bom dia a todos!! o processo de transcrição do casamento dos meus avós foi recebido em PD em 9/10 e até agora não recebi nenhuma noticia... enviei alguns emails para a CTT para consultar o VP, mas nao responderam... vendo pelo civilonline o assento de nascimento da minha avó, ele permanece sem alteração do sobrenome... preciso me preocupar com algo ou PD está mesmo mais lenta???
@rebecca naslausky ainda está no prazo, as transcrições em PD tem levado em média 40 dias. Acredito que saia atá a próxima segunda-feira, porém cuidado, o civilonline não atualiza automaticamente os dados da certidão se você já pediu anteriormente.
uma dica pro pessoal do Rio de Janeiro, que precisar fazer o vale postal. a agencia dos correios da Tijuca, atrás da UPA da Praça Saens Pena está fazendo sem problemas. abç.
Olá pessoal. Já estou com todos os documentos prontos para enviar pra PD. Vou transcrever o casamento da minha avó recém atribuída. Surgiu uma dúvida: ao buscar a certidao de nascimento do meu avô brasileiro notei que o sobrenome do pai dele estava incorreto (o escrivão escreveu Firmiga ao invés de Formiga). Esse erro fará alguma diferença na transcrição? Todos os outros dados estão corretos, o erro é apenas nesse sobrenome do pai do nubente. Como o erro está no livro (de 1915) o cartório disse que pra corrigir eu tenho que abrir um processo de retificação. Alguém sabe se isso é relevante?
@GeraldineSilva PD está exigente em relação a erros nas certidões. Se você mora em SP eu aconselho a fazer a transcrição pelo consulado, o prazo tem sido próximo ao de PD e as exigências são menores.
@blancout infelizmente moro no RJ e não consegui nenhum horário para fazer transcrição pelo consulado daqui (estou tentando há mais ou menos 1 mês, todos os dias). Será que resolve enviar para uma conservatória menos exigente? Tondela por ex?
@GeraldineSilva nesse caso eu arriscaria PD, pois como o erro se refere ao seu bisavô e não é o nubente pode ser que tudo corra bem, a vantagem de PD é que você teria uma resposta mais rápida caso entrasse em exigência e lhe concederiam 6 meses para a resolução do problema.
Boa noite a todos! Um amigo que acabou de receber seu assento, gostaria agora de fazer a cidadania de sua esposa, casados a mais de 10 anos. O que é preciso fazer? Quais documentos juntar para o processo? Agradeço a todos pela ajuda
Acabou de sair a cidadania do pai pelo ACP Porto. Agora daremos inicio a transcrição de casamento do meu pai com minha mãe. Já solicitei a certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor digitada. E a certidão veio com algumas falhas na impressão. É possível ler o que está escrito na certidão, mas há diversas falhas de impressão. Você acham que pode haver algum problema? Melhor solicitar nova certidão ao cartorio? Muito Obrigada!
Bom dia Para transcrição de casamento, pelo que li aqui no fórum, preciso dos documentos abaixo:
Assento (certidão emitida civilonline) certidão de nascimento do cônjuge, de inteiro teor, apostilada - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilada
Minha dúvida ... Precisa também xerox do RG do casal apostilada?
Pessoal, a transcrição dos meus pais foi realizada com sucesso! Segue os dados a título de informação: Envio EMS: 16/10/18 Envio Vale Postal: 16/10/18 Recebido em PD: 25/10/18 Saque do VP: mandei email para ctt, mas ainda não obtive o retorno. Conclusão: provavelmente 09/11/18 (estava acompanhando diariamente via CivilOnline) Obs: o nome da minha mãe foi alterado na primeira pág. do CivilOnline o arquivo não é aterado, pois foi solicitado antes da transcrição. Muito obrigado a todos! Em especial ao @Vlad Pen e @Maria Nélida! Agora é partir para a minha atribuição!
@Ronaldo para transcrição de casamento somente a copia do R.G apostilado do requerente da transcrição. Sobre o processo de aquisição de nacionalidade da esposa do seu amigo sugiro ler esse link do IRN
@Eliane Figueiredo se houve alteração no nome em função do casamento recomendo solicitar a de nascimento. Quando for averbado o casamento você vai conseguir descobrir acessando o civilonline. A certidão emitida não será atualizada mas, na página para a qual é direcionado após a entrada do código de acesso da certidão, aparece o nome do titular da certidão e, nesta página, o nome é alterado. Se não houve alteração no nome só solicitando a de casamento mesmo.
Olá, pessoal! Estou ajudando uma tia a transcrever o casamento dela com o marido português. Porém surgiu uma dúvida... Ela foi casada com outro antes de casar com ele. E mudou o nome. Quando se separou continuou usando o nome de casada. Por isso, na certidão de casamento dela com o português o nome que consta dela é com o sobrenome do marido antigo. Como ela faz pra justificar esse nome diferente da certidão de nascimento dela. É preciso mandar a certidão de casamento do primeiro casamento ou só uma carta escrita de próprio punho explicando a situação resolveria? Agradeço demais quem puder ajudar!
