Como solicitar cartão cidadão?

Tendo o pedido de nacionalidade por atribuição sido feito diretamente em Portugal, depois de recebido a transcrição da certidão de nascimento aqui no Brasil.

Como fazer para solicitar o cartão cidadão?

Moro no Rio de Janeiro. Posso efetuar o pedido diretamente ao Consulado de Portugal aqui no Rio?

Faço o cadastro no site e solicito cartão cidadão, efetuo o pagamento e agendo a visita ao consulado?

Mas como fiz diretamente o pedido em Portugal, preciso fazer a inscrição consular antes ou é realizada essa inscrição no momento que agendei e fui presencialmente no consulado para a coleta de dados?
«13456720

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Fabiano você deve agendar no Consulado do RJ.
    A taxa está em 82 reais. Agenda, paga a taxa e comparece no dia agendado com o boleto e o comprovante do pagamento.

    Compareça com sua identidade brasileira e, se tiver, a certidão portuguesa.
    Caso não tenha a certidão portuguesa em mãos, acho que com o número do assento basta.
    Na verdade no site do Consulado fala que com o RG brasileiro já é suficiente (eles puxam pelo nome e acham você, creio).

  • David Lima, tenho a certidão em mãos. Farei a inscrição on line e pagarei e agendarei então.

    Então não precisa fazer inscrição consular? Pois nos outros serviços sempre pedem uma foto 3x4 para a inscrição consular.
  • Fabiano, precisa do RG ou qualquer identidade pra entrar no prédio do consulado e pra provar sua identidade, já que a certidão não tem foto!
    Não precisa dessa inscrição consular. Eu fiz meu processo lá em Portugal e tirei o cartão aqui, sem nenhum problema.
    O valor do cartão é R$ 115,34 desde o dia 1/10 e o passaporte R$ 461!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Matheus paguei 82 reais. Talvez seja um preço diferenciado porque minha avó é maior de 65.
    Vamos amanhã de manhã fazê-lo.
  • Esses valores no RJ estão muito bons, porque em SP estão cobrando bem mais caro:

    • O preço do cartão de cidadão “sem urgência” é R$ 245,00 (sem previsão de chegada);
    • O preço do cartão de cidadão urgente é R$ 345,00

    http://consuladoportugalsp.org.br/cartao-do-cidadao-urgente-2/
  • O consulado de SP é um assalto! Os valores são abusivos. Enquanto em outros consulados uma legalização custa em torno de R$ 50,00, em SP são R$ 100,00. O processo de atribuição no final de agosto (antes da suspensão de novos pedidos) tinha o valor de R$2.075,00. No início de outubro, o valor foi corrigido para R$ 2.400,00, sendo que o Euro teve a alta de R$0,20 nesse período. Injustificável.

    Não teria problemas se o valor exorbitante compensasse em um atendimento descente, no entanto qualquer processo é burocrático, demorado e dá a impressão de que estão fazendo um favor por um serviço não monetizado, enquanto o mesmo está bem inflacionado.

    Ao solicitar o cartão cidadão da minha avó (82 anos), tive que leva-la por 3 vezes no consulado para colher as digitais, pois alegavam "terem perdido a captura".

    Esse fórum é a salvação para não ficarmos nas mãos desses "prestadores de serviço".
  • David, é bem capaz de ser isso mesmo porque houve mudanças na validade para maiores de 65 há pouco tempo.
    Quando fiz o da minha avó há uns dois anos, foi o preço normal de adulto.
    Os preços nos consulados são caos porque incluem taxas de entrega no exterior e taxa de serviço consular.

    Uma dica para quem vai para a Europa, é fazer só o cartão de cidadão. Ele é suficiente para chegar lá e solicitar o passaporte por um preço menor.
    Quem vai pra outros lugares, tipo EUA ou Canadá, tem que levar a facada aqui mesmo!
  • Luan,

    a legalização no RJ custa 65,01 - 95,01, em SP 64,01 - 100,00. Na verdade, 15 euros consulares.

    A tabela de conversão do euro até 30/09 era de 01/05/2015, foi atualizada em 01/10, essa é a justificativa para tão alta variação de setembro para outubro.

    Quanto ao valor do cartão cidadão, realmente, não consegui entender o porquê da diferença de valores entre os 2 consulados.

    Quanto aos serviços, acredito que o de SP seja o melhor do Brasil.
  • @Guilherme, ser o melhor do Brasil não significa que seja bom, mas sim que os outros estados estejam em situação precária.

    A comparação dos valores de legalização foi feita com base em uma única certidão, sendo R$ 65,01 no RJ e R$ 102,50 em SP. O valor de R$ 64,01 em SP ocorre apenas no envio de 6 certidões ou mais.

  • O valor da legalização no RJ não inclui taxa de entrega porque é feita na hora. Em SP só pelo correio.

    Quanto ao serviço de emissão de documentos, o consulado do RJ é excelente, para notariado também. Só é péssimo na parte de registo civil.
  • @Matheus, após concluído o processo de legalização, o prazo de entrega para SP/Capital são de 5 dias úteis (nem mais, nem menos. Exatos 5 dias úteis). Uma carta registrada custa R$ 5,00 e o prazo de entrega são de 3 dias úteis. Cobrando R$ 35,00 por um envio, deveriam ao menos garantir uma entrega mais rápida.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    A piada é que o Consulado do RJ diz que a carta com número PIN (que permite a pessoa ir retirar o Cartão do Cidadão) leva entre 10 e 50 dias. Isso mesmo de 10 a 50 dias. Isso não é prazo, é piada de mau gosto.
  • Luan,

    a comparação foi feita comparando coisas iguais. Uma legalização em qq consulado português do mundo custa 15 euros.

