Gente, minha mãe recebeu o cartão cidadão pelos Correios e a carta com o PIN também, mas isso ja faz mais de 1 ano e como ela não precisou usar, nem nos atentamos a isso. Ela deveria ter ido ao Consulado para "desbloquear" o cartão? Ela tem viagem agendada e nós não temos ideia do que fazer... O cartão vai servir exatamente para que? Obrigada!
@Eduardo pelo que percebi o consulado do Rio tem um procedimento diferente do de SP. Quem vai 2 vezes ao de SP é pq vai tirar ou renovar o passaporte (meu caso).
Cada Consulado tem seu procedimento próprio. O de Belo Horizonte: se for fazer o CC por lá, precisa ir duas vezes. A primeira para coletar dados, e a segunda quando receber a carta PIN. As duas idas precisam ser agendadas.
@marcia Eu não tinha visto sua resposta e consegui falar no consulado aqui de SP. Eles me informaram que o cartão já chega desbloqueado e a carta com o PIN é só no caso de ela perder ou bloquea-lo. Como ela só vai a passeio, mesmo se ele tiver bloqueado, acho que ela não vai precisar usar a senha pra nada né? Obrigada gente!
O CC já vem desbloqueado no RJ, fiz essa pergunta no Consulado quando fui buscá-lo e pediram para guardar a carta PIN. Para registro, fiz o pedido do meu CC com urgência e minha carta PIN chegou em cerca de 11 dias corridos. Fiz a solicitação de entrega de CC + passaporte (sem urgência). Meu passaporte chegou ultra rápido, na mesma semana, 4 dias depois de ir tirar a foto e digitais.
Bom dia, amigos! Estou com uma dúvida, se puderem me ajudar. Agendei visita no Consulado de SP para obter o cartão de cidadão (primeira visita). Tenho que levar o original do assento de nascimento ou pode ser uma cópia? Muito obrigada!
Saudações a todos! Alguém aqui conseguiu agendamento para solicitar o cc no consulado do RJ? Estou a 3 semanas tentando um agendamento e não consigo data tá horrível esse consulado do Rio.
Pessoal, alguém sabe como tem estado o prazo para o CC com urgência? E outra coisa, não consegui achar de jeito nenhum onde pedir no site do consulado do RJ que é extremamente confuso...
@brenocoimbra Pelo que estou entendendo, é necessário estar logado na aba de serviços consulares. Clica em Cartão cidadão e opta pelo tipo (urgência, menor de 6 anos, etc). Quando houver vaga disponível, é possível agendar uma data. Posteriormente, poderá ser emitido o boleto para pagamento bancário. Acho que esse procedimento de agendar para depois pagar o boleto é super recente. Há poucos meses, era inverso e minha experiência foi de pagar o boleto primeiro para depois esperar abrir vaga para legalização. Estou tentando agendar o Cc agora, mas não consigo. Acho que não tem muita previsão. Há uma chance pequena de abrir a qualquer momento, mas parece que final e início do mês há mais possibilidades, sobretudo às segunda-feiras a partir das 8h ou 9h.
@Michael, está terrivel para agendar no consulado!! Vc vai para Portugal para morar ou só vai a passeio? Caso vá só a passeio faça tudo em Portugal, mais barato e consegue passaporte no aeroporto de Lisboa no mesmo dia! Mascomo vai entrar com passaporte brasilerio vai precisar ir com passagem de ida e volta
@M Adelaide Velloso, por enquanto estou tirando somente, ainda não tenho nenhum projeto em mente. Quando tiver tudo em maos, pensarei sobre ... demorou taaaaaanto, agora essa demora do cc =/
Bom dia pessoal. Eu nome é Flávio, sou neto de português, meu avó e pai já são falecidos, já estou com todos os documentos em mão, só preciso apostilar. Moro no interior do Rio e pretendo dar entrada pelo consulado do rio. alguém sabe onde tem cartório que faça essa apostila de haia? e quanto tempo demora + - para finalizar o processo??? pretendo ir para porto em setembro, será que até la já saiu a minha aquisição? em relação ao passaporte e o cartão cidadão, alguém sabe me diz se vale a pena dar entrada por aqui ou quando eu estiver lá? um abraço a todos
@Flavio Oliveira não dê entrada no consulado do Rio pois vai demorar muito... o pessoal aqui do Forum sugere enviar para as Conservatórias em Portugal ( Ovar, Vila Gaia, Tondela...) No consulado possivelmente vai demorar mais de um ano, além de ser mais caro... nas conservatórias tá demorando uma média de 3 a 4 meses
Pessoal, tenho uma dúvida. Quando minha atribuição sair, o que exatamente receberei em casa? Receberei uma certidão de nascimento portuguesa no meu nome? Apenas uma carta informando o número do assento?
Comentários
sim. O cartão vem bloqueado.
Cartão cidadão é a identidade portuguesa, e serve por exemplo, para entrar em Portugal, como portuguesa..
O de Belo Horizonte: se for fazer o CC por lá, precisa ir duas vezes. A primeira para coletar dados, e a segunda quando receber a carta PIN. As duas idas precisam ser agendadas.
Obrigada gente!
Eu pedi ambos sem urgência que nem vc, fui dia 22/09 mas até agora nada
Vc solicitou apenas o CC? Pq há 2 visitas quando é CC + Passaporte
A data de agendamento esse mês de novembro para marcação em dezembro foi ontem, 24/11
Acho que esse procedimento de agendar para depois pagar o boleto é super recente. Há poucos meses, era inverso e minha experiência foi de pagar o boleto primeiro para depois esperar abrir vaga para legalização. Estou tentando agendar o Cc agora, mas não consigo. Acho que não tem muita previsão.
Há uma chance pequena de abrir a qualquer momento, mas parece que final e início do mês há mais possibilidades, sobretudo às segunda-feiras a partir das 8h ou 9h.
Esse tópico reune andamentos e alterações dos agendamentos no consulado.
Não precisa.
Bom dia
Estou tentando tirar cc.
Entro no site, me logo, vou na opcao CC normal
Mas nao aparece nenhuma data disponivel.
Alguem sabe me dizer se tem algum dia que abram agenda?
demorou taaaaaanto, agora essa demora do cc =/
Eu nome é Flávio, sou neto de português, meu avó e pai já são falecidos, já estou com todos os documentos em mão, só preciso apostilar.
Moro no interior do Rio e pretendo dar entrada pelo consulado do rio.
alguém sabe onde tem cartório que faça essa apostila de haia? e quanto tempo demora + - para finalizar o processo??? pretendo ir para porto em setembro, será que até la já saiu a minha aquisição? em relação ao passaporte e o cartão cidadão, alguém sabe me diz se vale a pena dar entrada por aqui ou quando eu estiver lá?
um abraço a todos
No consulado possivelmente vai demorar mais de um ano, além de ser mais caro... nas conservatórias tá demorando uma média de 3 a 4 meses
Quando minha atribuição sair, o que exatamente receberei em casa? Receberei uma certidão de nascimento portuguesa no meu nome? Apenas uma carta informando o número do assento?