Bom dia , sou portugues, casado, com uma cidadã brasileira e meu casamento já foi transcrito em Portugal faz quatro anos, posso pedir o. CC para ela ?? E quanto me custaria??? Se alguém puder me ajudar , obrigado
Galera. Só pra finalizar minha saga pois registrei a primeira etapa do passaporte.
Minha carta pin no Rio de Janeiro centro. 14 dias. Pedi com urgência. Dia 5/4 dei entrada no passaporte com urgência. Dia 11/4, 4 dias úteis depois, o passaporte está em minhas mãos. To bem feliz.
Fim do mês to indo pra Europa atrás de emprego e recomeço de vida.
Desejo super boa sorte a todos e se eu puder ajudar em algo mais no fórum. Será com prazer. Grande beijo.
Para atualização do tempo de chega da carta PIN: Fui ao consulado solicitar o cartão cidadão URGENTE no dia 06/04/2016 e hoje, 20/04/2016, recebi a carta PIN. Então foram 14 dias, ou 13, considerando que o processo de emissão foi iniciado no dia 07/04/2016, como consta na carta.
@Theresa, o do @David Lima, se eu não me engano, levou mais de 80 dias.. Achei 2 semanas um prazo bem razoável.. Semana que vem vou lá retirá-lo e pedir o passaporte ..
@Marcia, então acho que o urgente está valendo, principalmente para mim que já estou com passagem comprada. Achei que os R$100,00 de diferença valeram a pena..
@Marcia De tudo que eu li e entendi é que preciso ir duas vezes no consulado e se for pedido urgente 2x dentro de 20 dias, correto? Essa é a parte ruim....
isso mesmo. Precisa ir a primeira vez, para o pedido (mostrar o boleto pago, claro!), tirar a foto, biometria, e preencher o formulário. Então, tem que aguardar a chegada da carta PIN em sua residência, para depois ir novamente ao consulado, pegar o cartão cidadão. E, somente o próprio pode pegá-lo, infelizmente.
obrigada por me responder novamente, mas se eu e meus filhos ficarmos na minha tia( endereço diferente) seria possível? Digo isso, para preencher o formulário do CC com o endereço dela e ficar na casa dela aguardando a carta pin chegar, menina, é uma grana de passagem, fiquei preocupada....bjos
boa pergunta. Fui ver o papel que o consulado nos dá ("comprovativo de pedido inicial"). Neste formulário, não consta nenhum espaço para entregar a carta PIN, fora da morada. Acho que você deve perguntar ao consulado, mas duvido muito que eles entreguem noutro endereço. E, como a residência vem no cartão, seria conveniente colocar a residência correta.
@Marcia, vc sabe me dizer que documento preciso apresentar para a solicitação do cc diretamente em Lisboa? Eu olhei o site, mas não consegui ter certeza do que preciso apresentar no dia. Só com o número do assento eu consigo? Obrigada
Amanda, leva contigo o número do seu assento/ano e o passaporte brasileiro. É indispensável um documento com foto, provando que você é a mesma do registo português.
Que azar vocês tiveram com o consulado do RJ, David nem se fala..
Eu fiz o meu, sem urgência, em julho/2015. A carta pin chegou em 15 dias. No dia seguinte eu fui buscar o cartão e a atendente nem abriu a carta. Ou seja, nem precisava esperar, contanto que soubesse que o cartão já estava no consulado. O passaporte sem urgência chegou em 6 dias, em dezembro.
Sexta dia 22/04 (data do descobrimento, mera coincidência) fui no consulado de SP, como fui de outra cidade acabei chegando uma hora mais cedo, reparei que o consulado eh bem pontual, todo mundo foi atendido no horário agendado.
Como não tenho viagem marcada, fiz apenas o pedido do CC sem urgência. Fui informado pela atendente, que receberia a carta pin E o cartão do cidadão em casa. Questionei se não precisaria buscar lá realmente. E ela confirmou que receberia em casa e que a segunda visita só é necessária para quem solicita o passaporte junto.
Obs: ela me informou que não tinha prazo de chegada, mas que nunca viu ultrapassar 3 meses.
Bom Dia Pessoal. Estou morando em Portugal, quando entrei vim com meu passaporte brasileiro mas agora meu processo foi concluído. Alguém sabe como tirar o CC diretamente aqui?
Vá pessoalmente na conservatória mais próxima de sua residência. É supersimples. Te custará apenas 15 euros e ficará pronto em cerca de 1 semana, dependendo da conservatória.
Alguém de SP agendou a visita no consulado esses dias? Apenas curiosidade, pois minha atribuição está a ficar pronta e queria ter uma estimativa de depois que eu pagar o boleto, em quantos dias já teria agenda.
