@Mariana Brandão, 1 - ACP agora só manda uma carta comunicando a conclusão do processo e o número do assento. Se quiser uma certidão o mais rápido e barato é solicitar no civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1 Essa carta as vezes demora meses para chegar, acompanhe o andamento pela linha de registos para saber quando finaliza o processo. 2 - Se quiser solicitar o passaporte tem que primeiro fazer o cartão do cidadão 3 - Nos consulados ou pessoalmente em Portugal. Tem que colher dados biométricos portanto só é possível pessoalmente 4 - O que pode ser feito é o agendamento, no RJ o consulado tem uma espera enorme para data de atendimento (meses) então o pessoal já deixa agendado para uma data posterior a estimativa de conclusão do processo 5 - Primeiro a transcrição de casamento da avó e depois a atribuição da mãe. Processo idêntico.
@Daniel Henriques Obrigada pelo retorno. Fiquei com uma dúvida, a transcrição eu faço no Brasil ou solicito por Portugal também? Qual caminho mais rápido? Posso solicitar de uma vez ou preciso esperar a conclusão da cidadania? O avô, que já faleceu, foi quem registrou a mãe.
Pessoal, boa tarde. Gostaria de saber se no Consulado do RJ, para o Cartão Cidadão, é possível apenas informar verbalmente o número do assento fornecido pelo IRN ou é necessário apresentar a certidão ou a carta com o número do assento. Meu sobrinho tem a carta, mas a irmã dele não tem embora o processo dela esteja finalizado desde o início deste ano.
Bom dia pessoal, quero tirar meu CC e Passaporte, é possível tirar juntos? Estou tentando acessar o site do consulado nessa parte de cartão cidadão quando clico ele dá erro,todos estão enfrentando esse problema?
@Figueiredo, para solicitar o passaporte tem que estar com o cartão do cidadão em mãos. Dependendo do consulado você consegue fazer a coleta dos dados para o passaporte no dia que vai retirar o cartão do cidadão mas, não tem como fazer tudo em uma visita ao consulado apenas.
Pessoal,tenho uma viagem pra outubro, irei pra Londres, mas tenho medo do passaporte não chegar a tempo. Ainda assim, sabem me dizer se posso entrar na Europa somente com o cartão cidadão?
Pessoal, boa tarde. Gostaria de saber se no Consulado do RJ, para o Cartão Cidadão, é possível apenas informar verbalmente o número do assento fornecido pelo IRN ou é necessário apresentar a certidão ou a carta com o número do assento. Meu sobrinho tem a carta, mas a irmã dele não tem embora o processo dela esteja finalizado desde o início deste ano.
Pessoal, sabem se existe alguma forma de obter cidadania e passaporte com urgência? Semelhante ao que acontece com renovação de passaporte com urgência.. É por motivos de trabalho, a convite da empresa. Eu tenho todos os documentos, só precisaria agilizar o processo. Estou esperando a conclusão do processo do meu pai para enviar o meu.
Como é a convite da empresa, posso pedir a eles algum documento que comprove isso, mas o trabalho não seria em Portugal. Alguém sabe se é possível agilizar, e do que precisaria?
@phelipe , vc pode sim pedir com urgência desde que seja bem documentado pela empresa .Não sei se for uma empresa fora de Portugal será aceito o pedido . A conservatória vai checar as informações que vc passar sobre a proposta de trabalho.
Cartão de Cidadão - Vice-Consulado de Portugal em Belém
06/08/2019: Dei entrada no CC na modalidade urgente. Não precisa agendar, bastando comparecer no horário de funcionamento. Fiz o pagamento por transferência bancária. Munido de RG e uma cópia do assento de nascimento.
26/08/2019: Recebi um e-mail do Consulado informando que o CC + Carta PIN já se encontravam no Consulado.
PS: A Jurisdição do Consulado estende-se aos seguintes estados - AC, AM, AP, MA, PA, RR.
minha mãe idosa consegue atendimento se for sem marcar hora no consulado? não abre horário para cartão Cidadão só para passaporte . se ele marcar o passaporte sem marcar cc vão atende-la? ah no consulado do RJ
Comentários
1 - ACP agora só manda uma carta comunicando a conclusão do processo e o número do assento. Se quiser uma certidão o mais rápido e barato é solicitar no civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Essa carta as vezes demora meses para chegar, acompanhe o andamento pela linha de registos para saber quando finaliza o processo.
2 - Se quiser solicitar o passaporte tem que primeiro fazer o cartão do cidadão
3 - Nos consulados ou pessoalmente em Portugal. Tem que colher dados biométricos portanto só é possível pessoalmente
4 - O que pode ser feito é o agendamento, no RJ o consulado tem uma espera enorme para data de atendimento (meses) então o pessoal já deixa agendado para uma data posterior a estimativa de conclusão do processo
5 - Primeiro a transcrição de casamento da avó e depois a atribuição da mãe. Processo idêntico.
Leia as duas primeiras postagens desta discussão que tem as explicações, documentação necessária e modelos de requerimento http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Estou tentando acessar o site do consulado nessa parte de cartão cidadão quando clico ele dá erro,todos estão enfrentando esse problema?
Eu tenho todos os documentos, só precisaria agilizar o processo. Estou esperando a conclusão do processo do meu pai para enviar o meu.
Como é a convite da empresa, posso pedir a eles algum documento que comprove isso, mas o trabalho não seria em Portugal.
Alguém sabe se é possível agilizar, e do que precisaria?
Não é necessário. Eles na hora perguntam se tem só para agilizar. Caso não a tenha ou não a leve, eles localizam o assento pelo SIRIC.
06/08/2019: Dei entrada no CC na modalidade urgente. Não precisa agendar, bastando comparecer no horário de funcionamento. Fiz o pagamento por transferência bancária. Munido de RG e uma cópia do assento de nascimento.
26/08/2019: Recebi um e-mail do Consulado informando que o CC + Carta PIN já se encontravam no Consulado.
PS: A Jurisdição do Consulado estende-se aos seguintes estados - AC, AM, AP, MA, PA, RR.