Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1150151153155156256

Comentários

  • Olá. Alguem sabe se a 1o de março ainda está fazendo o Vale Postal? Hoje fui no Barra Shopping e não deu certo.
  • @Seahawk
    Sim,agencia da Rua Primeiro de Marco,64 continua fazendo o vale postal
  • @Maria Nelida

    Thks!
  • bom dia a todos!! o processo de transcrição do casamento dos meus avós foi recebido em PD em 9/10 e até agora não recebi nenhuma noticia... enviei alguns emails para a CTT para consultar o VP, mas nao responderam... vendo pelo civilonline o assento de nascimento da minha avó, ele permanece sem alteração do sobrenome...
    preciso me preocupar com algo ou PD está mesmo mais lenta???
  • @lgmds
    Pelo que tenho acompanhado tem levado um mês mais ou menos.
  • @rebecca naslausky ainda está no prazo, as transcrições em PD tem levado em média 40 dias. Acredito que saia atá a próxima segunda-feira, porém cuidado, o civilonline não atualiza automaticamente os dados da certidão se você já pediu anteriormente.
  • olá pessoal, bom dia.

    uma dica pro pessoal do Rio de Janeiro, que precisar fazer o vale postal.
    a agencia dos correios da Tijuca, atrás da UPA da Praça Saens Pena está fazendo sem problemas.
    abç.
  • obrigada @blancout... realmente estou acompanhando através da certidao online q pedi anteriormente...
  • Olá pessoal. Já estou com todos os documentos prontos para enviar pra PD. Vou transcrever o casamento da minha avó recém atribuída. Surgiu uma dúvida: ao buscar a certidao de nascimento do meu avô brasileiro notei que o sobrenome do pai dele estava incorreto (o escrivão escreveu Firmiga ao invés de Formiga). Esse erro fará alguma diferença na transcrição? Todos os outros dados estão corretos, o erro é apenas nesse sobrenome do pai do nubente. Como o erro está no livro (de 1915) o cartório disse que pra corrigir eu tenho que abrir um processo de retificação. Alguém sabe se isso é relevante?
  • @GeraldineSilva PD está exigente em relação a erros nas certidões. Se você mora em SP eu aconselho a fazer a transcrição pelo consulado, o prazo tem sido próximo ao de PD e as exigências são menores.
  • @blancout infelizmente moro no RJ e não consegui nenhum horário para fazer transcrição pelo consulado daqui (estou tentando há mais ou menos 1 mês, todos os dias).
    Será que resolve enviar para uma conservatória menos exigente? Tondela por ex?
  • blancoutblancout Member
    editado November 2018
    @GeraldineSilva nesse caso eu arriscaria PD, pois como o erro se refere ao seu bisavô e não é o nubente pode ser que tudo corra bem, a vantagem de PD é que você teria uma resposta mais rápida caso entrasse em exigência e lhe concederiam 6 meses para a resolução do problema.
  • Acho que não daria problema, ainda mais que é sobrenome do pai do cônjuge brasileiro, não do português, que acho que cuidam mais.
  • @blancout e @teresafarias17 obrigada pela ajuda, acho que vou arriscar enviar dessa forma pra PD. Tomara que dê tudo certo.
  • @Vlad Pen obrigada mais uma vez!!!
  • editado November 2018
    @Geraldine tente fazer a retificação administrativa no cartório.Nesses casos não é preciso enviar para o MP.
  • Boa noite a todos!
    Um amigo que acabou de receber seu assento, gostaria agora de fazer a cidadania de sua esposa, casados a mais de 10 anos.
    O que é preciso fazer?
    Quais documentos juntar para o processo?
    Agradeço a todos pela ajuda
  • Bom dia Srs.,

    Acabou de sair a cidadania do pai pelo ACP Porto.
    Agora daremos inicio a transcrição de casamento do meu pai com minha mãe.
    Já solicitei a certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor digitada. E a certidão veio com algumas falhas na impressão. É possível ler o que está escrito na certidão, mas há diversas falhas de impressão.
    Você acham que pode haver algum problema?
    Melhor solicitar nova certidão ao cartorio?
    Muito Obrigada!
  • Bom dia
    Para transcrição de casamento, pelo que li aqui no fórum, preciso dos documentos abaixo:

    Assento (certidão emitida civilonline)
    certidão de nascimento do cônjuge, de inteiro teor, apostilada
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilada

    Minha dúvida ...
    Precisa também xerox do RG do casal apostilada?

