pessoal boa noite, ostaria de tirar uma dúvida na certidão de casamento que possuo não informa a residencia dos nubentes, devo informar o local onde moravam mesmo não estando na certidão, ou desconsidero na hora de preencher a transcrição?
Pessoal, preciso dar entrada no casamento da minha mãe pra depois fazer a homologação do divórcio. Estava preenchendo o requerimento e me surgiu uma dúvida... Minha mãe com o casamento adotou o nome de casada e li aqui que ela terá que assinar o requerimento pra PD com o nome de casada. Quanto a isso, existe algum problema de enviar a cópia do RG dela atual, que no caso está com o nome de solteira?
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês para tirar uma dúvida. Estou solicitando a transcrição do casamento em Ponta Delgada de um português, meu cunhado. Os documentos que tenho já são:
1. Assento de nascimento do portugues 2. Certidão de casamento de inteiro teor apostilada 3. Certidão de nascimento de inteiro teor e por copia reprografica, apostilada da esposa 4. Requerimento assinado por ambos, autenticados por autenticidade 5. Copia de passaporte brasileiro da esposa autenticado e apostilado 6. Vale postal de 120 euros.
A pergunta é: Preciso enviar também o passaporte brasileiro apostilado do meu cunhado, que no caso é o português?
Agora conferindo antes de enviar fiquei na dúvida... se alguém pude rme ajudar...
1- sim 2- sim 3- Basta a de inteiro teor apostilada 4- Assinatura somente de 1 dos cônjuges com firma reconhecida por autenticidade 5- Sim,caso o passaporte contenha a filiação Se o seu cunhado for o requerente(se é ele quem vai assinar o requerimento)deve enviar
1. No caso do requerimento, o documento ja está assinado pelos 2. Vê algum problema enviar dessa forma? E como consta a assinatura dela, basta então enviar somente o passaporte ou identidade dela? 2. O passaporte não tem filiação. A identidade pode substituí-la? E precisa necessariamente estar apostlado? 3. QUal a validade de um vale postal. Pergunto porque fiz hoje pra enviar, e para ajustar a documentação vou demorar alguns dias porque os envolvidos estão viajando.
Boa noite! Tenho uma amiga que está indo a turismo para Portugal na próxima segunda-feira,. Estava pensando em mandar meus documentos para transcrição de casamento através dela (para Ponta Delgada ou outra Conservatória ) . O que seria melhor: fazer o vale postal daqui ou pedir a ela para fazer tudo por lá?
@Vlad Pen tenho visto que nas últimas postagens tens sugerido fazer pelo consulado. Isso é restrito para quem mora na área de "atribuição" do consulado ou eles aceitam de qualquer lugar do Brasil?
@Vlad Pen, os Consulados estão abarrotados, a espera é longa e nunca dão uma posição do processo. O próprio consulado está sugerindo enviar os documentos para as Conservatórias. Só achei que minha amiga indo para Portugal poderia levar meus documentos e despacha-los para Ponta Delgada. Só fiquei na dúvida como proceder com o vale postal.
@Chrisstina para as atribuições os consulados estão trabalhando no mesmo tempo das conservatórias, em cerca de 40 dias, e com a vantagem de você já pedir o cartão e o passaporte. Pedir para alguém fazer por você pode implicar em ter que fazer uma procuração e lá no momento da entrega ainda pedirem algum documento a mais. Não se esqueça que a nova conservador em Ponta Delgada está mais exigente. Boa sorte !
Oi @blancout o meu caso não é atribuição e sim transcrição de casamento. O Consulado aqui do RJ me deu um prazo de 4 meses para o processo de transcrição. O primeiro casamento do meu marido eu fiz a transcrição por Ponta Delgada e ficou pronto em 40 dias!!! Pela experiência de já ter feito uma transcrição por PD queria aproveitar que minha amiga está indo para Portugal e economizar 220 reais do DHL.