Comentários
tb li isso.
Vou procurar saber a respeito, e te digo.
já obtive resposta.
O estado civil não vem mais no chip do cartão cidadão.
Obrigada, Carlos.
Se alguém puder me ajudar , obrigado
Já te respondi em outro tópico.
Solicitei dia 29/02 recebi 05/04
36 dias
Dentro do prazo informado pelo consulado
Pedido Normal consulado RJ
Minha carta pin no Rio de Janeiro centro. 14 dias. Pedi com urgência.
Dia 5/4 dei entrada no passaporte com urgência.
Dia 11/4, 4 dias úteis depois, o
passaporte está em minhas mãos.
To bem feliz.
Fim do mês to indo pra Europa atrás de emprego e recomeço de vida.
Desejo super boa sorte a todos e se eu puder ajudar em algo mais no fórum. Será com prazer. Grande beijo.
Que ótimo! Boa sorte na sua nova vida.
Quero tentar ir em abril do ano que vem
Para atualização do tempo de chega da carta PIN:
Fui ao consulado solicitar o cartão cidadão URGENTE no dia 06/04/2016 e hoje, 20/04/2016, recebi a carta PIN. Então foram 14 dias, ou 13, considerando que o processo de emissão foi iniciado no dia 07/04/2016, como consta na carta.
Que URGENTE é esse? 13 dias só para SOLICITAR o Cartão do Cidadão?
Imagino quando não é urgente...
a minha carta PIN levou 80 dias para chegar, e a do David, 79
Somos os recordistas, eu acho!!
Mas, o mais usual é cerca de 45 a 50 dias.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/42258/#Comment_42258
Depois da chegada da carta PIN, em quanto tempo sai o cartão do cidadão?
quando a carta PIN chega, o cartão cidadão já está à nossa disposição no consulado.
Aí, é só agendar um dia para buscá-lo.
@Jonathan,
valeu muito a pena, no seu caso, com certeza!
De tudo que eu li e entendi é que preciso ir duas vezes no consulado e se for pedido urgente 2x dentro de 20 dias, correto? Essa é a parte ruim....
isso mesmo.
Precisa ir a primeira vez, para o pedido (mostrar o boleto pago, claro!), tirar a foto, biometria, e preencher o formulário. Então, tem que aguardar a chegada da carta PIN em sua residência, para depois ir novamente ao consulado, pegar o cartão cidadão. E, somente o próprio pode pegá-lo, infelizmente.
obrigada por me responder novamente, mas se eu e meus filhos ficarmos na minha tia( endereço diferente) seria possível? Digo isso, para preencher o formulário do CC com o endereço dela e ficar na casa dela aguardando a carta pin chegar, menina, é uma grana de passagem, fiquei preocupada....bjos
boa pergunta.
Fui ver o papel que o consulado nos dá ("comprovativo de pedido inicial").
Neste formulário, não consta nenhum espaço para entregar a carta PIN, fora da morada.
Acho que você deve perguntar ao consulado, mas duvido muito que eles entreguem noutro endereço.
E, como a residência vem no cartão, seria conveniente colocar a residência correta.
Veja mensagem INBOX.
Só com o número do assento eu consigo?
Obrigada
Eu fiz o meu, sem urgência, em julho/2015. A carta pin chegou em 15 dias.
No dia seguinte eu fui buscar o cartão e a atendente nem abriu a carta. Ou seja, nem precisava esperar, contanto que soubesse que o cartão já estava no consulado.
O passaporte sem urgência chegou em 6 dias, em dezembro.
Como não tenho viagem marcada, fiz apenas o pedido do CC sem urgência. Fui informado pela atendente, que receberia a carta pin E o cartão do cidadão em casa. Questionei se não precisaria buscar lá realmente. E ela confirmou que receberia em casa e que a segunda visita só é necessária para quem solicita o passaporte junto.
Obs: ela me informou que não tinha prazo de chegada, mas que nunca viu ultrapassar 3 meses.
Vá pessoalmente na conservatória mais próxima de sua residência. É supersimples. Te custará apenas 15 euros e ficará pronto em cerca de 1 semana, dependendo da conservatória.
Só pra atualizar o tempo de chegada da carta em PIN em abril/maio. Fiz o pedido urgente no dia 27/04 e recebi a carta no dia 10/05. 13 dias corridos.
Alguém de SP agendou a visita no consulado esses dias?
Apenas curiosidade, pois minha atribuição está a ficar pronta e queria ter uma estimativa de depois que eu pagar o boleto, em quantos dias já teria agenda.
Obrigada.
Foi no Consulado do Rio? O prazo ta bom...obrigada por compartilhar conosco