Como solicitar cartão cidadão?

1235720

Comentários

• @Carlos,

tb li isso.
    Vou procurar saber a respeito, e te digo.
  • @Carlos, @Mauro,

já obtive resposta.
    O estado civil não vem mais no chip do cartão cidadão.
    Obrigada, Carlos.
  • Bom dia , sou portugues, casado, com uma cidadã brasileira e meu casamento já foi transcrito em Portugal faz quatro anos, posso pedir o. CC para ela ?? E quanto me custaria???
    Se alguém puder me ajudar , obrigado
  • @Duarte,

Já te respondi em outro tópico.
  • Recebi a carta PIN hoje
    Solicitei dia 29/02 recebi 05/04
    36 dias
    Dentro do prazo informado pelo consulado
    Pedido Normal consulado RJ
  • Galera. Só pra finalizar minha saga pois registrei a primeira etapa do passaporte.

Minha carta pin no Rio de Janeiro centro. 14 dias. Pedi com urgência.
    Dia 5/4 dei entrada no passaporte com urgência.
    Dia 11/4, 4 dias úteis depois, o
    passaporte está em minhas mãos.
    To bem feliz.

Fim do mês to indo pra Europa atrás de emprego e recomeço de vida.

Desejo super boa sorte a todos e se eu puder ajudar em algo mais no fórum. Será com prazer. Grande beijo.
  • Jessica,

Que ótimo! Boa sorte na sua nova vida.

• Boa sorte @Jessica,

Quero tentar ir em abril do ano que vem
  • Galera, boa noite!

Para atualização do tempo de chega da carta PIN:
    Fui ao consulado solicitar o cartão cidadão URGENTE no dia 06/04/2016 e hoje, 20/04/2016, recebi a carta PIN. Então foram 14 dias, ou 13, considerando que o processo de emissão foi iniciado no dia 07/04/2016, como consta na carta.
  • Jonathan,

Que URGENTE é esse? 13 dias só para SOLICITAR o Cartão do Cidadão?

Imagino quando não é urgente...
  • @Theresa, o do @David Lima, se eu não me engano, levou mais de 80 dias.. Achei 2 semanas um prazo bem razoável.. Semana que vem vou lá retirá-lo e pedir o passaporte ..
  • editado April 2016
    @Jonathan, @Theresa

a minha carta PIN levou 80 dias para chegar, e a do David, 79 :)
    Somos os recordistas, eu acho!!
    Mas, o mais usual é cerca de 45 a 50 dias.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/42258/#Comment_42258
  • @Marcia, então acho que o urgente está valendo, principalmente para mim que já estou com passagem comprada. Achei que os R$100,00 de diferença valeram a pena..
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    @Marcia e @Jonathan,

Depois da chegada da carta PIN, em quanto tempo sai o cartão do cidadão?
  • @Theresa,

quando a carta PIN chega, o cartão cidadão já está à nossa disposição no consulado.
    Aí, é só agendar um dia para buscá-lo.

@Jonathan,

valeu muito a pena, no seu caso, com certeza!
  • @Marcia
    De tudo que eu li e entendi é que preciso ir duas vezes no consulado e se for pedido urgente 2x dentro de 20 dias, correto? Essa é a parte ruim....
  • @Rosana,

isso mesmo.
    Precisa ir a primeira vez, para o pedido (mostrar o boleto pago, claro!), tirar a foto, biometria, e preencher o formulário. Então, tem que aguardar a chegada da carta PIN em sua residência, para depois ir novamente ao consulado, pegar o cartão cidadão. E, somente o próprio pode pegá-lo, infelizmente.

• obrigada por me responder novamente, mas se eu e meus filhos ficarmos na minha tia( endereço diferente) seria possível? Digo isso, para preencher o formulário do CC com o endereço dela e ficar na casa dela aguardando a carta pin chegar, menina, é uma grana de passagem, fiquei preocupada....bjos
  • @Rosana,

boa pergunta.
    Fui ver o papel que o consulado nos dá ("comprovativo de pedido inicial").
    Neste formulário, não consta nenhum espaço para entregar a carta PIN, fora da morada.
    Acho que você deve perguntar ao consulado, mas duvido muito que eles entreguem noutro endereço.
    E, como a residência vem no cartão, seria conveniente colocar a residência correta.

Veja mensagem INBOX.
  • Obrigada Marcia;)
  • @Marcia, vc sabe me dizer que documento preciso apresentar para a solicitação do cc diretamente em Lisboa? Eu olhei o site, mas não consegui ter certeza do que preciso apresentar no dia.
    Só com o número do assento eu consigo?
    Obrigada
  • Amanda, leva contigo o número do seu assento/ano e o passaporte brasileiro. É indispensável um documento com foto, provando que você é a mesma do registo português.
  • Que azar vocês tiveram com o consulado do RJ, David nem se fala..

Eu fiz o meu, sem urgência, em julho/2015. A carta pin chegou em 15 dias.
    No dia seguinte eu fui buscar o cartão e a atendente nem abriu a carta. Ou seja, nem precisava esperar, contanto que soubesse que o cartão já estava no consulado.
    O passaporte sem urgência chegou em 6 dias, em dezembro.
  • @Matheus, obrigada!!!
  • Sexta dia 22/04 (data do descobrimento, mera coincidência) fui no consulado de SP, como fui de outra cidade acabei chegando uma hora mais cedo, reparei que o consulado eh bem pontual, todo mundo foi atendido no horário agendado.

Como não tenho viagem marcada, fiz apenas o pedido do CC sem urgência. Fui informado pela atendente, que receberia a carta pin E o cartão do cidadão em casa. Questionei se não precisaria buscar lá realmente. E ela confirmou que receberia em casa e que a segunda visita só é necessária para quem solicita o passaporte junto.

Obs: ela me informou que não tinha prazo de chegada, mas que nunca viu ultrapassar 3 meses.
  • Bom Dia Pessoal. Estou morando em Portugal, quando entrei vim com meu passaporte brasileiro mas agora meu processo foi concluído. Alguém sabe como tirar o CC diretamente aqui?
  • @Isabelle,

Vá pessoalmente na conservatória mais próxima de sua residência. É supersimples. Te custará apenas 15 euros e ficará pronto em cerca de 1 semana, dependendo da conservatória.
  • LFelipeLFelipe Member
    Pessoal, boa tarde.

Só pra atualizar o tempo de chegada da carta em PIN em abril/maio. Fiz o pedido urgente no dia 27/04 e recebi a carta no dia 10/05. 13 dias corridos.
  • dyanadyana Member
    Pessoal, bom dia.

Alguém de SP agendou a visita no consulado esses dias?
    Apenas curiosidade, pois minha atribuição está a ficar pronta e queria ter uma estimativa de depois que eu pagar o boleto, em quantos dias já teria agenda.

Obrigada.
  • @LFelipe,
    Foi no Consulado do Rio? O prazo ta bom...obrigada por compartilhar conosco
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.