@Chrisstina o consulado de SP está finalizando as transcrições em até 40 dias, achei que a performance fosse a mesma em todos os consulados do Brasil. Nesse caso confira os documentos e faça pela sua amiga sem dúvida!. Tudo vai dar certo !
Eu publiquei essa questão originalmente no Tópico sobre "Mudanças nas Leis" porque tive acesso à discussão através de um contato Inbox sem ter ideia de qual era o tópico onde a discussão havia sido criada... Creio que por se tratar de assunto que refere diretamente a esse tópico e por acreditar que a chance de conseguir alguma resposta à nossa dúvida seja maior por aqui...Tomei a liberdade de copiar a mensagem...:
"...Normalmente vemos postagens quando existe uma negativa...Ou seja...Se alguém...(Filho de Pai e Mãe Portugueses)...Envia documentos para um processo de Atribuição sem ter antes procedido à Transcrição de casamento dos Pais em Portugal...Eles...(Conservatória)...Entram em contato exigindo que seja providenciada a Transcrição de casamento dos Portugueses...(Os Pais)...
Isso a gente tem visto acontecer aqui pelo Fórum...
Fica a questão...: Tem alguém por aqui que tenha conhecimento de algum processo de Atribuição que tenha sido deferido sem a exigência transcrição do casamento dos Pais Portugueses...
Temos tido oportunidade de ler relatos aqui no Fórum de que as exigências não são totalmente "Padronizadas" ...Ou seja...O que uma Conservatória/Conservador aceita...Um colega que atua em função equivalente...(As vezes na mesma Conservatória)...Já não aceita...Oque leva o processo ao status de "Cair em Exigência"...
Aproveito para deixar mais uma questão...Quando por algum motivo se verifica a impossibilidade de obter um registro Brasileiro...Existe a possibilidade se se dar andamento no processo com a "Supressão de Certidão"...
Pergunto...:
Existe algo parecido...(Uma Alternativa)...Na legislação Portuguesa que possibilite solicitar uma transcrição de casamento em Portugal tendo somente a certidão DELE...?
Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
-Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português.
-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser devidamente preenchido em todos os campos, com letra legível).
Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
Mandei todos os docts para transcrição do casamento da minha avó, todos apostilados e em inteiro teor. Porem Ponta Delgada devolveu meu processo dizendo que a certidão de nascimento esta "Ilegivél" e deveria ser em inteiro teor.
Mas eu já enviei apostilada e em inteiro teor, justamente para não ter problemas. O que faço? Outra duvida o Vale postal devolvido, ainda tem validade? Posso envia-lo novamente, correto?
Com certeza vc mandou a reprográfica (xerox) do livro e estava ilegível Ponta Delgada prefere a de inteiro teor digitalizada para a transcrição de casamento O vale postal vc resgata nos correios e envia novamente
Pessoal, estou com uma dúvida. Meu primo está tirando a cidadania da mãe dele (filha de português) por ACP, sua mãe é divorciada atualmente, assim que terminar ele precisaria transcrever o casamento de seus pais? ou poderia tirar a dele direto por ACP?
Comentários
ostaria de tirar uma dúvida na certidão de casamento que possuo não informa a residencia dos nubentes,
devo informar o local onde moravam mesmo não estando na certidão, ou desconsidero na hora de preencher a transcrição?
1. Assento de nascimento do portugues
2. Certidão de casamento de inteiro teor apostilada
3. Certidão de nascimento de inteiro teor e por copia reprografica, apostilada da esposa
4. Requerimento assinado por ambos, autenticados por autenticidade
5. Copia de passaporte brasileiro da esposa autenticado e apostilado
6. Vale postal de 120 euros.
A pergunta é: Preciso enviar também o passaporte brasileiro apostilado do meu cunhado, que no caso é o português?
Agora conferindo antes de enviar fiquei na dúvida... se alguém pude rme ajudar...
Muito Obrigada!
