Prazo de atribuição consulado de sao paulo

1235

Comentários

  • Bom Dia a todos por gentileza poderiam me ajudar,
    estou tirando minha nacionalidade portuguesa, pois meu pai já possui, enviei todos meus documentos para o consulado desde o dia 2016-12-13 17:22:46, e até o momento encontra-se Aguarda integração, CRCentrais, o prazo que me deram foi de 5 a 8 meses, sendo assim já acabou esse prazo, e até agora não foi atualizado, por gentileza alguém poderia me ajudar, ficaria muito grato !! Agradeço desde já att
  • Consulado estimou pra mim por curiosidade (quando fui com a minha mãe receber o novo CC dela) o prazo de 1 ano (atribuição pra filho). Mas pelo tanto de processo que chega em Lisboa duvido que não chegue em 1 ano e meio.
  • Nossa, 1 ano e meio ?? leva tudo isso mesmo? o do meu pai veio tão rápido... teria algo que agiliza-se esse processo ?
  • @Leongouveia, de 1 ano a 1 ano e meio mesmo.
  • @Marina Menoita,

    exatamente. Seu pai não precisa tirar o cartão cidadão, para que vc possa pedir sua nacionalidade.
    Atualmente, somente o ACP e VNGaia não exigem transcrição de casamento, quando o português é o pai declarante do filho.

    Documentação:
    - modelo 1C preenchido, com número do assento do seu pai/ano/Conservatória de Registos Centrais Lisboa, e com sua assinatura reconhecida por autenticidade
    - sua certidão de nascimento do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada (emitida há menos de 180 dias)
    - cópia autenticada e apostilada do seu RG
    - vale postal de 175 euros (nos correios)

    Vamos te ajudando ao decorrer do processo.
  • Me deram a informação essa semana de 8 a 1 ano
  • Leongouveia@

    Para quem estiver tratando os processos por algum consulado e enviar um email solicitando informações para : rcentrais.consulados@irn.mj.pt, com as informações abaixo no corpo do email :

    1) Seu Nome,
    2) Nome da Mãe,
    3) Nome do Pai,
    4) Que consulado foi feita a solicitação,

    Eles te respondem de imediato, pois os documentos são hoje digitalizados, não existe mais transferencia fisica, e te darão em minutos a resposta com o codigo seu na Conservatoria, e o status lá.

    Esse e-mail é exclusivo para processos que estão tramitando via consulados.

    Informação importante : Hoje os assentos são feitos no consulado, apenas a integração é feita na Conservatoria, ou seja 50% mais ou menos do processo já esta tratado pelo consulado.

    Esse código que te responderão por email tambem já é o numero da certidão de nascimento portuguesa, faltando apenas a Integração, pois o assento (certidão) é lavrado no Consulado,
  • Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela ajuda, muito obrigado pela ajuda @Sidney S N, acabei de encaminhar o e-mail no qual me informou, vou aguardar agora as informações deles. Assim que tiver alguma noticia, com alguma dúvida, volto a retornar por aqui. Tenham um ótimo dia um grande abraço
  • @Sidney S N, preciso tirar uma dúvida. Meu processo por atribuição mudou para aguarda integração na semana passada, quanto tempo geralmente para realmente ter a cidadania? Mandei e-mail conforme falou acima e voltou um número 40XX/2017 com o mesmo status "por integrar centrais". Isso significa o que?
  • @taisa

    Falta agora o Double check da documentação enviada pelo consulado e o registro (íntegracao) no sistema de informática da CRC da certidão que o consulado já emitiu.

    Agora é aguardar em média 8 meses (atualmente) para isso acontecer.. a chance de dar errado é quase zero.

    Esse número que vc recebeu já é o número de sua certidão de nascimento portuguesa, só que não está integrada ainda.
  • Se aguem recebeu ok do Consulado de SP de processos que ingressaram esse ano.
  • o meu processo esta aguargando integração desde 24 de janeiro parece uma eternidade ja.
  • Depois de entrar em contato com a conservatória e descobrir que o processo de atribuição do meu pai caiu em diligência, fui atrás de infernizar o consulado, para saber quando isso aconteceu e o motivo.