    No consulado de SP - 64,01 reais - no consulado do RJ - 65,01 reais. No de SP não é possível pagar somente os 64,01 pq não existe a possibilidade de entrega/recebimento diretamente no consulado.

    Caso sejam enviadas para a morada do utente, em SP - 100,00 reais e no RJ - 95,01 reais. Tenho notícia de entrega em São Paulo capital através de motoqueiro em alguns casos.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    No RJ não foi oferecido à minha avó possibilidade de receber em casa o Cartão do Cidadão. Só o Passaporte entregam, confere?
  • LuizareginaLuizaregina Member
    editado October 2015
    SIm, verdade. Precisei dos documentos com urgencia, 3 dias uteis depois do envio, liguei para o consulado, fui atendida com extrema gentileza e os documentos chegaram uma hora depois, por motoqueiro. SP é grande, transito horrivel, com a maior presenca de portugueses, de nova leva, (cerca de 100.000) dentro do Brasil.. Sao ocupados por lá. Mas talvez tenham me tratado tao bem porque sou uma pessoa fofa. (ironic mode on).
  • David,

    a partir da ida da sua avó e da consequente coleta dos dados biométricos no consulado, o mesmo não tem mais nenhuma influência no prazo que a carta PIN vai chegar. Realmente, seria mais fácil se eles dissessem que o prazo era de 50 dias.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Guilherme, a carta PIN vem de Portugal?
  • David, o cartão deve ser levantado no consulado porque é aticado na hora, e precisa levar a carta pin.
    A carta chega rápido, num pedido sem urgência, chegou em 15 dias e fui 5 dias depois buscar o cartão.
    Se prepara, a entrega só é feita de manhã e as senhas só são chamadas quase meio dia, ao mesmo tempo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Matheus, sério? Bem o Consulado do RJ tem sido bem organizado se você agenda. Sempre fui atendido pontualmente. Não pode agendar a coleta do Cartão? Minha avó tem 79 anos, não pode ficar horas pra pegar isso, é um desrespeito.
  • David,

    Você agenda o dia e a hora.
    Eu fui cedo e fiquei horas esperando com um monte de gente na mesma situação.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Matheus entendo.
    Bom todas as vezes que fui agendado, fui atendido no horário.

    Como minha avó tem 79 anos, se demorar muito vou chiar. :)
  • Alguém já conseguiu ou sabe se é possível pedir o Cartão Cidadão sem ter que fazer antes a Transcrição de Casamento?
    No site do Consulado do Rio de Janeiro diz que é obrigatório fazer antes:
    "Importante: para emissão do cartão de cidadão, a atualização do estado civil é obrigatória. Caso pretenda atualizar o seu estado civil clique aqui."
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Vania, ACHO QUE pode dar problema para no caso de depois rolar outras atribuições. Mas, por exemplo, no meu caso que não sou casado, quando chegar minha atribuição não tenho nada que transcrever.
  • Não dá para pedir o cartão cidadão diretamente (e pessoalmente) em Portugal?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Malu. Dá sim. É mais barato e rápido, mas a maioria das pessoas aqui, creio, não vai à Portugal tão frequentemente.
  • Malu e David

    É possível sim, mas o cartão virá com o nome e o estado civil de solteiro(a). Problema não traz, o CC não interfere em futuras atribuições. Mas o estado civil atualizado sim.

    No caso de homens casados e que não transcreveram, é fácil burlar essa "obrigatoriedade" porque é raro que mudem o nome.
    Para mulher é mais difícil porque, geralmente, o documento brasileiro traz o nome de casada e o registo português de solteira.

    O meu cunhado fez o dele sem ter transcrito o casamento por isso, não tem como saber pelo RG dele.

    Em Lisboa, você pode fazer o CC e receber no mesmo dia.
  • Obrigada, Davi e Matheus. Às vezes, uma resposta positiva de vocês já faz o dia ficar mais bonito! ahah
    Vou deixar para fazer lá mesmo, então. Estou planejando me mudar com a minha mãe para lá no inicio do ano que vem, daí já faço a transcrição do casamento e tiro o cartao cidadão dela. Até então a nova lei já deve ter sido aprovada, e em seguida já entro com o meu processo! Boa sexta feira para vocês!
  • Entendi, David! Obrigada!
    Valeu Matheus! Já que vem escrito no Cartão, melhor fazer logo.
  • Gente! Ajudem-me!

    Saiu o registro da nacionalidade portuguesa do meu pai. Quero dar entrada no cartão cidadão dele, mas ele é viúvo. Inclusive na ficha de requerimento da atribuição já preenchemos como viúvo. Há algum problema? Ou é só ir direto? Preciso transcrever o casamento dele e depois averbar a morte de minha mãe?

    E no meu caso, estou dando início aos procedimentos de atribuição de nacionalidade para mim. Sou casada, portanto na minha ficha de requerimento coloquei que sou casada, quando eu for tirar meu cartão cidadão preciso transcrever o meu casamento? Ou vai direto? Não alterei meu nome e nada parecido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.