Nubente,................................................, A Nubente,..................................................
Devemos preencher com o nome de apenas UM DOS CÔNJUGES...(O que será o Requerente / Aquele que terá firma reconhecida no formulário)...O nome do outro cônjuge não precisa colocar nesse campo...
Peço a gentileza de...Em existindo alguma orientação diferente disso possam informar aqui...
Agradeço...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento#latest
Qual horário (do Brasil) é melhor para ligar lá?
Enviei os documentos para Ponta Delgada 28/08.
Foi recebido 01/09.
Eu preciso enviar algum email solicitando algum numero? Ou só aguardo?
O que vocês fizeram?
ah como eu consulto se o vale postal foi resgatado?
sexta-feira, 1 Setembro 2017
13:55 Entregue - COC CENTRO DE TRATAMENTO PONTA DELGADA MARIA INALVINA
Hoje, 10/10/2017 recebi no Rio de Janeiro o documento de transcrição de casamento!
+- 40 dias.
Agora vou pra atribuição!!
Recolhi minha ansiedade e fiquei aguardando no mesmo tempo do pessoal aqui do fórum.
Meu processo de transcrição junto com o vale postal é do dia 21/09. Foi recebido em 28/09. Já enviei email para o CTT, mas não obtive resposta sobre o vale postal (estou preocupada por conta do envio do valor em Reais). Acham que devo enviar e-mail para Ponta Delgada ou aguardo mais um pouco??
Estou na ansiedade por causa do vencimento do vale! Mas vou aguardar os 30 dias para ligar em PD. Os documentos foram recebidos em PD no dia 21-09-2017.
Acabei de receber o seguinte e-mail do CTT. Acho que devo me preocupar, pq não obtive uma resposta favorável.Não disseram sobre o saque e falam em mandar para uma - Análise Rigorosa -.
Algum dos moderadores sabem o que está acontecendo?
Estimada Cliente
Maria Rebelo
Informamos que o assunto reportado foi reenviado para a área competente, para uma análise rigorosa e cuidada da questão colocada.
Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT, disponível dias úteis e sábados das 8h às 22h, através do 707 26 26 26.
Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Campos
Também recebi um desses. Dias depois da “análise rigorosa”, me responderam que o meu VP ainda não tinha sido “apresentado a pagamento”. Uns dez dias depois enviei outra comunicação pelo site deles, e eles responderam que o VP foi sacado.
Então, se não faz muito tempo que você mandou o vale, desencana. O VP tem validade até o último dia útil do mês seguinte ao do envio, e já vi gente postando que seus vales foram safados no último dia.
Vou aguardar até sexta.