Como solicitar cartão cidadão?

1111214161720

Comentários

• @Mei, obrigado!!
  • Bom dia , estou com uma dúvida ! enviei os docs para atribuição da minha mãe no ACP e na fé já agendei o cartão cidadão para final de junho , só tem essas datas disponíveis. O pagamento da taxa é feito em que momento ? Pois consegui agendar e até então não me exigiu e nem me encaminhou para algum lugar para pagamento da taxa. Alguém pode me esclarecer ?
  • @Leticia se for no consulado do Rio de Janeiro me parece q o pgto é feito na hora por cartão de débito.
  • @Vlad Pen ... é sim no consulado do Rio ! Obrigada !
  • fsorf9fsorf9 Member
    editado March 2018
    @Leticia Marques fiquei na mesma dúvida. Agendei hoje e consegui fazer o agendamento no Consulado do RJ. Mas em momento nenhum foi gerado boleto, nem fui avisado da taxa. Pelo que consta no site é de R$ 124,83.

Na página inicial do Consulado tem a seguinte mensagem:

"Pagamento exclusivo por cartão de débito a partir de 1 de Dezembro de 2017
    No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.
    Os utentes com agendamentos até ao final do ano e início do próximo não necessitam de alterar a forma de pagamento, mantendo-se válidos os boletos já pagos.

OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, será disponibilizado no ato do atendimento, um boleto para pagamento na rede bancária.

*** TABELA DE EMOLUMENTOS CONSULARES EM VIGOR ***"

Confirmado então. Pagamento dos agendamentos é feito na hora, através de cartão de débito, exclusivamente.
  • Boa noite!

Alguem saberia dizer se ė aceito CNH no dia da emissao do CC?

Nao estou encontrando minha CI
  • Boa noite, @Regilmar,

você precisa levar documento de identificação com foto (serve CNH) (até para entrar no prédio).
    Para o consulado, precisará também da certidão portuguesa.
  • @Marcia, obrigado!
  • O consulado do RJ não fornece o valor para solicitação de cartão cidadão normal e nem urgente, você agenda o atendimento e eles também não fornecem o valor.
    Alguém sabe me dizer?

É para maior de 25 anos..

Obrigada!
  • A pessoa só pode pedir CC e passaporte no estado em que mora, se tiver consulado Português lá?
    Meu pai mora em MG, ele tem q fazer necessariamente em BH?
    Não vi ninguem falando sobre o consulado de BH, alguma coisa diferente de SP e RJ?
  • lggslggs Member
    Pessoal, para que solicitou apenas o CC pelo consultado de SP, seria preciso ir até lá 1 ou 2 vezes?

Parece que ouvi relatos de que somente uma ida para tirar o CC, e se fosse tirar o passaporte junto ai sim
    precisaria de 2 visitas ao consulado.

Mas no site do consulado tem informação de que para o CC são necessárias 2 idas ao consulado, sendo a segunda uns 20 dias uteis depois

Pergunto pois seria para minha mãe, que mora no interior, e ficaria difícil de ela ir 2 vezes ao consulado (+ 600 km). Se realmente for necessário 2 visitas, o melhor seria esperar pelas permanências consulares.

obrigado!!!
  • @Iggs exatemente isso.. uma vez para tirar os dados biométricos e a outra para buscar a carta PIN e o CC
  • @Iggs...

Minha irmã acabou de receber o CC + Carta PIN em sua residência...Ela só compareceu no Consulado de Portugal em São Paulo uma vez...

Eu...Inclusive havia contactado o @Vlad Pen com dúvidas sobre o procedimento do Consulado...(Pois acompanhando aqui pelo Fórum sabia que o @Vlad tinha feito o CC dele por aqui também)...Claramente houve diferença entre o procedimento de recebimento do CC do @Vlad e o da minha Irmã...
    A razão disso é uma incógnita...!!!
    Parece não existir um padrão a ser seguido pelo Consulado nesses procedimentos...

Mas...Honestamente...Creio que o melhor a fazer seria comunicar ao pessoal do Consulado essa dificuldade que sua mãe teria ao precisar vir a São Paulo uma segunda vez...
    Pode tentar fazer isso quando levar sua Mãe para colher os dados biométricos...Informe essa sua dificuldade por conta da distância que ela mora...

PS...Obrigado @Vlad Pen pelos esclarecimentos lá nas mensagens In Box... : )
  • Pessoal bom dia, me tirem uma dúvida a carta PIN quando chega na morada, é correspondência que precisa assinar? Ou só jogam na caixinha correspondência, desde já agradeço
  • @VANIAVIEIRA na minha carta PIN entregue no consulado esta fechada até hj.
  • editado April 2018
    @vladpen o meu Cc tambem fiz pelo consulado de SP vou buscar carta PIN e cartão agora dia 11/04 mas meu filho solicitou no consulado na Itália, e a. Carta PIN vem pelos correios e estamos com medo de ser carta registrada que precise assinar pois não fica ninguém em casa essa e minha dúvida, carta comum ou registrada?, Pois lá só entregam o Cc mediante a carta Pin
  • lggslggs Member
    @Nilton Hessel e @Vlad Pen
    Obrigado. Realmente nao tem padrao mesmo, vou tentar convencer ela a fazer pela permanencia consular, seria mais pratico mesmo
  • lggslggs Member
    Existe alguma diferença na solicitação do CC para menores de 6 anos? Por que no site no consulado tem essa opção:
    pedido urgente
    pedido sem urgencia
    pedido sem urgencia para menores de 6 anos
  • Solicitei transcrição do casamento, cc com urgência e pep no consulado de São Paulo, para meu marido.
    Prazos até agora:
    Pagamento: 20/03
    Chegada docs no consulado: 22/03
    Transcrição e abertura para agendamento: 05/04
    Data do agendamento: 08/05
  • Olá!!

Meu relato sobre o pedido de CC no consulado de BH:

O consulado é super pequeno, não tem água nem banheiro, mas eles atendem no horário marcado e a atendente super atenciosa e prestativa.
    Documentos foram:
    1- cópia comprovante de residência
    2- cópia do documento identidade
    3- foto 3x4

Pagamento somente em dinheiro.

Atenciosamente
  • @Regilmar
    É quanto aos prazos?
  • @Solange4, até 60 dias. Ela não quis informar uma data certa.
  • Olá pessoal, tenho cc marcado para semana que vem porém tenho receio do passaporte nao ficar pronto a tempo da viagem que é urgente. Alguém aqui já feve a experiência de viajar apenas com o cc e o passaporte brasileiro? É possível? Não implica em nada?

Obrigada
  • @Luc1a vc pode sair com o Passaporte brasileiro e entrar em Portugal apenas com o CC.
  • Obrigada @Vlad Pen, fico mais tranquila. Agora só pedir a certidão pelo Civil online pois so tenho o numero de assento
  • Solange4Solange4 Member
    editado April 2018
    @Vlad Pen,
    Com o cartão cidadão e passaporte brasileiro é possível entrar em Portugal sem passagem de volta e seguro de viagem? (não será meu caso, é só curiosidade mesmo).
  • Solange, isso mesmo.
  • Cartão solicitado no RJ dia 19/03, sem urgência.

Carta pin chegou hoje, 18/04.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.