Sim. Tem que agendar depois que a carta PIN chega na sua casa, também.
Pra terem uma idéia de prazos... Fui com minha família, ao consulado em 25/11 para o pedido do CC. O prazo da chegada das cartas era 14/01. Chegaram 3 cartas, menos a minha. Kkkk
Terei que pedir segunda via.
Sandra,
Concordo com tudo que disse. Achei incrível a segurança. Porém, não consigo entender porque não enviaram as porcarias das cartas juntas. O endereço é o mesmo. Cada carta chegou um dia diferente. Vi a data do carimbo do CTT. Cada uma, um dia...
Tenso demais, que azar. O pior é que a segunda via só solicita presencialmente né? Vai ter que voltar la só pra isso. As outras cartas chegaram rapido ou perto de estourar o prazo? Realmente não faz o menor sentido enviar em dias separados, vai entender como funciona...
Recebi hj a carta do ACP com o Assento da minha mãe, é um documento relativamente simples, vieram 3 folhas sendo 2 com carimbo e assinatura. E veio com o nome de solteira.
@Marcia, que azar! (embora 1 dia a mais nem seria tão relevante se o prazo não tivesse estourado)
Para quem perguntou sobre a emissão com urgência: terminei optando por essa, porque no consulado me disseram que os prazos estão bem longos, e a carta chegou hoje. Dei entrada em 8 de janeiro (2 semanas ou 10 dias úteis). Exatamente o prazo que estimaram no Consulado.
Mais uma informação sobre prazos: dei entrada no cartão cidadão (urgente) no dia 8 de janeiro, dia 22 de janeiro chegou a carta PIN, peguei o cartão dia 27 de janeiro e no mesmo dia dei entrada no passaporte (normal), que chegou hoje, dia 1 de fevereiro, de Lisboa.
Não fiz junto não, mas paguei o boleto da emissão do passaporte uns 3 dias antes da carta PIN chegar, assim pude agendar imediatamente quando ela chegou. Foi rápido mesmo. O que fez a diferença foi ter solicitado o CC com urgência.
só um esclarescimento, achei essa tabela de custos do CC e passaporte em portugal, se somados os custos (de expedição, emissão etc) para fora do país, concluo que o consulado não ganha tanto em cima do valor.
Outro detalhe, é que no consulado quando fui retirar o cartão do cidadão (em breve quando tiver o passaporte em mãos posto os detalhes do tempo levado completo), eles me deram 75 reais em dinheiro do troco referente á margem paga a mais do boleto. Melhor explicado: Eles cobram a mais, no caso paguei 912 reais pelo passaporte + CC urgentes (pois preciso do passaporte urgente por motivos pessoais) pois acredito que o site não tem capacidade de calcular o valor exato com a cotação do euro no dia, então eles jogam uma margem em cima e no dia da busca do cartão do cidadão eles lhe devolvem a margem após o calculo exato no dia.
Aqui vai a tabela dos valores dos documentos em portugal. Existe também a nova impressionante opção de obter o passaporte no mesmo dia que você pede, no aeroporto de Lisboa.
Requisitei meu cartão de cidadão com o passaporte com urgência, fiz a minha visita dia 11 de Janeiro para coletar assinatura e digitais, foto etc e apresentar documentos necessários etc. A segunda visita foi agendada para dia 1 de fevereiro onde peguei o cartão cidadão e hoje chegou á minha residência o passaporte (dia 10/2).
Estou postando isso em caso alguém precise saber o tempo levado mais ou menos no caso de pedido com urgência.
Obs.: eles cobram o preço no boleto com uma margem a mais, e quando você vai buscar, eles devolvem o valor em dinheiro do preço pago no boleto comparado ao euro do dia. No meu caso 75 reais. Portanto ficou 835 de 910 pagos inicialmente.
@Denis eles não cobram com uma margem a mais... eles cobram conforme o valor da cotação do período em que você está pagando... se demorar mto tempo para o serviço ficar pronto, e houver uma variação cambial mto forte, eles podem cobrar A MAIS ou devolver parte do dinheiro...
Eu pedi meu CC em 15/01/2016 aqui no Consulado do RJ, portanto há 39 dias e até hoje nada de carta PIN do inferno... Aliás, é uma solução bem tosca. O consulado tira foto, colhe assinatura, digitais e todos os dados e a tal da senha tem que vir pelos correios? Poderiam muito bem imprimir via sistema. Tá aí, um CC mais demorado que meu processo de Atribuição em Ponta Delgada...kkkkk
oi...vivo na suiça e fiz o pedido da nacionalidade no ano passado em portugal. tenho dois filhos que nasceram na suiça um de quase 3anos e outro de 6meses. alguém pode me dizer se obter a nacionalidade portuguesa poderei dar aos filhos também?
O filho de mais novo tem direito porque nasceu depois de você ter obtido a cidadania.
O filho mais velho terá direito se a sua nacionalidade é de Atribuição, como disse a Maria Nelida.
Se a sua nacionalidade é de Aquisição, como o filho mais velho ainda é menor de idade, basta que você solicite a nacionalidade para ele mediante um Requerimento de Declaração de Interesse.