    O motivo não informaram, o processo do meu pai de (10/10/2017), caiu em diligência em 04/2017, segundo o consulado já está tratada aguardando a devida integração por parte da CRCentrais-Lisboa.

    Se depender do consulado, ia morrer sem saber da diligência, tenho ctz que fizeram alguma cagada ao enviar os docs. Parece uma eternidade meu deus.
  • Oi pessoal!
    Por gentileza, qual o prazo na prática que o Consulado de SP está demorando para tirar a Cidadania por Atribuição?
    Tenho um parente que precisa da cidadania para tirar o passaporte no processo mais rápido e está comparando em enviar os documentos direto na Conservatória ou requerer no Consulado. Obrigada!
  • @CEGV Muiiiiito obrigada!
    Vou informá-la, porque como este parente precisa de mais agilidade, imaginou que via Consulado seria diferente, mas se todos vão direto para CRC de Lisboa, o prazo me parece o mesmo para mais.
    O meu processo é por Atribuição e iniciei com a Transcrição de Casamento dos meus avós que está em PD e depois iniciarei da minha mãe até chegar em mim, mas vou fazer direto.
    Muito importante seu relato!
  • Dei entrada no processo de atribuição do meu pai em 29 novembro de 2016 pelo consulado de sp e até agora n sai do Aguarda integração, CRCentrais. Ja mandei diversos emails pra Portugal e inúmeras ligações para o consulado de sp, e só me dizem q n tem prazo. A quem está na mesma meus pêsames, a quem levou menos ganhou na mega.
  • Bom dia a todos.
    A jornada do meu pedido no consulado de SP iniciou-se em agosto/2016 e já houve uma diligência aberta para envio da documentação com apostila de Haia. Após a aparente resolução desta diligência, o status passou novamente para "Aguarda Integração..." e encontra-se assim desde março/2017.
    Neste período, o consulado me informou que o número do meu processo de nascimento é 5101/2016.
    Alguém saberia me dizer se este número ainda é exclusivo do consulado ou se já é o número atribuído pela conservatória de Lisboa?
  • Bom dia, estou ajudando meu sobrinho a fazer o pedido de atribuição do pai dele, depois o dele, queria saber o seguinte, isto é, quem puder me ajudar, tem como fazer o pedido de atribuição aqui no Brazil, direto para portugal sem passar no Consulado, pois esta demorando muito via consulado e eles queriam viajar no final do ano, e o dinheiro que iriam pagar de passagem de volta ficaria para despesas, e sem dúvidas com o passaporte Portugues, fica mais facil tudo.
    Se alguem puder me ajudar como fazer para dar entrada direto em portugal para meu sobrinho, agradeceria, documentos, apostilamentos, custos e tudo mais. Obrigado a todos.
  • @Alexandre boa tarde, seu sobrinho pode fazer a atribuição do pai dele direto em Portugal enviando documentos aqui do Brasil pelo correio.os documentos são.

    Assento de nascimento do avô do seu sobrinho
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do pai do seu sobrinho
    Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade.
    Cópia do R.G.do requerente apostilada
    Vale postal de € 175 euros.
  • Olá, pessoal. Solicitei a minha cidadania (por parte de pai) pelo Consulado de SP em maio de 2017, os documentos chegaram em Lisboa em agosto e desde então o status é “Aguarda integração, CRCENTRAIS”. Será que ainda falta muito mais? Alguém aqui iniciou o processo também entre o início e meio do ano passado e já obteve a cidadania?

    Desde já agradeço. Abs.
  • @jessicafsf tem demorado uns 6 a 8 meses depois que entra no status “Aguarda integração, CRCENTRAIS”. Deve estar para finalizar.
  • humberto_jbhumberto_jb Member
    editado March 2018
    Boa noite Pessoal. Sou novo aqui pois iniciei há 15 dias o meu processo de atribuição.

