@amandacorreia Acho que poderia ser o RG ou passaporte que tem foto, mas crianças pequenas talvez aceitem a Certidão de nascimento, mas não tenho certeza. Você pode ligar lá e perguntar, eles são muito atenciosos.
Prezados, Alguém sabe como fazer (quais os documentos, qual é o passo a passo) necessários para se tirar o CC lá me Portugal pela primeira vez? Se eu já tiver o NIF e o atestado de morada, assim assim precisarei de um acompanhante no dia?
Fiz o agendamento no CC hoje para o Consulado no RIO, para 19/09/2018. Só depois poderei fazer o pedido do passaporte, correto? Posso fazer isso no mesmo dia?
Minha mãe foi atribuída e agora vou fazer seu Cartão Cidadão + Passaporte. Ela é divorciada do meu pai, devo transcrever o divórcio? Sabem como fazer ou algum link aqui do fórum para eu consultar? Valeu!
@Vlad_Pen valeu! Sim sim, a transcrição já está em andamento. Mas tudo bem ela ter o CC e passaporte constando como casada mesmo sendo divorciada?! Ou existe algum impeditivo no futuro caso queira morar em Portugal?
Pessoal, qualquer pessoa pode solicitar o cartão cidadão com urgência? Qual diferença? Vocês sabem quanto tempo o Consulado no RJ está levando para concluir? Agendei o CC da minha mãe só para o final de setembro... Quais os documentos precisa? Achei o site do consulado confuso... Obrigada!
Raissa, No consulado de São Paulo, eles aconselham a pedir sempre o cc com urgência, porque dizem que não garantem os prazos se for sem urgência. Eles dão um prazo de 20 dias depois do recolhimento dos dados biométricos e foto, mas sempre só tem data pra agendamento um mês depois. Não precisa justificar a urgência, é só pagar o valor mais caro rsrs O passaporte eu pedi sem urgência, e dizem que demora umas duas semanas.
Fiz agendamento dia (28/04) para solicitar Cartão Cidadão no Consulado do RJ. Consegui vaga para dia 10/05. Agendei para 08:15. Cheguei por volta das 07:50. Já havia uma pequena fila mas pra mim não houve problema, pois eles chamaram pelos horários agendados. Fui atendido por volta das 08:20. Demorou cerca de 10 minutos. Paguei por cartão de débito. Assinei eletronicamente. O funcionário me perguntou se seria comum ou urgente e se ia solicitar o passaporte. Disse que não e seria comum. Acho que ele me perguntou sobre o passaporte já para me orientar sobre como tirar, pois devem haver muitos pedidos rsrs
Eu levei a certidão original com o meu assento por garantia, mas ela não foi solicitada.
@fsorf9 Obrigado por compartilhar sua experiencia! Estou aguardando sair a atribuição da minha mãe por ACP e logo em seguida vou transcrever o casamento dela em PD, acredito que isso leve em torno de 2 meses no máximo, como o consulado so tem vaga pra setembro, sabe dizer se posso cancelar meu agendamento caso não de tempo de fazer tudo? Obrigado!
Gostaria de saber se é possível tirar o cartão cidadão e o passaporte direto em Portugal enviando por correio os documentos. O Consulado do Rio de Janeiro só tem agendamento para outubro.
@pessoALL tive uma ótima notícia e outra nem tanto... Liguei para IRN e informaram que devido o grande extravio de carta PIN no Brasil eles agora estão enviando para o consulado... e que em 5 dias úteis depois do pedido tem que chegar se não eu posso pedir o dinheiro de volta... Fiz meu cartão cidadão urgente em 18/05/2018 e agora o passaporte urgente tenho datas 11/06/2018 e 03/07/2018...
Em tempo minha mãe decidiu fazer o dela em Portugal mesmo tenho uma vaga para CC URGENTE RIO DE JANEIRO agendado para 07/06/2018 as 13:00h quem tiver interesse é só falar...
Bom dia, Agendei para tirar meu cartão cidadao no consulado do RJ para o dia 15 de outubro. Porém quando fiz o agendamento no site não apareceu a opção de imprimir o boleto. Como faço para pagar? Obrigada Cristina
Comentários
Acho que poderia ser o RG ou passaporte que tem foto, mas crianças pequenas talvez aceitem a Certidão de nascimento, mas não tenho certeza. Você pode ligar lá e perguntar, eles são muito atenciosos.
Alguém sabe como fazer (quais os documentos, qual é o passo a passo) necessários para se tirar o CC lá me Portugal pela primeira vez?
Se eu já tiver o NIF e o atestado de morada, assim assim precisarei de um acompanhante no dia?
Sim, o cc foi com urgência.
@Vanderson Araújo,
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7345/cartao-cidadao-em-portugal
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4648/tirar-cartao-de-cidadao-e-passaporte-em-lisboa/p7
O Consulado do RJ não emite mais boleto pelo site.No dia que vc for fazer o CC,será gerado um boleto e vc pode pagar com cartão de débito
Quando vc receber a carta PIN informando que o CC já está disponível,tenta agendar o passaporte pelo site.
Vocês sabem quanto tempo o Consulado no RJ está levando para concluir?
Agendei o CC da minha mãe só para o final de setembro...
Quais os documentos precisa? Achei o site do consulado confuso...
Obrigada!
No consulado de São Paulo, eles aconselham a pedir sempre o cc com urgência, porque dizem que não garantem os prazos se for sem urgência. Eles dão um prazo de 20 dias depois do recolhimento dos dados biométricos e foto, mas sempre só tem data pra agendamento um mês depois. Não precisa justificar a urgência, é só pagar o valor mais caro rsrs
O passaporte eu pedi sem urgência, e dizem que demora umas duas semanas.
Só para contar minha experiência.
Fiz agendamento dia (28/04) para solicitar Cartão Cidadão no Consulado do RJ. Consegui vaga para dia 10/05. Agendei para 08:15. Cheguei por volta das 07:50. Já havia uma pequena fila mas pra mim não houve problema, pois eles chamaram pelos horários agendados. Fui atendido por volta das 08:20. Demorou cerca de 10 minutos. Paguei por cartão de débito. Assinei eletronicamente.
O funcionário me perguntou se seria comum ou urgente e se ia solicitar o passaporte. Disse que não e seria comum. Acho que ele me perguntou sobre o passaporte já para me orientar sobre como tirar, pois devem haver muitos pedidos rsrs
Eu levei a certidão original com o meu assento por garantia, mas ela não foi solicitada.
Enfim, fica o relato.
Abraços!
Estou aguardando sair a atribuição da minha mãe por ACP e logo em seguida vou transcrever o casamento dela em PD, acredito que isso leve em torno de 2 meses no máximo, como o consulado so tem vaga pra setembro, sabe dizer se posso cancelar meu agendamento caso não de tempo de fazer tudo? Obrigado!
Sim,pode cancelar e fazer novo agendamento
Só presencialmente
É necessário colher as digitais e foto
Não é possível...
Precisa colher os dados biométricos...
Obrigado a todos pela atenção.
Em tempo minha mãe decidiu fazer o dela em Portugal mesmo tenho uma vaga para CC URGENTE RIO DE JANEIRO agendado para 07/06/2018 as 13:00h quem tiver interesse é só falar...
Agendei para tirar meu cartão cidadao no consulado do RJ para o dia 15 de outubro. Porém quando fiz o agendamento no site não apareceu a opção de imprimir o boleto. Como faço para pagar?
Obrigada
Cristina