    Obrigada
  • Pessoal, a transcrição dos meus pais foi realizada com sucesso!
    Segue os dados a título de informação:
    Envio EMS: 16/10/18
    Envio Vale Postal: 16/10/18
    Recebido em PD: 25/10/18
    Saque do VP: mandei email para ctt, mas ainda não obtive o retorno.
    Conclusão: provavelmente 09/11/18 (estava acompanhando diariamente via CivilOnline)
    Obs: o nome da minha mãe foi alterado na primeira pág. do CivilOnline o arquivo não é aterado, pois foi solicitado antes da transcrição.
    Muito obrigado a todos! Em especial ao @Vlad Pen e @Maria Nélida!
    Agora é partir para a minha atribuição!
  • @Ronaldo para transcrição de casamento somente a copia do R.G apostilado do requerente da transcrição.
    Sobre o processo de aquisição de nacionalidade da esposa do seu amigo sugiro ler esse link do IRN

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • Para fazer a pesquisa sobre a conclusão da transcrição de casamento, solicito a certidão de nascimento ou a de casamento?
  • @Eliane Figueiredo se houve alteração no nome em função do casamento recomendo solicitar a de nascimento. Quando for averbado o casamento você vai conseguir descobrir acessando o civilonline. A certidão emitida não será atualizada mas, na página para a qual é direcionado após a entrada do código de acesso da certidão, aparece o nome do titular da certidão e, nesta página, o nome é alterado.
    Se não houve alteração no nome só solicitando a de casamento mesmo.
  • Olá, pessoal! Estou ajudando uma tia a transcrever o casamento dela com o marido português. Porém surgiu uma dúvida... Ela foi casada com outro antes de casar com ele. E mudou o nome. Quando se separou continuou usando o nome de casada. Por isso, na certidão de casamento dela com o português o nome que consta dela é com o sobrenome do marido antigo. Como ela faz pra justificar esse nome diferente da certidão de nascimento dela. É preciso mandar a certidão de casamento do primeiro casamento ou só uma carta escrita de próprio punho explicando a situação resolveria? Agradeço demais quem puder ajudar!
  • @Bianca Freire veja se na certidão de nascimento dela já não consta averbado o casamento anterior com a alteração do nome e a separação. Se tiver averbado já está justificado, se não estiver pode pedir no cartório para averbar.
  • Senhores
    Meu processo de cidadania foi despachado e em breve receberei meu assento, próximo passo agora é transcrever meu casamento (12 anos de casado), feito isso, basta minha esposa agendar o CC no consulado ou ainda tem algum outro processo?
    (Peço desculpa se fiz a pergunta em lugar errado)
    Obrigado
  • @vlad estão exigindo agora a cópia do RG do requerente apostilada? Eu ia fazer essa pergunta aqui, considerando que a nova Conservadora é mais exigente, e vi seu post.

  • Recebi hj, e-mail da Conservatória de Pontdega, onde fiz um questionamento dois dias atrás, espero que sirva para reiterar o que vem sendo colocado aqui é que também esclareça dúvida de quem tá chegando agora no fórum.
    Segue abaixo.....

    Exmº Senhor

    Para a transcrição do casamento:

    Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
    -Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português.
    -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser devidamente preenchido em todos os campos, com letra legível).
    Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.

    -Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de

    IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada

    Os documentos devem ser enviados à :
    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada

    Com os melhores cumprimentos


  • @gsilvestre

    Não. Apostilada somente a certidão do neto(a), se for este(a) o(a) solicitante. Se o(a) solicitante for filho(a), basta a cópia autenticada do RG, CNH ou passaporte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.