Pessoal então cartão cidadão "com urgência" é mais rápido MESMO ou não?? oq vcs acham? Vejam o preço q está em SP "cartão de cidadão + passaporte (ambos com urgência), o valor é R$ 835,00". Mais caro q a nacionalidade por atribuição em PD, lembro q paguei 817. E ainda tem q enviar o bendito envelope amarelinho do sedex de plástico!! aff... huauhahua
Pessoal, Estou com meu processo de atribuição em andamento em PD, espero que fique pronto em Março, pois no final do mês que vem viajo para Portugal. Vi a pergunta da Malu sobre como tirar o CC pessoalmente lá, gostaria de tirar algumas duvidas tbm. No Portal do cidadão mostra o custo para a emissão do CC para o mesmo dia em Lisboa (35 euros) mas não fica muito claro quanto aos documentos necessários. Voces saberiam me dizer? Somente com o número do assento e o RG ou Passaporte brasileiro seria possível?
Hoje fez 45 dias que pedi meu CC no Consulado do RJ e a droga da carta PIN nem sinal... Realmente é vergonhoso o serviço.. E 114 reais! Agora EU terei que ir ao Consulado e pedir uma segunda via. Ou seja, o erro é deles e quem tem que correr atrás é a gente. Fogo....
Olá pessoal. Paguei 232,82 no meu cc urgente no consulado do RJ. Agendei para o dia 17/3 a ida ao consulado. Vou informando quanto tempo vai durar essa chegada da carta pin.
Comentários
Sim. Tem que agendar depois que a carta PIN chega na sua casa, também.
Pra terem uma idéia de prazos... Fui com minha família, ao consulado em 25/11 para o pedido do CC.
O prazo da chegada das cartas era 14/01. Chegaram 3 cartas, menos a minha. Kkkk
Terei que pedir segunda via.
Sandra,
Concordo com tudo que disse. Achei incrível a segurança. Porém, não consigo entender porque não enviaram as porcarias das cartas juntas. O endereço é o mesmo. Cada carta chegou um dia diferente. Vi a data do carimbo do CTT. Cada uma, um dia...
Tenso demais, que azar. O pior é que a segunda via só solicita presencialmente né? Vai ter que voltar la só pra isso. As outras cartas chegaram rapido ou perto de estourar o prazo?
Realmente não faz o menor sentido enviar em dias separados, vai entender como funciona...
Recebi hj a carta do ACP com o Assento da minha mãe, é um documento relativamente simples, vieram 3 folhas sendo 2 com carimbo e assinatura. E veio com o nome de solteira.
As outras cartas chegaram depois do prazo estourado. Só essa semana.
Para quem perguntou sobre a emissão com urgência: terminei optando por essa, porque no consulado me disseram que os prazos estão bem longos, e a carta chegou hoje. Dei entrada em 8 de janeiro (2 semanas ou 10 dias úteis). Exatamente o prazo que estimaram no Consulado.
Fez a solicitação junta ne?
Outro detalhe, é que no consulado quando fui retirar o cartão do cidadão (em breve quando tiver o passaporte em mãos posto os detalhes do tempo levado completo), eles me deram 75 reais em dinheiro do troco referente á margem paga a mais do boleto. Melhor explicado: Eles cobram a mais, no caso paguei 912 reais pelo passaporte + CC urgentes (pois preciso do passaporte urgente por motivos pessoais) pois acredito que o site não tem capacidade de calcular o valor exato com a cotação do euro no dia, então eles jogam uma margem em cima e no dia da busca do cartão do cidadão eles lhe devolvem a margem após o calculo exato no dia.
Aqui vai a tabela dos valores dos documentos em portugal. Existe também a nova impressionante opção de obter o passaporte no mesmo dia que você pede, no aeroporto de Lisboa.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/identificacao-civil/docs-sobre-ident-c-e-cc/tabela-de-precos/downloadFile/file/Tabela_de_precos_CC_e_PEP.PDF?nocache=1390390237.96
Estou postando isso em caso alguém precise saber o tempo levado mais ou menos no caso de pedido com urgência.
Obs.: eles cobram o preço no boleto com uma margem a mais, e quando você vai buscar, eles devolvem o valor em dinheiro do preço pago no boleto comparado ao euro do dia. No meu caso 75 reais. Portanto ficou 835 de 910 pagos inicialmente.
Segue o e-mail que recebi do Consulado de Recife:
"CARTÃO DE CIDADÃO 101,41, PASSAPORTE 325,32.
COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS
ADRIANO MOUTINHO"
Abs
sim. Só podemos retirar o CC, com a carta PIN em mãos, pois ela contém códigos de ativação do cartão.
.
Se fez por atribuição,pode passar.
O filho de mais novo tem direito porque nasceu depois de você ter obtido a cidadania.
O filho mais velho terá direito se a sua nacionalidade é de Atribuição, como disse a Maria Nelida.
Se a sua nacionalidade é de Aquisição, como o filho mais velho ainda é menor de idade, basta que você solicite a nacionalidade para ele mediante um Requerimento de Declaração de Interesse.
O atendente disse que o prazo está de 20 a 30 dias. Cade a urgência?
Enfim, vms aguardar...
Estou com meu processo de atribuição em andamento em PD, espero que fique pronto em Março, pois no final do mês que vem viajo para Portugal.
Vi a pergunta da Malu sobre como tirar o CC pessoalmente lá, gostaria de tirar algumas duvidas tbm.
No Portal do cidadão mostra o custo para a emissão do CC para o mesmo dia em Lisboa (35 euros) mas não fica muito claro quanto aos documentos necessários. Voces saberiam me dizer?
Somente com o número do assento e o RG ou Passaporte brasileiro seria possível?