@Bianca Freire veja se na certidão de nascimento dela já não consta averbado o casamento anterior com a alteração do nome e a separação. Se tiver averbado já está justificado, se não estiver pode pedir no cartório para averbar.
Senhores Meu processo de cidadania foi despachado e em breve receberei meu assento, próximo passo agora é transcrever meu casamento (12 anos de casado), feito isso, basta minha esposa agendar o CC no consulado ou ainda tem algum outro processo? (Peço desculpa se fiz a pergunta em lugar errado) Obrigado
@vlad estão exigindo agora a cópia do RG do requerente apostilada? Eu ia fazer essa pergunta aqui, considerando que a nova Conservadora é mais exigente, e vi seu post.
Recebi hj, e-mail da Conservatória de Pontdega, onde fiz um questionamento dois dias atrás, espero que sirva para reiterar o que vem sendo colocado aqui é que também esclareça dúvida de quem tá chegando agora no fórum. Segue abaixo.....
Exmº Senhor
Para a transcrição do casamento:
Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha. -Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português. -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser devidamente preenchido em todos os campos, com letra legível). Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
Não. Apostilada somente a certidão do neto(a), se for este(a) o(a) solicitante. Se o(a) solicitante for filho(a), basta a cópia autenticada do RG, CNH ou passaporte.
Comentários
Sim,agencia da Rua Primeiro de Marco,64 continua fazendo o vale postal
Thks!
preciso me preocupar com algo ou PD está mesmo mais lenta???
Pelo que tenho acompanhado tem levado um mês mais ou menos.
uma dica pro pessoal do Rio de Janeiro, que precisar fazer o vale postal.
a agencia dos correios da Tijuca, atrás da UPA da Praça Saens Pena está fazendo sem problemas.
abç.
Será que resolve enviar para uma conservatória menos exigente? Tondela por ex?
Um amigo que acabou de receber seu assento, gostaria agora de fazer a cidadania de sua esposa, casados a mais de 10 anos.
O que é preciso fazer?
Quais documentos juntar para o processo?
Agradeço a todos pela ajuda
Acabou de sair a cidadania do pai pelo ACP Porto.
Agora daremos inicio a transcrição de casamento do meu pai com minha mãe.
Já solicitei a certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor digitada. E a certidão veio com algumas falhas na impressão. É possível ler o que está escrito na certidão, mas há diversas falhas de impressão.
Você acham que pode haver algum problema?
Melhor solicitar nova certidão ao cartorio?
Muito Obrigada!
Para transcrição de casamento, pelo que li aqui no fórum, preciso dos documentos abaixo:
Assento (certidão emitida civilonline)
certidão de nascimento do cônjuge, de inteiro teor, apostilada
- certidão de casamento, de inteiro teor, apostilada
Minha dúvida ...
Precisa também xerox do RG do casal apostilada?
Obrigada
Segue os dados a título de informação:
Envio EMS: 16/10/18
Envio Vale Postal: 16/10/18
Recebido em PD: 25/10/18
Saque do VP: mandei email para ctt, mas ainda não obtive o retorno.
Conclusão: provavelmente 09/11/18 (estava acompanhando diariamente via CivilOnline)
Obs: o nome da minha mãe foi alterado na primeira pág. do CivilOnline o arquivo não é aterado, pois foi solicitado antes da transcrição.
Muito obrigado a todos! Em especial ao @Vlad Pen e @Maria Nélida!
Agora é partir para a minha atribuição!
Sobre o processo de aquisição de nacionalidade da esposa do seu amigo sugiro ler esse link do IRN
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Se não houve alteração no nome só solicitando a de casamento mesmo.
Meu processo de cidadania foi despachado e em breve receberei meu assento, próximo passo agora é transcrever meu casamento (12 anos de casado), feito isso, basta minha esposa agendar o CC no consulado ou ainda tem algum outro processo?
(Peço desculpa se fiz a pergunta em lugar errado)
Obrigado
Recebi hj, e-mail da Conservatória de Pontdega, onde fiz um questionamento dois dias atrás, espero que sirva para reiterar o que vem sendo colocado aqui é que também esclareça dúvida de quem tá chegando agora no fórum.
Segue abaixo.....
Exmº Senhor
Para a transcrição do casamento:
Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
-Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português.
-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser devidamente preenchido em todos os campos, com letra legível).
Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
IRN, IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Os documentos devem ser enviados à :
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Com os melhores cumprimentos
Não. Apostilada somente a certidão do neto(a), se for este(a) o(a) solicitante. Se o(a) solicitante for filho(a), basta a cópia autenticada do RG, CNH ou passaporte.