Sarah
1- sim
2- sim
3- Basta a de inteiro teor apostilada
4- Assinatura somente de 1 dos cônjuges com firma reconhecida por autenticidade
5- Sim,caso o passaporte contenha a filiação
Se o seu cunhado for o requerente(se é ele quem vai assinar o requerimento)deve enviar
Mais dúvidas:
1. No caso do requerimento, o documento ja está assinado pelos 2. Vê algum problema enviar dessa forma? E como consta a assinatura dela, basta então enviar somente o passaporte ou identidade dela?
2. O passaporte não tem filiação. A identidade pode substituí-la? E precisa necessariamente estar apostlado?
3. QUal a validade de um vale postal. Pergunto porque fiz hoje pra enviar, e para ajustar a documentação vou demorar alguns dias porque os envolvidos estão viajando.
Muitíssimo obrigada pela ajuda!!!
Sarah.
1- envie o R.G.apostilado
2-idem item 1
3- 30 dias
Eu publiquei essa questão originalmente no Tópico sobre "Mudanças nas Leis" porque tive acesso à discussão através de um contato Inbox sem ter ideia de qual era o tópico onde a discussão havia sido criada...
Creio que por se tratar de assunto que refere diretamente a esse tópico e por acreditar que a chance de conseguir alguma resposta à nossa dúvida seja maior por aqui...Tomei a liberdade de copiar a mensagem...:
"...Normalmente vemos postagens quando existe uma negativa...Ou seja...Se alguém...(Filho de Pai e Mãe Portugueses)...Envia documentos para um processo de Atribuição sem ter antes procedido à Transcrição de casamento dos Pais em Portugal...Eles...(Conservatória)...Entram em contato exigindo que seja providenciada a Transcrição de casamento dos Portugueses...(Os Pais)...
Isso a gente tem visto acontecer aqui pelo Fórum...
Fica a questão...:
Tem alguém por aqui que tenha conhecimento de algum processo de Atribuição que tenha sido deferido sem a exigência transcrição do casamento dos Pais Portugueses...
Temos tido oportunidade de ler relatos aqui no Fórum de que as exigências não são totalmente "Padronizadas" ...Ou seja...O que uma Conservatória/Conservador aceita...Um colega que atua em função equivalente...(As vezes na mesma Conservatória)...Já não aceita...Oque leva o processo ao status de "Cair em Exigência"...
Aproveito para deixar mais uma questão...Quando por algum motivo se verifica a impossibilidade de obter um registro Brasileiro...Existe a possibilidade se se dar andamento no processo com a "Supressão de Certidão"...
Pergunto...:
Existe algo parecido...(Uma Alternativa)...Na legislação Portuguesa que possibilite solicitar uma transcrição de casamento em Portugal tendo somente a certidão DELE...?
Alguém pode ajudar nessa questão...?
: )..."
Att
Nilton
Recebi esse email de Ponta Delgada:
Para a transcrição do casamento:
Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
-Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português.
-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser devidamente preenchido em todos os campos, com letra legível).
Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
IRN, IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Os documentos devem ser enviados à :
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Envie um e-mail para o Consulado perguntando sobre essa possibilidade ou peça uma segunda via pelo Civilonline
Mandei todos os docts para transcrição do casamento da minha avó, todos apostilados e em inteiro teor. Porem Ponta Delgada devolveu meu processo dizendo que a certidão de nascimento esta "Ilegivél" e deveria ser em inteiro teor.
Mas eu já enviei apostilada e em inteiro teor, justamente para não ter problemas. O que faço?
Outra duvida o Vale postal devolvido, ainda tem validade? Posso envia-lo novamente, correto?
Desde já obrigado pela ajuda.
Abs. Rodriigo.
Com certeza vc mandou a reprográfica (xerox) do livro e estava ilegível
Ponta Delgada prefere a de inteiro teor digitalizada para a transcrição de casamento
O vale postal vc resgata nos correios e envia novamente
Obrigado.
Liguei no consulado e vou pelo Civilonline que é mais fácil.
A certidão tem que ser do casal?
Pelo civilonline somente certidões portuguesas
Sim,será necessário transcrever o casamento pois a nacionalidade será pela mãe