    Surgiu uma dúvida: pedi atribuição via consulado de SP pois meu pai e mãe são portugueses. O processo, por causa disso, poderá ser mais rápido ou entra em uma mesma fila de "integração na CRCentrais"?

    abraços.
  • @humberto_jb entra na mesma fila, recomendamos enviar direto para uma conservatória em Portugal o processo. É mais rápido, barato e menos burocrático que pelo consulado.
  • humberto_jbhumberto_jb Member
    editado March 2018
    Obrigado Daniel. Mas infelizmente conheci o fórum depois que enviei os documentos pelo consulado! =( O jeito é aguardar. De qualquer forma, tendo alguma novidade do meu processo, vou atualizando por aqui!
  • Bom dia! Alguém sabe quanto tempo em média está demorando para mudar do estado "Processo encaminhado ao sector" para " Aguarda integração CRCentrais"??

    Obrigado!!
  • Meu processo passou para "Aguardando integração na CRC" em março de 2017 e ontem, após exatamente um ano, recebi um email do consulado informando que devo agendar uma nova visita e a situação do processo passou para "Liberado para agendamento", porém ainda dizem que devo levar uma documentação, sem informar exatamente quais são esses documentos (já enviei tudo no início do processo) e ainda dizem para gerar um boleto (também ja fiz o pgto de 2.000 reais no início do processo). Informações muito confusas... Acho que esse novo agendamento seria para colher os dados biométricos para confecção dos documentos, não é isso?
  • Passando pra relatar meu processo/novela e buscar informações:

    - Finalmente meu processo foi integrado agora em Março/2018 na CRCentrais-Lisboa e recebi email do Consulado confirmando a integração e convocado para comparecer pessoalmente. Agendei para o dia 20/4 no consulado de SP.

    - Meu processo é de Maio de 2016. Faltando cerca de 01 mês para completar 02 longos anos, foi integrado e agendei para ir no consulado finalmente. Muito complicado. Meu processo caiu em 02 diligências, o primeiro por conta da alteração na lei, quando fiz não existia nada sobre Haya, apostilar documentos. Uma espécie de limbo pois não sabiam o que fazer com esses casos. No fim tive que reemitir minha certidão e apostilar vários documentos. A segunda diligência ocorreu, ai sem culpa do consulado, mas sim por um erro inacreditável do cartório de Osasco, que errou a emisão assim, coisa de cair os cabelos, erraram os números dos livro, página, seção ...colocaram de outra pessoa. Resultado: quase 02 anos esperando. Fiquem atento.

    Agora a dúvida. Que me parece ser a mesma do amigo @FabioHenrique acima. Não falam nada sobre o que é preciso levar no dia do agendamento. Apenas para imprimir o requerimento e o boleto. Mas já paguei tudo no início do processo, um combo Nacionalidade + passaporte + cartao cidadão.

    Que documentos devo levar? Documentos pessoais meus. Tem que levar algo do meu pai (brasileiro), e principalmente da minha mãe (portuguesa)? Não esta nada claro, não achei informações dessa etapa no site do consulado e não achei nada nas pesquisas que fiz aqui no forum.

    Obg.
  • Exato, Marcos Leandro. Temos a mesma dúvida e um caso parecido. Também precisei reenviar meus documentos porque no primeiro momento não avisaram que era necessária a Apostila de Haia. Tudo começou em 2016. Agora recebo esse email, sem informações claras, dizendo para levar documentos de forma genérica. No meu caso, a solicitação foi de cidadania, averbação de casamento e cartão cidadão. Fiz o meu agendamento para 04/05, a data mais próxima que estava disponível. Acho que vou ter que ir apenas com a cara e a coragem. Não sei o que eles querem de mim agora...
  • Boa tarde pessoal, venho aqui registrar o fim do processo do meu pai, dei entrada em 29/11/2016 e foi convocado em 2017-11-22 para ir no consulado, termino de todo o processo e recebimento de todos os documentos foi 2018-01-23.
    Abraços!
  • Gente, boa tarde!

    Recebi um e-mail hoje do Consulado SP informando que meu processo foi concluído e os documentos enviados para minha residência. O status no site foi alterado de "Aguarda Integração, CRCentrais" para "Processo Concluído, documentos enviados". Significa que já tenho a nacionalidade? Preciso aguardar a chegada dos documentos para agendar CC + Passaporte no Consulado? Estou confusa...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.